Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Considere a situação relatada a seguir para responder às questões 15 e 16.

Ao corrigir os trabalhos de sua turma, a professora

Ana desenhava estrelinhas, acompanhadas de "parabéns",

quando os alunos acertavam tudo. Se apresentavam

dificuldades, escrevia: "Precisa estudar mais!" Através

desse procedimento, a professora julgava estar incentivando

 seus alunos.

Tanto esta teoria de aprendizagem quanto este tipo de procedimento adotado pela professora vêm sendo alvos de críticas por parte de especialistas em Psicologia e em Educação. As críticas se referem ao fato de que esta teoria:

  • A.

    entende a criança como ser ora dotado de potencialidades, ora passivo, gerando ambigüidades psíquicas que podem provocar futuras propensões a variadas patologias mentais.

  • B.

    estimula uma interação exagerada com o meio ambiente e com o universo competitivo dos adultos, inibindo a fantasia própria do mundo infantil.

  • C.

    considera que só há aprendizagem quando a criança consegue ter visão do todo em um determinado conceito, que não é a soma de suas partes, mas algo que o ultrapassa.

  • D.

    compreende a educação como organização de situações estimuladoras por meio das quais se controla o comportamento das pessoas, sem considerar raciocínio, desejos, fantasias e as formas como se apropriam do conhecimento.

  • E.

    concebe a criança como um ser que vem ao mundo com estruturas cognitivas prontas para seu pleno desenvolvimento, bastando-lhe um adequado processo educativo para o despertar dessas estruturas.

Considere a situação relatada a seguir para responder às questões 15 e 16.

Ao corrigir os trabalhos de sua turma, a professora

Ana desenhava estrelinhas, acompanhadas de "parabéns",

quando os alunos acertavam tudo. Se apresentavam

dificuldades, escrevia: "Precisa estudar mais!" Através

desse procedimento, a professora julgava estar incentivando

 seus alunos.

Identifique a teoria de aprendizagem que estuda os efeitos deste tipo de procedimento sobre a criança.

  • A.

    Condicionamento operante.

  • B.

    Gestalt.

  • C.

    Conexionista.

  • D.

    Construtivista

    .
  • E.

    Funcionalista.

Na véspera de uma prova, um aluno dedicou-se a memorizar os conteúdos que seriam abordados. Uma semana após a realização do exame, o aluno não mais se lembrava daqueles conteúdos. Sob o ponto de vista da psicologia da aprendizagem, pode-se afirmar que o esquecimento ocorreu porque:

  • A.

    a memorização não faz parte do processo de construção da aprendizagem e, por isso, não deve ser incentivada.

  • B.

    a aquisição de automatismos é fundamental para que ocorra a memorização e, posteriormente, a aprendizagem.

  • C.

    o aluno não estimulou suficientemente suas capacidades cognitivas a fim de conservar os conteúdos transmitidos, deixando de oferecer respostas satisfatórias.

  • D.

    tudo o que é decorado está destinado ao esquecimento, visto que o organismo não retém informações desnecessárias.

  • E.

    não houve aprendizagem real, visto que aprender implica modificação do sujeito, que pode, em seguida, aplicar os conceitos em novas situações.

Uma Secretaria Municipal de Educação desenvolve um programa de aceleração de aprendizagem visando a corrigir a distorção idade-série dos alunos dos níveis básicos do ensino fundamental. Programas como este promovem a cidadania e a inclusão social, uma vez que há necessidade da escolarização para o processo de democratização da sociedade. A esse respeito, assinale a afirmativa verdadeira.

  • A.

    Através da aquisição de conhecimentos é possível compreender criticamente a realidade e atuar sobre ela.

  • B.

    A assimilação das matérias escolares garante que as diferenças sociais sejam totalmente debeladas.

  • C.

    A atuação pedagógica deve estar totalmente separada da atuação política para garantir uma escolarização sem desvios de seu foco.

  • D.

    O sistema escolar oficial deve ser palco de projetos político-partidários fundamentais para a dinamização de períodos eleitorais.

  • E.

    Faz parte da estrutura das sociedades democráticas a opção da criança por deixar de estudar diante das demandas atuais por trabalho.

Uma professora foi indicada pela direção da escola para fazer um curso de reciclagem em uma Universidade. Retornando à escola, a professora declarou ter gostado do curso e que reconhecia a importância da teoria, embora achasse que a prática cotidiana também tinha muito a ensinar. Com base no depoimento da professora, a equipe gestora propôs aos professores um processo de formação continuada na própria escola. Esta atitude se justifica, conforme as novas tendências de educação continuada, porque:

  • A.

    a Universidade nada tem a informar aos professores da educação básica, a não ser uma série de teorias que não podem ser aplicadas no cotidiano.

  • B.

    a presença dos professores em espaços onde tradicionalmente se produz conhecimento, como os centros de pesquisa acadêmica, deve ser privilegiada.

  • C.

    é preciso separar prática de teoria, valorizando muito mais a prática, que é o que verdadeiramente interessa na sala de aula.

  • D.

    reconhece e valoriza o saber docente, ao considerar que o conhecimento é um processo contínuo de construção que se dá na prática pedagógica cotidiana.

  • E.

    isola a escola das teorias pedagógicas inovadoras que constituem modismos passageiros que só prejudicam a ação docente.

Após terem participado da elaboração do Projeto Político- Pedagógico de uma escola, os professores e os demais profissionais da instituição buscaram uma atuação coerente com o documento, o que, em uma escola democrática e participativa, supõe:

  • A.

    agrupar os planos de ensino do ano letivo e estruturar o calendário escolar.

  • B.

    organizar o trabalho pedagógico de forma contextualizada,ne escola como um todo e na sala de aula.

  • C.

    firmar parcerias com partidos políticos, organizações não governamentais e entidades religiosas.

  • D.

    encaminhar o projeto às autoridades educacionais, conforme as recomendações legais.

  • E.

    estimular as relações competitivas para dar novo sentido ao trabalho e à burocracia escolar.

A tendência a valorizar a participação do aluno de forma crítica e dinâmica como maneira interativa de proporcionar a construção do conhecimento é muito bem aceita no meio educacional. O "parangolé" de Oiticica e a arte digital constituem expressões da Pedagogia Interativa, que enfatiza a co-autoria entre professor e aluno. Essas experiências pedagógicas se caracterizam pela

  • A.

    disponibilização de domínios de conhecimento a serem modelados de forma dialogada e imprevisível.

  • B.

    imersão sobre um tema apresentado e a construção de representações dialogadas e com um modelo de performance previamente estipulado.

  • C.

    navegação em torno de um tema social e político, reproduzindo aspectos da realidade local e/ou de uma obra já conhecida.

  • D.

    proposição e exploração de conteúdos de forma não previsível, acrescentando informações pesquisadas no mundo digital.

  • E.

    apresentação de elementos de um conhecimento a ser trabalhado coletivamente, com participantes previamente escolhidos pelo professor.

A fluidez nas relações interpessoais entre os jovens, os choques geracionais, novos paradigmas de educação familiar, mudanças nas relações de autoridade constituem parte das dificuldades no relacionamento professor-aluno em diversos contextos escolares. Reconstruir uma ética da compreensão entre as pessoas, formando uma cultura capaz de aprender e reaprender incessantemente, significa, na relação professor-aluno,

  • A.

    nutrir opiniões diversas e consensuais e promover práticas de trabalho intelectual e introspectiva.

  • B.

    trabalhar a consciência da complexidade humana, a abertura subjetiva ao outro e a implantação de práticas colaborativas.

  • C.

    promover a interiorização da tolerância, a expressão de idéias e a prática da solidariedade entre os grupos humanos de igual formação étnica.

  • D.

    estimular a abertura subjetiva ao outro, desenvolver sentimentos de comiseração e práticas de trabalho individual e reflexivo.

  • E.

    conscientizar para o entendimento do paradigma da especialização e da individuação nesses tempos de incerteza, visando à compreensão das culturas estudantis e ao desenvolvimento de práticas reflexivas.

A educação de jovens e adultos (EJA) é uma categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas. Dentre estas funções estão a reparadora, a equalizadora e a qualificadora, que estão resumidamente definidas numa das alternativas abaixo. Assinale-a.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O Projeto "Escola da Família", do Governo de São Paulo, visa, entre outros objetivos, ao favorecimento do protagonismo do aluno. Este projeto desenvolve

  • A.

    formas de solidariedade e a formação de novas atitudes na escola e na comunidade por meio de uma educação de valores.

  • B.

    prevenção de riscos por meio de projeto de saúde que valoriza a vida e contra o uso abusivo de drogas.

  • C.

    prevenção da violência por meio do combate ao uso de armas e encaminhamento de alunos agressivos aos Conselhos Tutelares.

  • D.

    alternativas voluntárias e solidárias de trabalho remunerado com jovens, prevenindo a ociosidade e a violência.

  • E.

    valorização da vida e desenvolvimento da auto-estima, das ações solidárias e do esporte profissional.

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