Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve

  • A.

    receber menor atenção, limitando-se ao preenchimento de lacunas ou elaboração de respostas curtas em atividades escritas.

  • B.

    procurar desenvolver a articulação entre conhecimento de mundo, conhecimento lingüístico e organização textual.

  • C.

    concentrar-se no estudo de regras gramaticais, sendo estas um requisito imprescindível para as avaliações periódicas.

  • D.

    enfatizar o uso correto da língua, uma vez que essa é a única habilidade voltada a esse objetivo.

  • E.

    desestimular as criações livres, evitando que o aluno se frustre com seus erros.

Para teóricos da educação alinhados a uma perspectiva crítica, a transformação da escola e do sistema educacional implica, entre outras medidas,

  • A.

    o estabelecimento de hierarquias de poder.

  • B.

    a produção de currículos nacionais.

  • C.

    a abolição de todo e qualquer regulamento.

  • D.

    o questionamento de discursos hegemônicos.

  • E.

    a exclusão de avaliações diagnósticas.

No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto

  • A.

    propõe uniformizar os conhecimentos diversificados dos alunos.

  • B.

    deve ocorrer depois que o aluno domina as estratégias de leitura.

  • C.

    prioriza a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua.

  • D.

    visa à reconstrução, na escrita, dos textos lidos em sala de aula.

  • E.

    possibilita antecipar possíveis conteúdos e realizar leituras significativas.

A concepção de educação que se relaciona ao método tradicional de ensino vê a escola como

  • A.

    reprodutora do modelo social dominante, referendando-o.

  • B.

    um dos instrumentos de transformação efetiva da sociedade.

  • C.

    modificadora das relações de produção e das diferenças entre classes sociais.

  • D.

    uma instituição que estimula o aprofundamento do pensamento crítico.

  • E.

    necessária para a formação da cidadania, através de uma abordagem multidisciplinar.

Segundo as concepções atuais de leitura, os textos

  • A.

    sempre dizem tudo por meio de suas estruturas e é preciso decifrar seus signos.

  • B.

    devem ser apreendidos como objetos autônomos, encerrados em si mesmos.

  • C.

    podem gerar interpretações múltiplas, em função das interações dos leitores.

  • D.

    só podem ter múltiplos sentidos se houver liberdade para os leitores.

  • E.

    são sempre abertos, permitindo que o leitor atribua qualquer sentido ao que lê.

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.

Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque

  • A.

    supõe que a aprendizagem de uma língua é principalmente a aprendizagem de um código composto por meio de regras gramaticais.

  • B.

    desconsidera que o ensino de gramática deve ser evitado em todos os momentos das aulas.

  • C.

    centra-se em itens como verbos em vez de focalizar a gramática da frase.

  • D.

    requer uma hierarquização de conteúdos lingüísticos que dificulta a espontaneidade e o improviso no aprendizado da língua.

  • E.

    considera o professor como facilitador do processo de aprendizagem.

Considere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa.

Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm

As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura:

  • A.

    confirmação das hipóteses de sentido criadas antes da leitura.

  • B.

    localização do tema ou da idéia principal dos textos.

  • C.

    consulta prévia a outras fontes para reconhecimento de vocabulário.

  • D.

    identificação de conexões entre textos sobre o mesmo tema.

  • E.

    reconhecimento do gênero textual a que os textos pertencem.

Há consenso entre os especialistas de educação de que a maneira pela qual se organizam os conteúdos e as disciplinas escolares limita a expansão do direito à educação básica. Tal organização resulta

  • A.

    da ênfase nos aspectos cognitivos em detrimento do necessário foco nos conteúdos.

  • B.

    do incentivo à interdisciplinaridade que, contraditoriamente, reforçou a importância das disciplinas.

  • C.

    do incentivo ao desenvolvimento das competências e das habilidades propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial em relação às disciplinas das ciências exatas.

  • D.

    da repetição, no currículo escolar, da divisão dos saberes originária das ciências modernas e não das características e necessidades próprias da infância e da adolescência.

  • E.

    da ênfase nos resultados obtidos em avaliações nacionais externas tipo "SAEB" ou "Prova Brasil".

No ensino de leitura em língua inglesa, a leitura de elementos não-verbais (fotografias, tabelas, gráficos, mapas etc.) é

  • A.

    necessária para auxiliar o aluno na compreensão do conteúdo verbal.

  • B.

    prejudicial porque distrai o aluno.

  • C.

    redundante, já que repete informações do texto verbal.

  • D.

    recomendável para tirar dúvidas sobre o conteúdo verbal.

  • E.

    adequada apenas para alunos iniciantes.

A cultura escolar, historicamente, configurou-se na ênfase da questão da igualdade, o que significou, na prática, a afirmação da hegemonia da cultura ocidental européia e a ausência no currículo e em outras práticas educativa, de outras vozes, particularmente referidas às culturas originárias do Continente, à cultura negra e de outros grupos étnicos marginalizados de nossa sociedade.

Problematizar esta questão evitando generalizações sobre um hipotético conhecimento universal, pode significar o ponto de partida fundamental para a

  • A.

    conquista do direito à educação e a permanência do aluno na escola.

  • B.

    conquista de uma escola realmente democrática.

  • C.

    construção plural de um currículo.

  • D.

    participação efetiva do aluno na organização geral da escola.

  • E.

    valorização dos profissionais do ensino.

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