Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Instituída pela Lei Complementar no 1.078, de 17 de dezembro de 2008, a Bonificação por Resultados a ser paga aos servidores em efetivo exercício na Secretaria da Educação, decorrente do cumprimento de metas previamente estabelecidas, visa

  • A.

    à melhoria e ao aprimoramento da qualidade do ensino público.

  • B.

    ao favorecimento aos profissionais que se destacam na escola.

  • C.

    à premiação dos professores qualificados profissionalmente.

  • D.

    ao incentivo aos servidores com maior tempo de serviço.

  • E.

    à avaliação do trabalho desempenhado pelos servidores.

A Instrução CENP no 1/2010, de 11 de janeiro de 2010, que dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas da rede pública estadual de ensino, estabelece as competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. NÃO é de responsabilidade do professor

  • A.

    realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados para recuperação, com vistas a um maior detalhamento das dificuldades apresentadas preliminarmente pelo professor da classe.

  • B.

    oferecer atendimento individualizado de estudos de recuperação paralela para atender às dificuldades/necessidades indicadas pelas famílias dos alunos.

  • C.

    encaminhar, ao final do período em que o aluno esteve submetido a estudos de recuperação, os resultados alcançados.

  • D.

    cuidar dos registros das atividades desenvolvidas com os alunos, em especial, apresentando relatório circunstanciado quando de se tratar de atendimento individualizado.

  • E.

    utilizar estratégias diversificadas propondo as atividades a serem vivenciadas pelos alunos, sugeridas no material de apoio, como também usar os materiais disponíveis na Sala Ambiente de Informática da escola.

De acordo com Jacques Delors, a educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Essa perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar

  • A.

    as reformas educativas, ou seja, tanto a elaboração de programas como a definição de novas políticas pedagógicas.

  • B.

    os professores, ou seja, a definição de suas metas nos planos de aula e também a dos processos de avaliação.

  • C.

    as comunidades em que as escolas estão inseridas, para que possam reivindicar o cumprimento de tais princípios.

  • D.

    as equipes gestoras, para que ofereçam uma educação democrática, voltada para o desenvolvimento de todos os alunos.

  • E.

    a divisão tradicional dos tempos e espaços, para que eles possam corresponder às exigências do mundo contemporâneo.

Duas meninas, da mesma turma, saíram muito entusiasmadas da aula, conversavam sobre o que estavam aprendendo e foram questionadas por colegas de outra turma sobre o motivo de tanto entusiasmo. Eles queriam saber como eram as aulas dessa tal professora Luiza que era muito elogiada pelos alunos. As duas foram logo contando: “A aula dela é muito gostosa porque todo mundo tem o mesmo direito de participar e falar, dar opiniões; não fica assim, de deixar os alunos meio isolados, pelo contrário”. E a outra menina complementa: “E na hora de explicar ela explica de um jeito que não tem jeito de não entender. Quando ela está explicando, ela está conversando com os alunos e ela pede muito a opinião da classe inteira. É um jeito muito fácil de aprender”.

O encontro cotidiano entre professores e alunos em sala de aula envolve um conjunto de fatores necessários para facilitar a aprendizagem. No caso da professora Luiza, as alunas colocam em destaque a sua habilidade em

  • A.

    estabelecer os vínculos entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios e determinar o que deve constituir o ponto de partida das aulas.

  • B.

    promover o trabalho independente por meio de situações em que possam se atualizar e utilizar autonomamente os conhecimentos construídos.

  • C.

    criar oportunidades para os alunos expressarem suas próprias ideias e selecionar os aspectos relevantes e os que devem ser descartados.

  • D.

    gerar um ambiente em que seja possível que os estudantes se abram, façam perguntas, e aproveitar, quando possível, as contribuições dos alunos.

  • E.

    contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, estabelecer um ambiente favorável, além de criar uma rede comunicativa na aula.

Bullying pode ser descrito como um tipo de intimidação

  • A.

    direta e indireta, envolvendo um variado leque de agressões.

  • B.

    pontual, exclusiva do espaço escolar.

  • C.

    acidental, para chamar a atenção do agredido.

  • D.

    planejada, mas sem envolvimento de violência física.

  • E.

    frequente, usado, sobretudo, por alunos imaturos ou inseguros.

Para Coll e Martín (2006), numa concepção construtivista a avaliação tem uma função reguladora no processo de ensino e aprendizagem que implica conhecer o que cada um dos alunos já sabe, sabe fazer e é, e o que pode chegar a saber, saber fazer ou ser, e como aprendê-lo. Nesse processo, cabe ao professor

  • A.

    conhecer como os alunos aprendem ao longo do processo de ensino-aprendizagem para atribuir notas ou conceitos que retratem o desempenho do grupo e os resultados obtidos.

  • B.

    identificar as necessidades de cada aluno, incentivá-los a realizar o esforço que lhes permita continuar progredindo e comunicar à família os resultados finais.

  • C.

    confiar e demonstrar confiança no esforço dos alunos, devolvendo-lhes a avaliação de seu próprio progresso por meio de conceitos que retratem seu desempenho.

  • D.

    desenvolver uma atuação na aula em que as atividades e os próprios conteúdos de trabalho se adequarão constantemente, tendo como referência o planejamento.

  • E.

    informar aos alunos os critérios e os instrumentos utilizados para avaliá-los e observar, ao final do processo, os fatores que interferiram no desempenho da turma.

Perrenoud (2000) propõe um inventário das competências que contribuem para orientar a prática docente e as formações iniciais e contínuas. Para o autor, a noção de competência designará uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação. Administrar a progressão das aprendizagens é uma das famílias de competência reconhecida como prioritária no exercício da docência que mobiliza competências mais específicas como, por exemplo:

I. conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos.

II. desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.

III. observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem numa perspectiva formativa.

IV. fazer balanços periódicos do processo realizado e tomar decisões de progressão.

V. envolver os alunos em atividades de pesquisa e em projetos de conhecimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    II e V.

Segundo Hoffmann (2001), existem quatro dimensões que envolvem o processo avaliativo. A primeira dimensão se refere ao contexto sociocultural do aluno, a segunda aos saberes significativos e a terceira às questões epistemológicas do aprender. A quarta dimensão diz respeito

  • A.

    às atividades interativas.

  • B.

    às atividades interativas.

  • C.

    ao cenário educativo/avaliativo.

  • D.

    à gênese do conhecimento.

  • E.

    ao compromisso social do docente.

Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno, buscando encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber, significa desenvolver uma ação avaliativa

  • A.

    contínua.

  • B.

    mediadora.

  • C.

    científica.

  • D.

    supervisora.

  • E.

    tradicional.

Competências e habilidades precisam ser desenvolvidas na escola, uma vez que são elas que permitem aos alunos

  • A.

    alocar significado às suas vidas, orientando-os na escolha de rumos de ação compatíveis com suas metas.

  • B.

    enfrentar problemas e agir de modo coerente diante das múltiplas possibilidades de solução.

  • C.

    valorizar a vida escolar, aquilatando os aspectos curriculares, as qualidades dos docentes, a riqueza da interação entre pares.

  • D.

    aprender a se comprometer com a tomada de decisão e com as ações capazes de impulsionar a própria vida e os rumos da nação.

  • E.

    distinguir o certo do errado, adotando um ponto de vista ético, no qual se busque igualdade, liberdade e justiça para todos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...