Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O regime escolar estruturado em ciclos e a avaliação continuada favorecem o processo democrático e a inclusão do aluno em uma perspectiva pedagógica que
reorganiza o currículo e a seleção de conteúdos norteados pelos PCN e adota estratégias espaçotemporais convenientes aos alunos.
reorganiza o currículo, partindo de requisitos prévios dos alunos, e favorece aprendizagens processuais.
reestrutura o currículo em função da idade e da maturidade cognitiva e desenvolve aprendizagens conceituais propostas pelos PCN.
reestrutura o currículo, flexibilizando as formas de avaliação que geram repetência e exclusão.
favorece a reestruturação em função da flexibilização da organização curricular para atender aos alunos com dificuldades, desmerecendo os "bons alunos".
No Estado de São Paulo tem havido expressivo aumento das matrículas no Ensino Médio nos últimos anos, mudando o perfil de sua clientela. Diante deste quadro e de acordo com a Indicação CEE nº 9/2000 (Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo), ao discutirem o seu projeto pedagógico e o currículo, os profissionais de uma escola devem privilegiar como princípios básicos
desenvolvimento de competências, construindo habilidades; aprendizado de conteúdos como suporte às competências; articulação do saber escolar com a vida, o trabalho e as relações sociais.
interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento; integração entre linguagens e procedimentos que permitam projetos diversos; mobilização do raciocínio e da construção interativa
compreensão das linguagens como portadoras de significados, conhecimentos e valores; fortalecimento da capacidade argumentativa; respeito às diferentes expressões culturais dos educandos.
sensibilidade para o reconhecimento das diferenças; liberdade e autonomia para a experimentação no oferecimento de meios de superação dos alunos; práticas de reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade
agrupamento dos conteúdos curriculares por áreas; conexão entre os conhecimentos na história e através dela; importância dos conteúdos; análise da realidade onde a escola está inserida.
Um grupo de professores se reuniu para analisar o caso de Luciana. Cada um deles emitiu uma opinião a respeito da transferência de conhecimentos, algo que Luciana não conseguia realizar. Tais opiniões foram reproduzidas a seguir. No que diz respeito à transferência de conhecimentos, identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F). I - "Se Luciana não transfere conhecimentos, supõe-se que sua capacidade de reinvestir aquisições cognitivas em situações novas está, de alguma forma, sendo comprometida." II - "A transferência não é evidente, pois mobiliza esquemas de inferência, de generalização, de resolução de problemas, de raciocínio por analogia." III - "A transferência de conhecimentos é um processo espontâneo, de modo que Luciana deve estar sendo inibida em sua espontaneidade." IV - "Precisamos lembrar que estes esquemas são construídos muito desigualmente e que podemos favorecer a aquisição de uma competência universal da transferência que atinja Luciana." V - "Podemos ajudar Luciana por meio de uma diversificação de tarefas e de situações, de maneira a que possa exercitar a transferência, negociando com ela um novo contrato didático." A seqüência correta é:
I – V ; II – V ; III – V ; IV – F ; V – F
I – V ; II – V ; III – F ; IV – V ; V – V
I – V ; II – V ; III – F ; IV – F ; V – V
I – F ; II – F ; III – V ; IV – F ; V – V
I – F ; II – F ; III – V ; IV – V ; V – F
Marta é uma das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel dos pais de alunos nesta instância decisória é de
colaborar com a equipe de profissionais da escola, no sentido de avalizar soluções tomadas para os problemas.
opinar democraticamente quando solicitados a contribuir nas reflexões a respeito de aplicação de verbas públicas.
definir entre si os rumos institucionais, garantidos pelo direito de ação gestora conferido pela LDB 9.394/96.
exercer o poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e administrativas da escola.
acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos para oferecer um reforço escolar adequado no ambiente doméstico.
Várias explicações vêm sendo buscadas para a ocorrência do fracasso escolar. A situação de Luciana pode ser explicada, por exemplo, pela "indiferença às diferenças", que atribui o fracasso
à herança genética da estudante, provavelmente comprometida por hereditariedade.
à condição econômico-social desfavorável da aluna e de sua família.
à desadaptação da estudante ao ambiente escolar e às suas regras específicas.
ao meio cultural desprovido de estímulos ao estudo no ambiente doméstico.
ao funcionamento do sistema de ensino quanto à forma como trata as diferenças.
A missão de educar de forma comprometida com o contexto temporal e sociocultural, na perspectiva de uma comunidade aprendente, caracteriza uma escola reflexiva, que tem como elemento norteador
a formação continuada de professores, baseada em competências pedagógicas de liderança carismática situadas na ação docente.
a centralidade do currículo, baseado na seqüencialidade, na homogeneidade e na conformidade.
a gestão democrática, mobilizadora dos estilos pessoais e dos modelos hierárquico e pedagógico, instituídos na gênese da comunidade.
o conceito de organização aprendente, que define seus referentes na cultura ministerial.
o projeto educativo como instrumento de construção coletiva, de mudança organizacional e de emergência de um novo objeto científico.
A estruturação do ensino em ciclos em progressão continuada promove o desenvolvimento do aluno para que adquira os domínios básicos dos conhecimentos culturais, em ritmos próprios, com valorização das conquistas de cada um. A progressão continuada prevê, respectivamente, como estratégias pedagógicas e como aspectos organizacionais:
socialização de conhecimentos pelos alunos e adoção de critérios de montagem de turmas por desempenho
exposição sistemática dos conteúdos escolares para toda a turma e reclassificação meritória.
monitoria de grupos pelos alunos e horário reduzido de aulas para turnos diurno e noturno.
trabalhos com pequenos grupos com temáticas diferenciadas pelo grau de conhecimentos e controle de freqüência.
trabalho com pequenos grupos e reorganização nos horários e nos tempos escolares
Uma telenovela em exibição no momento tem procurado conscientizar a população em relação às pessoas com necessidades especiais, apresentando o caso de uma menina com deficiência visual e os diversos avanços que ela vem obtendo, a partir de oportunidades que lhe são oferecidas. Em relação à inclusão de situações semelhantes à dessa menina no contexto escolar, o desafio é
acolher crianças e jovens no contexto regular, favorecendo a socialização e integração com os demais, sem a preocupação com a aprendizagem formal.
comprometer os professores com o trabalho individualizado com crianças e jovens portadores de dificuldades especiais, com adoção de um currículo comportamental mínimo.
qualificar professores para atuar com alunos portadores de dificuldades especiais, auxiliados por profissionais especializados, nas atividades regulares do currículo escolar.
qualificar os professores interdisciplinarmente para atuar com os alunos com dificuldades diversas, acompanhando- os nas experiências educativas e definindo critérios comparativos e seletivos.
qualificar professores de diferentes áreas curriculares para conhecer como os alunos com dificuldades especiais aprendem, promovendo experiências educativas diferenciadas e com modelo de avaliação normativa.
Em relação ao tratamento do Tema Transversal "Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis", a terceira ação do Programa Comunidade Presente (Texto VI) é adequada porque
trata-se de trabalho invidual, de cunho psicoterapêutico e enfocando as diversas dimensões da sexualidade.
realiza intervenção em âmbito coletivo para problematizar questões que incluem posturas e crenças
conforma-se aos hábitos legitimados pelos diversos grupos de inserção do aluno e vincula a sexualidade a tabus.
valoriza o "biologismo" em busca de mudanças de comportamento através de informações isoladas.
reproduz a educação realizada no âmbito familiar, com a imposição de valores restritos.
Sabe-se que política não se confunde com ética, mas esta não pode ser contraditória àquela. Nesse sentido, as leis que regem o país devem estar pautadas na justeza ética e na dignidade humana. Discutir com os alunos a respeito do pleno exercício da cidadania, portanto, pressupõe trabalhar com a turma a(o): I – íntima relação entre respeitar e ser respeitado; II – direito ao respeito unilateral; III – direito a uma vida digna; IV – direito a oportunidades para realizar projetos; V – zelo pelos valores individualizados. Estão corretos os itens:
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...