Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A avaliação, quando faz parte do processo ação-reflexão-ação da proposta pedagógica, traz a decisão de novas ações a partir da reflexão sobre a ação realizada. Tal avaliação corresponde a um(a):

  • A.

    instrumento de julgamento da aquisição dos conhecimentos previstos pelo professor.

  • B.

    instrumento de verificação do aproveitamento escolar e de controle dos alunos.

  • C.

    meio de controle da qualidade de ensino pela medição dos resultados.

  • D.

    busca de compreensão da prática cotidiana dos alunos e dos professores.

  • E.

    prática avaliativa que confere legitimidade à prática pedagógica.

Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.

Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.

Marcelo prefere atuar na escola onde há gestão democrático- participativa. Sua preferência se justifica pelo fato de, neste modelo de gestão, haver:

  • A.

    interação entre pessoas com funções e especialidades distintas, que compartilham objetivos comuns e decidem os processos e os meios de conquistar objetivos.

  • B.

    flexibilização dos procedimentos organizativos e das formas de acompanhamento e de avaliação do trabalho pedagógico.

  • C.

    exclusão de qualquer forma de diretividade, dando lugar a uma liderança compartilhada em que todos podem exercer as mesmas funções.

  • D.

    valorização maior dos elementos instituídos do que dos instituintes, investindo na capacidade criativa da equipe de trabalho.

  • E.

    identificação do ambiente organizacional com o de uma família, prevalecendo um relacionamento interpessoal compreensivo e afetivo.

Partindo da "perspectiva de uma evolução das práticas no sentido de uma avaliação formativa, de uma avaliação que ajude o aluno a aprender e o professor a ensinar" (Perrenoud, 1999. p. 145), são necessárias mudanças nas práticas avaliativas. Uma dessas mudanças é a:

  • A.

    inovação dos instrumentos de avaliação tradicionalmente adotados pelas escolas, de modo a provocar uma mudança radical no funcionamento didático e pedagógico.

  • B.

    integração do caráter sistêmico das práticas nas estratégias de mudança, questionando o conjunto de equilíbrios frágeis dos sistemas didático e de ensino.

  • C.

    elaboração de novos contratos pedagógicos e didáticos que possibilitem a participação dos alunos nas notações sobre sua aprendizagem.

  • D.

    modificação das escalas de notação, da construção de tabelas, do regime das médias e do espaçamento entre as provas.

  • E.

    fixação das mudanças na relação entre a avaliação formativa e a diferenciação do ensino.

Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.

Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.

Numa das escolas em que Marcelo trabalha, o modelo de gestão praticado é baseado numa concepção técnico-científica, ao passo que, na outra, é baseado na concepção democráticoparticipativa. Assinale a opção que contém, corretamente, características dessas duas concepções de gestão.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

"Com essa leitura, a formação básica a ser buscada no Ensino Médio realizar-se-á mais pela constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela quantidade de informação. Aprender a aprender e a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar significado ao aprendido e a captar o significado do mundo, a fazer a ponte entre teoria e prática, a fundamentar a crítica, a argumentar com base em fatos, a lidar com o sentimento que a aprendizagem desperta."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. p. 74.

Para atender a esses princípios colocados pelos PCN do Ensino Médio, uma proposta curricular deve:

  • A.

    priorizar a linguagem escrita como forma padrão de representação do conhecimento e dos valores.

  • B.

    lidar com os sentimentos dissociados das situações de aprendizagem para facilitar a relação do aluno com o conhecimento.

  • C.

    organizar os conteúdos de estudo em áreas disciplinares com vistas ao estabelecimento de diálogos entre as áreas do saber.

  • D.

    aproveitar as relações entre conteúdo e contexto para dar significado ao conhecimento aprendido, estimulando a centralidade do aluno.

  • E.

    adotar estratégias de ensino que valorizem a memória como maneira de apreensão do conhecimento, visando ao desenvolvimento de competências cognitivas.

Essa mudança de postura na educação NÃO pode ser obtida através:

  • A.

    da aplicação dos novos conhecimentos ao aprimoramento da prática e do incentivo à busca constante do desenvolvimento profissional como fator de melhoria da qualidade do trabalho escolar.

  • B.

    da formação continuada que propicia fundamentação teórica nos diferentes campos de atuação dos profissionais envolvidos e da necessária articulação entre essa teoria e a prática.

  • C.

    do fortalecimento do trabalho das escolas na formulação e implementação coletiva de seus projetos.

  • D.

    do cotidiano escolar e da prática docente como fontes para inspiração e programação das atividades a partir das necessidades por elas apontadas ou nelas constatadas.

  • E.

    dos investimentos em capacitação docente em níveis de mestrado e doutorado com o fim de ampliar os conhecimentos específicos para a formação profissional.

Observe os procedimentos abaixo.

I - Avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo.

II - Atividades de reforço e de recuperação ao final de ciclo ou nível e, se necessário, ao longo do processo.

III - Controle de freqüência dos alunos.

 IV - Avaliação institucional externa, e não interna, para garantir a rigorosidade necessária à implementação dos procedimentos do processo educativo.

Fazem parte do projeto de implantação da progressão continuada no Estado de São Paulo, apenas, os procedimentos:

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. II e IV
  • E. III e IV

Na avaliação final do ano, os profissionais de uma escola constataram que havia uma situação de agressividade e violência entre alunos e professores que precisava ser enfrentada.

Na concepção de Thurler (2001), qual das ações abaixo contribuirá para que consigam alterar essa realidade?

  • A.

    Construir uma gestão participativa, que se dá quando a escola desenvolve a capacidade de prever um plano de formação interna.

  • B.

    Fazer emergir no Diretor o papel de liderança para atuar firmemente na transformação das práticas da escola.

  • C.

    Modernizar o sistema educativo através da adoção de novas concepções e práticas propostas pelo meio acadêmico.

  • D.

    Rever os programas de ensino no caso de eles apontarem para a existência de uma falta de coesão administrativa.

  • E.

    Colocar em discussão valores e normas que embasam as ações, num processo coletivo da prática reflexiva.

Paralelamente às comunidades de aprendizagem profissional, um outro modelo de organização vem buscando políticas que produzam resultados para a melhoria do ensino em grande escala. Trata-se do modelo denominado por Hargreaves (2004) como "seitas de treinamento para o desempenho". Assinale a opção que contém uma crítica específica a este modelo.

  • A.

    Demandas por resultados rápidos na elevação dos níveis de aquisição desencorajam sua adoção pelos fornecedores de políticas públicas.

  • B.

    Áreas do conhecimento ligadas às Ciências Sociais ou Humanas, que desenvolvem o pensamento crítico e a cidadania, são pouco enfatizadas.

  • C.

    Professores se sentem retraídos diante das exigências de curto prazo e desistem de buscar, por conta própria, iniciativas coletivas de melhoria de longo prazo.

  • D.

    Escolas competem para atrair investimentos públicos, gerando prejuízo para a construção de um projeto pedagógico que proporcione mudanças conseqüentes.

  • E.

    Formas cooperativas de trabalho são abandonadas quando a urgência de implantação ou criação de um plano de melhoria da escola tenha passado.

Reconhecer o estabelecimento escolar como "organização aprendente" concebendo-o "sistemicamente como mais do que a soma das aprendizagens individuais dos seus membros" (Thurler, 2001) significa reconhecer, também, que:

  • A.

    o projeto de formação deve ser centralizado nas disciplinas, sob o risco de a escolaridade dos alunos perder sua importância social.

  • B.

    a realidade escolar aponta para a necessidade de um projeto de formação que seja fundamentado na reflexão crítica em torno de um tema central.

  • C.

    as estratégias de ensino-aprendizagem podem ser apresentadas, prontas para uso, desde que sejam processadas pelos formadores.

  • D.

    as necessidades reais dos professores orientam o projeto de formação, coordenando os momentos de acordos coletivos e aqueles em que cada um tenta usar suas novas competências no dia-a-dia da classe.

  • E.

    as lacunas de formação dos professores devem ser preenchidas considerando as suas individualidades no processo de formação contínua.

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