Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o trecho de Todos juntos, do musical infantil Os saltimbancos (1977), versão de Chico Buarque:
Dentre os fatores favoráveis à utilização da energia nuclear, apesar dos perigos que ela apresenta, está
a tecnologia das usinas, que não dependem de fontes de energia e água para funcionar.
o baixo impacto ambiental da implantação das usinas, que não geram gases responsáveis pelo efeito estufa.
a ação dos órgãos internacionais, que proíbem a instalação de usinas em áreas sujeitas a desastres naturais.
a produção de poucos resíduos, que não exigem tratamento especial para sua deposição final.
a necessidade de poucos controles, pois as usinas são construídas em locais fechados e distantes de áreas povoadas.
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde − CIF (2004) tem por base uma abordagem biopsicossocial que oferece uma visão coerente das diferentes dimensões de saúde sob uma perspectiva biológica, individual e social. Na CIF, o termo funcionalidade refere-se
a deficiências e limitações físicas para realizar uma atividade.
ao impedimento para a realização de atividades cotidianas.
às restrições de participação no contexto familiar e social.
a todas as funções do corpo, atividades e participação de uma pessoa.
a todas as incapacidades apresentadas pela pessoa.
A professora trouxe um mapa dos arredores da escola. Após o estudo detalhado do mapa e de todas as possibilidades, pediu que os alunos indicassem o melhor caminho para irem da escola ao museu de ciências.
A indicação foi feita da melhor maneira possível. A expectativa de aprendizagem é:
utilizar unidades usuais de comprimento, massa e capacidade.
descrever, interpretar e representar por meio de desenhos a localização ou movimentação de uma pessoa ou um objeto.
utilizar dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas simples ou tabelas de dupla entrada.
resolver situações-problema que envolvam o significado de unidades de medidas de superfície.
compor e decompor figuras planas e identificar que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.
A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.
Em relação aos fundamentos legais, é correto afirmar que
a legislação não se aplica igualmente a todas as escolas.
as ações da escola são definidas pela equipe gestora.
as escolas estaduais são regidas pelas normas nacionais e estaduais.
o conhecimeto da legislação sobre a educação escolar é restrito à equipe gestora.
as mudanças na legislação não precisam ser incorporadas na Proposta Pedagógica.
A prancha alfabética baseada na configuração do teclado é denominada
colmeia.
qwerty.
mouse adaptado.
ABCD.
linha/coluna.
O professor de Educação Física mede a altura (em metros) e verifica o peso (em quilogramas) de todos os alunos no início do ano. Os dados de todos os alunos são anotados numa tabela e projetados na sala de aula. Pergunta-se:
− Quem é o aluno mais alto da turma? E o mais baixo?
− Quem possui o maior peso? E o menor?
Ao responder a essas questões, os alunos cumpriram o objetivo de
interpretar e operar com números racionais.
formular e resolver situações-problemas, compreendendo diferentes significados da multiplicação e divisão envolvendo números racionais na forma decimal.
comparar e ordenar números racionais de uso frequente, nas representações decimais.
resolver operações com números racionais utilizando-se da decomposição dos mesmos.
resolver operações por meio de cálculo mental ou por técnica operatória convencional, buscando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso de estimativa e/ou da calculadora.
O sistema de comunicação suplementar e alternativa conhecido como PEC é composto por pictogramas avulsos usados muitas vezes com crianças do espectro autista para ensiná-las a pedir de forma socialmente adequada os objetos ou atividades que elas desejam. O recurso de pictogramas avulsos geralmente é usado também com alunos não falantes com quadros como
distrofia muscular ou artrogripose.
esclerose lateral miotrófica ou sequelas de queimadura.
nanismo ou malformação de membros superiores.
síndrome de Down ou traqueostomia pediátrica.
esclerose múltipla ou tetraplegia espástica.
Essa atividade visa verificar
a compreensão e resolução dos problemas no campo aditivo ou no multiplicativo
a compreensão da sucessão de números naturais.
o estabelecimento da relação parte do todo e razão.
a leitura e a interpretação de números arredondados, da forma como aparecem nos diferentes portadores.
a compreensão e utilização das regras do sistema de numeração decimal para interpretar e produzir números de qualquer ordem de grandeza.
A criança com deficiência física tem vivências mais limitadas com poucas oportunidades de explorar livremente os ambientes fora de casa como o jardim ou o parque. Neste âmbito, o que o professor pode fazer para intervir e enriquecer a sua experiência em primeira mão?
Passar filmes sobre a vida dos insetos.
Pedir para os colegas contarem sobre o que eles descobriram sobre os bichinhos do jardim.
Levar a classe para a área de jardim e colocar a criança no chão em um assento tipo cantinho.
Construir com os alunos uma maquete que represente a vida dos insetos.
Ler com a classe a poesia de Cecília Meireles o Leilão de jardim.
A professora entregou a todos os alunos quatro folhas de papel sulfite com 10 × 10 quadradinhos. Pediu que pintassem na
− 1ª folha, 10 quadradinhos de amarelo;
− 2ª folha, 20 quadradinhos de vermelho;
− 3ª folha, 25 quadradinhos de azul;
− 4ª folha, 50 quadradinhos de verde.
Após a representação fracionária e associação dos quadradinhos a uma amostra, espera-se que os alunos sejam capazes de
identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção de objetos e contabilizá-las usando estratégias pessoais.
explorar a ideia de probabilidade em situações-problema simples.
calcular o resultado da adição de números racionais na forma fracionária, por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
calcular perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas ou não.
entender que porcentagem indica uma parte em relação a 100 e iniciem a representação por meio do uso correto de %.
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