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Paulo é um aluno que apresenta necessidades educacionais especiais e, como tal, está amparado por legislação nacional e estadual. Alguns de seus direitos no interior da escola estão apresentados nas afirmativas que se seguem. I – O atendimento educacional de alunos com necessidades especiais deve se dar nas classes comuns das escolas, no primeiro ciclo da educação fundamental. II – O trabalho pedagógico deve envolver os mesmos materiais didáticos utilizados pelos demais alunos, evitandose, assim, qualquer tipo de discriminação. III – Alunos que apresentam altas habilidades devem realizar atividades que favoreçam o aprofundamento e o enriquecimento dos aspectos curriculares. IV – A avaliação deve variar segundo características das necessidades especiais do aluno e a modalidade de atendimento escolar oferecida. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):
IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
O impacto gerado pela sociedade da informação na escola evidencia nova demanda quanto ao papel social da escola e aos processos de aprendizagem, que devem valorizar
a instrumentalização de professores e alunos para uso de novas tecnologias de informação e conseqüente desenvolvimento das habilidades de leitura de textos descontínuos.
a investigação em fontes oficiais da informação sobre fatos sociais para a compreensão sistêmica do mundo em transformação.
a promoção, pelos professores, da organização e do relacionamento de informações oriundas de diferentes setores da sociedade para assimilação pelos alunos.
a promoção da cidadania planetária, baseada no empoderamento e no acesso às tecnologias avançadas que estimulam o raciocínio lógico-formal
o desenvolvimento de competências e de conhecimentos, capacidades e valores de forma integrada, formando saberes.
Um dos aspectos relevantes para a implementação dos processos de mudança pedagógica refere-se ao desenvolvimento, nos professores, de novas competências, dentre as quais a de
conhecimento e uso de tecnologias de informação como requisito profissional.
trabalho reflexivo em equipe, articulando teoria e prática.
comunicação com as famílias de forma direta e constante, por meio de serviço especializado com profissionais terceirizados.
busca de solução de conflitos, favorecendo a revitalização da autoridade docente e o restabelecimento de medidas disciplinares
desenvolvimento da participação em decisões escolares, estabelecendo conselhos normativos liderados pelos docentes.
O tema do lixo urbano – como se produz, seu destino e o impacto na vida das cidades – constitui um projeto de alunos de 10 anos, na escola X, o qual prevê etapas bem definidas de elaboração de trabalhos de pesquisa. A base curricular em que se apóia esse tema de projeto, com objetivos de desenvolvimento pessoal, afetivo e social, tem enfoque
cognitivo- evolutivo que integra investigação e análise de práticas sociais comunitárias.
antropológico que articula as experiências culturais de grupos sociais mais organizados.
genético que integra entre si os diversos processos cognitivos e evolutivos presentes no desenvolvimento orgânico, universal.
transcultural que destaca a análise e solução de situações sociais, características das cidades em desenvolvimento.
psicológico-social que articula o desenvolvimento individual com fenômenos sociais, mediado pelas experiências culturais.
Diversos alunos de 10 anos da turma B estão apresentando dificuldades na aprendizagem da Matemática. A professora está num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, embora com as limitações decorrentes de uma turma numerosa. Pensando em reconduzir o processo de ensino e aprendizagem de maneira a criar condições de melhor desempenho dos alunos, a professora deverá: I - compreender que o sentido da aprendizagem se constrói por meio de diferentes tipos de atividades, nas quais os alunos interagem, expressam diferentes pautas de conhecimento e necessitam "interpretação" do professor; II - desenvolver a cooperação entre os alunos e formas de ensino mútuo e individualizado, como ampliação do processo de gestão pedagógica da turma; III - saber que o conhecimento é construído na relação com o mundo e que a realidade apreendida pelo aluno é uma representação fragmentada, que requer a intervenção moral do professor. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
Para preparar um trabalho de campo a ser realizado pelos alunos de 9 anos de uma escola de Ensino Fundamental, a professora encaminhava decisões coletivas, sob a forma de situações-problema, referentes a: lugar de lanche, transporte, coleta de material etc. Propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,
requerem a mobilização de esquemas mentais e processos decisórios em um contexto uniforme, tecnologicamente estruturado.
examinam o caráter metacognitivo dos alunos no uso de estratégias psicomotoras.
solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.
supõem saber agir, mobilizar recursos e esquemas cognitivos com seqüências programadas.
avaliam a mobilização de esquemas de pensamento e ação de forma acrítica, priorizando a dimensão relacional
A partir da leitura de um texto sobre aves, um grupo de alunos de 8 anos discutia a veracidade do comentário de um colega que afirmava ter visto galinhas colocarem ovos azuis; outras crianças acrescentavam informações sobre como tornar os ovos de galinha cor-de-rosa. A situação descrita permite identificar princípios psicopedagógicos no currículo escolar, entre os quais:
as experiências educacionais escolares estão condicionadas ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, que comanda as ações psicomotoras.
os efeitos das experiências educacionais são influenciados por conhecimentos prévios pertinentes, de cunho escolar ou não, que interagem com novas aprendizagens.
a ampliação dos esquemas de conhecimento deve ser feita a partir da promoção de aprendizagens memorísticas repetitivas e pela interiorização de memórias coletivas, que caracterizam as aprendizagens significativas.
o conteúdo a ser trabalhado deve ser linearmente proposto, estabelecendo vínculos entre a estrutura epistemológica dos conhecimentos científicos e as aprendizagens significativas.
o material de aprendizagem e os conhecimentos prévios devem relacionar-se de forma intencional, a fim de promover aprendizagens memorístico-culturais.
A atividade de visitação do bairro no qual a escola está situada, com o objetivo de conhecer sua estrutura, relação de serviços oferecidos à comunidade e profissionais que trabalham nesses espaços, é uma prática comum entre os professores. Essa atividade fundamenta-se
na construção de significados como elemento norteador do processo ensino/aprendizagem.
na relação das experiências cotidianas como fator de classificação psicossocial na aprendizagem.
na relação de significância lógica como estruturante do pensamento cartesiano.
na lógica construtivista como elemento integrante da aprendizagem funcionalista
no valor potencialmente significativo que a experiência promove para aprendizagens memorísticas.
implementação das ações de número 5 levantam as seguintes questões para a escola: I – participação, tomando a escola como espaço de atuação pública dos alunos; II – normas e regras, enfatizando-as como organização coletiva; III – projetos, favorecendo a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade; IV – valores morais, legitimando o pensamento dos professores e demais autoridades. Estão corretas as questões:
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo dão destaque ao regime de ciclos de progressão continuada e refutam o argumento de que este regime produz declínio no desempenho dos alunos. Para tal, contra-argumentam que
a progressão continuada não exclui a retenção do aluno dentro de uma série e é recomendada, a fim de que não haja mascaramento das reais condições de aprendizagem.
as escolas têm autonomia para, em seu projeto pedagógico, retomar o regime seriado, caso a avaliação institucional indique que houve prejuízo ao desempenho global da escola
as competências não se desenvolvem linearmente para todos os alunos, o que demanda a revisão da organização do currículo e a modificação das práticas de ensino e de avaliação.
o regime seriado continua sendo levado em conta na organização das turmas, considerando-se, ainda, a possibilidade de reclassificação de alunos.
estudos empíricos revelaram que este regime equaciona os problemas de indisciplina no interior das escolas, favorecendo sobremaneira os processos de aprendizagem.
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