Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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As tarefas de leitura compartilhada são consideradas, segundo Solé (1998), como as melhores ocasiões para os alunos compreenderem e usarem estratégias úteis à compreensão de textos. Sobre esta forma de encaminhar atividades de leitura, é correto afirmar que:

  • A.

    proporcionam uma seqüência fixa de procedimentos que treina os alunos para a complexidade da decodificação de textos.

  • B.

    favorecem a desinibição para a leitura em público, divisão de tarefas e vínculos de dependência com o professor.

  • C.

    baseiam-se em leitura dirigida com comando em voz alta, seguida de perguntas e atividades de extensão.

  • D.

    permitem condução integral da tarefa pelo professor e ampla tutoria da interpretação de textos por seu caráter inquiritivo.

  • E.

    permitem fazer previsões sobre o texto, perguntas sobre o que foi lido, esclarecimentos de dúvidas e capitulação de idéias.

A partir da LDB, Lei nº 9.394/96, passou a ser a primeira etapa da Educação Básica e a Educação Infantil assumiu as funções de cuidar e educar as crianças de 0 a seis anos. Entendendo, segundo o Referencial Curricular Nacional (RCN, vol. I, 1998), que cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades, é correto afirmar que educar significa:

  • A.

    estabelecer relações com os conteúdos universais, promovendo o desenvolvimento cognitivo.

  • B.

    preparar as crianças para os desafios futuros por meio de aprendizagens significativas.

  • C.

    propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada.

  • D.

    propiciar situações de aprendizagem sistemática, desenvolvendo a disciplina e a concentração.

  • E.

    promover o acesso a novas tecnologias, intercalando com os momentos de cuidados.

Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.

Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.

Tal diferença é explicada pela compreensão do que vem a ser cultura organizacional, definida como:

  • A.

    comportamento que cada indivíduo assume nos diferentes lugares em que atua, de acordo com sua história de vida e suas experiências.

  • B.

    conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização e o comportamento das pessoas em particular.

  • C.

    modelo de gestão, baseado em pressupostos antropológicos, que tem por meta ampliar o cabedal cultural de todos os envolvidos na organização.

  • D.

    tradições culturais, acumuladas por uma instituição, que têm caráter perene e que influenciam as decisões coletivas.

  • E.

    conhecimento documentado por uma organização e armazenado no capital humano que a ela se dedica.

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

Ao propor aos alunos que elaborassem seus próprios textos, o professor se deparou com o problema dos erros ortográficos. Todas as opções abaixo são coerentes com uma concepção de produção de textos que visa à criação independente, EXCETO uma. Assinale-a.

  • A.

    As dificuldades ortográficas devem ser alvo de uma depuração do texto logo no início da produção, quando deve ser feita uma revisão fina.

  • B.

    A correção ortográfica não deve obscurecer as outras dimensões implicadas na produção textual, como a própria qualidade do texto.

  • C.

    Os obstáculos encontrados criam um lugar de questionamento onde é possível corrigir as regras provisórias elaboradas pelos alunos.

  • D.

    Um levantamento dos erros mais freqüentes serve como base para escolha das noções a serem revistas nos momentos destinados à ortografia.

  • E.

    Quanto mais os alunos escrevem, mais correm o risco de cometer erros ortográficos, o que não significa renunciar à proposição de textos.

Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) oferece uma forte contribuição a esse debate, ao esclarecer que:

  • A.

    organização curricular em áreas e projetos interdisciplinares supõe um ensino de competências, colocando os conteúdos numa dimensão menos relevante.

  • B.

    competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros.

  • C.

    currículo saturado de informações enciclopédicas deve dar lugar a ensino por competências, eliminando os conteúdos.

  • D.

    conteúdos com caráter específico de formação profissional são primazia no Ensino Médio, visando a desenvolver competências para o mundo do trabalho.

  • E.

    conteúdos devem dar lugar a competências, por serem elas que são exigidas do profissional no mundo contemporâneo.

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

O trabalho realizado por este professor relaciona-se às afirmações que se seguem. Todas estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a.

  • A.

    Na escola, o trabalho com os gêneros textuais objetiva conhecê-los ou apreciá-los para melhor compreendê-los e produzi-los.

  • B.

    Na produção de um texto de determinado gênero, o aluno deve levar em conta o destinatário, a finalidade e seu próprio ponto de vista.

  • C.

    As produções textuais dos alunos constituem instrumentos de observação que permitem refinamento, modulação e adaptação.

  • D.

    A tarefa da escola é explorar e aprofundar os gêneros textuais que os alunos dominam e dar relevância aos de caráter privado.

  • E.

    É papel do docente mostrar que cada gênero textual é caracterizado por uma estrutura mais ou menos convencional, o que supõe um planejamento.

"O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania."

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.

Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie a(os):

  • A.

    demarcação das diversas áreas do conhecimento, principalmente pela disciplinarização.

  • B.

    implementação da informática como conteúdo obrigatório.

  • C.

    oferta dos conhecimentos básicos da nossa cultura a todos os alunos.

  • D.

    construção do conhecimento pelo aluno, independente do professor.

  • E.

    conteúdos necessários à aprovação no vestibular.

Numa classe, os alunos, após medirem-se uns aos outros, criaram, em grupos, gráficos representando as diferentes alturas encontradas. Em seguida, compararam os gráficos criados com outros obtidos em revistas e jornais. Essa atividade corresponde ao bloco de conteúdos "tratamento da informação", presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática, porque:

  • A.

    proporciona melhor compreensão de conceitos relativos ao espaço e às formas, às distâncias e à escala.

  • B.

    desenvolve um tipo especial de pensamento que permite descrever e representar o mundo físico e suas regularidades.

  • C.

    permite conhecer, de forma prática, regras para a solução de problemas que se aplicarão, futuramente, ao estudo de equações.

  • D.

    possibilita a construção de conceitos que preparam para a aprendizagem de sistemas numéricos em seus diferentes tipos.

  • E.

    está adequada às demandas sociais e possibilita a compreensão de representações que estão presentes no cotidiano.

Em relação à organização dos conteúdos, o que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática, no período inicial do ensino fundamental?

  • A.

    Maior ênfase aos conteúdos relativos a números e operações do que aos conceitos geométricos.

  • B.

    Variedade de conexões que podem ser estabelecidas entre os diferentes blocos de conteúdos.

  • C.

    Seqüência linear dos blocos de conteúdos por sua composição lógica.

  • D.

    Trabalho que privilegie o sistema numérico decimal, em função de sua prevalência na vida prática.

  • E.

    Equilíbrio e equanimidade na seleção de conteúdos, para que não haja pesos diferenciados.

As afirmações que se seguem dizem respeito à articulação entre tendências pedagógicas e seleção de conteúdos.

I – A Pedagogia Tradicional privilegia a formação da mente do educando, por meio da assimilação de conteúdos clássicos da cultura.

II – Na Pedagogia Libertária os conteúdos são selecionados visando à formação de cada indivíduo, através da vivência de várias experiências compatíveis com os interesses individuais.

III – Na Pedagogia da Escola Nova, os conteúdos são aqueles de decisão dos educandos, sem que haja uma definição prévia, pois importa uma educação para a autogestão.

IV – Na Pedagogia Tecnicista, os conteúdos são selecionados tendo em vista a formação profissional eficiente, com qualidade e em curto espaço de tempo.

São corretas as afirmações:

  • A.

    I e II, somente.

  • B.

    I e IV, somente.

  • C.

    II e III, somente.

  • D.

    III e IV, somente.

  • E.

    I, II, III e IV.

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