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Segundo Loughlin e Suína, in Zabalza (1998), o professor da Educação Infantil tem quatro tarefas principais na disposição da estrutura básica do ambiente de aprendizagem: organização espacial, equipamentos do espaço para a aprendizagem, disposição dos materiais e organização para finalidades especiais.
Assinale a opção que apresenta corretamente como deve ser a operacionalização de cada tarefa, segundo esses autores.
Os bebês e crianças pequenas que ainda usam fraldas e que permanecem durante muitas horas na instituição de Educação Infantil podem precisar de um banho, tanto para maior conforto como para prevenção de assaduras e brotoejas.
RCN, vol.II, 1998.
A hora do banho é um momento da rotina da creche que:
deve ser rápido para não atrasar as atividades pedagógicas.
deve ser reservado para não despertar a sexualidade das crianças.
deve ocorrer antes do almoço, para todas as crianças.
Na creche, é importante interagir de forma lúdica com os bebês e, para tanto, é necessário desenvolver atitudes específicas para introduzir formas de comunicação entre adulto e criança. Isto é possível através de:
respostas sistemáticas às primeiras manifestações infantis, imprimindo significados universais do mundo adulto, com o intuito de desenvolver, além de valores, a cognição e a motricidade.
atividades planejadas e compartilhadas que possibilitem a interação e a troca entre crianças, estimulando a concentração e a uniformidade de comportamentos adequados a cada faixa etária.
atividades diversificadas que estimulem a linguagem verbal e a não verbal, preparando a criança para a leitura do mundo, para a escrita incidental e para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
comportamentos não direcionados, que não pretendam ensinar alguma coisa à criança, mas demonstrar atenção pelas manifestações infantis, dando-lhes significado e organização.
brincadeiras dirigidas, que pretendam estimular comportamentos na criança, que desenvolvam sua capacidade de resolução de problemas simples e estimulem novas formas de interação.
A qualidade do trabalho na Educação Infantil está diretamente ligada à organização do espaço. Para que esse espaço seja, juntamente com a criança e o educador, protagonista da ação educativa, deve ser considerado como:
campo de vivências e explorações, zona de múltiplos recursos e possibilidades para a criança reconhecer objetos, experiências e significados das palavras e expressões.
campo de reflexão e pesquisa, utilizando múltiplos recursos materiais e didáticos que facilitem o aprimoramento do educador nos diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.
local de guarda das crianças onde educadores e funcionários estão constantemente preocupados com a integridade e segurança delas, exercendo sua função de cuidar.
local de atividades pedagógicas efetivas, com o objetivo de preparar adequadamente a criança para o Ensino Fundamental, por meio de leituras, jogos matemáticos e exercícios corporais.
local de atividades pedagógicas efetivas para as crianças e de reflexão e pesquisa para os educadores, sempre com a supervisão de uma coordenadora pedagógica.
Conversa em uma turma de Educação Infantil:
Pedro: Eu acho que minha mãe é mamífera.
Marcos: A minha foi, mas não é mais.
Professora: E por quê? Marcos: Porque agora não tem mais nenê em casa.
Pedro: Então agora ela é desmamífera.
Como deve ser interpretada a última fala de Pedro?
A criança utilizou uma lógica própria, cometendo um "erro construtivo", criando uma alternativa para responder de acordo com o que ela já conhecia.
A criança é, provavelmente, oriunda de um meio social desfavorecido, cujos pais não são letrados e, portanto, não possuem cultura aprimorada.
A criança cometeu um erro lingüístico provavelmente porque não foi estimulada e corrigida, quando necessário, por seus familiares e professores.
A criança está, provavelmente, imitando a fala de algum coleguinha mais experiente e experimentando novas palavras, o que é típico nessa faixa etária.
A criança ainda não conhece todos os substantivos, o que limita sua possibilidade de utilizar corretamente as palavras e dificulta sua comunicação.
A charge acima revela uma situação na qual estão presentes a tentativa de interação da criança e o distanciamento do professor.
Identifique a opção que traduz a importância que a interação assume no processo de desenvolvimento da criança, na instituição de Educação Infantil.
Na interação educador/criança é importante que o adulto assuma seu papel de autoridade, pois é através dele que a criança desenvolverá atitudes de respeito e responsabilidade.
Na interação educador/criança, as informações relacionadas ao professor devem se restringir à sua vida profissional, pois a criança deve percebê-lo somente como tal e não como pessoa da família.
A interação educador/criança não leva apenas à construção de conhecimentos sobre o mundo, mas também à construção de uma ética, uma estética, uma noção política e uma identidade pessoal.
A interação educador/criança é fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, mas é importante que as relações aconteçam de acordo com a proposta pedagógica da instituição.
A interação educador/criança deve acontecer, principalmente, no período da inserção da criança na instituição, pois é nesse momento que se estabelecem relações duradouras.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Numa perspectiva histórica, as funções da Educação Infantil passaram por diferentes momentos e, ainda hoje, alguns deles subsistem numa espécie de inconsciente coletivo em certas instituições. Em algumas delas identificamse, por exemplo, propostas puramente assistencialistas que impregnam muitos dos profissionais que lá atuam, acabando por gerar um(a):
trabalho voltado para a estimulação da criatividade da criança.
visão negativa do cuidar, sendo este considerado como tarefa menor.
preocupação com a preparação para o Ensino Fundamental.
preocupação com o desenvolvimento motor da criança.
ação política e abrangente voltada para a construção da cidadania.
Segundo Forneiros, in Zabalza (1998), há duas palavras que se costuma utilizar de maneira equivalente quando se fala do espaço nas instituições de Educação Infantil: espaço e ambiente. Entretanto, é importante estabelecer uma diferença entre eles, apesar de estarem intimamente relacionados. Assinale a opção que apresenta uma diferenciação correta entre esses dois termos.
Com base no texto, responda às questões de nos 5, 6 e 7 identificando as tendências apontadas pela autora.
Quanto ao período integral versus período parcial, pode-se perceber que a LDB vem sendo interpretada de maneira a:
dissociar a creche do período integral e a pré-escola, do meio período de funcionamento, já que a lei determina que, de 0 a 6 anos, o atendimento seja feito em turnos de quatro horas e meia.
associar a creche ao período integral e a pré-escola, ao meio período de funcionamento, apesar de, em nenhum momento, a lei determinar qual o período de atendimento em cada faixa etária.
incrementar o período integral em creches e préescolas, com o intuito de, retirando as crianças das ruas, escolarizá-las e prepará-las para a vida, visto a crescente violência presente nas cidades.
desqualificar as instituições de Educação Infantil de período integral em detrimento das outras de meio período de funcionamento, pois acredita-se que o período integral afasta a criança da família.
desmistificar a crença de que creches e pré-escolas de período integral adotam posturas assistencialistas, tentando reduzir as resistências das famílias em relação a esse período de atendimento.
Com base no texto, responda às questões de nos 5, 6 e 7 identificando as tendências apontadas pela autora.
Quanto a professores formados em níveis educacionais mais altos versus educadores leigos e pessoas da comunidade, pode-se perceber que, pelas orientações adotadas na LDB quanto à formação dos professores, inclusive de Educação Infantil, existe uma tendência a:
adotar o sistema de uma professora que ensina, ladeada por uma educadora que cuida da higiene e da alimentação.
unificar o atendimento feito por professoras e educadoras leigas, a partir de programas de formação em serviço.
justificar os insucessos das escolas de Educação Infantil pela presença de professoras sem formação adequada.
qualificar o atendimento às crianças de 0 a 6 anos por meio de uma seleção rigorosa de suas educadoras leigas.
assegurar a permanência das educadoras leigas nos espaços de Educação Infantil pela riqueza de suas experiências.
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