Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação, quando faz parte do processo ação-reflexão-ação da proposta pedagógica, traz a decisão de novas ações a partir da reflexão sobre a ação realizada. Tal avaliação corresponde a um(a):
instrumento de julgamento da aquisição dos conhecimentos previstos pelo professor.
instrumento de verificação do aproveitamento escolar e de controle dos alunos.
meio de controle da qualidade de ensino pela medição dos resultados.
busca de compreensão da prática cotidiana dos alunos e dos professores.
prática avaliativa que confere legitimidade à prática pedagógica.
Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.
Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.
Marcelo prefere atuar na escola onde há gestão democrático- participativa. Sua preferência se justifica pelo fato de, neste modelo de gestão, haver:
interação entre pessoas com funções e especialidades distintas, que compartilham objetivos comuns e decidem os processos e os meios de conquistar objetivos.
flexibilização dos procedimentos organizativos e das formas de acompanhamento e de avaliação do trabalho pedagógico.
exclusão de qualquer forma de diretividade, dando lugar a uma liderança compartilhada em que todos podem exercer as mesmas funções.
valorização maior dos elementos instituídos do que dos instituintes, investindo na capacidade criativa da equipe de trabalho.
identificação do ambiente organizacional com o de uma família, prevalecendo um relacionamento interpessoal compreensivo e afetivo.
Partindo da "perspectiva de uma evolução das práticas no sentido de uma avaliação formativa, de uma avaliação que ajude o aluno a aprender e o professor a ensinar" (Perrenoud, 1999. p. 145), são necessárias mudanças nas práticas avaliativas. Uma dessas mudanças é a:
inovação dos instrumentos de avaliação tradicionalmente adotados pelas escolas, de modo a provocar uma mudança radical no funcionamento didático e pedagógico.
integração do caráter sistêmico das práticas nas estratégias de mudança, questionando o conjunto de equilíbrios frágeis dos sistemas didático e de ensino.
elaboração de novos contratos pedagógicos e didáticos que possibilitem a participação dos alunos nas notações sobre sua aprendizagem.
modificação das escalas de notação, da construção de tabelas, do regime das médias e do espaçamento entre as provas.
fixação das mudanças na relação entre a avaliação formativa e a diferenciação do ensino.
Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.
Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.
Numa das escolas em que Marcelo trabalha, o modelo de gestão praticado é baseado numa concepção técnico-científica, ao passo que, na outra, é baseado na concepção democráticoparticipativa. Assinale a opção que contém, corretamente, características dessas duas concepções de gestão.
"Com essa leitura, a formação básica a ser buscada no Ensino Médio realizar-se-á mais pela constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela quantidade de informação. Aprender a aprender e a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar significado ao aprendido e a captar o significado do mundo, a fazer a ponte entre teoria e prática, a fundamentar a crítica, a argumentar com base em fatos, a lidar com o sentimento que a aprendizagem desperta."
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. p. 74.
Para atender a esses princípios colocados pelos PCN do Ensino Médio, uma proposta curricular deve:
priorizar a linguagem escrita como forma padrão de representação do conhecimento e dos valores.
lidar com os sentimentos dissociados das situações de aprendizagem para facilitar a relação do aluno com o conhecimento.
organizar os conteúdos de estudo em áreas disciplinares com vistas ao estabelecimento de diálogos entre as áreas do saber.
aproveitar as relações entre conteúdo e contexto para dar significado ao conhecimento aprendido, estimulando a centralidade do aluno.
adotar estratégias de ensino que valorizem a memória como maneira de apreensão do conhecimento, visando ao desenvolvimento de competências cognitivas.
Essa mudança de postura na educação NÃO pode ser obtida através:
da aplicação dos novos conhecimentos ao aprimoramento da prática e do incentivo à busca constante do desenvolvimento profissional como fator de melhoria da qualidade do trabalho escolar.
da formação continuada que propicia fundamentação teórica nos diferentes campos de atuação dos profissionais envolvidos e da necessária articulação entre essa teoria e a prática.
do fortalecimento do trabalho das escolas na formulação e implementação coletiva de seus projetos.
do cotidiano escolar e da prática docente como fontes para inspiração e programação das atividades a partir das necessidades por elas apontadas ou nelas constatadas.
dos investimentos em capacitação docente em níveis de mestrado e doutorado com o fim de ampliar os conhecimentos específicos para a formação profissional.
Observe os procedimentos abaixo.
I - Avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo.
II - Atividades de reforço e de recuperação ao final de ciclo ou nível e, se necessário, ao longo do processo.
III - Controle de freqüência dos alunos.
IV - Avaliação institucional externa, e não interna, para garantir a rigorosidade necessária à implementação dos procedimentos do processo educativo.
Fazem parte do projeto de implantação da progressão continuada no Estado de São Paulo, apenas, os procedimentos:
Na avaliação final do ano, os profissionais de uma escola constataram que havia uma situação de agressividade e violência entre alunos e professores que precisava ser enfrentada.
Na concepção de Thurler (2001), qual das ações abaixo contribuirá para que consigam alterar essa realidade?
Construir uma gestão participativa, que se dá quando a escola desenvolve a capacidade de prever um plano de formação interna.
Fazer emergir no Diretor o papel de liderança para atuar firmemente na transformação das práticas da escola.
Modernizar o sistema educativo através da adoção de novas concepções e práticas propostas pelo meio acadêmico.
Rever os programas de ensino no caso de eles apontarem para a existência de uma falta de coesão administrativa.
Colocar em discussão valores e normas que embasam as ações, num processo coletivo da prática reflexiva.
Paralelamente às comunidades de aprendizagem profissional, um outro modelo de organização vem buscando políticas que produzam resultados para a melhoria do ensino em grande escala. Trata-se do modelo denominado por Hargreaves (2004) como "seitas de treinamento para o desempenho". Assinale a opção que contém uma crítica específica a este modelo.
Demandas por resultados rápidos na elevação dos níveis de aquisição desencorajam sua adoção pelos fornecedores de políticas públicas.
Áreas do conhecimento ligadas às Ciências Sociais ou Humanas, que desenvolvem o pensamento crítico e a cidadania, são pouco enfatizadas.
Professores se sentem retraídos diante das exigências de curto prazo e desistem de buscar, por conta própria, iniciativas coletivas de melhoria de longo prazo.
Escolas competem para atrair investimentos públicos, gerando prejuízo para a construção de um projeto pedagógico que proporcione mudanças conseqüentes.
Formas cooperativas de trabalho são abandonadas quando a urgência de implantação ou criação de um plano de melhoria da escola tenha passado.
Reconhecer o estabelecimento escolar como "organização aprendente" concebendo-o "sistemicamente como mais do que a soma das aprendizagens individuais dos seus membros" (Thurler, 2001) significa reconhecer, também, que:
o projeto de formação deve ser centralizado nas disciplinas, sob o risco de a escolaridade dos alunos perder sua importância social.
a realidade escolar aponta para a necessidade de um projeto de formação que seja fundamentado na reflexão crítica em torno de um tema central.
as estratégias de ensino-aprendizagem podem ser apresentadas, prontas para uso, desde que sejam processadas pelos formadores.
as necessidades reais dos professores orientam o projeto de formação, coordenando os momentos de acordos coletivos e aqueles em que cada um tenta usar suas novas competências no dia-a-dia da classe.
as lacunas de formação dos professores devem ser preenchidas considerando as suas individualidades no processo de formação contínua.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...