Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), ao discorrer sobre os limites do enfoque psicométrico no campo da educação, afirma que os resultados dos testes

  • A.

    fornecem ao professor os conhecimentos necessários para planejar as intervenções pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental.

  • B.

    informam ao professor sobre as atuais capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência mental.

  • C.

    possibilitam ao professor prever o desenvolvimento das futuras capacidades do aluno com deficiência mental, dado que a inteligência é uma capacidade imutável.

  • D.

    informam ao professor sobre as capacidades atuais e futuras do aluno com deficiência mental, uma vez que o quociente intelectual é estável e imutável.

  • E.

    são de pouca utilidade para o professor, pois não informam sobre o que planejar e como realizar as intervenções educacionais e pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental.

Observe a foto e leia o texto.

Imagens e textos sobre quilombos e quilombolas como os apresentados podem servir como ponto de partida para o professor desenvolver com seus alunos a habilidade de

  • A.

    reconhecer transformações na estrutura demográfica nas regiões brasileiras.

  • B.

    propor intervenções no ambiente escolar para o controle preventivo de situações de risco.

  • C.

    identificar permanências e transformações no ambiente natural.

  • D.

    identificar processos históricos relacionados a impactos no meio ambiente.

  • E.

    reconhecer a diversidade étnico-racial brasileira, suas manifestações e representações.

As disfunções cognitivas mais evidenciadas por pessoas com deficiência mental, conforme resultados de pesquisas, referem-se a estratégias gerais de aprendizagem ou procedimentos gerais de abordagem da informação, da experiência e das tarefas, conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004).

Sendo assim, e de acordo com os modelos cognitivos de desenvolvimento, a ênfase da intervenção pedagógica deve recair

  • A.

    em tarefas de treinamento da memória, raciocínio, atenção e concentração.

  • B.

    na proposição de estratégias voltadas à atenção e registros sensoriais/discriminatórios.

  • C.

    na instauração de estratégias mais funcionais de processamento da informação.

  • D.

    em tarefas cotidianas discriminatórias e motrizes e na comunicação verbal.

  • E.

    na linguagem verbal e escrita, no cálculo matemático e nos conhecimentos do meio.

Leia a poesia.

Tomando como ponto de partida a poesia, o professor pode propor aos alunos a discussão do conceito de “estações do ano”, destacando

  • A.

    a inversão das estações entre o Nordeste e o Sul do Brasil, como consequência das diferenças entre os hemisférios Norte e Sul.

  • B.

    a existência de um período em que ocorre o fenômeno do “sol da meia noite” no Nordeste, pois é uma região muito próxima ao Equador.

  • C.

    o fato de que a ideia de quatro estações bem definidas não pode ser aplicada a todos os lugares, como o Nordeste brasileiro.

  • D.

    a relação entre povos festivos e climas quentes, o que explica porque o verão é uma estação tão comprida na região Nordeste.

  • E.

    a dependência do homem em relação ao clima, posto que no Nordeste brasileiro só se trabalha no inverno, que dura três meses no ano.

Conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), estudos epidemiológicos sobre as causas da deficiência mental revelam que ela decorre da

  • A.

    ação de fatores de natureza biológica ou orgânica, apenas.

  • B.

    ação de fatores de natureza psicossocial, apenas.

  • C.

    ação de fatores de natureza psicológica, apenas.

  • D.

    interação e/ou acumulação de vários fatores, de natureza biológica e/ou psicossocial.

  • E.

    interação e/ou acumulação de vários fatores, de natureza física ou psicológica.

Considere o texto a seguir:

Segundo o texto, o uso da internet na educação, nos dias de hoje,

  • A.

    equivale à utilização de uma nova técnica, como foi, um dia, a incorporação no cotidiano de equipamentos que facilitaram a escrita e a comunicação.

  • B.

    mostra-se problemático à formação do cidadão, pois disponibiliza ao aluno uma quantidade muito grande de informações.

  • C.

    dispensa as práticas de leitura e escrita, pois prioriza-se a compreensão da linguagem digital e o uso dos recursos do computador.

  • D.

    deve se restringir ao uso de programas como o Word, para o domínio do teclado e o desenvolvimento da escrita e da leitura.

  • E.

    potencializa o alcance de atividades pedagógicas, como o letramento e o aprendizado da pesquisa, bem como o acesso à informação.

O diagnóstico de deficiência mental por si só não permite prever as necessidades e a planificação de serviços de apoio que a pessoa irá utilizar nos diferentes estágios de sua vida. Neste sentido, a CIF (2004), em seu conjunto, ressalta a importância dos profissionais de diferentes áreas atentarem para

  • A.

    os resultados obtidos nas avaliações psicodiagnósticas.

  • B.

    os níveis de funcionalidade e de incapacidade apresentados pela pessoa.

  • C.

    a saúde psíquica da pessoa com deficiência mental.

  • D.

    a discrepância entre a idade mental e a idade cronológica da pessoa.

  • E.

    os níveis de funcionalidade e os fatores socioeconômicos da pessoa.

Considere as imagens.

Considerando a evolução da sociedade brasileira, é correto afirmar que as manifestações culturais retratadas nas figuras, entre outras,

  • A.

    mostraram o nível de desenvolvimento cultural do povo africano, considerado inferior até o século XIX.

  • B.

    mantiveram vivas suas raízes africanas, que passaram a ser valorizadas nas últimas décadas do século XX.

  • C.

    referiram-se a aspectos religiosos dos povos africanos como o misticismo e a divinização da natureza viva.

  • D.

    adotaram os valores dominantes de origem europeia, incentivando a luta por direitos iguais para os negros.

  • E.

    procuraram negar a existência de influência europeia na formação cultural dos afro-descendentes no país.

Na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde − CIF (2004), afirma-se que fatores ambientais, de natureza física, social e atitudinal, podem constituir barreiras ou obstáculos à funcionalidade de uma pessoa com deficiência.

As “barreiras atitudinais” referem-se a

  • A.

    ações positivas das pessoas em relação à incapacidade do indivíduo com deficiência mental.

  • B.

    políticas públicas favoráveis ao bem-estar da pessoa com deficiência mental.

  • C.

    atendimento educacional adequado às necessidades dos alunos com deficiência mental.

  • D.

    ambiente físico adequado que promove a funcionalidade da pessoa, reduzindo seus impedimentos.

  • E.

    relações interpessoais baseadas em preconceitos e estigmas em relação às pessoas com deficiência mental.

Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que um estudo sobre o processo de desmatamento da Mata Atlântica, em sala de aula, permite trabalhar com os alunos

  • A.

    a História com temas exclusivos da área de Geografia, como a urbanização, desvinculados da questão ambiental.

  • B.

    o sistema de produção mercantil desvinculado do processo de destruição da biodiversidade no período colonial.

  • C.

    a importância histórica da produção agropecuária para a preservação do meio ambiente para as novas gerações.

  • D.

    o processo de ocupação e expansão do território brasileiro e os impactos desse processo na natureza.

  • E.

    as teorias sobre como viabilizar pesquisas sobre o meio ambiente baseadas na evolução econômica do Brasil.

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