Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O marco de nossa experiência, baseado na prática, teoria e pesquisas, é a imagem das crianças como ricas, fortes e poderosas. A ênfase é colocada em vê-las como sujeitos únicos, com direitos, em vez de simplesmente com necessidades.

Carlina Rinaldi

Essa concepção de infância está presente em instituições de Educação Infantil que promovem atividades que viabilizam para a criança a(o):

  • A.

    apropriação de conteúdos de linguagem e cognição, considerando-os como elementos constituintes do desenvolvimento infantil, voltados para a construção da imaginação e da lógica.

  • B.

    aproximação dos adultos que exercerão papéis fundamentais na construção dos seus modelos de comportamento social e cultural, possibilitando seu desenvolvimento afetivo e cognitivo.

  • C.

    aproximação da cultura, da linguagem, da cognição e da afetividade, como elementos constituintes do desenvolvimento humano, voltados para a construção da imaginação e da lógica.

  • D.

    desenvolvimento integral por meio de experiências interativas e afetivas que irão moldar suas atitudes em relação aos companheiros da mesma faixa etária, contribuindo para sua socialização.

  • E.

    desenvolvimento da percepção do outro, possibilitando a construção da identidade e a ampliação do repertório de soluções frente a situações-problema presentes no cotidiano.

"Ensinar exige disponibilidade para o diálogo." (Paulo Freire, 1997, p. 135). Essa disponibilidade supõe segurança para:

  • A.

    demonstrar os conhecimentos acumulados durante a formação.

  • B.

    manisfestar vergonha por desconhecer determinado conteúdo.

  • C.

    enfrentar alunos indisciplinados e fazê-los reconhecer a hierarquia.

  • D.

    transmitir conhecimentos com neutralidade ideológica.

  • E.

    assumir o que se sabe e o que não se sabe.

Edgar Morin (2000), em "Os sete saberes necessários à educação do futuro", aponta alguns saberes fundamentais que a educação deve assumir e tratar. Observe alguns destes saberes e suas implicações para a educação.

Assinale a opção que associa corretamente as implicações para a educação com os saberes correspondentes.

  • A. P – I      Q– II      R – III      S – V
  • B. P – II      Q– III      R – V      S – I
  • C. P – III      Q – V      R – I      S – II
  • D.

    P – IV      Q – I       R – II       S – III

  • E.

    P – V      Q – IV      R – I       S – V

Estudos do historiador Philiphe Áries, relatam as diversas transformações ocorridas, através dos séculos, no olhar e na compreensão que se tem acerca da infância. Na sociedade medieval, por exemplo, o alto índice de mortalidade infantil era considerado "normal" e a criança que conseguia sobreviver era imediatamente inserida no mundo adulto, não existindo, portando uma consciência da particularidade infantil, aquela que distingue a criança do adulto. Com isso, pode-se concluir que a concepção de infância é determinada histórica, social e culturalmente. Hoje, a concepção de infância que embasa a ação pedagógica na Educação Infantil entende a criança como:

I - um ser em maturação biológica que se tornará alguém quando deixar de ser criança;

II - um sujeito histórico e social, que se constrói nas relações, produz cultura e é por ela produzido;

III - alguém que tem uma natureza singular, sentindo e pensando o mundo de um jeito muito próprio;

IV - sujeito que necessita de cuidados especiais, pois ainda não desenvolveu uma racionalidade própria.

Está(ão) correta(s), apenas, a(s) afirmativa(s):

  • A. II
  • B. IV
  • C. I e IV
  • D. II e III
  • E. I, II e III

A avaliação institucional tem por meta o aperfeiçoamento da qualidade da Educação. A escola como um todo deve ser avaliada, não apenas a aprendizagem dos alunos. Assinale a opção que apresenta e define, corretamente, um dos princípios da avaliação institucional na perspectiva transformadora e de aperfeiçoamento.

  • A.

    Unidade de linguagem – todos os membros da comunidade educativa têm de adotar as mesmas concepções filosóficas, a fim de a escola ser bem avaliada.

  • B.

    Competência técnico-metodológica – o projeto de avaliação deve ter uma base científica que o direcione e que proporcione legitimidade aos dados coletados.

  • C.

    Adesão voluntária – só devem ser avaliados aqueles que tiverem segurança em relação a seu trabalho, havendo respeito às subjetividades.

  • D.

    Qualificação de resultados – qualquer quantificação mascara as conquistas, devendo-se adotar registros que expressem aspectos mais profundos.

  • E.

    Respeito à identidade da escola – a prática avaliadora não pode comprometer o processo histórico construído institucionalmente.

Com a preocupação de promover a inclusão digital dos alunos de uma determinada escola, o gestor escolar precisa estimular que seus professores:

  • A.

    naveguem pela Internet, diariamente, para elaborar aulas baseadas em conteúdos atualizados.

  • B.

    reconheçam na Informática uma poderosa ferramenta para a construção do conhecimento.

  • C.

    percebam a importância da utilização da Informática como instrumento de marketing para a escola.

  • D.

    incorporem atividades na Internet em sua prática pedagógica, de modo a ultrapassar abordagens tradicionais de ensino.

  • E.

    permitam que os alunos redijam suas atividades escolares da mesma forma como escrevem em sites de conversas on line.

O planejamento estratégico constitui uma forma eficaz para que se evite uma gestão voltada apenas para agir na urgência. Segundo Lück (2000), o planejamento estratégico:

  • A.

    tem caráter normativo, resultando num plano que legitima as ações administrativas.

  • B.

    focaliza a realidade em categorias tópicas e fracionadas, para melhor atuar sobre a mesma.

  • C.

    favorece uma administração das crises por visar a uma ação pontual sobre as demandas da organização.

  • D.

    enfatiza o processo envolvido na elaboração do plano, que legitima o planejado e compromete os profissionais.

  • E.

    supõe esforço destinado a produzir decisões e ações orientadas para resultados concatenados com o futuro.

A equipe de direção de uma escola procurou integrar-se a uma rede de gestão entre escolas, procedimento que supõe a(o):

  • A.

    realização de capacitação profissional em conjunto, de modo a maximizar recursos e diminuir gastos.

  • B.

    busca de práticas promissoras nas escolas vizinhas, visando à aplicação dessas práticas na própria escola.

  • C.

    intercomunicação constante entre organizações e profissionais, tendo em vista a construção de uma ação social.

  • D.

    estabelecimento de uma lógica baseada no "perde-ganha" na constituição de um sistema entre escolas.

  • E.

    estabelecimento de parcerias visando ao apoio recíproco e à obtenção de vantagens de parte a parte.

Nenhum debate sobre currículo pode-se descuidar do fato de que aquilo que se desenvolve nas salas de aula dará origem a um processo de avaliação. A avaliação é parte integrante do currículo, na medida em que a ele se incorpora como uma das etapas do processo pedagógico. Partindo dessa relação, a avaliação formativa e a avaliação por competência são dois processos importantes incorporados à prática pelos PCN, e têm a seguinte característica:

  • A. conhecimento teórico subordinado ao saber-fazer.
  • B.

    princípio da punição/premiação como eixo do processo.

  • C.

    independência do aluno em relação ao professor na resolução de situações-problema.

  • D.

    capacidade criativa dos alunos na apreensão e na colocação em prática dos conhecimentos existentes.

  • E.

    resposta do aluno ao nível de exigência do professor, na utilização das soluções previamente estudadas para problemas.

Ao liderar um processo de mudança calcado na aplicação de uma nova Política Pública para a Educação, a equipe gestora tem um papel decisivo. Segundo Schneckenberg (2000), este papel é o de:

  • A.

    realizar cursos, reuniões e treinamentos, a fim de proporcionar aos membros da instituição mudança de mentalidade e aceitação do novo.

  • B.

    transmitir as novas diretrizes à equipe escolar e à comunidade, apresentando um plano de implantação e implementação da mudança.

  • C.

    promover um clima propício à participação, considerando a experiência de cada membro da sociedade e promovendo a gestão de recursos humanos.

  • D.

    traçar uma estratégia detalhada que preveja cada etapa da mudança e delimitar diferentes graus de socialização da mesma.

  • E.

    respeitar a vontade e a subjetividade dos profissionais da escola, contando com a possibilidade de rejeição da mudança.

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