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Segundo essa perspectiva sobre identidades, a interação em aula de língua estrangeira deve ser vista como uma prática
ritualizada.
harmônica.
excludente.
disciplinar.
significativa.
A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como
simples transmissão de significados entre locutores.
emissão de uma mensagem do falante para o ouvinte.
resultado da participação passiva do ouvinte.
aplicação da função referencial da linguagem pelo falante.
produção conjunta de falantes e ouvintes.
Qual destas afirmações tem relação de sentido com a citação acima?
Falar como um nativo deve ser o objetivo do aprendiz de língua estrangeira.
O aprendizado de língua estrangeira deve começar pela imitação das formas dessa língua.
A identidade de um indivíduo constrói-se na língua e através dela.
A função primordial de uma língua é a comunicação.
Dominar uma língua estrangeira acarreta desidentificação com a língua materna.
Com relação ao uso de imagens pelo professor de Ciências foram feitas as afirmações abaixo.
I. Neste nível deve-se explorar diversos tipos de imagens, como fotografias, esquemas e mapas.
II. A produção de imagens pelos alunos é importante para desenvolver a sua competência leitora.
III. As imagens devem ser apresentadas apenas depois do entendimento do texto.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:
observação.
falseabilidade.
elaboração de hipóteses.
comprovação da verdade.
descrição de um fenômeno.
Considere as características abaixo.
I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.
Aplicam-se ao construtivismo educacional as características
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser
incentivar a investigação científica e o método empírico.
incorporar métodos alternativos de busca de conhecimento.
mostrar que a ciência encontra-se além das motivações históricas e sociais.
discutir os limites do senso comum para explicar os fenômenos.
partir do contexto em direção à busca da verdade.
No ensino fundamental os conteúdos relacionados à saúde devem enfatizar
os parasitas e seus vetores.
a manutenção da saúde.
os ciclos das doenças.
as doenças endêmicas regionais.
a importância da medicina alternativa.
Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que
considere a importância do convívio social na construção de conhecimento.
verifique a validade das propostas e projetos governamentais.
valorize o desenvolvimento econômico como gerador de igualdade social.
analise criticamente o ambiente e a comunidade escolares.
reconheça o impacto ambiental do desenvolvimento econômico.
Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar
suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais.
o método científico, da maneira como é utilizado pelos cientistas.
a assimilação de conteúdos, para formar uma base teórica bem consolidada.
o uso do livro didático como o norteador do processo ensino-aprendizagem.
a busca da verdade e de explicações incontestáveis para os fenômenos naturais.
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