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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Considere as afirmações abaixo.
I. Ênfase no domínio do professor.
II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações.
III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria.
IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem.
As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação
inatista.
humanista.
tradicional.
progressista.
construtivista.
Em relação à diversidade cultural, pode-se afirmar que práticas educativas são coerentes quando se considera que
manifestações culturais não devem compor o currículo escolar porque não produzem conhecimento formal.
diferentes crenças, opções políticas e ideológicas, saberes, práticas sociais, diferentes manifestações de grupos raciais, étnicos, também constituem um currículo escolar.
na educação infantil não se faz necessário desenvolver atividades desta ordem, visto que as crianças não têm ainda compreensão das diferenças sócioculturais.
a diversidade cultural deve ser aceita nas escolas como estratégia para a contenção de manifestações de protesto e violência.
o respeito às diferentes formas de linguagem implica em que não se corrijam os erros gramaticais no ciclo inicial da alfabetização.
Na década de 1980, começa no Brasil o bilinguismo, com base nas pesquisas sobre a Língua Brasileira de Sinais realizadas por
Ivete Vasconcelos.
Alexander Graham Bell.
Laurent Clerc.
Marcia Goldfeld.
Lucinda Ferreira Brito.
Com as normas regimentais básicas, além de implementar os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/96), pretende-se instituir um mecanismo legal e necessário para
I. promover a gestão democrática da escola, desconsiderando seu padrão de qualidade.
II. fortalecer a autonomia pedagógica, financeira e administrativa.
III. valorizar os alunos, por meio de sua participação em grêmios e concursos estudantis.
IV. transformar os processos de avaliação institucional do desempenho das escolas e dos alunos.
Está correto o apresentado APENAS em
I e II.
II e III.
II e IV.
I e III.
III e IV.
Dos fatores que podem provocar a paralisia cerebral, são riscos pós-natais a
rubéola congênita, a sífilis ou a herpes.
asfixia por objeto estranho, o afogamento ou o traumatismo encefálico.
toxoplasmose, a medicação abortiva mal controlada ou intoxicação por produtos químicos.
anemia, a hipertensão ou a circulação insuficiente.
incompatibilidade de RH, o raio x.
Em uma aula do 4º ano, após discutir a importância da reciclagem para o meio ambiente, a professora solicitou que os alunos trouxessem as embalagens utilizadas em casa nos últimos 5 dias (latas de leite e de molhos, caixas de sapatos, de creme dental, entre outras). Com isso, além de explorar os aspectos citados, ela também pode
observar as características de cada uma das formas, diferenciando-as em dois grandes grupos: corpos redondos e poliedros.
ampliar e reduzir figuras planas pelo uso de malhas quadriculadas.
compor e decompor figuras planas e identificar que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares.
identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, considerando seu número de lados ou ângulos.
descrever, interpretar e representar a localização ou a movimentação de um objeto por meio de desenhos.
Cláudia acaba de assumir a coordenação da área de educação corporativa de uma determinada instituição. Seu primeiro desafio, definido pelo gestor dessa empresa, é verificar o perfil dos cerca de 100 profissionais de determinada área. A estratégia mais eficiente para Cláudia realizar essa atividade é
elaborar questionários impressos, com perguntas abertas para preenchimento pelos profissionais, e tabular os dados obtidos.
realizar uma entrevista gravada com cada um dos profissionais e sistematizá-la por meio de palavraschave.
elaborar um questionário, utilizando ferramentas disponíveis na internet, para preenchimento eletrônico dos dados de perfil dos participantes.
contratar uma equipe de estagiários para realizar uma pesquisa sobre o perfil destes profissionais e analisar os dados obtidos.
chamar todos os profissionais para uma reunião e realizar uma conversa informal para verificar as habilidades e competências deles.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96), os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
II. Infraestrutura adequada para as várias necessidades existentes, na esfera pública bem como na esfera privada.
III. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento especializado na educação regular e nos cursos de formação continuada.
IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e IV.
II e III.
II, III e IV.
I, III e IV.
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Eu escuto falar muito em escolas inclusivas. Há autores, como Sassaki, defensores da ideia de que a sociedade se adapte para incluir quem tem necessidades especiais e que essas pessoas, por sua vez, se preparem para assumir seus papéis na sociedade. Não seriam as pessoas com necessidades especiais que deveriam se adaptar à sociedade?
Não. Essas pessoas precisam sentir que são capazes, mesmo não o sendo.
Sim. A nossa Constituição, inclusive, não acha que devemos seguir essa linha.
Não. Pessoas com necessidades especiais não se adaptam à sociedade.
Sim. Supor o contrário é agir contra os interesses da maioria da sociedade.
Não. A inclusão dessas pessoas requer a eliminação de preconceitos sociais.
Se é função do Coordenador avaliar como foi realizada a aplicação das Situações de Aprendizagem previstas para os diferentes bimestres, caberia, por exemplo, ao final de cada um deles, agendar uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo − HTPC específica, para que os professores das disciplinas
apresentem, para a direção de sua escola, os resultados obtidos nas avaliações de sistema, replanejando as ações de capacitação.
avaliem se os alunos fizeram uso adequado do ensino, tirando proveito das competências curriculares especificadas.
verifiquem se foram implantadas ações abstratas, que fogem do cotidiano escolar, por disciplina e série, conforme previsto na proposta pedagógica.
divulguem para os demais colegas uma síntese das conquistas realizadas, dos problemas enfrentados, das ações implantadas etc.
diagnostiquem e registrem os progressos obtidos nas práticas pedagógicas, bem como as dificuldades relativas ao gerenciamento escolar.
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