Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A organização do ensino em ciclos, com regime de progressão continuada, não supõe diminuição ou eliminação de mecanismos de avaliação. Ao contrário, este regime demanda uma ampliação das práticas de avaliação em seus diferentes níveis e tipos, visando à melhoria da qualidade de ensino. Dentre estes níveis de avaliação está a institucional que, num âmbito interno, em regime de progressão continuada, deve ter como objetivo:

  • A.

    estabelecer critérios de seleção de alunos para a passagem entre séries e entre ciclos, por meio de testagens, para colher amostras da aprendizagem efetivada e escalonar o desempenho geral da escola.

  • B.

    analisar os procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, tendo em vista estabelecer novas orientações e corrigir trajetórias, a partir de definições do conselho de escola.

  • C.

    oferecer subsídios para a composição do projeto políticopedagógico da instituição e de seus indicadores de autonomia, para o estabelecimento de diagnósticos e de regras de retenção.

  • D.

    medir o desempenho escolar por meio de escalas padronizadas, tendo em vista o envio de resultados à Secretaria Estadual de Educação.

  • E.

    elaborar relatórios sintéticos a serem apreciados pelo conselho da escola e anexados ao plano de gestão, constituindo- se como documentos a serem apresentados à comunidade escolar.

José, professor do Ensino Médio acompanhou sua turma numa visita à Câmara Municipal para algumas entrevistas com os vereadores. Essa atividade pedagógica estimula o protagonismo juvenil porque

  • A.

    confronta os alunos com os conteúdos geopolíticos estudados no currículo, preparatórios para a vida universitária.

  • B.

    estimula o diálogo com poderes instituídos da sociedade civil organizada em camadas sociais distintas.

  • C.

    auxilia na formação da consciência do voto como ação responsável.

  • D.

    induz os alunos ao cumprimento de compromissos de interesse partidário, quando eleitos em cargos públicos.

  • E.

    fortalece a formação do grêmio estudantil como instância de representação de entidades civis dentro da escola.

A respeito de currículo como elemento formador da cidadania,

são feitas as afirmativas a seguir.

I - As grades curriculares expressam hierarquias, legitimam

concepções de educação e de docentes qualificados.

II - Todo conhecimento poderá desenvolver a consciência

crítica e lógica, o raciocínio e a sensibilidade, a memória,

a emoção, a estética e a ética, dependendo do trato

pedagógico.

III - A visão instrumental tanto das ciências como das letras

e das artes, se tratadas pelos docentes como docência,

familiariza os alunos para a totalidade da cultura científica,

literária e artística.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Considerando o penúltimo parágrafo do Texto V, pode-se afirmar que conflitos, conquistas e perdas marcam a história de São Paulo, dando-lhe um caráter de

  • A.

    superioridade e competitividade.

  • B.

    coletividade na subjetividade.

  • C.

    identidade na diversidade.

  • D.

    objetividade na homogeneidade.

  • E.

    organicidade e dispersão.

Uma organização curricular estruturada em disciplinas estanques, sobretudo no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, vem sendo questionada em função da situação social em constante processo de mudança que atravessamos, demandando novas posturas em relação à vida cultural e ao conhecimento. Nesta perspectiva, apresenta-se para a educação a necessidade de conceber o conhecimento de forma transdisciplinar. Esta concepção de conhecimento é caracterizada por

  • A.

    busca de solução para um problema, com seus componentes empíricos e teóricos, em processo criativo que transcende as tradições de campo e estudo especializados.

  • B.

    compreensão do conhecimento como conteúdo conceitual, procedimental e socialmente aceito como representativo da cultura científica refletida nas disciplinas.

  • C.

    definição de um problema comum a diferentes disciplinas, de caráter imóvel e estável, capaz de se prever seu desenvolvimento futuro e suas possíveis aplicações.

  • D.

    atitude de pesquisa em que cada campo do conhecimento observa o objeto a partir de seus pressupostos epistemológicos, estruturando seu ponto de vista específico para a solução de um problema.

  • E.

    adoção de uma postura eminentemente científica diante do conhecimento, tornando-o objeto de experimentação cujos resultados devem ser socializados a todos os campos do saber.

O Texto VII é um bom suporte para o desenvolvimento de um trabalho com a história local e a constituição da identidade. Tal discussão propicia a identificação de

  • A.

    dimensões econômicas semelhantes na comunidade local e na comunidade indígena.

  • B.

    transformações de costumes, modalidades de trabalho, divisão de tarefas e organização dos grupos familiares.

  • C.

    documentos históricos e fontes de informações diferenciadas para o entendimento da história local.

  • D.

    diferenças e semelhanças, mudanças e permanências nos costumes e nas manifestações culturais.

  • E.

    diferentes comportamentos sociais, ferramentas, brincadeiras, produção de alimentos e vestimentas.

A intensificação das atividades culturais como a visitação a museus, cinema, teatro e exposições tem integrado a prática pedagógica dos professores. Eles comprovam a significância da aprendizagem dos alunos no contato com membros da comunidade social e sentem-se mais valorizados como cidadãos. Nesse sentido, o papel central do aprendizado para o desenvolvimento está estreitamente ligado a:

  • A.

    mediação do indivíduo com os meios culturais capazes de promover o desenvolvimento proximal dos alunos.

  • B.

    desenvolvimento proximal entre profissionais e indivíduos e organização linear do conhecimento.

  • C.

    interferência positiva das atividades lúdicas, criativas e espontâneas sobre aprendizagens informais que valorizam essencialmente as nexos comportamentais.

  • D.

    processos interpsíquicos desencadeados pelas relações interpessoais amistosas e significativas entre alunos e professores e outros agentes culturais.

  • E.

    processos de desenvolvimento intrapsíquicos, expandindo capacidades, funções neurológicas e ações operatórias.

Projetos como os que são desenvolvidos na Escola Bairro Aprendiz, ou como o "Escola da Família", são repletos de exemplos que nos ajudam a compreender a possibilidade de resgate da cidadania por meio da educação. Tais exemplos aliam-se ao conceito de resiliência, que vem a ser:

  • A.

    resistência ante a destruição e capacidade de proteger a própria integridade como saída vital positiva.

  • B.

    capacidade de introjetar normas de conduta social que permitem o convívio em comunidade.

  • C.

    recuperação das funções locomotoras por meio de atividades esportivas e de lazer.

  • D.

    ação educativa voluntária tendo em vista o resgate da capacidade de compreensão dos fatos da língua.

  • E.

    ações de prevenção às situações de risco a que crianças e jovens são expostos.

O contexto cultural contemporâneo pode ser caracterizado pela fragmentação do conhecimento, pelo processo de globalização econômica e cultural e pelo embate entre a razão instrumental e o irracionalismo. Tal caracterização requer uma atuação docente que leve em conta uma interlocução entre a filosofia e a didática, no sentido de que o ensino e a aprendizagem possam, segundo Rios (2001), estabelecer

  • A.

    visão holística do conhecimento, valorização das macroculturas e reflexão que resgate a racionalidade emancipatória.

  • B.

    relação dialética entre conhecimento e realidade, vigilância crítica dos discursos etnocêntricos e valorização das competências cognitivas superiores.

  • C.

    diálogo entre as disciplinas curriculares, análise da conjuntura econômica e equilíbrio entre razão e emoção.

  • D.

    articulação estreita entre saberes e capacidade, trabalho interdisciplinar e mobilização crítica e criadora das dimensões humanas em sua totalidade.

  • E.

    vínculo estreito entre ensino e aprendizagem, construção e reconstrução de conhecimentos e valores e ênfase no desenvolvimento moral.

Diversos alunos de 15 anos da turma B estão apresentando dificuldades em determinada disciplina. O professor está num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, sabendo de sua dificuldade em função de a turma ser numerosa. Para reconduzir o processo de ensino e aprendizagem de maneira a criar condições de melhor desempenho dos alunos, o professor deverá

  • A.

    acompanhar os alunos, categorizando-os a partir dos conhecimentos prévios comuns com vistas à composição de grupos de trabalho para realização de diferentes tarefas.

  • B.

    estimular as atividades competitivas, a pesquisa e o levantamento de hipóteses como formas de envolvimento dos alunos e de contextualização da aprendizagem.

  • C.

    administrar a heterogeneidade da turma, acompanhando a interação dos alunos entre si, e demonstrando empenho nas tarefas coletivas e individuais propostas.

  • D.

    promover o diálogo reflexivo da turma em atividades coletivas que favoreçam as inter-relações dos grupos de desempenho homogêneo.

  • E.

    trabalhar as diferenças na turma, organizando projetos de trabalho para estimular a cooperação, a partir de temas da atualidade não necessariamente ligados com o conteúdo escolar.

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