Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando-se que os indivíduos e os grupos culturais aos quais pertencem possuem diferentes e complexas características, compreender e aceitar a diversidade cultural é condição primeira para quem pretende realizar uma atividade educacional crítica e voltada para a construção da cidadania.
Nesse contexto, é preciso ressaltar as diferenças
como realidade das diversas culturas a ser aceita pelos professores em sala de aula, sem com isso interferir no desenvolvimento curricular organizado pela escola.
na organização curricular, com a elaboração de propostas metodológicas que possibilitem a formação de grupos homogêneos.
no projeto político pedagógico da escola, para assim estruturar ações que minimizem a heterogeneidade existente.
como construções históricas e culturais, considerando a diversidade não como um problema, mas como um recurso pedagógico para a prática educativa.
nas reuniões com a comunidade escolar para que esta possa compreender que o papel da escola é ensinar os conhecimentos selecionados pelos especialistas em educação.
Segundo Vygotsky, para compreender o desenvolvimento cognitivo são fundamentais
a interação social e o instrumento lingüístico.
as experiências com o meio ambiente do aluno.
os processos de assimilação constante de conteúdos significativos.
os estudos comportamentais dos alunos.
os treinamentos para o desenvolvimento psicomotor dos alunos.
Paraná reduz violência revistando estudantes
Diariamente uma equipe com 50 policiais percorre as 187 escolas estaduais da cidade realizando revistas nos alunos ou promovendo palestras sobre a criminalidade entre os estudantes (...)
Os alunos põem seu material escolar em cima da carteira. Os policiais passam abrindo as malas e revirando cadernos. Depois, os estudantes são revistados ...
Em uma concepção de educação progressista, o enfrentamento da problemática da violência escolar deve levar a escola a se organizar por meio de
regras disciplinares elaboradas por especialistas em criminalidade.
regras disciplinares construídas em conjunto com os alunos.
propostas político-pedagógicas que trabalhem o cotidiano em toda a sua complexidade.
colaboração dos pais, para que eles passem a se responsabilizar pela disciplina na escola.
ajuda da segurança escolar, sempre que os alunos não respeitarem os professores ou a equipe da escola.
Considere as afirmações sobre as características da Educação à Distância.
I. Permite a interatividade entre professor e alunos.
II. Rompe barreiras geográficas, democratizando o acesso ao ensino.
III. Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado.
IV. Permite uma grande expansão do ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem.
V. Permite apenas a utilização de dispositivos multimídia, excluindo, portanto, impressos e outros meios.
São verdadeiras APENAS as afirmações
I, II e IV.
III e IV.
I, II e V.
I, III e V.
II e IV.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas.
A Tendência Pedagógica expressa nas idéias acima representa a pedagogia
tecnicista.
tradicional.
libertadora.
histórico-crítica.
realista.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Desde o início da década de 1990, algumas perspectivas de políticas sociais orientadas para as exigências do estágio atual do capitalismo para a América Latina têm sido delineadas por organismos internacionais. Na definição das políticas educativas na América Latina assume papel decisivo o Banco Mundial e sua posição de defesa explícita da vinculação entre educação e produtividade, numa visão claramente economicista.
A influência do Banco Mundial gerou políticas educativas, na América Latina, que priorizaram:
melhoria da eficiência interna, qualidade, eqüidade, descentralização e privatização.
melhoria da qualidade do ensino, avaliação de competências e desenvolvimento da cidadania.
universalização da educação básica e centralização de projetos pedagógicos.
desenvolvimento integral do educando, formação de professores e qualidade social.
integração dos sistemas educacionais e financiamento específico para a educação dos excluídos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Em relação à Educação Pública no Brasil, é correto afirmar que
I. o Manifesto dos Pioneiros da Educação, em 1932, teve grande importância na defesa pela educação obrigatória, pública, gratuita e laica como um dever do Estado.
II. a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 4.024/61) atendeu também as escolas privadas, apesar das pressões para que o Estado destinasse recursos apenas para a educação pública.
III. o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1970) é considerado o movimento mais competente em termos de qualidade para a alfabetização de jovens e adultos.
IV. historicamente a prática de pôr a Administração Pública a serviço de grupos particulares, sejam econômicos, religiosos ou político-partidários, garantiu um maior investimento financeiro na educação pública de qualidade.
É correto o que consta APENAS em
II, III e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
I e II.
Recentemente a mídia noticiou que uma professora, de uma escola pública de São Paulo, teria obrigado um aluno de 4 anos a lavar a boca com sabão por ter beijado um colega. Nos EUA, um aluno de 7 anos foi indiciado por assédio sexual por ter abraçado uma colega.
A sexualidade, ainda hoje, continua assunto quase inexistente nas propostas curriculares das escolas, apesar dos PCNs proporem o trabalho dessa temática. Trabalhar nesta perspectiva é reconhecer que as manifestações da sexualidade
traduzem uma criação particular e única de cada sujeito.
exigem aulas de biologia, que devem fazer parte do currículo escolar.
não devem ser manifestadas no espaço escolar.
precisam ser planejadas por especialistas da área de psicologia.
necessitam ser trabalhadas em conjunto com as famílias dos alunos com problema
Aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizálo, integrá-lo nos próprios esquemas de conhecimento.
Esta representação
inicia-se na aprendizagem dos conteúdos simples, para, após, poder ser ensinados os conteúdos complexos.
exige o domínio de conhecimentos e conceitos prévios que precede a aprendizagem dos conteúdos escolares.
necessita da aquisição de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos, antes da aprendizagem dos conteúdos.
não se inicia no zero, mas a partir dos conhecimentos que os alunos já têm e que lhes permitem fazer conexões com os novos conteúdos.
exige um diagnóstico inicial em relação às múltiplas inteligências do aluno, visando um planejamento que leve em consideração as reais possibilidades de sua aprendizagem.
Se apresentarmos o ideal como algo desejado e necessário e que ainda não existe (...) é preciso acrescentar que é necessário que ele seja possível. O que ainda não é, pode vir a ser.
Considerando-se as afirmações acima, é correto afirmar que a utopia é
entendida como um ideal irrealizável, pois nem sempre o necessário é possível ou alcançável.
entendida como algo impossível de ser alcançado por ser um sonho ou uma fantasia que o ser humano elabora para conseguir sobreviver diante de sua realidade.
compreendida como um ideal ainda não realizado, mas que é possível realizar a partir do confronto do que se tem com o que se quer e com o que se precisa construir.
vista como algo desejado e necessário, mas que não é possível construir pelas condições concretas em que se vive.
ideal que pode e deve ser realizado, mas que para o atingir são necessárias condições financeiras, competência técnica e metas realistas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...