Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considerando-se que os indivíduos e os grupos culturais aos quais pertencem possuem diferentes e complexas características, compreender e aceitar a diversidade cultural é condição primeira para quem pretende realizar uma atividade educacional crítica e voltada para a construção da cidadania.

 Nesse contexto, é preciso ressaltar as diferenças

  • A.

    como realidade das diversas culturas a ser aceita pelos professores em sala de aula, sem com isso interferir no desenvolvimento curricular organizado pela escola.

  • B.

    na organização curricular, com a elaboração de propostas metodológicas que possibilitem a formação de grupos homogêneos.

  • C.

    no projeto político pedagógico da escola, para assim estruturar ações que minimizem a heterogeneidade existente.

  • D.

    como construções históricas e culturais, considerando a diversidade não como um problema, mas como um recurso pedagógico para a prática educativa.

  • E.

    nas reuniões com a comunidade escolar para que esta possa compreender que o papel da escola é ensinar os conhecimentos selecionados pelos especialistas em educação.

Segundo Vygotsky, para compreender o desenvolvimento cognitivo são fundamentais

  • A.

    a interação social e o instrumento lingüístico.

  • B.

    as experiências com o meio ambiente do aluno.

  • C.

    os processos de assimilação constante de conteúdos significativos.

  • D.

    os estudos comportamentais dos alunos.

  • E.

    os treinamentos para o desenvolvimento psicomotor dos alunos.

Paraná reduz violência revistando estudantes

Diariamente uma equipe com 50 policiais percorre as 187 escolas estaduais da cidade realizando revistas nos alunos ou promovendo palestras sobre a criminalidade entre os estudantes (...)

Os alunos põem seu material escolar em cima da carteira. Os policiais passam abrindo as malas e revirando cadernos. Depois, os estudantes são revistados ...

Em uma concepção de educação progressista, o enfrentamento da problemática da violência escolar deve levar a escola a se organizar por meio de

  • A.

    regras disciplinares elaboradas por especialistas em criminalidade.

  • B.

    regras disciplinares construídas em conjunto com os alunos.

  • C.

    propostas político-pedagógicas que trabalhem o cotidiano em toda a sua complexidade.

  • D.

    colaboração dos pais, para que eles passem a se responsabilizar pela disciplina na escola.

  • E.

    ajuda da segurança escolar, sempre que os alunos não respeitarem os professores ou a equipe da escola.

Considere as afirmações sobre as características da Educação à Distância.

 I. Permite a interatividade entre professor e alunos.

 II. Rompe barreiras geográficas, democratizando o acesso ao ensino.

 III. Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado.

IV. Permite uma grande expansão do ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem.

V. Permite apenas a utilização de dispositivos multimídia, excluindo, portanto, impressos e outros meios.

 São verdadeiras APENAS as afirmações

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    I, III e V.

  • E.

    II e IV.

Só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas.

A Tendência Pedagógica expressa nas idéias acima representa a pedagogia

  • A.

    tecnicista.

  • B.

    tradicional.

  • C.

    libertadora.

  • D.

    histórico-crítica.

  • E.

    realista.

Desde o início da década de 1990, algumas perspectivas de políticas sociais orientadas para as exigências do estágio atual do capitalismo para a América Latina têm sido delineadas por organismos internacionais. Na definição das políticas educativas na América Latina assume papel decisivo o Banco Mundial e sua posição de defesa explícita da vinculação entre educação e produtividade, numa visão claramente economicista.

 A influência do Banco Mundial gerou políticas educativas, na América Latina, que priorizaram:

  • A.

    melhoria da eficiência interna, qualidade, eqüidade, descentralização e privatização.

  • B.

    melhoria da qualidade do ensino, avaliação de competências e desenvolvimento da cidadania.

  • C.

    universalização da educação básica e centralização de projetos pedagógicos.

  • D.

    desenvolvimento integral do educando, formação de professores e qualidade social.

  • E.

    integração dos sistemas educacionais e financiamento específico para a educação dos excluídos.

Em relação à Educação Pública no Brasil, é correto afirmar que

I. o Manifesto dos Pioneiros da Educação, em 1932, teve grande importância na defesa pela educação obrigatória, pública, gratuita e laica como um dever do Estado.

 II. a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 4.024/61) atendeu também as escolas privadas, apesar das pressões para que o Estado destinasse recursos apenas para a educação pública.

 III. o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1970) é considerado o movimento mais competente em termos de qualidade para a alfabetização de jovens e adultos.

IV. historicamente a prática de pôr a Administração Pública a serviço de grupos particulares, sejam econômicos, religiosos ou político-partidários, garantiu um maior investimento financeiro na educação pública de qualidade.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I e II.

Recentemente a mídia noticiou que uma professora, de uma escola pública de São Paulo, teria obrigado um aluno de 4 anos a lavar a boca com sabão por ter beijado um colega. Nos EUA, um aluno de 7 anos foi indiciado por assédio sexual por ter abraçado uma colega.

A sexualidade, ainda hoje, continua assunto quase inexistente nas propostas curriculares das escolas, apesar dos PCNs proporem o trabalho dessa temática. Trabalhar nesta perspectiva é reconhecer que as manifestações da sexualidade

  • A.

    traduzem uma criação particular e única de cada sujeito.

  • B.

    exigem aulas de biologia, que devem fazer parte do currículo escolar.

  • C.

    não devem ser manifestadas no espaço escolar.

  • D.

    precisam ser planejadas por especialistas da área de psicologia.

  • E.

    necessitam ser trabalhadas em conjunto com as famílias dos alunos com problema

Aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizálo, integrá-lo nos próprios esquemas de conhecimento.

Esta representação

  • A.

    inicia-se na aprendizagem dos conteúdos simples, para, após, poder ser ensinados os conteúdos complexos.

  • B.

    exige o domínio de conhecimentos e conceitos prévios que precede a aprendizagem dos conteúdos escolares.

  • C.

    necessita da aquisição de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos, antes da aprendizagem dos conteúdos.

  • D.

    não se inicia no zero, mas a partir dos conhecimentos que os alunos já têm e que lhes permitem fazer conexões com os novos conteúdos.

  • E.

    exige um diagnóstico inicial em relação às múltiplas inteligências do aluno, visando um planejamento que leve em consideração as reais possibilidades de sua aprendizagem.

Se apresentarmos o ideal como algo desejado e necessário e que ainda não existe (...) é preciso acrescentar que é necessário que ele seja possível. O que ainda não é, pode vir a ser.

 Considerando-se as afirmações acima, é correto afirmar que a utopia é

  • A.

    entendida como um ideal irrealizável, pois nem sempre o necessário é possível ou alcançável.

  • B.

    entendida como algo impossível de ser alcançado por ser um sonho ou uma fantasia que o ser humano elabora para conseguir sobreviver diante de sua realidade.

  • C.

    compreendida como um ideal ainda não realizado, mas que é possível realizar a partir do confronto do que se tem com o que se quer e com o que se precisa construir.

  • D.

    vista como algo desejado e necessário, mas que não é possível construir pelas condições concretas em que se vive.

  • E.

    ideal que pode e deve ser realizado, mas que para o atingir são necessárias condições financeiras, competência técnica e metas realistas.

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