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O protagonismo juvenil encontra na escola um espaço para iniciação na vida pública. Uma das formas de exercício deste protagonismo são as assembléias de classe, que se configuram, segundo Sayão e Aquino (2004), como
instâncias decisórias no âmbito discente, que atuam em articulação com o colegiado escolar a fim de encaminhar os pontos de vista do alunado na operacionalização do projeto pedagógico.
reuniões de reflexão sobre a condução dos trabalhos pedagógicos, tendo em vista identificar dificuldades disciplinares dos alunos e atuar segundo as regras escolares.
agremiações estudantis eleitas a cada dois anos com representatividade de todos os segmentos escolares e que atuam junto à direção como mediadoras de reivindicações.
momentos em que se pára para pensar o vivido e para ensinar a participação em condições de eqüidade, em função de acordos mútuos estabelecidos previamente.
grupos de alunos representantes que ganham assento em reuniões de conselhos de classe, tendo em vista a participação nos processos de avaliação de desempenho.
O trabalho da professora Carmem tem sido inovador em relação ao reforço e aos processos de recuperação; sua experiência é desenvolvida dentro do processo regular de aulas, por meio de sistema de monitoria entre os alunos e de atividades diversificadas que resgatam aprendizagens de conteúdos escolares. As alternativas pedagógicas que direcionam o trabalho de suporte e de recuperação junto aos alunos têm como princípio
o controle do processo avaliativo que orienta a prática classificatória e a emancipação social.
o acompanhamento sistemático da progressão e aquisições a partir de uma visão conteudista.
o acompanhamento por meio de uma pedagogia diferenciada e de avaliação mediadora.
a objetividade e precisão dos conteúdos escolares por meio de avaliação contínua e quantitativa.
a implantação de avaliação mediadora baseada em intervenções frontais que resgatam a homogeneidade de comportamentos e de conteúdos.
Em Conselho de Classe, os professores da turma C levantaram estratégias coletivas para recuperar paralelamente e acompanhar sistematicamente o avanço dos alunos, o que deverá ocorrer por meio de
tarefas regulares complementares às tarefas anteriores, de complexidade gradativa, a serem realizadas no horário regular das aulas.
tarefas sistemáticas e suplementares, para serem realizadas em casa, repetindo noções e conceitos trabalhados ao longo do período escolar de aulas.
exercícios de fixação propostos ao final de cada período de avaliação, em forma de aulas paralelas e suplementares.
trabalhos de pesquisa sobre temas já abordados em aula, para serem feitos em casa, com orientações prévias, como forma de consolidar noções e conceitos.
trabalhos com grupos de monitores escolhidos entre os melhores alunos, auxiliando a resolver questões com maior incidência de erros nos testes e provas.
A prática pedagógica dos professores está baseada em determinadas teorias de aprendizagem, mesmo que no momento da ação esta relação com a teoria não esteja num plano consciente. Dentre essas teorias, uma das que mais está impregnada nas representações dos professores é a empirista. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre a Teoria Empirista
A equilibração cognitiva é o modelo de aprendizagem no qual a Teoria Empirista se expressa.
A aprendizagem se dá a partir de situações em que o sujeito possa interagir com o meio.
A relação com outras pessoas é fundamental na construção da aprendizagem.
O conhecimento está fora do sujeito e é interiorizado pelos sentidos.
O sujeito possui todos os elementos para aprender e a tarefa da educação é dele fazer emergir o conhecimento.
Um dos dilemas contemporâneos da educação é a questão da indisciplina. Em um contexto cultural complexo e repleto de estímulos ao educando, o professor vem-se deparando com situações conflituosas que, muitas vezes, fragilizam a relação educando-educador. Um posicionamento adequado que se espera do educador, segundo Sayão e Aquino (2004), diante das situações de indisciplina, é:
reconhecer como assimétrica a relação educando-educador, dispensar revanchismos e introduzir o aluno no mundo público.
permitir a expressão ampla dos educandos, acolher suas demandas e fazer com que estabeleçam as regras.
normalizar as atitudes e hábitos dos alunos, controlar suas ações pela zelosa vigilância e prevenir situações de risco.
estabelecer contato com as famílias e encaminhar os alunos demasiadamente indisciplinados para os serviços de atendimento psicológico.
combinar as regras de conduta com os alunos, recordar as regras com freqüência e impor limites claros.
Uma das questões mais fundamentais da educação é a promoção de uma reforma do pensamento (Morin, 2000), a fim de que se possa articular e organizar os problemas do mundo. Para tal, nosso modo de conceber o conhecimento deve sofrer uma mudança por meio da educação, tornando visíveis o global, o multidimensional e o complexo, o que supõe:
educar para uma compreensão do mundo globalizado, reconhecer as diferentes dimensões do conhecimento e identificar os desafios da multiplicidade.
recompor o todo para conhecer as partes, conectar as partes umas com as outras e reconhecer os elementos diferentes como inseparáveis constitutivos.
promover a inteligência geral, estimular o livre exercício da curiosidade e simplificar os enunciados totalizantes.
enfatizar a especialização das disciplinas, provocar uma disjunção entre as humanidades e as ciências e contextualizar os saberes.
extrair o objeto do conhecimento de seu conjunto para analisá-lo, estabelecer relação sistêmica com os diferentes objetos e fortalecer os vínculos de solidariedade.
A visita ao campus de uma universidade, a ser realizada pelos alunos de uma escola de Ensino Médio, faz parte do trabalho de informação profissional. Os representantes de turma estão incumbidos de gerenciar a organização dos grupos de alunos por áreas de interesse na visita aos departamentos, coordenando interesses, disponibilidade de vagas e proximidade nos deslocamentos. As propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,
requerem mobilização de esquemas mentais e processos decisórios em um contexto uniforme, tecnologicamente estruturado
examinam o caráter metacognitivo dos alunos no uso de estratégias psicomotoras.
solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.
supõem saber agir, mobilizar recursos e esquemas cognitivos com seqüências programadas.
avaliam a mobilização de esquemas de pensamento e ação de forma acrítica, priorizando a dimensão relacional.
No Texto I, as "frutas exóticas e saborosas" são o tema a partir do qual se inserem conteúdos das áreas de Ciências Naturais, Saúde, Matemática e Geografia. Trata-se de uma teia de relações que se estabelece entre
objetivos e conteúdos.
metodologia e avaliação
teoria e prática.
currículo e programa.
transversalidade e interdisciplinaridade.
Ao observar a participação dos alunos de uma turma de 2a série durante a leitura do Texto IV, o professor deparou-se com comportamentos diferenciados que implicavam discriminação associada a gênero, explicitados em falas do tipo: "Poesia é coisa de mulherzinha". A intervenção do professor consistiu em destacar e debater o título, identificando as ações desses "meninos poetas" expressas no poema, e em propor uma pesquisa da biografia dos mesmos. Tal procedimento didático objetivou discutir as relações de gênero para
apontar os riscos de contágio e prevenção de DST.
questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos.
ensinar as relações entre saúde e defesa natural do corpo.
estudar os órgãos dos aparelhos reprodutores masculino e feminino.
controlar as manifestações acerca da sexualidade na sala de aula
Após encontrar o Texto VI no mural de um dos corredores da escola, um aluno de 4ª série chegou à sala de aula relatando sua descoberta: uma das ações do projeto "Comunidade Presente" obtivera o triplo de implementação em relação a outra ação do mesmo projeto até dezembro de 1998. A professora aproveitou a situação para sair da sala com toda a turma e levá-la até o mural. Lá chegando, promoveu uma discussão, perguntando inicialmente ao aluno que trouxera a informação como havia chegado àquela conclusão. Tal encaminhamento buscou desenvolver um conteúdo
conceitual de apreciação da ordem e correção na elaboração e apresentação de trabalhos.
atitudinal de interesse na leitura e análise dos elementos presentes em uma representação.
procedimental de curiosidade em conhecer a evolução histórica dos instrumentos de cálculo.
matemático, de ordenação de números naturais e racionais, na forma decimal
concreto de respeito e valorização do trabalho cooperativo como fonte de aprendizagem.
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