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Com base no texto, responda às questões de nos 5, 6 e 7 identificando as tendências apontadas pela autora.
Quanto à segmentação versus a integração, pode-se observar que, em muitos casos, o critério por idade para definir creches e pré-escolas tem levado a uma:
integração no atendimento de 0 a 6 anos, fazendo com que educadores compreendam a similaridade dos currículos para as faixas etárias de 0 a 3 e de 4 a 6 anos.
integração no atendimento de 4 a 6 anos, fazendo com que crianças das pré-escolas públicas tenham uma preparação semelhante às das escolas particulares.
integração em relação ao atendimento de qualidade a crianças de diferentes idades e a uma segmentação quanto à programação curricular de creches e préescolas.
segmentação no atendimento de 0 a 6 anos, fazendo com que crianças tenham de mudar de instituição e de período diário de freqüência ao completar 4 anos.
segmentação no atendimento em creches e pré-escolas, visto que as crianças de 0 a 3 anos necessitam de cuidados maternais e, as de 4 a 6 anos, de escolarização.
O brincar oferece-nos a possibilidade de tornarmo-nos mais humanos, abrindo uma porta para sermos nós mesmos, poder expressar-nos, transformar-nos, curar, aprender, crescer.
Adriana Friedmann
Essa afirmativa significa que a brincadeira é uma linguagem infantil que:
transforma o plano da inteligência em um plano operacional, oportunizando o resgate de conhecimentos funcionais e significativos.
ocorre no plano da imaginação, levando à construção de um mundo simbólico, desenvolvendo valores e promovendo a socialização.
possibilita que o adulto oriente a criança na adoção de diferentes papéis, auxiliando seu crescimento enquanto ser humano.
contribui para que os conhecimentos que as crianças já possuíam anteriormente se transformem em conceitos específicos.
necessita da intervenção do adulto para que se configure como uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Um professor deu o seguinte depoimento:
Este depoimento reflete uma concepção de avaliação:
classificatória, por meio da qual é possível favorecer o máximo de desenvolvimento e promover o aluno.
burocrática e disciplinadora, em que o ato de avaliar no sentido de observar e orientar é desconsiderado.
bancária e integrada, por fazer da progressão continuada um fator de aprendizagem mais individualizada.
mediadora e preocupada com a qualidade, através de objetivos claramente delineados.
desenvolvimentista, no sentido de resgatar os valores tradicionais da educação.
Observe cada tipo de inteligência e algumas de suas características.
Associe cada tipo de inteligência a uma de suas características, assinalando a opção que apresenta a correspondência corretaI - P II - Q IV- R V - S
I - Q II - S III - P IV - R
I - R III - P IV- S V - Q
I - S III - Q IV- R V - P
II - R III - Q IV- S V - P
Sabe-se, atualmente, que existem pelo menos seis tipos diferentes de aprendizagem, o que demanda, da parte dos educadores, procedimentos diferenciados para que a criança seja adequadamente estimulada. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um dos seis tipos de aprendizagem e sua definição.
Aprendizagem por meio de significação - manifesta-se pela transformação dos saberes já existentes em outros, mais elaborados.
Aprendizagem social - corresponde a respostas voluntárias aos estímulos recebidos do meio ambiente, havendo reforço positivo ou negativo.
Aprendizagem por habituação - há resposta automática e involuntária a um estímulo que originalmente não provocaria esta resposta.
Condicionamento operante - é um tipo de aprendizagem que se desenvolve através da imitação de modelos, como os pais e outras pessoas significativas.
Condicionamento clássico - acompanha o ser humano pela vida inteira, caracterizando-se pela exposição repentina a um estímulo específico, que gera uma resposta reduzida.
Um método é um caminho para atingir um objetivo. A ação docente supõe a utilização de métodos de ensino, tendo em vista a aprendizagem. Dentre os diferentes métodos está o de elaboração conjunta que, segundo Libâneo (1994), trata-se de:
cooperação dos alunos entre si tendo em vista a realização de uma tarefa, estando todos previamente familiarizados com o tema em estudo.
apresentação ou demonstração de conhecimentos, habilidades e tarefas pelo professor, de forma verbal, ilustrada ou exemplificada, com atividade receptiva dos alunos.
tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos resolvam de modo relativamente independente e criador, com extrema atividade mental.
interação ativa entre professor e alunos, aplicada em vários momentos da unidade didática, baseada na conversação e na problematização desafiadora.
proposição de exercícios de aprofundamento e aplicação de temas já tratados, englobando o estudo dirigido, a solução de problemas e a pesquisa grupal.
A professora Susana propôs uma atividade utilizando textos de jornais para alunos da etapa inicial do ensino fundamental. Uma pessoa leiga no assunto a questionou: "Tão novinhos e já conseguem ler jornais?" A atividade e o questionamento remetem à seqüenciação de conteúdos de linguagem escrita. Assinale a opção que apresenta, corretamente, alguns dos critérios que devem ser considerados para esta seqüenciação quanto aos alunos e quanto às atividades.
"Uma ação planejada é uma ação não improvisada." (Whitaker, 2002). Por não ser improvisada, possui uma intencionalidade, tem implicações sociais. Em uma perspectiva que vise a uma educação democrática e inclusiva, o planejamento deve ter entre seus requisitos básicos:
parâmetros dos planos e programas oficiais de instrução e modelos padronizados de aprendizagem normal.
descrição das situações de ensino e simplificação para adequá-lo ao universo cultural popular.
clareza quanto ao objetivo de desenvolvimento cultural e conhecimento das condições prévias de aprendizagem.
domínio dos meios de orientação do processo de assimilação e busca da qualidade total.
preparação das camadas populares para o trabalho físico e visão propedêutica da educação básica.
A professora Letícia percebeu que a maioria de seus alunos tinha, no ambiente doméstico, pouco ou nenhum contato com livros e jornais. Planejou a criação de uma biblioteca de sala de aula como meio de incentivo à leitura. Durante o planejamento, tomou contato com alguns enunciados sobre o assunto.
I – A seleção dos livros deve seguir o mesmo critério adotado para os livros didáticos, quanto ao tipo de leitura a ser proposta para determinado ciclo ou idade.
II – Livros que contêm apenas gravuras são adequados a crianças da educação infantil, ao passo que, no ensino fundamental, devem-se escolher obras com escrita compatível com o nível de desenvolvimento.
III – O professor realiza uma mediação subjetiva na indicação de livros e no estímulo à leitura, por isso, é importante que se aproprie do acervo para ser um interlocutor competente.
IV – A partir do momento em que a criança lê de forma autônoma, o professor não necessita mais ler livros em voz alta para a classe, pois esta prática pode gerar acomodação na busca individual pelos livros.
Letícia comparou esses enunciados com o pensamento de Chartier, Clesse e Hébrand (1996), concluindo que, de acordo com as proposições dos autores, é(são) correta(s) apenas o(s) enunciado(s):
A concepção construtivista de conhecimento, de ensino e de aprendizagem compreende que o papel do professor é:
apresentar problemas a partir dos quais seja possível reelaborar os conteúdos escolares.
aguardar que o próprio aluno construa o conhecimento.
propor atividades estritamente voltadas para o nível de desenvolvimento dos educandos.
colocar o aluno em contato com seus pares, pois só aprende com este tipo de interação.
tornar disponíveis materiais didáticos estimulantes e deixar que a própria criança os investigue.
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