Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), ao discorrer sobre os limites do enfoque psicométrico no campo da educação, afirma que os resultados dos testes
fornecem ao professor os conhecimentos necessários para planejar as intervenções pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental.
informam ao professor sobre as atuais capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência mental.
possibilitam ao professor prever o desenvolvimento das futuras capacidades do aluno com deficiência mental, dado que a inteligência é uma capacidade imutável.
informam ao professor sobre as capacidades atuais e futuras do aluno com deficiência mental, uma vez que o quociente intelectual é estável e imutável.
são de pouca utilidade para o professor, pois não informam sobre o que planejar e como realizar as intervenções educacionais e pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental.
Observe a foto e leia o texto.
Imagens e textos sobre quilombos e quilombolas como os apresentados podem servir como ponto de partida para o professor desenvolver com seus alunos a habilidade de
reconhecer transformações na estrutura demográfica nas regiões brasileiras.
propor intervenções no ambiente escolar para o controle preventivo de situações de risco.
identificar permanências e transformações no ambiente natural.
identificar processos históricos relacionados a impactos no meio ambiente.
reconhecer a diversidade étnico-racial brasileira, suas manifestações e representações.
As disfunções cognitivas mais evidenciadas por pessoas com deficiência mental, conforme resultados de pesquisas, referem-se a estratégias gerais de aprendizagem ou procedimentos gerais de abordagem da informação, da experiência e das tarefas, conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004).
Sendo assim, e de acordo com os modelos cognitivos de desenvolvimento, a ênfase da intervenção pedagógica deve recair
em tarefas de treinamento da memória, raciocínio, atenção e concentração.
na proposição de estratégias voltadas à atenção e registros sensoriais/discriminatórios.
na instauração de estratégias mais funcionais de processamento da informação.
em tarefas cotidianas discriminatórias e motrizes e na comunicação verbal.
na linguagem verbal e escrita, no cálculo matemático e nos conhecimentos do meio.
Leia a poesia.
Tomando como ponto de partida a poesia, o professor pode propor aos alunos a discussão do conceito de estações do ano, destacando
a inversão das estações entre o Nordeste e o Sul do Brasil, como consequência das diferenças entre os hemisférios Norte e Sul.
a existência de um período em que ocorre o fenômeno do sol da meia noite no Nordeste, pois é uma região muito próxima ao Equador.
o fato de que a ideia de quatro estações bem definidas não pode ser aplicada a todos os lugares, como o Nordeste brasileiro.
a relação entre povos festivos e climas quentes, o que explica porque o verão é uma estação tão comprida na região Nordeste.
a dependência do homem em relação ao clima, posto que no Nordeste brasileiro só se trabalha no inverno, que dura três meses no ano.
Conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), estudos epidemiológicos sobre as causas da deficiência mental revelam que ela decorre da
ação de fatores de natureza biológica ou orgânica, apenas.
ação de fatores de natureza psicossocial, apenas.
ação de fatores de natureza psicológica, apenas.
interação e/ou acumulação de vários fatores, de natureza biológica e/ou psicossocial.
interação e/ou acumulação de vários fatores, de natureza física ou psicológica.
Considere o texto a seguir:
Segundo o texto, o uso da internet na educação, nos dias de hoje,
equivale à utilização de uma nova técnica, como foi, um dia, a incorporação no cotidiano de equipamentos que facilitaram a escrita e a comunicação.
mostra-se problemático à formação do cidadão, pois disponibiliza ao aluno uma quantidade muito grande de informações.
dispensa as práticas de leitura e escrita, pois prioriza-se a compreensão da linguagem digital e o uso dos recursos do computador.
deve se restringir ao uso de programas como o Word, para o domínio do teclado e o desenvolvimento da escrita e da leitura.
potencializa o alcance de atividades pedagógicas, como o letramento e o aprendizado da pesquisa, bem como o acesso à informação.
O diagnóstico de deficiência mental por si só não permite prever as necessidades e a planificação de serviços de apoio que a pessoa irá utilizar nos diferentes estágios de sua vida. Neste sentido, a CIF (2004), em seu conjunto, ressalta a importância dos profissionais de diferentes áreas atentarem para
os resultados obtidos nas avaliações psicodiagnósticas.
os níveis de funcionalidade e de incapacidade apresentados pela pessoa.
a saúde psíquica da pessoa com deficiência mental.
a discrepância entre a idade mental e a idade cronológica da pessoa.
os níveis de funcionalidade e os fatores socioeconômicos da pessoa.
Considere as imagens.
Considerando a evolução da sociedade brasileira, é correto afirmar que as manifestações culturais retratadas nas figuras, entre outras,
mostraram o nível de desenvolvimento cultural do povo africano, considerado inferior até o século XIX.
mantiveram vivas suas raízes africanas, que passaram a ser valorizadas nas últimas décadas do século XX.
referiram-se a aspectos religiosos dos povos africanos como o misticismo e a divinização da natureza viva.
adotaram os valores dominantes de origem europeia, incentivando a luta por direitos iguais para os negros.
procuraram negar a existência de influência europeia na formação cultural dos afro-descendentes no país.
Na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde − CIF (2004), afirma-se que fatores ambientais, de natureza física, social e atitudinal, podem constituir barreiras ou obstáculos à funcionalidade de uma pessoa com deficiência.
As barreiras atitudinais referem-se a
ações positivas das pessoas em relação à incapacidade do indivíduo com deficiência mental.
políticas públicas favoráveis ao bem-estar da pessoa com deficiência mental.
atendimento educacional adequado às necessidades dos alunos com deficiência mental.
ambiente físico adequado que promove a funcionalidade da pessoa, reduzindo seus impedimentos.
relações interpessoais baseadas em preconceitos e estigmas em relação às pessoas com deficiência mental.
Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que um estudo sobre o processo de desmatamento da Mata Atlântica, em sala de aula, permite trabalhar com os alunos
a História com temas exclusivos da área de Geografia, como a urbanização, desvinculados da questão ambiental.
o sistema de produção mercantil desvinculado do processo de destruição da biodiversidade no período colonial.
a importância histórica da produção agropecuária para a preservação do meio ambiente para as novas gerações.
o processo de ocupação e expansão do território brasileiro e os impactos desse processo na natureza.
as teorias sobre como viabilizar pesquisas sobre o meio ambiente baseadas na evolução econômica do Brasil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...