Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Paulo é um aluno que apresenta necessidades educacionais

especiais e, como tal, está amparado por legislação

nacional e estadual. Alguns de seus direitos no interior da

escola estão apresentados nas afirmativas que se seguem.

I – O atendimento educacional de alunos com necessidades

especiais deve se dar nas classes comuns das escolas,

no primeiro ciclo da educação fundamental.

II – O trabalho pedagógico deve envolver os mesmos materiais

didáticos utilizados pelos demais alunos, evitandose,

assim, qualquer tipo de discriminação.

III – Alunos que apresentam altas habilidades devem realizar

atividades que favoreçam o aprofundamento e o enriquecimento

dos aspectos curriculares.

IV – A avaliação deve variar segundo características das necessidades

especiais do aluno e a modalidade de atendimento

escolar oferecida.

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    IV, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

O impacto gerado pela sociedade da informação na escola evidencia nova demanda quanto ao papel social da escola e aos processos de aprendizagem, que devem valorizar

  • A.

    a instrumentalização de professores e alunos para uso de novas tecnologias de informação e conseqüente desenvolvimento das habilidades de leitura de textos descontínuos.

  • B.

    a investigação em fontes oficiais da informação sobre fatos sociais para a compreensão sistêmica do mundo em transformação.

  • C.

    a promoção, pelos professores, da organização e do relacionamento de informações oriundas de diferentes setores da sociedade para assimilação pelos alunos.

  • D.

    a promoção da cidadania planetária, baseada no empoderamento e no acesso às tecnologias avançadas que estimulam o raciocínio lógico-formal

  • E.

    o desenvolvimento de competências e de conhecimentos, capacidades e valores de forma integrada, formando saberes.

Um dos aspectos relevantes para a implementação dos processos de mudança pedagógica refere-se ao desenvolvimento, nos professores, de novas competências, dentre as quais a de

  • A.

    conhecimento e uso de tecnologias de informação como requisito profissional.

  • B.

    trabalho reflexivo em equipe, articulando teoria e prática.

  • C.

    comunicação com as famílias de forma direta e constante, por meio de serviço especializado com profissionais terceirizados.

  • D.

    busca de solução de conflitos, favorecendo a revitalização da autoridade docente e o restabelecimento de medidas disciplinares

  • E.

    desenvolvimento da participação em decisões escolares, estabelecendo conselhos normativos liderados pelos docentes.

O tema do lixo urbano – como se produz, seu destino e o impacto na vida das cidades – constitui um projeto de alunos de 10 anos, na escola X, o qual prevê etapas bem definidas de elaboração de trabalhos de pesquisa. A base curricular em que se apóia esse tema de projeto, com objetivos de desenvolvimento pessoal, afetivo e social, tem enfoque

  • A.

    cognitivo- evolutivo que integra investigação e análise de práticas sociais comunitárias.

  • B.

    antropológico que articula as experiências culturais de grupos sociais mais organizados.

  • C.

    genético que integra entre si os diversos processos cognitivos e evolutivos presentes no desenvolvimento orgânico, universal.

  • D.

    transcultural que destaca a análise e solução de situações sociais, características das cidades em desenvolvimento.

  • E.

    psicológico-social que articula o desenvolvimento individual com fenômenos sociais, mediado pelas experiências culturais.

Diversos alunos de 10 anos da turma B estão apresentando

dificuldades na aprendizagem da Matemática. A professora está

num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina

ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, embora

com as limitações decorrentes de uma turma numerosa.

Pensando em reconduzir o processo de ensino e aprendizagem

de maneira a criar condições de melhor desempenho

dos alunos, a professora deverá:

I - compreender que o sentido da aprendizagem se constrói

por meio de diferentes tipos de atividades, nas quais os

alunos interagem, expressam diferentes pautas de conhecimento

e necessitam "interpretação" do professor;

II - desenvolver a cooperação entre os alunos e formas de

ensino mútuo e individualizado, como ampliação do processo

de gestão pedagógica da turma;

III - saber que o conhecimento é construído na relação com

o mundo e que a realidade apreendida pelo aluno é uma

representação fragmentada, que requer a intervenção

moral do professor.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Para preparar um trabalho de campo a ser realizado pelos alunos de 9 anos de uma escola de Ensino Fundamental, a professora encaminhava decisões coletivas, sob a forma de situações-problema, referentes a: lugar de lanche, transporte, coleta de material etc. Propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,

  • A.

    requerem a mobilização de esquemas mentais e processos decisórios em um contexto uniforme, tecnologicamente estruturado.

  • B.

    examinam o caráter metacognitivo dos alunos no uso de estratégias psicomotoras.

  • C.

    solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.

  • D.

    supõem saber agir, mobilizar recursos e esquemas cognitivos com seqüências programadas.

  • E.

    avaliam a mobilização de esquemas de pensamento e ação de forma acrítica, priorizando a dimensão relacional

A partir da leitura de um texto sobre aves, um grupo de alunos de 8 anos discutia a veracidade do comentário de um colega que afirmava ter visto galinhas colocarem ovos azuis; outras crianças acrescentavam informações sobre como tornar os ovos de galinha cor-de-rosa. A situação descrita permite identificar princípios psicopedagógicos no currículo escolar, entre os quais:

  • A.

    as experiências educacionais escolares estão condicionadas ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, que comanda as ações psicomotoras.

  • B.

    os efeitos das experiências educacionais são influenciados por conhecimentos prévios pertinentes, de cunho escolar ou não, que interagem com novas aprendizagens.

  • C.

    a ampliação dos esquemas de conhecimento deve ser feita a partir da promoção de aprendizagens memorísticas repetitivas e pela interiorização de memórias coletivas, que caracterizam as aprendizagens significativas.

  • D.

    o conteúdo a ser trabalhado deve ser linearmente proposto, estabelecendo vínculos entre a estrutura epistemológica dos conhecimentos científicos e as aprendizagens significativas.

  • E.

    o material de aprendizagem e os conhecimentos prévios devem relacionar-se de forma intencional, a fim de promover aprendizagens memorístico-culturais.

A atividade de visitação do bairro no qual a escola está situada, com o objetivo de conhecer sua estrutura, relação de serviços oferecidos à comunidade e profissionais que trabalham nesses espaços, é uma prática comum entre os professores. Essa atividade fundamenta-se

  • A.

    na construção de significados como elemento norteador do processo ensino/aprendizagem.

  • B.

    na relação das experiências cotidianas como fator de classificação psicossocial na aprendizagem.

  • C.

    na relação de significância lógica como estruturante do pensamento cartesiano.

  • D.

    na lógica construtivista como elemento integrante da aprendizagem funcionalista

  • E.

    no valor potencialmente significativo que a experiência promove para aprendizagens memorísticas.

implementação das ações de número 5 levantam as seguintes

questões para a escola:

I – participação, tomando a escola como espaço de atuação

pública dos alunos;

II – normas e regras, enfatizando-as como organização coletiva;

III – projetos, favorecendo a compreensão da multiplicidade

de aspectos que compõem a realidade;

IV – valores morais, legitimando o pensamento dos professores

e demais autoridades.

Estão corretas as questões:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo dão destaque ao regime de ciclos de progressão continuada e refutam o argumento de que este regime produz declínio no desempenho dos alunos. Para tal, contra-argumentam que

  • A.

    a progressão continuada não exclui a retenção do aluno dentro de uma série e é recomendada, a fim de que não haja mascaramento das reais condições de aprendizagem.

  • B.

    as escolas têm autonomia para, em seu projeto pedagógico, retomar o regime seriado, caso a avaliação institucional indique que houve prejuízo ao desempenho global da escola

  • C.

    as competências não se desenvolvem linearmente para todos os alunos, o que demanda a revisão da organização do currículo e a modificação das práticas de ensino e de avaliação.

  • D.

    o regime seriado continua sendo levado em conta na organização das turmas, considerando-se, ainda, a possibilidade de reclassificação de alunos.

  • E.

    estudos empíricos revelaram que este regime equaciona os problemas de indisciplina no interior das escolas, favorecendo sobremaneira os processos de aprendizagem.

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