Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Com base no texto, responda às questões de nos 5, 6 e 7 identificando as tendências apontadas pela autora.

Quanto à segmentação versus a integração, pode-se observar que, em muitos casos, o critério por idade para definir creches e pré-escolas tem levado a uma:

  • A.

    integração no atendimento de 0 a 6 anos, fazendo com que educadores compreendam a similaridade dos currículos para as faixas etárias de 0 a 3 e de 4 a 6 anos.

  • B.

    integração no atendimento de 4 a 6 anos, fazendo com que crianças das pré-escolas públicas tenham uma preparação semelhante às das escolas particulares.

  • C.

    integração em relação ao atendimento de qualidade a crianças de diferentes idades e a uma segmentação quanto à programação curricular de creches e préescolas.

  • D.

    segmentação no atendimento de 0 a 6 anos, fazendo com que crianças tenham de mudar de instituição e de período diário de freqüência ao completar 4 anos.

  • E.

    segmentação no atendimento em creches e pré-escolas, visto que as crianças de 0 a 3 anos necessitam de cuidados maternais e, as de 4 a 6 anos, de escolarização.

O brincar oferece-nos a possibilidade de tornarmo-nos mais humanos, abrindo uma porta para sermos nós mesmos, poder expressar-nos, transformar-nos, curar, aprender, crescer.

Adriana Friedmann

Essa afirmativa significa que a brincadeira é uma linguagem infantil que:

  • A.

    transforma o plano da inteligência em um plano operacional, oportunizando o resgate de conhecimentos funcionais e significativos.

  • B.

    ocorre no plano da imaginação, levando à construção de um mundo simbólico, desenvolvendo valores e promovendo a socialização.

  • C.

    possibilita que o adulto oriente a criança na adoção de diferentes papéis, auxiliando seu crescimento enquanto ser humano.

  • D.

    contribui para que os conhecimentos que as crianças já possuíam anteriormente se transformem em conceitos específicos.

  • E.

    necessita da intervenção do adulto para que se configure como uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Um professor deu o seguinte depoimento:

Este depoimento reflete uma concepção de avaliação:

  • A.

    classificatória, por meio da qual é possível favorecer o máximo de desenvolvimento e promover o aluno.

  • B.

    burocrática e disciplinadora, em que o ato de avaliar no sentido de observar e orientar é desconsiderado.

  • C.

    bancária e integrada, por fazer da progressão continuada um fator de aprendizagem mais individualizada.

  • D.

    mediadora e preocupada com a qualidade, através de objetivos claramente delineados.

  • E.

    desenvolvimentista, no sentido de resgatar os valores tradicionais da educação.

Observe cada tipo de inteligência e algumas de suas características.

Associe cada tipo de inteligência a uma de suas características, assinalando a opção que apresenta a correspondência correta

  • A.

    I - P II - Q IV- R V - S

  • B.

    I - Q II - S III - P IV - R

  • C.

    I - R III - P IV- S V - Q

  • D.

    I - S III - Q IV- R V - P

  • E.

    II - R III - Q IV- S V - P

Sabe-se, atualmente, que existem pelo menos seis tipos diferentes de aprendizagem, o que demanda, da parte dos educadores, procedimentos diferenciados para que a criança seja adequadamente estimulada. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um dos seis tipos de aprendizagem e sua definição.

  • A.

    Aprendizagem por meio de significação - manifesta-se pela transformação dos saberes já existentes em outros, mais elaborados.

  • B.

    Aprendizagem social - corresponde a respostas voluntárias aos estímulos recebidos do meio ambiente, havendo reforço positivo ou negativo.

  • C.

    Aprendizagem por habituação - há resposta automática e involuntária a um estímulo que originalmente não provocaria esta resposta.

  • D.

    Condicionamento operante - é um tipo de aprendizagem que se desenvolve através da imitação de modelos, como os pais e outras pessoas significativas.

  • E.

    Condicionamento clássico - acompanha o ser humano pela vida inteira, caracterizando-se pela exposição repentina a um estímulo específico, que gera uma resposta reduzida.

Um método é um caminho para atingir um objetivo. A ação docente supõe a utilização de métodos de ensino, tendo em vista a aprendizagem. Dentre os diferentes métodos está o de elaboração conjunta que, segundo Libâneo (1994), trata-se de:

  • A.

    cooperação dos alunos entre si tendo em vista a realização de uma tarefa, estando todos previamente familiarizados com o tema em estudo.

  • B.

    apresentação ou demonstração de conhecimentos, habilidades e tarefas pelo professor, de forma verbal, ilustrada ou exemplificada, com atividade receptiva dos alunos.

  • C.

    tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos resolvam de modo relativamente independente e criador, com extrema atividade mental.

  • D.

    interação ativa entre professor e alunos, aplicada em vários momentos da unidade didática, baseada na conversação e na problematização desafiadora.

  • E.

    proposição de exercícios de aprofundamento e aplicação de temas já tratados, englobando o estudo dirigido, a solução de problemas e a pesquisa grupal.

A professora Susana propôs uma atividade utilizando textos de jornais para alunos da etapa inicial do ensino fundamental. Uma pessoa leiga no assunto a questionou: "Tão novinhos e já conseguem ler jornais?" A atividade e o questionamento remetem à seqüenciação de conteúdos de linguagem escrita. Assinale a opção que apresenta, corretamente, alguns dos critérios que devem ser considerados para esta seqüenciação quanto aos alunos e quanto às atividades.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

"Uma ação planejada é uma ação não improvisada." (Whitaker, 2002). Por não ser improvisada, possui uma intencionalidade, tem implicações sociais. Em uma perspectiva que vise a uma educação democrática e inclusiva, o planejamento deve ter entre seus requisitos básicos:

  • A.

    parâmetros dos planos e programas oficiais de instrução e modelos padronizados de aprendizagem normal.

  • B.

    descrição das situações de ensino e simplificação para adequá-lo ao universo cultural popular.

  • C.

    clareza quanto ao objetivo de desenvolvimento cultural e conhecimento das condições prévias de aprendizagem.

  • D.

    domínio dos meios de orientação do processo de assimilação e busca da qualidade total.

  • E.

    preparação das camadas populares para o trabalho físico e visão propedêutica da educação básica.

A professora Letícia percebeu que a maioria de seus alunos tinha, no ambiente doméstico, pouco ou nenhum contato com livros e jornais. Planejou a criação de uma biblioteca de sala de aula como meio de incentivo à leitura. Durante o planejamento, tomou contato com alguns enunciados sobre o assunto.

I – A seleção dos livros deve seguir o mesmo critério adotado para os livros didáticos, quanto ao tipo de leitura a ser proposta para determinado ciclo ou idade.

II – Livros que contêm apenas gravuras são adequados a crianças da educação infantil, ao passo que, no ensino fundamental, devem-se escolher obras com escrita compatível com o nível de desenvolvimento.

 III – O professor realiza uma mediação subjetiva na indicação de livros e no estímulo à leitura, por isso, é importante que se aproprie do acervo para ser um interlocutor competente.

IV – A partir do momento em que a criança lê de forma autônoma, o professor não necessita mais ler livros em voz alta para a classe, pois esta prática pode gerar acomodação na busca individual pelos livros.

Letícia comparou esses enunciados com o pensamento de Chartier, Clesse e Hébrand (1996), concluindo que, de acordo com as proposições dos autores, é(são) correta(s) apenas o(s) enunciado(s):

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. III e IV

A concepção construtivista de conhecimento, de ensino e de aprendizagem compreende que o papel do professor é:

  • A.

    apresentar problemas a partir dos quais seja possível reelaborar os conteúdos escolares.

  • B.

    aguardar que o próprio aluno construa o conhecimento.

  • C.

    propor atividades estritamente voltadas para o nível de desenvolvimento dos educandos.

  • D.

    colocar o aluno em contato com seus pares, pois só aprende com este tipo de interação.

  • E.

    tornar disponíveis materiais didáticos estimulantes e deixar que a própria criança os investigue.

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