Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O projeto é um documento que formula metas, prevê ações, institui procedimentos e instrumentos de ação e propõe

  • A.

    esforço coletivo temporário empreendido para alcançar um objetivo.

  • B.

    direção política e pedagógica para transformar o trabalho escolar.

  • C.

    respostas a um problema concreto por meio de técnicas construtivistas.

  • D.

    construção partilhada entre a coordenação pedagógica e especialistas.

  • E.

    a utilização dos conhecimentos acumulados dos professores pelo seu caráter inovador.

O tipo de exercício descrito na citação acima

  • A.

    deve ser privilegiado com alunos que têm pouco conhecimento da língua inglesa.

  • B.

    é desnecessário e revela uma prática não mais adotada.

  • C.

    não deve ser realizado individualmente como tarefa de casa.

  • D.

    oferece aos alunos a oportunidade de escrever textos de todos os gêneros.

  • E.

    não leva em conta que a produção escrita real requer a definição do leitor e do objetivo do texto.

A concepção de leitura contida na citação acima opõe-se de forma radical à visão de leitura como

  • A.

    interpretação de sentidos.

  • B.

    posicionamento do leitor diante do texto.

  • C.

    decodificação de signos lingüísticos.

  • D.

    interação entre texto e leitor.

  • E.

    antecipação quanto ao tema e objetivo do texto.

Uma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é

  • A.

    o desenvolvimento da proficiência comunicativa.

  • B.

    a capacitação para intercâmbios culturais entre estudantes de nacionalidades diferentes.

  • C.

    o conhecimento da cultura dos povos falantes de língua inglesa.

  • D.

    a oportunidade de percepção de diferenças culturais e convivência com a diversidade.

  • E.

    a ampliação da esfera de informações e conhecimentos.

Na aula de língua inglesa, como também em outras disciplinas, é importante proporcionar aos alunos contato com diferentes gêneros textuais em seus suportes originais. Essa orientação visa a permitir que os estudantes

  • A.

    entrem em contato com textos considerados difíceis e que, por isso, evitam.

  • B.

    vivenciem diferentes práticas sociais de uso da língua.

  • C.

    deixem de lado a leitura de textos em livros didáticos, que pouco contribuem para o desenvolvimento da competência em leitura.

  • D.

    concentrem-se na aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais.

  • E.

    confrontem, com os colegas, suas estratégias de leitura e seu conhecimento dos assuntos abordados no texto.

Considere este trecho de uma aula de inglês de 8ª série.

Professor: Então. Vocês vão ouvir o diálogo na fita e prestar atenção a três coisas. Vocês vão tentar entender quem ligou para quem, a que horas é o jogo e o local em que as duas pessoas vão se encontrar. Eu vou escrever as perguntas na lousa. Tá bem? Então, vamos ouvir a fita e responder essas três questões. Vocês não precisam entender tudo, tá? Tentem pegar essas informações que eu pedi. Prontos? Eu vou tocar a fita. [Professor toca a fita.]

A instrução do professor é

  • A.

    coerente com o princípio de que as atividades de compreensão oral devem privilegiar os diálogos.

  • B.

    adequada porque estabelece um objetivo claro para a tarefa de compreensão oral.

  • C.

    inadequada porque os alunos ainda não ouviram o diálogo na fita.

  • D.

    ineficaz, pois deveria garantir a compreensão de todas as informações.

  • E.

    eficaz, contanto que os alunos trabalhem em grupos para a resolução da tarefa.

Essa definição de leitura põe ênfase

  • A.

    na competência lingüística.

  • B.

    na competência comunicativa.

  • C.

    no conhecimento sistêmico.

  • D.

    no processo cognitivo.

  • E.

    na consciência crítica.

O modelo interacional de leitura centra-se

  • A.

    no processo de decodificação de informação.

  • B.

    no leitor.

  • C.

    na relação entre leitor e texto.

  • D.

    no texto.

  • E.

    na intenção do autor.

Em relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que:

  • A.

    por se referir a uma modalidade de comunicação que substitui a língua portuguesa para os que dela fazem uso, deve ser adotada como linguagem alternativa à língua portuguesa em todos os estabelecimentos públicos de educação básica.

  • B.

    se constitui em mecanismo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência visual e de audiocomunicação e, portanto, deverá ser introduzida como disciplina optativa nos cursos de formação de professores.

  • C.

    deve ser introduzida como tema transversal em todas as escolas que atendam a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiências auditiva ou visual profunda.

  • D.

    deverá ser componente escolar obrigatório a partir do segundo ciclo do ensino fundamental;

  • E.

    é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de pessoas surdas do Brasil.

Mediante a insistência de um aluno pela resposta certa em uma atividade de leitura, a professora lhe explica que não há resposta certa e o incentiva a construir sentidos sobre o texto lido. Esse procedimento revela que a professora

  • A.

    valoriza o ritual da aprendizagem.

  • B.

    se preocupa em desenvolver o papel do leitor.

  • C.

    enfatiza o conhecimento sistêmico.

  • D.

    negligencia o caráter informal da aprendizagem.

  • E.

    se distancia de sua função de ensinar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...