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Atualmente, acionadores de computadores utilizados com pessoas com severo comprometimento motor respondem a movimentos por contato ou pressão muito sutis. No caso de uma pessoa que ficou tetraplégica por acidente de carro, com esmagamento das vértebras C 5 a C 6, pode ser indicado o acionador por
contato digital em tela de toque.
pressão do joelho esquerdo.
vocalização.
pressão da mão esquerda.
contato do pé.
Num dia de pesquisa no laboratório de informática uma dupla de alunos copiou em seus cadernos:
A leitura desse texto favorece a
reflexão sobre as regularidades dos números racionais, verificando que as regras de organização dos números naturais não valem para os decimais, seja na sua forma de representação decimal ou fracionária.
análise de situações-problema que envolvem operações comerciais e a partir delas tomar decisões considerando as vantagens que se teria em cada situação.
colocação em jogo dos conhecimentos construídos sobre os números racionais, para poder compará-los.
compreensão e uso das regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza.
escrita de números racionais de uso frequente nas representações fracionária e decimal e localização deles na reta numérica.
Conforme Libâneo (2001, p. 124), Uma importante característica do planejamento é o seu caráter processual. O ato de planejar não se reduz à elaboração dos planos de trabalho, mas uma atividade permanente de reflexão e ação. Diante desta afirmativa, as principais funções do planejamento educativo são
determinar rigidamente os resultados a serem obtidos com determinada ação e definir as estratégias para atingi-los.
diagnosticar, definir objetivo, determinar as atividades/ tarefas a serem realizadas e avaliar os processos e resultados das ações.
transpor os princípios de determinada instituição para um plano de atividades educacionais a serem realizadas.
estabelecer metas e objetivos precisos para verificar se os mesmos foram atingidos ao final do processo educativo.
construir justificativas teórico-reflexivas para legitimar as ações a serem realizadas nos processos educativos.
Quando o aluno com deficiência física não consegue realizar a seleção direta do item pretendido na sua prancha eletrônica, há abordagens de seleção indireta por processo de
opção eletrônica.
led.
ensaio e erro.
varredura.
pictograma.
Durante a aula foi apresentada a receita de um bolo:
BOLO DE CENOURA
1 xícara de óleo
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 xícaras de açúcar
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
4 cenouras médias descascadas e fatiadas
Modo de fazer:
Bata o açúcar, os ovos e o óleo no liquidificador. Numa vasilha, despeje a mistura e acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por 45 minutos. A receita rende 20 porções.
Para uma sala de 30 alunos, a professora propôs as seguintes questões:
− Uma receita será suficiente para todos?
− Levando-se em conta que a receita não aceita redução (não há como dividir ovos ao meio) e que todos os alunos consumam uma porção, quantas receitas deverão ser feitas, no mínimo?
− Considerando-se a quantidade mínima de receitas, quantos pedaços de bolo sobrarão?
Espera-se que, com a realização dessa atividade, a professora verifique se os alunos são capazes de
analisar, interpretar, e formular situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações com números naturais.
resolver diferentes operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, do cálculo mental, e usar estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da calculadora.
comparar e ordenar números racionais de uso frequente nas representações fracionária e decimal.
identificar e produzir frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.
reconhecer e fazer leitura de números racionais no contexto diário nas representações fracionária e decimal.
A gestão por competências é caracterizada por ser
um processo pontual de formação que visa ao desenvolvimento de competências para a realização das funções compatíveis com determinado cargo.
uma estratégia de gestão que valoriza as competências da instituição, para que a partir delas sejam desenvolvidas competências individuais em seus profissionais/funcionários.
um modelo de gestão aberto e flexível que pretende desenvolver nos profissionais competências individuais que dizem respeito ao mundo do trabalho, independentemente do tipo de organização em que atuam.
um modelo de gestão democrática que visa a identificar nos profissionais quais suas principais competências e como as mesmas poderão contribuir para o desenvolvimento da organização.
um processo que visa ao desenvolvimento e à avaliação (nos diferentes níveis − individual, grupal e institucional) de competências para a obtenção de metas e objetivos estabelecidos por determinada organização.
Numa abordagem sociológica e crítica, o currículo pressupõe:
As dimensões técnicas, voltadas para questões relacionadas a procedimentos, estratégias e métodos.
Implicações nas relações de poder, com visões sociais particulares, produzindo identidades individuais.
Planejamento científico das ações pedagógicas, de modo a evitar que o comportamento e o sentimento se desviem de metas e padrões predefinidos.
Produção de significações e sentidos da prática cultural no campo da transformação das relações de poder.
Organização das diferentes áreas do conhecimento na definição da grade curricular.
Sobre informática para alunos com deficiência física, está correto:
Não se deve contar com os meios eletrônicos para atividades pedagógicas e para comunicação, porque sempre há o risco de mau funcionamento dos mesmos.
O aluno que tem um recurso sofisticado de comunicação suplementar e alternativa (alta tecnologia) pode prescindir do sistema em papel (baixa tecnologia).
O aluno com deficiência física deve utilizar o computador apenas na sala multifuncional, para não constranger os colegas de sala que não dispõem de equipamento equivalente.
O aluno com paralisia cerebral precisa ser treinado para se adaptar ao acionador.
Por mais comprometida que seja a motricidade, sempre há uma maneira de desenhar acionadores capazes de responder a movimentos muito sutis do usuário.
A professora de 3º ano apresentou a seguinte situação-problema:
Leonardo é 6 anos mais velho que João, que tem 5 anos.
Quantos anos Leonardo tem? Em relação ao campo aditivo, o problema citado relaciona-se essencialmente com o significado de:
composição.
transformação.
comparação.
representação.
estimativas.
Segundo Bloom (1950), para que um programa de formação seja bem avaliado, ele precisa ter
bons profissionais envolvidos.
curta duração.
metodologia clara e adequada. obj
etivos claros e bem definidos.
materiais adequados.
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