Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo essa perspectiva sobre identidades, a interação em aula de língua estrangeira deve ser vista como uma prática

  • A.

    ritualizada.

  • B.

    harmônica.

  • C.

    excludente.

  • D.

    disciplinar.

  • E.

    significativa.

A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como

  • A.

    simples transmissão de significados entre locutores.

  • B.

    emissão de uma mensagem do falante para o ouvinte.

  • C.

    resultado da participação passiva do ouvinte.

  • D.

    aplicação da função referencial da linguagem pelo falante.

  • E.

    produção conjunta de falantes e ouvintes.

Qual destas afirmações tem relação de sentido com a citação acima?

  • A.

    Falar como um nativo deve ser o objetivo do aprendiz de língua estrangeira.

  • B.

    O aprendizado de língua estrangeira deve começar pela imitação das formas dessa língua.

  • C.

    A identidade de um indivíduo constrói-se na língua e através dela.

  • D.

    A função primordial de uma língua é a comunicação.

  • E.

    Dominar uma língua estrangeira acarreta desidentificação com a língua materna.

Com relação ao uso de imagens pelo professor de Ciências foram feitas as afirmações abaixo.

I. Neste nível deve-se explorar diversos tipos de imagens, como fotografias, esquemas e mapas.
II. A produção de imagens pelos alunos é importante para desenvolver a sua competência leitora.
III. As imagens devem ser apresentadas apenas depois do entendimento do texto.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:

  • A.

    observação.

  • B.

    falseabilidade.

  • C.

    elaboração de hipóteses.

  • D.

    comprovação da verdade.

  • E.

    descrição de um fenômeno.

Considere as características abaixo.

I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.

Aplicam-se ao construtivismo educacional as características

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser

  • A.

    incentivar a investigação científica e o método empírico.

  • B.

    incorporar métodos alternativos de busca de conhecimento.

  • C.

    mostrar que a ciência encontra-se além das motivações históricas e sociais.

  • D.

    discutir os limites do senso comum para explicar os fenômenos.

  • E.

    partir do contexto em direção à busca da verdade.

No ensino fundamental os conteúdos relacionados à saúde devem enfatizar

  • A.

    os parasitas e seus vetores.

  • B.

    a manutenção da saúde.

  • C.

    os ciclos das doenças.

  • D.

    as doenças endêmicas regionais.

  • E.

    a importância da medicina alternativa.

Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que

  • A.

    considere a importância do convívio social na construção de conhecimento.

  • B.

    verifique a validade das propostas e projetos governamentais.

  • C.

    valorize o desenvolvimento econômico como gerador de igualdade social.

  • D.

    analise criticamente o ambiente e a comunidade escolares.

  • E.

    reconheça o impacto ambiental do desenvolvimento econômico.

Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar

  • A.

    suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais.

  • B.

    o método científico, da maneira como é utilizado pelos cientistas.

  • C.

    a assimilação de conteúdos, para formar uma base teórica bem consolidada.

  • D.

    o uso do livro didático como o norteador do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    a busca da verdade e de explicações incontestáveis para os fenômenos naturais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...