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Segundo Castorina, o processo de desenvolvimento intelectual, explicado por Piaget pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, precede e coloca limites aos aprendizados, sem que estes possam influir sobre aquele.
Para Vygotsky, a aprendizagem
é resultado do desenvolvimento intelectual por meio da assimilação de conteúdos.
requer a constituição de sistemas estruturais como caminho para o desenvolvimento da inteligência.
prescinde, fundamentalmente, da relação do objeto com o meio físico.
interage com o desenvolvimento, onde as interações sociais e o contexto sociocultural são centrais.
está relacionada diretamente ao desenvolvimento cognitivo, e este é processado tanto pelo meio físico como pelo social.
A consciência se reflete na palavra como o sol em uma gota de água. A palavra está para a consciência como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo para o cosmo. Ela é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmo da consciência humana.
Segundo Vygotsky,
o pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana.
o desenvolvimento da linguagem e do pensamento representam funções isoladas, que permitem a construção da consciência.
o pensamento e a linguagem são concebidos como dois processos em relação externa entre si, como duas forças independentes e formadoras da consciência.
o significado da palavra é um fenômeno do pensamento que gera por si, a consciência.
a palavra é independente do pensamento, pois ela e seu significado não estão no campo do desenvolvimento e da formação da consciência.
O princípio da Gestão Democrática não se esgota em atos isolados de participação da comunidade escolar, mas ela se consubstancia quando se
delega à Coordenação Pedagógica da Instituição, a organização do seu currículo, tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) necessários à educação de qualidade.
apresenta uma direção competente, que atenda às necessidades do corpo docente e organize um planejamento adequado à estrutura da Instituição Educacional.
realizam práticas democráticas sistemáticas com os educandos, pais, educadores, funcionários e com a comunidade que a cerca.
desenvolve a formação dos cidadãos, especialmente nos dias de comemorações históricas e nas necessárias lições de educação cívica, que traduzam uma liberdade responsável.
fornecem condições reais para a elaboração do currículo, pautado nos interesses da comunidade e, em particular, nos dos grupos sociais mais pobres.
Os educadores, em seu fazer diário, preocupam-se em demasia com métodos e técnicas em um verdadeiro endeusamento dessas questões, como se a educação pudesse melhorar apenas a partir da metodologia de ensino.
A afirmação acima nos chama atenção para a importância de se
buscar bases conceituais que respaldem e sustentem as metodologias utilizadas na prática educativa.
pesquisar cuidadosamente técnicas e metodologias mais atuais que contemplem a motivação dos orientandos.
dinamizar as práticas educativas a partir de atividades significativas para todos os orientandos.
procurar o interesse prático dos orientandos para então escolher a técnica mais adequada a ser desenvolvida.
preparar melhor as técnicas educativas para que os orientandos assimilem com maior facilidade o conhecimento ensinado.
Pode-se afirmar que as tendências pedagógicas progressistas compartilham o pressuposto de que os saberes e as práticas educativas devem
partir de uma análise crítica das realidades sociais.
desenvolver as aptidões dos indivíduos para o desempenho de papéis sociais.
considerar a atividade do educando como base da relação educativa.
respeitar os saberes do educando em oposição à interferência do adulto.
priorizar a transmissão dos conteúdos.
imutáveis.
descobertas científicas.
científicas e permanentes.
construções culturais.
invenções individuais.
Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita...
Delia Lener afirma que para além do papel do professor na formação do aluno leitor, o desafio de dar sentido à leitura tem uma dimensão
cultural, pois nem todos os alunos apresentam gosto pela leitura.
econômica, pela dificuldade de aquisição de livros.
formativa, pela falta de salas de leitura.
gerencial, ao não definir os professores responsáveis.
institucional, via elaboração de projetos.
Os interesses e preocupações da população alvo das ações comunitárias são elementos a partir dos quais o processo pedagógico de participação se desenvolve. É condição fundamental no processo pedagógico de participação
o reconhecimento das condições sociais, o envolvimento dos atores sociais e a avaliação dos resultados.
a identificação do objeto, a definição de estratégias para realização da ação e a capacitação.
a estruturação, a investigação e a delimitação dos problemas.
a educação, os recursos materiais, humanos e sociais.
a conscientização, a organização social e a capacitação.
A democratização da gestão escolar pressupõe a participação da comunidade no que concerne à
execução das ações planejadas pelos Administradores e Especialistas em relação aos projetos destinados à coletividade.
verificação da atuação dos Especialistas na elaboração dos projetos educativos.
formulação da política de educação, acompanhamento de sua execução, através dos mecanismos institucionais e avaliação da mesma.
análise da competência técnica dos Gestores para decidir e realizar o Projeto Político-Pedagógico da escola.
definição dos objetivos de interesse popular para que os Dirigentes possam planejá-los e executá-los.
As dimensões política, social e cultural do Projeto Pedagógico se traduzem pela explicitação dos principais problemas de cada instituição educacional, pela proposição de soluções e definição de responsabilidades coletivas e individuais na superação desses problemas. Nesse sentido, a elaboração do Projeto Pedagógico, se constitui em
solução para se obter o ensino de qualidade.
um exercício de autonomia escolar.
momento privilegiado de avaliação das competências profissionais dos educadores.
responsabilidade principal da equipe técnica.
discussão coletiva dos conhecimentos a serem refletidos.
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