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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, no Art 12º, estabelece que as escolas têm a incumbência de "elaborar e executar sua proposta pedagógica". Para que essa proposta vise à construção de uma "felicidadania", segundo a concepção de Rios (2002), faz-se necessário:
coletivizar a participação, considerando limites e possibilidades do contexto escolar e comunitário, definindo princípios norteadores e metas, designando tarefas e avaliando continuamente.
reunir os projetos individuais dos docentes num somatório, de modo a formar um único grande projeto coletivo, que ganhará organicidade durante sua implementação e execução.
oferecer cursos com a temática da cidadania, visando à formação permanente dos educadores e à participação efetiva da comunidade, o que resultará na elaboração da proposta.
desenvolver a autonomia dos profissionais da educação, no sentido de que tenham a liberdade de traçar projetos segundo suas vivências, e que sejam postos em comum numa só proposta.
moldar as competências dos educadores a partir de uma proposta elaborada pela equipe gestora, que busque rumo, ação intencional e compromisso coletivo.
Um aluno escreveu o convite para as festividades de final de ano da seguinte maneira: VENU TODUS NA FETA DI FINAU VAI TEM ANIMASAO E DANSA E MUTA MUZICA E ALEGRE
Diante do texto do aluno, algumas observações foram feitas por professores.
I – "É preciso corrigir o que o aluno escreveu, introduzindo no papel as letras omitidas, alterando as trocadas e fazendo o traçado correto das letras."
II – "Melhor será enviar o convite para a família como está, pois este aluno está buscando a coerente representação fonética da língua falada."
III – "Julgo produtivo que o aluno compare seu texto com outro igual, mas escrito corretamente, identifique as diferenças e faça a reescritura de seu texto como resultado da comparação."
Considerando que o aluno produziu um texto informativo, assinale a opção que apresenta o(s) procedimento(s) didático(s) apropriado(s), em uma concepção de ensino que leve em conta a função social da escrita.
Um dos indicadores de qualidade das escolas de Educação Infantil refere-se ao ambiente onde crianças e adultos convivem (Zabalza, 1998). Para o autor, a finalidade de um ambiente de qualidade é:
servir como referência de organização e disciplina para as crianças, onde os diferentes objetos têm locais próprios, previamente estabelecidos
oferecer estímulos para o desenvolvimento infantil, com belos cartazes preparados pelo professor, contendo textos e ilustrações variadas.
garantir que a criança pequena não estranhe o ambiente escolar, fazendo-o parecer o mais possível como o doméstico: aconchegante e familiar
pôr em prática uma ampliação e integração que supere a estaticidade, a imobilidade e a rigidez dos espaços de uso doméstico e do entorno
organizar-se de forma semelhante à das escolas que as crianças encontrarão após a Educação Infantil, preparando-as para as mudanças futuras
A correção de atividades feitas pelos alunos é uma tarefa própria do ofício do professor. De acordo com a concepção de Curto, Morillo e Teixidó (2000), segundo a qual a correção de atividades escritas torna-se mais produtiva quando há:
atenção exclusiva à ortografia, definição clara de objetivos e proposição da melhora da caligrafia.
recomendação direta do que deve ser feito, proposta de reflexão e correção coletiva.
preparação anterior, correção no ato e ensino do ato de corrigir.
registro da solução da situação-problema, antecipação de possíveis falhas e oferecimento de recursos.
demonstração inequívoca dos erros, uso de lápis ou caneta azul ao corrigir e proposição de reescritura.
Hugo é uma criança em fase de alfabetização. O menino consegue ler textos que lhe são apresentados sem, contudo, compreender o que lê. A partir do caso descrito, considere as afirmações que se seguem.
I – Não é possível compreender se não há leitura de forma ativa, ou seja, antecipando interpretações, reconhecendo significados, dúvidas e incompreensões no processo de leitura.
II – Ler e escrever são tarefas interdependentes, o que supõe que uma criança que não compreender um texto também não compreenderá o que escreve.
III – Para favorecer a compreensão é preciso propor a leitura de textos cujo significado seja necessário desvendar com um objetivo claro e explícito.
IV – O ensino das estratégias de leitura compreensiva deve ser realizado em etapas posteriores à fase da alfabetização, que deve ficar circunscrita à decodificação dos códigos lingüísticos.
Sobre o processo de aquisição da leitura, são corretas, apenas, as afirmações:
Em uma perspectiva cognitivista / construtivista da leitura, a compreensão do que se lê é produto da(o):
possibilidade de o leitor possuir os conhecimentos necessários que vão lhe permitir a atribuição de significado aos conteúdos do texto.
estrutura do texto em um nível sempre abaixo do grau de desenvolvimento do leitor, favorecendo a interpretação.
capacidade de concentração do sujeito e da interação com o ambiente em que a leitura é realizada.
estratégia de interpretação calcada nos erros de leitura, tendo em vista uma visão particularizada do teor de um texto.
conhecimento anterior ao conteúdo do texto que, uma vez somado aos dados obtidos na leitura, fornecem uma visão amplificada.
Ao ingressar pela primeira vez na escola, Ana estava ávida por aprender a escrever. Ao final do primeiro dia de aula, pegou uma folha em branco e registrou:
EOA
OO
PARIO
A professora se posicionou ao seu lado e pediu que lesse o que escreveu. A menina disse: "escola – sol – parquinho", referindo-se às novidades de seu dia.
pré-silábica, por inexistir correspondência entre letras e a totalidade das palavras.
silábica, com registro de uma letra para cada sílaba, mas em conflito e em fase de transição.
puramente silábica, pois cada sílaba é representada por uma letra ou uma grafia.
silábico-alfabética, por incluir elementos de uma escrita evoluída, com resquícios do período anterior.
silábico-alfabética, pela descoberta de que uma sílaba pode conter vogais e consoantes.
Uma criança escreveu em seu caderno: "ameninacomedoce", o que enseja as seguintes afirmações:
I – a aprendizagem da leitura e da escrita pressupõe fazer correspondências entre os sons da linguagem e os signos ou conjuntos de signos gráficos;
II – a criança que se inicia no processo de aquisição da linguagem escrita ainda não possui uma consciência metalingüística, razão pela qual faz aglutinações;
III – algumas crianças têm dificuldades de discriminar a segmentação entre as palavras, o que é claramente percebível na linguagem falada, ao fazer a transposição para a escrita.
É (São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos.
RCN, vol. I,1998.
Sobre essa função da Educação Infantil, pode-se afirmar, corretamente, que as atitudes e procedimentos de cuidado:
devem ser guiados, em sua totalidade, pelos conhecimentos de puericultura.
são influenciados por crenças e valores em torno do desenvolvimento infantil.
são ligados aos aspectos biológicos e seguem as normas da Secretaria da Saúde.
independem do contexto sociocultural e são ligados às necessidades básicas.
independem de conhecimentos específicos, diferente das ações educacionais.
Analise as descrições das políticas públicas a seguir.
I – Em matéria de organização e administração educacional, houve sustento em poderosos movimentos internacionais da administração para o desenvolvimento da economia da educação, das teorias do capital humano e do investimento econômico no ser humano.
II – A avaliação tornou-se um tema popular nas organizações intergovernamentais de cooperação técnica.
III – O histórico debate entre os defensores da educação pública e os que defendiam a educação privada aprofundou-se.
IV – Deu-se uma crescente produção científica no campo da educação, com um rico processo de aprendizagem e amadurecimento para estudiosos e especialistas, gerando um profícuo debate sobre os fundamentos epistemológicos de teorias e práticas de gestão.
É correto afirmar que a descrição:
I corresponde ao momento da economia da educação e a II diz respeito ao momento da ordem e do progresso.
I descreve o momento da ordem e do progresso e a III, o momento da colonização.
II refere-se ao momento da construção democrática e a III, ao momento dos Pioneiros da Educação.
III está ligada ao momento da economia da educação e a IV, ao momento da aldeia global.
IV diz respeito ao momento da construção democrática e a II, ao momento da aldeia global.
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