Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No processo de aprendizagem, os erros poderão ser meras respostas rápidas para "ter o que falar" ou para livrar-se facilmente da tarefa.
No construtivismo ou interacionismo, o erro dos alunos também pode servir de diagnóstico e ser
prognóstico de um currículo inadequado.
base para a mudança de comportamentos.
ação natural de qualquer ser humano.
expressão de um ensino mal administrado.
prova de atividade intelectual.
Muitos diretores mostram-se constrangidos com a presença dos supervisores em suas unidades e, às vezes, enfadados com as exigências de alguns quanto à organização dos trabalhos pedagógico e burocrático, tendendo a interpretá-los como interferência indébita e fiscalizadora.
Para que a ação supervisora não se torne mera fiscalização e controle, é necessário que o supervisor
avalie o desempenho dos professores e da equipe técnica, previamente, com o supervisor da escola, que as avalizará.
participe em todas as atividades da escola, estabelecendo metas de melhoria do atendimento.
colabore na construção do projeto pedagógico da escola garantindo que o mesmo expresse as orientações dos órgãos centrais.
participe da discussão coletiva dos resultados obtidos nos testes nacionais e regionais, visando ao estabelecimento de conteúdos curriculares mais significativos.
garanta sua presença sistemática nas escolas, em um permanente diálogo reflexivo sobre a realidade do cotidiano escolar e da prática educativa.
Historicamente, são os alunos das camadas menos favorecidas economicamente da população brasileira que engrossam as estatísticas da repetência, da evasão e do abandono escolar. São eles, antecipadamente, excluídos do sistema de ensino quer seja pela insuficiência de ofertas de vagas nas escolas públicas, quer seja pela qualidade do ensino duvidosa que propaga, instituindo-se uma cultura da exclusão escolar.
Diante desse contexto, a análise da função social da escola está intrinsecamente relacionada com o conceito de
A) qualidade de ensino.
fracasso escolar.
capacidade intelectual.
mérito.
aptidão para os estudos.
Crime contra Índio Pataxó comove o país
... Em mais um triste "Dia do Índio", Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...) . Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo e, enquanto um se manteve ao volante, os outros quatro dirigiram-se até o local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo do índio. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1a Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: "os jovens queriam apenas se divertir"...
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, os Temas Transversais trabalham questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana, porque o compromisso com a construção da cidadania
exige a compreensão das várias necessidades das diferentes classes sociais e um trabalho diferenciado com cada grupo de alunos em função de seu status socioeconômico.
pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.
requer um profissional com especialização nos vários problemas que a prática de sala de aula apresenta no cotidiano escolar atual.
impõe uma nova dinâmica na organização escolar, exigindo maior dedicação por parte dos professores que não apresentam competência para lidar com a realidade atual.
necessita de profissionais que saibam impor respeito a seus alunos e resgatem valores morais perdidos na sociedade contemporânea.
Na educação básica, a gestão democrática restabelece o controle da sociedade civil sobre a educação na escola pública, introduzindo como princípios: a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e
em processos formativos, mesmo em cursos de pósgraduação, de forma remunerada.
das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
a atuação de especialistas para acompanhar e assessorar a prática educativa.
dos pais nos conselhos de série e classe, mensalmente.
a organização estudantil em grêmios com supervisão da direção escolar.
Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. A intervenção é histórica, é cultural, é política...
Diante disso, é correto afirmar que
é preciso criar metodologias eficazes para a transmissão do conhecimento universal.
a prática de ensino, fruto da experiência docente, não exige dinâmicas inovadoras.
as experiências não podem ser transplantadas, mas reinventadas.
uma metodologia eficiente é aquela que prescinde do processo de ensino.
é preciso uma prática de ensino em que o aluno respeite a história profissional do professor.
Planejamento Participativo avança para questões amplas e complexas, combatendo a noção de neutralidade, e buscando como se pode contribuir para interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la numa direção estabelecida, em conjunto, por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento.
Participação, nesta concepção de planejamento, inclui
distribuição do poder com a possibilidade de decidir na sua construção.
escolha de profissionais que saibam elaborar um planejamento.
decisão de quais pessoas podem participar do planejamento.
coordenação coletiva, sem a presença de um único coordenador.
decisão sempre coletiva e consensual.
Só porque eu sou preta eles falam que eu não tomo banho. Ficam me xingando de preta cor de carvão. Ela me xingou de preta fedida. Eu contei para a professora e ela não fez nada...
Na organização do trabalho escolar,
as questões da discriminação e do preconceito racial são orientadas, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a serem trabalhadas como atividade extraclasse.
a função seletiva da escola não interfere no processo ensino-aprendizado, uma vez que cada aluno apresenta biologicamente capacidade intelectual diferenciada.
a origem étnica é um dos conteúdos que está presente no projeto curricular da maioria das escolas públicas e privadas.
a prática educativa oferece aos alunos, brancos e negros, oportunidades diferentes para se sentirem aceitos, respeitados e positivamente participantes da sociedade brasileira.
o melhor encaminhamento para resolver os conflitos étnicos, segundo o ECA, é chamar um especialista para discutir o assunto na escola e, após, comunicar o caso ao Conselho Tutelar.
A diversidade marca o mundo dos seres humanos; os contextos educativos são plurais e requerem soluções – também plurais (...) as crianças têm múltiplas vozes e precisam de estratégias diversas para a educação.
De acordo com as idéias acima, a oportunidade a todas as crianças, no âmbito da diversidade, pode ser atingida por meio de uma educação que busca a
equidade.
competência.
qualidade.
eficiência.
eficácia.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo
interage fundamentalmente com a aprendizagem.
é interpretado a partir da experiência com o meio físico
exige a cultura como mediadora da aprendizagem.
é ampliado a partir da aprendizagem de conceitos estruturantes.
depende da intervenção no desenvolvimento dada pela aprendizagem.
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