Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Atualmente, acionadores de computadores utilizados com pessoas com severo comprometimento motor respondem a movimentos por contato ou pressão muito sutis. No caso de uma pessoa que ficou tetraplégica por acidente de carro, com esmagamento das vértebras C 5 a C 6, pode ser indicado o acionador por

  • A.

    contato digital em tela de toque.

  • B.

    pressão do joelho esquerdo.

  • C.

    vocalização.

  • D.

    pressão da mão esquerda.

  • E.

    contato do pé.

Num dia de pesquisa no laboratório de informática uma dupla de alunos copiou em seus cadernos:

A leitura desse texto favorece a

  • A.

    reflexão sobre as regularidades dos números racionais, verificando que as regras de organização dos números naturais não valem para os decimais, seja na sua forma de representação decimal ou fracionária.

  • B.

    análise de situações-problema que envolvem operações comerciais e a partir delas tomar decisões considerando as vantagens que se teria em cada situação.

  • C.

    colocação em jogo dos conhecimentos construídos sobre os números racionais, para poder compará-los.

  • D.

    compreensão e uso das regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza.

  • E.

    escrita de números racionais de uso frequente nas representações fracionária e decimal e localização deles na reta numérica.

Conforme Libâneo (2001, p. 124), Uma importante característica do planejamento é o seu caráter processual. O ato de planejar não se reduz à elaboração dos planos de trabalho, mas uma atividade permanente de reflexão e ação. Diante desta afirmativa, as principais funções do planejamento educativo são

  • A.

    determinar rigidamente os resultados a serem obtidos com determinada ação e definir as estratégias para atingi-los.

  • B.

    diagnosticar, definir objetivo, determinar as atividades/ tarefas a serem realizadas e avaliar os processos e resultados das ações.

  • C.

    transpor os princípios de determinada instituição para um plano de atividades educacionais a serem realizadas.

  • D.

    estabelecer metas e objetivos precisos para verificar se os mesmos foram atingidos ao final do processo educativo.

  • E.

    construir justificativas teórico-reflexivas para legitimar as ações a serem realizadas nos processos educativos.

Quando o aluno com deficiência física não consegue realizar a seleção direta do item pretendido na sua prancha eletrônica, há abordagens de seleção indireta por processo de

  • A.

    opção eletrônica.

  • B.

    led.

  • C.

    ensaio e erro.

  • D.

    varredura.

  • E.

    pictograma.

Durante a aula foi apresentada a receita de um bolo:

BOLO DE CENOURA

1 xícara de óleo

2 colheres de sopa de fermento em pó

2 xícaras de açúcar

3 ovos

3 xícaras de farinha de trigo

4 cenouras médias descascadas e fatiadas

Modo de fazer:

Bata o açúcar, os ovos e o óleo no liquidificador. Numa vasilha, despeje a mistura e acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por 45 minutos. A receita rende 20 porções.

Para uma sala de 30 alunos, a professora propôs as seguintes questões:

− Uma receita será suficiente para todos?

− Levando-se em conta que a receita não aceita redução (não há como dividir ovos ao meio) e que todos os alunos consumam uma porção, quantas receitas deverão ser feitas, no mínimo?

− Considerando-se a quantidade mínima de receitas, quantos pedaços de bolo sobrarão?

Espera-se que, com a realização dessa atividade, a professora verifique se os alunos são capazes de

  • A.

    analisar, interpretar, e formular situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações com números naturais.

  • B.

    resolver diferentes operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, do cálculo mental, e usar estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da calculadora.

  • C.

    comparar e ordenar números racionais de uso frequente nas representações fracionária e decimal.

  • D.

    identificar e produzir frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.

  • E.

    reconhecer e fazer leitura de números racionais no contexto diário nas representações fracionária e decimal.

A gestão por competências é caracterizada por ser

  • A.

    um processo pontual de formação que visa ao desenvolvimento de competências para a realização das funções compatíveis com determinado cargo.

  • B.

    uma estratégia de gestão que valoriza as competências da instituição, para que a partir delas sejam desenvolvidas competências individuais em seus profissionais/funcionários.

  • C.

    um modelo de gestão aberto e flexível que pretende desenvolver nos profissionais competências individuais que dizem respeito ao mundo do trabalho, independentemente do tipo de organização em que atuam.

  • D.

    um modelo de gestão democrática que visa a identificar nos profissionais quais suas principais competências e como as mesmas poderão contribuir para o desenvolvimento da organização.

  • E.

    um processo que visa ao desenvolvimento e à avaliação (nos diferentes níveis − individual, grupal e institucional) de competências para a obtenção de metas e objetivos estabelecidos por determinada organização.

Numa abordagem sociológica e crítica, o currículo pressupõe:

  • A.

    As dimensões técnicas, voltadas para questões relacionadas a procedimentos, estratégias e métodos.

  • B.

    Implicações nas relações de poder, com visões sociais particulares, produzindo identidades individuais.

  • C.

    Planejamento científico das ações pedagógicas, de modo a evitar que o comportamento e o sentimento se desviem de metas e padrões predefinidos.

  • D.

    Produção de significações e sentidos da prática cultural no campo da transformação das relações de poder.

  • E.

    Organização das diferentes áreas do conhecimento na definição da grade curricular.

Sobre informática para alunos com deficiência física, está correto:

  • A.

    Não se deve contar com os meios eletrônicos para atividades pedagógicas e para comunicação, porque sempre há o risco de mau funcionamento dos mesmos.

  • B.

    O aluno que tem um recurso sofisticado de comunicação suplementar e alternativa (alta tecnologia) pode prescindir do sistema em papel (baixa tecnologia).

  • C.

    O aluno com deficiência física deve utilizar o computador apenas na sala multifuncional, para não constranger os colegas de sala que não dispõem de equipamento equivalente.

  • D.

    O aluno com paralisia cerebral precisa ser treinado para se adaptar ao acionador.

  • E.

    Por mais comprometida que seja a motricidade, sempre há uma maneira de desenhar acionadores capazes de responder a movimentos muito sutis do usuário.

A professora de 3º ano apresentou a seguinte situação-problema:

Leonardo é 6 anos mais velho que João, que tem 5 anos.

Quantos anos Leonardo tem? Em relação ao campo aditivo, o problema citado relaciona-se essencialmente com o significado de:

  • A.

    composição.

  • B.

    transformação.

  • C.

    comparação.

  • D.

    representação.

  • E.

    estimativas.

Segundo Bloom (1950), para que um programa de formação seja bem avaliado, ele precisa ter

  • A.

    bons profissionais envolvidos.

  • B.

    curta duração.

  • C.

    metodologia clara e adequada. obj

  • D.

    etivos claros e bem definidos.

  • E.

    materiais adequados.

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