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As tarefas de leitura compartilhada são consideradas, segundo Solé (1998), como as melhores ocasiões para os alunos compreenderem e usarem estratégias úteis à compreensão de textos. Sobre esta forma de encaminhar atividades de leitura, é correto afirmar que:
proporcionam uma seqüência fixa de procedimentos que treina os alunos para a complexidade da decodificação de textos.
favorecem a desinibição para a leitura em público, divisão de tarefas e vínculos de dependência com o professor.
baseiam-se em leitura dirigida com comando em voz alta, seguida de perguntas e atividades de extensão.
permitem condução integral da tarefa pelo professor e ampla tutoria da interpretação de textos por seu caráter inquiritivo.
permitem fazer previsões sobre o texto, perguntas sobre o que foi lido, esclarecimentos de dúvidas e capitulação de idéias.
A partir da LDB, Lei nº 9.394/96, passou a ser a primeira etapa da Educação Básica e a Educação Infantil assumiu as funções de cuidar e educar as crianças de 0 a seis anos. Entendendo, segundo o Referencial Curricular Nacional (RCN, vol. I, 1998), que cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades, é correto afirmar que educar significa:
estabelecer relações com os conteúdos universais, promovendo o desenvolvimento cognitivo.
preparar as crianças para os desafios futuros por meio de aprendizagens significativas.
propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada.
propiciar situações de aprendizagem sistemática, desenvolvendo a disciplina e a concentração.
promover o acesso a novas tecnologias, intercalando com os momentos de cuidados.
Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.
Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.
Tal diferença é explicada pela compreensão do que vem a ser cultura organizacional, definida como:
comportamento que cada indivíduo assume nos diferentes lugares em que atua, de acordo com sua história de vida e suas experiências.
conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização e o comportamento das pessoas em particular.
modelo de gestão, baseado em pressupostos antropológicos, que tem por meta ampliar o cabedal cultural de todos os envolvidos na organização.
tradições culturais, acumuladas por uma instituição, que têm caráter perene e que influenciam as decisões coletivas.
conhecimento documentado por uma organização e armazenado no capital humano que a ela se dedica.
Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.
Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.
Ao propor aos alunos que elaborassem seus próprios textos, o professor se deparou com o problema dos erros ortográficos. Todas as opções abaixo são coerentes com uma concepção de produção de textos que visa à criação independente, EXCETO uma. Assinale-a.
As dificuldades ortográficas devem ser alvo de uma depuração do texto logo no início da produção, quando deve ser feita uma revisão fina.
A correção ortográfica não deve obscurecer as outras dimensões implicadas na produção textual, como a própria qualidade do texto.
Os obstáculos encontrados criam um lugar de questionamento onde é possível corrigir as regras provisórias elaboradas pelos alunos.
Um levantamento dos erros mais freqüentes serve como base para escolha das noções a serem revistas nos momentos destinados à ortografia.
Quanto mais os alunos escrevem, mais correm o risco de cometer erros ortográficos, o que não significa renunciar à proposição de textos.
Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) oferece uma forte contribuição a esse debate, ao esclarecer que:
organização curricular em áreas e projetos interdisciplinares supõe um ensino de competências, colocando os conteúdos numa dimensão menos relevante.
competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros.
currículo saturado de informações enciclopédicas deve dar lugar a ensino por competências, eliminando os conteúdos.
conteúdos com caráter específico de formação profissional são primazia no Ensino Médio, visando a desenvolver competências para o mundo do trabalho.
conteúdos devem dar lugar a competências, por serem elas que são exigidas do profissional no mundo contemporâneo.
Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.
Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.
O trabalho realizado por este professor relaciona-se às afirmações que se seguem. Todas estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a.
Na escola, o trabalho com os gêneros textuais objetiva conhecê-los ou apreciá-los para melhor compreendê-los e produzi-los.
Na produção de um texto de determinado gênero, o aluno deve levar em conta o destinatário, a finalidade e seu próprio ponto de vista.
As produções textuais dos alunos constituem instrumentos de observação que permitem refinamento, modulação e adaptação.
A tarefa da escola é explorar e aprofundar os gêneros textuais que os alunos dominam e dar relevância aos de caráter privado.
É papel do docente mostrar que cada gênero textual é caracterizado por uma estrutura mais ou menos convencional, o que supõe um planejamento.
"O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania."
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.
Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie a(os):
demarcação das diversas áreas do conhecimento, principalmente pela disciplinarização.
implementação da informática como conteúdo obrigatório.
oferta dos conhecimentos básicos da nossa cultura a todos os alunos.
construção do conhecimento pelo aluno, independente do professor.
conteúdos necessários à aprovação no vestibular.
Numa classe, os alunos, após medirem-se uns aos outros, criaram, em grupos, gráficos representando as diferentes alturas encontradas. Em seguida, compararam os gráficos criados com outros obtidos em revistas e jornais. Essa atividade corresponde ao bloco de conteúdos "tratamento da informação", presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática, porque:
proporciona melhor compreensão de conceitos relativos ao espaço e às formas, às distâncias e à escala.
desenvolve um tipo especial de pensamento que permite descrever e representar o mundo físico e suas regularidades.
permite conhecer, de forma prática, regras para a solução de problemas que se aplicarão, futuramente, ao estudo de equações.
possibilita a construção de conceitos que preparam para a aprendizagem de sistemas numéricos em seus diferentes tipos.
está adequada às demandas sociais e possibilita a compreensão de representações que estão presentes no cotidiano.
Em relação à organização dos conteúdos, o que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática, no período inicial do ensino fundamental?
Maior ênfase aos conteúdos relativos a números e operações do que aos conceitos geométricos.
Variedade de conexões que podem ser estabelecidas entre os diferentes blocos de conteúdos.
Seqüência linear dos blocos de conteúdos por sua composição lógica.
Trabalho que privilegie o sistema numérico decimal, em função de sua prevalência na vida prática.
Equilíbrio e equanimidade na seleção de conteúdos, para que não haja pesos diferenciados.
As afirmações que se seguem dizem respeito à articulação entre tendências pedagógicas e seleção de conteúdos.
I – A Pedagogia Tradicional privilegia a formação da mente do educando, por meio da assimilação de conteúdos clássicos da cultura.
II – Na Pedagogia Libertária os conteúdos são selecionados visando à formação de cada indivíduo, através da vivência de várias experiências compatíveis com os interesses individuais.
III – Na Pedagogia da Escola Nova, os conteúdos são aqueles de decisão dos educandos, sem que haja uma definição prévia, pois importa uma educação para a autogestão.
IV – Na Pedagogia Tecnicista, os conteúdos são selecionados tendo em vista a formação profissional eficiente, com qualidade e em curto espaço de tempo.
São corretas as afirmações:
I e II, somente.
I e IV, somente.
II e III, somente.
III e IV, somente.
I, II, III e IV.
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