Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Um conceito bastante difundido atualmente no campo da gestão é o do empoderamento (empowerment). No contexto escolar, o empoderamento ocorre quando:

  • A.

    a interiorização e a apropriação ativas do processo de mudança pelos professores são acentuadas, em uma perspectiva de profissionalização interativa.

  • B.

    o sistema de ensino concede poder ao Diretor para que possa administrar autonomamente as mudanças que deseja empreender.

  • C.

    se delega poder à coordenação pedagógica para que possa acompanhar e avaliar o trabalho desenvolvido pelos professores.

  • D.

    se oferece poder aos alunos para que possam determinar aspectos relativos aos conteúdos curriculares e ao desenvolvimento docente.

  • E.

    se amplia o campo de atuação de determinado professor que apresenta competências para uma tarefa necessária à escola.

"Estar implicado em um processo de inovação convida a tomar consciência das diferentes fontes e formas de liderança." (Thurler, 2001). Entre estas, é correto afirmar que, na liderança voltada para a(s):

  • A.

    transformação, a meta é a melhoria das competências individuais e coletivas, objetivando mudança durável na maneira de o grupo pensar e agir.

  • B.

    posição no sistema social, a liderança se dá por meio de uma delegação de poder pelo corpo docente, com tempo de exercício limitado.

  • C.

    formação ou acompanhamento, o Diretor da escola não interfere demais nas práticas de sala de aula e os professores manifestam lealdade às suas decisões.

  • D.

    cultura, a liderança é exercida por líderes que acompanham e aconselham os docentes durante a implantação de inovações.

  • E.

    transações, os líderes direcionam a maneira como os profissionais conseguem agir em coerência com seus valores e crenças.

Numa reunião de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexão dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justiça social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrário à leitura, argumentando que, para uma reunião de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares.

Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente à discussão proposta, qual deveria ter sido a contraargumentação da Diretora, com base na concepção de flexibilidade curricular?

  • A.

    Esses valores devem estar presentes para a construção de um projeto de formação humana e não só intelectual.

  • B.

    A discussão desses valores deve ocupar um item curricular, conforme orientação da Lei de Diretrizes e Bases.

  • C.

    A compreensão desses valores como componentes curriculares faz parte tanto das orientações das políticas públicas, quanto da implantação dos ciclos de aprendizagem.

  • D.

    A reflexão sobre esses valores deve fazer parte da formação continuada dos professores, já que essa reflexão é negligenciada nos cursos de formação.

  • E.

    Os pais e responsáveis pelos alunos exigem que a escola dê formação moral às suas crianças discutindo esses valores.

Na hora do parquinho, Henrique, de 1 ano e 6 meses, passa grande parte do tempo embrulhando um ursinho de brinquedo com um pano. Anda pelo pátio com ele no colo, mostrando para as outras crianças dizendo: "ó nenen!". Quando mostra para a educadora, levanta a camiseta e aproxima a boca do ursinho de seu mamilo, num gesto claro de amamentação.

Nesse momento, o educador:

  • A.

    interage com a criança, entrando na brincadeira de "faz de conta".

  • B.

    repreende a criança, dando-lhe o dado de realidade de que homem não amamenta.

  • C.

    chama a atenção da criança para uma brincadeira mais masculina.

  • D.

    conversa com a criança durante alguns minutos, explicando que com isso não se brinca.

  • E.

    não dá atenção à criança, chamando a turma para fazer a higiene e entrar na sala.

A realidade profissional de Joana é um produto das transformações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho e da educação. Tais transformações, na modernidade, foram marcadas pelo Taylorismo e pelo Fordismo. Recentemente, a ordem do poder, no Ocidente, concentrou-se na perspectiva do Estado Mínimo. Assinale a opção que apresenta, corretamente, características de cada um desses momentos do sistema capitalista.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

A incorporação da função educacional da creche faz surgir a necessidade de oferecer para as crianças atividades mais diferenciadas, com intencionalidade pedagógica e objetivos claros. Uma das conseqüências dessa mudança de modelo, já que o educador interage com um grupo mais restrito, e que se tornou uma importante variável para a qualidade da experiência educacional, foi o(a):

  • A.

    planejamento diferenciado para cada grupo, construído pela coordenadora pedagógica, já que esta tem o papel de adequar a proposta educacional à organização do ambiente.

  • B.

    maior atenção às funções do educador, que se tornou responsável pela adequação do espaço à proposta educacional, por meio da organização de ambientes propícios à realização de atividades.

  • C.

    maior atenção à interação entre as crianças e entre estas e os adultos, adequando-se a proposta educacional à organização do ambiente.

  • D.

    otimização do tempo das rotinas, pois o educador passou a necessitar de menos tempo para realizá-las, podendo dar mais atenção às crianças na hora da limpeza e da alimentação.

  • E.

    avaliação mais abrangente e eficaz, pois a realização das testagens se torna mais organizada, facilitando o preenchimento da ficha de aproveitamento.

Uma professora da creche recebeu a visita de uma mãe que estava muito perturbada, pois ficara sabendo que um menino da turma de sua filha usava variados objetos da sala de aula para brincar de dar tiros. Achava esse comportamento muito estranho, indicativo de uma tendência para a violência.

Que resposta deve ser dada a essa mãe pela educadora?

  • A.

    Para evitar tal comportamento, vamos retirar da sala de aula todos os objetos que a criança utiliza para esse fim.

  • B.

    Na brincadeira, a criança exercita papéis com os quais interage no cotidiano para compreendê-los melhor.

  • C.

    Na brincadeira, a criança mostra como agem seus familiares e estes talvez estejam habituados a pegar em armas.

  • D.

    Vamos trocar sua filha de turma e, com isso, evitar suas preocupações com a violência desse menino.

  • E.

    Vamos encaminhar a criança e a família para um atendimento com um profissional especializado fora da creche.

O jogo assume várias formas ao longo do desenvolvimento da criança, a partir da relação dela com o adulto. Segundo Piaget, citado por Bondioli e Mantovani (1998), podem ser observados os jogos de exercício, no estágio sensório-motor; os jogos simbólicos, no pré-operatório e os jogos de regras, no estágio das operações concretas. Porém, algumas características do jogo são essenciais e aparecem em todas as suas formas, mas, fundamentalmente, o jogo é uma atividade:

  • A.

    inata, que aparece precoce e naturalmente, imprevisível e automotivada, pois pode ser compartilhada, mas não imposta.

  • B.

    infantil que, através de sua repetição sistemática, influencia o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

  • C.

    cognitiva, emocional e hereditária, que auxilia a aprendizagem das regras sociais e favorece a interação e a motricidade.

  • D.

    automotivada e uma aprendizagem social, que possui variações dependendo dos contextos social, cultural e histórico.

  • E.

    social, que influencia as formas de interagir da criança com seu meio e os papéis que esta irá desempenhar no futuro.

Numa sala de crianças entre 2 e 3 anos, uma das brincadeiras mais freqüentes é a de mamãe e filhinhos. Uma das crianças assume o papel da mãe e "cuida" dos demais, dando ordens, fazendo comidinhas imaginárias. Para Oliveira (2002), esta brincadeira revela uma característica muito significativa dessa faixa etária, que é o aumento da capacidade simbólica. Essa capacidade favorece:

I – a compreensão de regras;

 II – o desenvolvimento da capacidade de perceber o outro;

 III – a imitação como forma de compreender o mundo;

IV – a autonomia a partir da vivência das fantasias.

Está(ão) correto(s), apenas, o(s) item(ns):

  • A. II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. III e IV
  • E. I, III e IV

A Psicologia do Desenvolvimento tem-se consagrado como o campo de saber de maior destaque no que concerne aos aspectos evolutivos, sociais, cognitivos, psicomotores e afetivos da infância, por reunir em seu arcabouço teórico conhecimentos e metodologias com status científico, gerando um estatuto de verdade sobre o que é produzido por essa área de conhecimento. Diante disso, uma crítica comumente feita à Psicologia do Desenvolvimento é que ela entende a criança como um:

  • A.

    organismo em formação, fragmentado em estágios, deixando de ser entendida por inteiro, como ser histórico e social.

  • B.

    organismo em formação, que se desenvolve em cada estágio, aprimorando suas capacidades intelectuais e sociais.

  • C.

    homem em miniatura, cobrando dela um desenvolvimento cognitivo e motor mais rápido, isolado das vivências infantis.

  • D.

    ser dotado de características diferentes das do adulto e que requer para si um conjunto de teorias próprias para a infância.

  • E.

    ser inteiro, em seus níveis social, afetivo, cognitivo e psicomotor, contribuindo para uma visão global do seu desenvolvimento.

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