Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O projeto é um documento que formula metas, prevê ações, institui procedimentos e instrumentos de ação e propõe
esforço coletivo temporário empreendido para alcançar um objetivo.
direção política e pedagógica para transformar o trabalho escolar.
respostas a um problema concreto por meio de técnicas construtivistas.
construção partilhada entre a coordenação pedagógica e especialistas.
a utilização dos conhecimentos acumulados dos professores pelo seu caráter inovador.
O tipo de exercício descrito na citação acima
deve ser privilegiado com alunos que têm pouco conhecimento da língua inglesa.
é desnecessário e revela uma prática não mais adotada.
não deve ser realizado individualmente como tarefa de casa.
oferece aos alunos a oportunidade de escrever textos de todos os gêneros.
não leva em conta que a produção escrita real requer a definição do leitor e do objetivo do texto.
A concepção de leitura contida na citação acima opõe-se de forma radical à visão de leitura como
interpretação de sentidos.
posicionamento do leitor diante do texto.
decodificação de signos lingüísticos.
interação entre texto e leitor.
antecipação quanto ao tema e objetivo do texto.
Uma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é
o desenvolvimento da proficiência comunicativa.
a capacitação para intercâmbios culturais entre estudantes de nacionalidades diferentes.
o conhecimento da cultura dos povos falantes de língua inglesa.
a oportunidade de percepção de diferenças culturais e convivência com a diversidade.
a ampliação da esfera de informações e conhecimentos.
Na aula de língua inglesa, como também em outras disciplinas, é importante proporcionar aos alunos contato com diferentes gêneros textuais em seus suportes originais. Essa orientação visa a permitir que os estudantes
entrem em contato com textos considerados difíceis e que, por isso, evitam.
vivenciem diferentes práticas sociais de uso da língua.
deixem de lado a leitura de textos em livros didáticos, que pouco contribuem para o desenvolvimento da competência em leitura.
concentrem-se na aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais.
confrontem, com os colegas, suas estratégias de leitura e seu conhecimento dos assuntos abordados no texto.
Considere este trecho de uma aula de inglês de 8ª série.
Professor: Então. Vocês vão ouvir o diálogo na fita e prestar atenção a três coisas. Vocês vão tentar entender quem ligou para quem, a que horas é o jogo e o local em que as duas pessoas vão se encontrar. Eu vou escrever as perguntas na lousa. Tá bem? Então, vamos ouvir a fita e responder essas três questões. Vocês não precisam entender tudo, tá? Tentem pegar essas informações que eu pedi. Prontos? Eu vou tocar a fita. [Professor toca a fita.]
A instrução do professor é
coerente com o princípio de que as atividades de compreensão oral devem privilegiar os diálogos.
adequada porque estabelece um objetivo claro para a tarefa de compreensão oral.
inadequada porque os alunos ainda não ouviram o diálogo na fita.
ineficaz, pois deveria garantir a compreensão de todas as informações.
eficaz, contanto que os alunos trabalhem em grupos para a resolução da tarefa.
Essa definição de leitura põe ênfase
na competência lingüística.
na competência comunicativa.
no conhecimento sistêmico.
no processo cognitivo.
na consciência crítica.
O modelo interacional de leitura centra-se
no processo de decodificação de informação.
no leitor.
na relação entre leitor e texto.
no texto.
na intenção do autor.
Em relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que:
por se referir a uma modalidade de comunicação que substitui a língua portuguesa para os que dela fazem uso, deve ser adotada como linguagem alternativa à língua portuguesa em todos os estabelecimentos públicos de educação básica.
se constitui em mecanismo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência visual e de audiocomunicação e, portanto, deverá ser introduzida como disciplina optativa nos cursos de formação de professores.
deve ser introduzida como tema transversal em todas as escolas que atendam a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiências auditiva ou visual profunda.
deverá ser componente escolar obrigatório a partir do segundo ciclo do ensino fundamental;
é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de pessoas surdas do Brasil.
Mediante a insistência de um aluno pela resposta certa em uma atividade de leitura, a professora lhe explica que não há resposta certa e o incentiva a construir sentidos sobre o texto lido. Esse procedimento revela que a professora
valoriza o ritual da aprendizagem.
se preocupa em desenvolver o papel do leitor.
enfatiza o conhecimento sistêmico.
negligencia o caráter informal da aprendizagem.
se distancia de sua função de ensinar.
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