Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o trecho de Todos juntos, do musical infantil Os saltimbancos (1977), versão de Chico Buarque:

Dentre os fatores favoráveis à utilização da energia nuclear, apesar dos perigos que ela apresenta, está

  • A.

    a tecnologia das usinas, que não dependem de fontes de energia e água para funcionar.

  • B.

    o baixo impacto ambiental da implantação das usinas, que não geram gases responsáveis pelo efeito estufa.

  • C.

    a ação dos órgãos internacionais, que proíbem a instalação de usinas em áreas sujeitas a desastres naturais.

  • D.

    a produção de poucos resíduos, que não exigem tratamento especial para sua deposição final.

  • E.

    a necessidade de poucos controles, pois as usinas são construídas em locais fechados e distantes de áreas povoadas.

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde − CIF (2004) tem por base uma abordagem biopsicossocial que oferece uma visão coerente das diferentes dimensões de saúde sob uma perspectiva biológica, individual e social. Na CIF, o termo funcionalidade refere-se

  • A.

    a deficiências e limitações físicas para realizar uma atividade.

  • B.

    ao impedimento para a realização de atividades cotidianas.

  • C.

    às restrições de participação no contexto familiar e social.

  • D.

    a todas as funções do corpo, atividades e participação de uma pessoa.

  • E.

    a todas as incapacidades apresentadas pela pessoa.

A professora trouxe um mapa dos arredores da escola. Após o estudo detalhado do mapa e de todas as possibilidades, pediu que os alunos indicassem o melhor caminho para irem da escola ao museu de ciências.

A indicação foi feita da melhor maneira possível. A expectativa de aprendizagem é:

  • A.

    utilizar unidades usuais de comprimento, massa e capacidade.

  • B.

    descrever, interpretar e representar por meio de desenhos a localização ou movimentação de uma pessoa ou um objeto.

  • C.

    utilizar dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas simples ou tabelas de dupla entrada.

  • D.

    resolver situações-problema que envolvam o significado de unidades de medidas de superfície.

  • E.

    compor e decompor figuras planas e identificar que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.

A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.

Em relação aos fundamentos legais, é correto afirmar que

  • A.

    a legislação não se aplica igualmente a todas as escolas.

  • B.

    as ações da escola são definidas pela equipe gestora.

  • C.

    as escolas estaduais são regidas pelas normas nacionais e estaduais.

  • D.

    o conhecimeto da legislação sobre a educação escolar é restrito à equipe gestora.

  • E.

    as mudanças na legislação não precisam ser incorporadas na Proposta Pedagógica.

A prancha alfabética baseada na configuração do teclado é denominada

  • A.

    colmeia.

  • B.

    qwerty.

  • C.

    mouse adaptado.

  • D.

    ABCD.

  • E.

    linha/coluna.

O professor de Educação Física mede a altura (em metros) e verifica o peso (em quilogramas) de todos os alunos no início do ano. Os dados de todos os alunos são anotados numa tabela e projetados na sala de aula. Pergunta-se:

− Quem é o aluno mais alto da turma? E o mais baixo?

− Quem possui o maior peso? E o menor?

Ao responder a essas questões, os alunos cumpriram o objetivo de

  • A.

    interpretar e operar com números racionais.

  • B.

    formular e resolver situações-problemas, compreendendo diferentes significados da multiplicação e divisão envolvendo números racionais na forma decimal.

  • C.

    comparar e ordenar números racionais de uso frequente, nas representações decimais.

  • D.

    resolver operações com números racionais utilizando-se da decomposição dos mesmos.

  • E.

    resolver operações por meio de cálculo mental ou por técnica operatória convencional, buscando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso de estimativa e/ou da calculadora.

O sistema de comunicação suplementar e alternativa conhecido como PEC é composto por pictogramas avulsos usados muitas vezes com crianças do espectro autista para ensiná-las a pedir de forma socialmente adequada os objetos ou atividades que elas desejam. O recurso de pictogramas avulsos geralmente é usado também com alunos não falantes com quadros como

  • A.

    distrofia muscular ou artrogripose.

  • B.

    esclerose lateral miotrófica ou sequelas de queimadura.

  • C.

    nanismo ou malformação de membros superiores.

  • D.

    síndrome de Down ou traqueostomia pediátrica.

  • E.

    esclerose múltipla ou tetraplegia espástica.

Essa atividade visa verificar

  • A.

    a compreensão e resolução dos problemas no campo aditivo ou no multiplicativo

  • B.

    a compreensão da sucessão de números naturais.

  • C.

    o estabelecimento da relação parte do todo e razão.

  • D.

    a leitura e a interpretação de números arredondados, da forma como aparecem nos diferentes portadores.

  • E.

    a compreensão e utilização das regras do sistema de numeração decimal para interpretar e produzir números de qualquer ordem de grandeza.

A criança com deficiência física tem vivências mais limitadas com poucas oportunidades de explorar livremente os ambientes fora de casa como o jardim ou o parque. Neste âmbito, o que o professor pode fazer para intervir e enriquecer a sua experiência em primeira mão?

  • A.

    Passar filmes sobre a vida dos insetos.

  • B.

    Pedir para os colegas contarem sobre o que eles descobriram sobre os bichinhos do jardim.

  • C.

    Levar a classe para a área de jardim e colocar a criança no chão em um assento tipo “cantinho”.

  • D.

    Construir com os alunos uma maquete que represente a vida dos insetos.

  • E.

    Ler com a classe a poesia de Cecília Meireles o Leilão de jardim.

A professora entregou a todos os alunos quatro folhas de papel sulfite com 10 × 10 quadradinhos. Pediu que pintassem na

− 1ª folha, 10 quadradinhos de amarelo;

− 2ª folha, 20 quadradinhos de vermelho;

− 3ª folha, 25 quadradinhos de azul;

− 4ª folha, 50 quadradinhos de verde.

Após a representação fracionária e associação dos quadradinhos a uma amostra, espera-se que os alunos sejam capazes de

  • A.

    identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção de objetos e contabilizá-las usando estratégias pessoais.

  • B.

    explorar a ideia de probabilidade em situações-problema simples.

  • C.

    calcular o resultado da adição de números racionais na forma fracionária, por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.

  • D.

    calcular perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas ou não.

  • E.

    entender que porcentagem indica uma parte em relação a 100 e iniciem a representação por meio do uso correto de %.

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