Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve
receber menor atenção, limitando-se ao preenchimento de lacunas ou elaboração de respostas curtas em atividades escritas.
procurar desenvolver a articulação entre conhecimento de mundo, conhecimento lingüístico e organização textual.
concentrar-se no estudo de regras gramaticais, sendo estas um requisito imprescindível para as avaliações periódicas.
enfatizar o uso correto da língua, uma vez que essa é a única habilidade voltada a esse objetivo.
desestimular as criações livres, evitando que o aluno se frustre com seus erros.
Para teóricos da educação alinhados a uma perspectiva crítica, a transformação da escola e do sistema educacional implica, entre outras medidas,
o estabelecimento de hierarquias de poder.
a produção de currículos nacionais.
a abolição de todo e qualquer regulamento.
o questionamento de discursos hegemônicos.
a exclusão de avaliações diagnósticas.
No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto
propõe uniformizar os conhecimentos diversificados dos alunos.
deve ocorrer depois que o aluno domina as estratégias de leitura.
prioriza a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua.
visa à reconstrução, na escrita, dos textos lidos em sala de aula.
possibilita antecipar possíveis conteúdos e realizar leituras significativas.
A concepção de educação que se relaciona ao método tradicional de ensino vê a escola como
reprodutora do modelo social dominante, referendando-o.
um dos instrumentos de transformação efetiva da sociedade.
modificadora das relações de produção e das diferenças entre classes sociais.
uma instituição que estimula o aprofundamento do pensamento crítico.
necessária para a formação da cidadania, através de uma abordagem multidisciplinar.
Segundo as concepções atuais de leitura, os textos
sempre dizem tudo por meio de suas estruturas e é preciso decifrar seus signos.
devem ser apreendidos como objetos autônomos, encerrados em si mesmos.
podem gerar interpretações múltiplas, em função das interações dos leitores.
só podem ter múltiplos sentidos se houver liberdade para os leitores.
são sempre abertos, permitindo que o leitor atribua qualquer sentido ao que lê.
Considere a entrevista abaixo.
Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.
Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque
supõe que a aprendizagem de uma língua é principalmente a aprendizagem de um código composto por meio de regras gramaticais.
desconsidera que o ensino de gramática deve ser evitado em todos os momentos das aulas.
centra-se em itens como verbos em vez de focalizar a gramática da frase.
requer uma hierarquização de conteúdos lingüísticos que dificulta a espontaneidade e o improviso no aprendizado da língua.
considera o professor como facilitador do processo de aprendizagem.
Considere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa.
Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm
As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura:
confirmação das hipóteses de sentido criadas antes da leitura.
localização do tema ou da idéia principal dos textos.
consulta prévia a outras fontes para reconhecimento de vocabulário.
identificação de conexões entre textos sobre o mesmo tema.
reconhecimento do gênero textual a que os textos pertencem.
Há consenso entre os especialistas de educação de que a maneira pela qual se organizam os conteúdos e as disciplinas escolares limita a expansão do direito à educação básica. Tal organização resulta
da ênfase nos aspectos cognitivos em detrimento do necessário foco nos conteúdos.
do incentivo à interdisciplinaridade que, contraditoriamente, reforçou a importância das disciplinas.
do incentivo ao desenvolvimento das competências e das habilidades propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial em relação às disciplinas das ciências exatas.
da repetição, no currículo escolar, da divisão dos saberes originária das ciências modernas e não das características e necessidades próprias da infância e da adolescência.
da ênfase nos resultados obtidos em avaliações nacionais externas tipo "SAEB" ou "Prova Brasil".
No ensino de leitura em língua inglesa, a leitura de elementos não-verbais (fotografias, tabelas, gráficos, mapas etc.) é
necessária para auxiliar o aluno na compreensão do conteúdo verbal.
prejudicial porque distrai o aluno.
redundante, já que repete informações do texto verbal.
recomendável para tirar dúvidas sobre o conteúdo verbal.
adequada apenas para alunos iniciantes.
A cultura escolar, historicamente, configurou-se na ênfase da questão da igualdade, o que significou, na prática, a afirmação da hegemonia da cultura ocidental européia e a ausência no currículo e em outras práticas educativa, de outras vozes, particularmente referidas às culturas originárias do Continente, à cultura negra e de outros grupos étnicos marginalizados de nossa sociedade.
Problematizar esta questão evitando generalizações sobre um hipotético conhecimento universal, pode significar o ponto de partida fundamental para a
conquista do direito à educação e a permanência do aluno na escola.
conquista de uma escola realmente democrática.
construção plural de um currículo.
participação efetiva do aluno na organização geral da escola.
valorização dos profissionais do ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...