Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Segundo Castorina, o processo de desenvolvimento intelectual, explicado por Piaget pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, precede e coloca limites aos aprendizados, sem que estes possam influir sobre aquele.

Para Vygotsky, a aprendizagem

  • A.

    é resultado do desenvolvimento intelectual por meio da assimilação de conteúdos.

  • B.

    requer a constituição de sistemas estruturais como caminho para o desenvolvimento da inteligência.

  • C.

    prescinde, fundamentalmente, da relação do objeto com o meio físico.

  • D.

    interage com o desenvolvimento, onde as interações sociais e o contexto sociocultural são centrais.

  • E.

    está relacionada diretamente ao desenvolvimento cognitivo, e este é processado tanto pelo meio físico como pelo social.

A consciência se reflete na palavra como o sol em uma gota de água. A palavra está para a consciência como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo para o cosmo. Ela é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmo da consciência humana.

Segundo Vygotsky,

  • A.

    o pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana.

  • B.

    o desenvolvimento da linguagem e do pensamento representam funções isoladas, que permitem a construção da consciência.

  • C.

    o pensamento e a linguagem são concebidos como dois processos em relação externa entre si, como duas forças independentes e formadoras da consciência.

  • D.

    o significado da palavra é um fenômeno do pensamento que gera por si, a consciência.

  • E.

    a palavra é independente do pensamento, pois ela e seu significado não estão no campo do desenvolvimento e da formação da consciência.

O princípio da Gestão Democrática não se esgota em atos isolados de participação da comunidade escolar, mas ela se consubstancia quando se

  • A.

    delega à Coordenação Pedagógica da Instituição, a organização do seu currículo, tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) necessários à educação de qualidade.

  • B.

    apresenta uma direção competente, que atenda às necessidades do corpo docente e organize um planejamento adequado à estrutura da Instituição Educacional.

  • C.

    realizam práticas democráticas sistemáticas com os educandos, pais, educadores, funcionários e com a comunidade que a cerca.

  • D.

    desenvolve a formação dos cidadãos, especialmente nos dias de comemorações históricas e nas necessárias lições de educação cívica, que traduzam uma liberdade responsável.

  • E.

    fornecem condições reais para a elaboração do currículo, pautado nos interesses da comunidade e, em particular, nos dos grupos sociais mais pobres.

Os educadores, em seu fazer diário, preocupam-se em demasia com métodos e técnicas em um verdadeiro endeusamento dessas questões, como se a educação pudesse melhorar apenas a partir da metodologia de ensino.

 A afirmação acima nos chama atenção para a importância de se

  • A.

    buscar bases conceituais que respaldem e sustentem as metodologias utilizadas na prática educativa.

  • B.

    pesquisar cuidadosamente técnicas e metodologias mais atuais que contemplem a motivação dos orientandos.

  • C.

    dinamizar as práticas educativas a partir de atividades significativas para todos os orientandos.

  • D.

    procurar o interesse prático dos orientandos para então escolher a técnica mais adequada a ser desenvolvida.

  • E.

    preparar melhor as técnicas educativas para que os orientandos assimilem com maior facilidade o conhecimento ensinado.

Pode-se afirmar que as tendências pedagógicas progressistas compartilham o pressuposto de que os saberes e as práticas educativas devem

  • A.

    partir de uma análise crítica das realidades sociais.

  • B.

    desenvolver as aptidões dos indivíduos para o desempenho de papéis sociais.

  • C.

    considerar a atividade do educando como base da relação educativa.

  • D.

    respeitar os saberes do educando em oposição à interferência do adulto.

  • E.

    priorizar a transmissão dos conteúdos.

  • A.

    imutáveis.

  • B.

    descobertas científicas.

  • C.

    científicas e permanentes.

  • D.

    construções culturais.

  • E.

    invenções individuais.

Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita...

Delia Lener afirma que para além do papel do professor na formação do aluno leitor, o desafio de dar sentido à leitura tem uma dimensão

  • A.

    cultural, pois nem todos os alunos apresentam gosto pela leitura.

  • B.

    econômica, pela dificuldade de aquisição de livros.

  • C.

    formativa, pela falta de salas de leitura.

  • D.

    gerencial, ao não definir os professores responsáveis.

  • E.

    institucional, via elaboração de projetos.

Os interesses e preocupações da população alvo das ações comunitárias são elementos a partir dos quais o processo pedagógico de participação se desenvolve. É condição fundamental no processo pedagógico de participação

  • A.

    o reconhecimento das condições sociais, o envolvimento dos atores sociais e a avaliação dos resultados.

  • B.

    a identificação do objeto, a definição de estratégias para realização da ação e a capacitação.

  • C.

    a estruturação, a investigação e a delimitação dos problemas.

  • D.

    a educação, os recursos materiais, humanos e sociais.

  • E.

    a conscientização, a organização social e a capacitação.

A democratização da gestão escolar pressupõe a participação da comunidade no que concerne à

  • A.

    execução das ações planejadas pelos Administradores e Especialistas em relação aos projetos destinados à coletividade.

  • B.

    verificação da atuação dos Especialistas na elaboração dos projetos educativos.

  • C.

    formulação da política de educação, acompanhamento de sua execução, através dos mecanismos institucionais e avaliação da mesma.

  • D.

    análise da competência técnica dos Gestores para decidir e realizar o Projeto Político-Pedagógico da escola.

  • E.

    definição dos objetivos de interesse popular para que os Dirigentes possam planejá-los e executá-los.

As dimensões política, social e cultural do Projeto Pedagógico se traduzem pela explicitação dos principais problemas de cada instituição educacional, pela proposição de soluções e definição de responsabilidades coletivas e individuais na superação desses problemas. Nesse sentido, a elaboração do Projeto Pedagógico, se constitui em

  • A.

    solução para se obter o ensino de qualidade.

  • B.

    um exercício de autonomia escolar.

  • C.

    momento privilegiado de avaliação das competências profissionais dos educadores.

  • D.

    responsabilidade principal da equipe técnica.

  • E.

    discussão coletiva dos conhecimentos a serem refletidos.

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