Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Resultados de pesquisa sobre mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2006/2007), indicam que esses alunos

  • A.

    são capazes de se apropriar dos conhecimentos relativos a essa língua, por meio de estratégias variadas implicadas no estímulo-resposta e consequente reforço.

  • B.

    são capazes de se apropriar dos conhecimentos relativos a essa língua, por meio de estratégias variadas implicadas no estímulo-resposta e consequente reforço.

  • C.

    são capazes de se apropriar dos conhecimentos relativos a essa língua, por meio de estratégias variadas que levam em consideração as dificuldades e potencialidades dos mesmos.

  • D.

    não são capazes de se apropriar dos conhecimentos relativos a essa língua e da educação formal, dadas suas características genéticas, psicológicas e comportamentais.

  • E.

    não são capazes de se apropriar dos conhecimentos relativos a essa língua, por implicar construções cognitivas e proposição de hipóteses inacessíveis aos mesmos.

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Uma professora que trabalha com alunos de 09 a 14 anos, com deficiência mental, optou, em Língua Portuguesa, por trabalhar com a criação e produção de textos, porque isso permite a esses alunos desenvolverem ações:

  • A.

    intuitivas.

  • B.

    práticas.

  • C.

    concretas.

  • D.

    simbólicas.

  • E.

    técnicas.

Uma escola alcançou melhora no Saresp, na comparação entre os resultados de 2009 e os de 2010. Porém o seu resultado no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) apresentou uma pequena queda. Isto significa que a escola apresentou

  • A.

    um alto fluxo escolar (muitas evasões e repetências).

  • B.

    um baixo resultado na Prova Brasil.

  • C.

    altos índices de absenteísmo docente.

  • D.

    uma piora nas estruturas físicas necessárias para a realização das atividades.

  • E.

    um baixo índice de reprovação.

Segundo o documento MEC/SEESP (2007), a pura repetição de uma ação coloca o aluno com deficiência mental em uma posição inferior diante do conhecimento. Para romper com práticas estéreis e alienantes, o atendimento educacional especializado deve contemplar atividades como

  • A.

    estimular o exercício da atividade cognitiva do aluno e avanços de sua compreensão, por meio de atividades diversas de incentivo de sua expressão, da pesquisa, da criação de hipóteses e do conhecimento.

  • B.

    exercitar a atividade cognitiva do aluno, por meio da resolução de diversas contas envolvendo a mesma operação aritmética; responder a questionários copiando as respostas do livro, para fixar corretamente os conteúdos curriculares.

  • C.

    incentivar a expressão e criatividade do aluno, por meio da pintura de desenhos reproduzidos e mimeografados, com predefinição das cores a serem utilizadas.

  • D.

    estimular o aluno a memorizar as famílias silábicas e realizar treinos para grafá-las com destreza; construir o conceito de número, por meio da contagem de palitos de fósforo.

  • E.

    estimular o aluno a construir a noção de tempoespaço, por meio da grafia diária e repetidas vezes do cabeçalho.

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Como eu posso ajudar um aluno com deficiência visual a aprender e permanecer na escola aprendendo?

  • A.

    Adaptar o trabalho pedagógico à condição visual do aluno.

  • B.

    Proibir os alunos de usarem chapéus ou bonés em sala de aula.

  • C.

    Desestimular o uso constante de óculos em sala de aula.

  • D.

    Não exigir o mesmo desempenho esperado dos demais alunos.

  • E.

    Posicionar o aluno com fotofobia em locais bem iluminados.

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado no ano de 2007, integra o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). O Ideb, que permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, fornecendo dados por escolas, municípios e estados, é calculado a partir

  • A.

    dos resultados do Censo Escolar e da Prova Brasil.

  • B.

    dos resultados do Censo Escolar, do Saeb e da Prova Brasil.

  • C.

    das notas expressas nos boletins e das faltas dos alunos em todo Brasil.

  • D.

    dos resultados da Prova Brasil e do Saeb.

  • E.

    dos resultados expressos nas diversas avaliações realizadas em âmbitos nacionais e estaduais.

O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental deve privilegiar o desenvolvimento e a superação daquilo que lhe é limitado, conforme MEC/SEESP (2006). Tal orientação implica

  • A.

    o deslocamento do aluno de uma posição passiva e automatizada diante da aprendizagem para o acesso e apropriação ativa do saber.

  • B.

    o deslocamento do aluno de uma posição receptiva do saber para uma apropriação adaptativa dos conhecimentos escolares.

  • C.

    a passagem de um tipo de ação consciente e significativa para um tipo de ação automática e mecânica.

  • D.

    a passagem de um tipo de ação de assimilação e de construção do saber para um tipo de ação automática e adaptativa.

  • E.

    a passagem de ações conscientes e interiorizadas para ações esteriotipadas e repetitivas.

A leitura de tabelas é uma habilidade importante a ser ensinada durante o Ciclo I do Ensino Fundamental porque a tabela

  • A.

    é uma maneira de se organizar informações usadas na vida cotidiana e em diferentes disciplinas.

  • B.

    é uma habilidade limitada à escola e que só será necessária durante a vida acadêmica do aluno.

  • C.

    permite uma única interpretação dos fatos, facilitando a vida escolar da criança.

  • D.

    indica para o estudante que o texto só pode ser de matemática ou ciências da natureza.

  • E.

    independe do letramento dos alunos, podendo ser de utilidade também para os não alfabetizados.

O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) é realizado

  • A.

    anualmente e tem como principais objetivos: − verificar o desempenho de todos os alunos nas diferentes unidades escolares; − fornecer dados para os estados e municípios desenvolverem suas políticas educacionais voltadas para a formação docente; − favorecer o reconhecimento dos gestores das fragilidades de sua unidade escolar.

  • B.

    a cada quatro anos e tem como principais objetivos: − investigar fatores socioeconômicos que interferem na aprendizagem dos alunos; − verificar o desempenho dos alunos nas diversas disciplinas; − oferecer, às diversas administrações públicas educacionais, informações para o desenvolvimento e monitoramento de suas políticas.

  • C.

    a cada dois anos e tem como principais objetivos: − indicar aspectos a serem aperfeiçoados em cada unidade escolar; − disponibilizar informações relevantes a gestores e técnicos de educação para a elaboração de políticas educacionais; − possibilitar que a sociedade civil conheça as reais condições da realidade educacional brasileira.

  • D.

    anualmente e tem como principais objetivos: − melhorar os resultados dos processos educacionais desenvolvidos em todo País; − determinar caminhos para o aperfeiçoamento dos espaços e condições para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; − verificar o grau de eficiência dos sistemas de ensino municipais e estaduais.

  • E.

    a cada dois anos e tem como principais objetivos: − acompanhar e monitorar a qualidade e equidade dos sistemas educacionais; − disponibilizar informações para as secretarias municipais e estaduais elaborarem e avaliarem o desempenho de suas políticas educacionais; − oferecer a educadores e sociedade civil informações referentes às condições e resultados dos processos educacionais desenvolvidos em todo País.

Saber importantíssimo que fundamenta a prática educativa dos educadores é o que diz respeito à força, às vezes maior do que pensamos, da ideologia. É o que nos adverte de suas manhas, das armadilhas em que nos faz cair. Esta concepção de ideologia relaciona-se

  • A.

    com um conjunto de idéias e crenças de uma pessoa ou de um grupo.

  • B.

    com doutrinas constituídas por motivos religiosos ou políticos.

  • C.

    diretamente com um conjunto de visões de mundo que explicitam a realidade social.

  • D.

    com ideias e valores que explicam e orientam os comportamentos sociais coletivos.

  • E.

    diretamente com a ocultação da verdade dos fatos, nos tornando míopes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...