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No ensino de língua inglesa, a noção de "tarefas" (tasks) constitui relevante orientação didático-pedagógica atualmente. As tarefas
concentram-se num sistema lingüístico e suprem a aprendizagem pretendida.
aplicam-se a alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e possibilitam a recuperação desses alunos.
relacionam, por meio de atividades, fatos e experiências da sociedade ao ensino da sala de aula.
resumem-se em experiências de comunicação oral, com vistas à melhoria dessa habilidade, como por exemplo, a pronúncia.
baseiam-se numa prática instrucional individualizada que, por meio de exercícios lingüísticos, promove a aprendizagem correta da língua inglesa.
O ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes
oferecem a oportunidade de comparar ou contrastar em língua inglesa questões discutidas na sociedade brasileira.
oportunizam a comparação e contraste entre culturas desenvolvidas e subdesenvolvidas.
garantem o acesso às variedades gramaticais e de vocabulário da língua inglesa em suas variedades temáticas.
proporcionam o conhecimento sobre assuntos que não surgem na mídia brasileira.
possibilitam aos alunos estudar as outras disciplinas do currículo escolar em inglês.
Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.
O estudo da natureza do enunciado como unidade real da comunicação verbal
concorre para o fortalecimento do princípio monológico que deve marcar os gêneros do discurso.
explica a necessidade de limitar a passagem de um gênero a outro.
defende a exclusão da estilística para a compreensão das unidades da língua.
deve ocorrer nas palavras e orações do discurso científico.
pode proporcionar compreensão da possibilidade de mudanças nas unidades da língua.
A apreciação de costumes e valores de outras culturas pode ser realizada no ensino de língua inglesa?
A resposta correta da pergunta acima é:
Não. O ensino de língua inglesa deve concentrar-se nos costumes e valores dos países nos quais a língua inglesa é primeira língua.
Sim, mas deve ocorrer nas séries em que os alunos já têm conhecimento básico de língua inglesa.
Não, porque essa noção representa uma ideologia imperialista, não mais adotada na educação atualmente.
Sim. Esse trabalho pode desenvolver a percepção da própria cultura por meio da compreensão da cultura estrangeira.
Talvez. O professor é quem deve avaliar se seus alunos têm a competência lingüística para esse aprendizado.
Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.
A menção à heterogeneidade dos gêneros do discurso refere-se à
imutabilidade dos discursos sociais e classificação dos mesmos.
impossibilidade de classificação definitiva dos gêneros.
impossibilidade de distinção entre os gêneros.
definição correta da natureza lingüística do discurso cotidiano oral.
abstração e ao formalismo lingüísticos que compõem a natureza dos enunciados.
Considere o trecho abaixo de uma aula de leitura de 8ª série.
Professora: Now, let's read a text. It's about global warming. Global warming? Do you know what it is? It's aquecimento global. Já ouviram falar, não é? Como no filme 'Era do Gelo 2'. Did you see it? Yes? Ok, let's read.
Observa-se que a professora conduz sua aula utilizandose tanto da língua inglesa, quanto da língua portuguesa. Segundo as teorias recentes sobre ensino de língua inglesa, esse procedimento é considerado
errado, porque os alunos devem ser expostos apenas à língua inglesa.
inadequado, porque não se deve falar inglês nas atividades de leitura, apenas ler.
inaceitável; demonstra o despreparo lingüístico da professora para se comunicar em inglês.
adequado; a professora utiliza-se da língua materna para explicações breves, que não comprometem o objetivo de sua atividade.
correto; a professora aproveita a atividade de leitura para ensinar a habilidade oral.
Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.
Os gêneros do discurso devem ser entendidos como
os modos em que conteúdo temático, estilo e construção composicional se organizam na comunicação.
a contradição da unidade nacional de uma língua.
enunciados orais e escritos que compõem a unidade nacional de uma língua.
as variadas formas de exposição científica do diálogo cotidiano.
o primeiro estudo científico sobre a atividade comunicativa.
Escrever textos em duplas, no desenvolvimento da habilidade de escrita, é um procedimento
aconselhável porque reflete uma situação privilegiada de ampliação de repertório e de desenvolvimento do espírito de parceria.
inadequado porque a escrita constitui uma prática individual.
adequado apenas em alguns gêneros textuais, como é o caso dos diálogos.
desaconselhável porque um aluno pode assimilar formas incorretas da escrita com o outro.
recomendado apenas na fase inicial do aprendizado, como estímulo, porque a essência da escrita é individual.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Na prática, o planejamento ainda tem-se reduzido à atividade em que se preenche um formulário (...) É preciso assumir que é possível e desejável superar os entraves colocados pelo tradicional formulário, previamente traçado, fotocopiado ou impresso, onde são delimitados centímetros quadrados para se registrar os "objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação".
O texto acima faz uma análise crítica a uma tendência
tecnicista, em que se concebe o planejamento como ação mecânica e burocrática.
tradicional de planejamento, onde o especialista é o responsável por esta ação.
conservadora de planejamento, em que se exige a presença dos objetivos do projeto.
liberal, em que se desconsidera a necessidade do item "avaliação", no planejamento.
progressista, em que os membros de um grupo têm direito à participação.
Da perspectiva filosófica construtivista, o conhecimento é concebido como
reprodução da realidade.
projeção do pensamento.
negação da realidade empírica.
dependente da posição do observador.
resultado de práticas aleatórias.
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