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Numa concepção crítica de educação, faz parte da elaboração de um Projeto Político-Pedagógico:
diagnosticar a capacidade intelectual de cada membro do grupo, visando desenvolver as ações educativas a quem tem possibilidade de sucesso de aprendizagem e respectiva inserção na vida produtiva da sociedade.
perceber o potencial cognitivo das várias crianças e/ou adolescentes para, assim, poder melhor preparar atividades de recuperação sócio-educativa aos educandos com déficit intelectual.
fazer um levantamento das condições sócio-econômicas das crianças e adolescentes para analisar o grau de carência cultural existente, visando uma ação educativa corretiva que supere as dificuldades sociais, culturais, cognitivas, de interação e de comunicação.
reconhecer, no grupo de crianças ou adolescentes a que se destina a ação sócio-educativa, as pessoas que têm capacidade de se ajustar às normas e regras sociais de qualquer tipo de grupo de convivência, para poder direcionar o projeto a este segmento do grupo.
conhecer e reconhecer os vários saberes existentes das crianças ou adolescentes a quem este se destina, assim como refletir as questões relativas ao cotidiano deles e suas subjetividades, explorando a diversidade cultural e social, enquanto elementos que favoreçam as ações educativas.
Para os autores, esse fato ilustra a existência de
conflito religioso.
diversidade religiosa.
intolerância religiosa.
divergência entre cultos.
disputas religiosas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Ainda da perspectiva crítica de educação, a concepção de papéis de aluno e professor bem definidos − o professor como aquele que ensina e o aluno como aquele que aprende − é considerada
inovadora.
tradicional.
atual.
criativa.
inclusiva.
Ao mesmo tempo em que as pessoas se propõem a colaborar na constituição de grupos, reconhecendo o direito do outro e a necessidade de respeitá-lo, garantindo o espaço de todos, pode-se perceber que também há formas de agir
I. extremamente individualistas e/ou competitivas, que negam a participação de um ou mais integrante do grupo.
II. que se propõem a excluir pessoas do grupo, de forma inconsciente ou habilmente dissimulada e intencional.
III. preconceituosas e discriminadoras que favorecem comportamentos agressivos e utilizando-se, por vezes, de violência simbólica.
IV. que confirmam ser impossível a formação de grupos solidários, numa sociedade competitiva.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I, II e III.
III e IV.
II, III e IV.
A tarefa do educador não é, simplesmente, a de consumir desejos já existentes, mas de mostrar que vale a pena desejar, de tal modo que se crie novos desejos e se estimule novos interesses. Essa afirmação critica o papel do educador na concepção
sócio-construtivista.
espontaneísta.
libertadora.
reprodutivista.
das inteligências múltiplas.
Cada indivíduo, dotado de disposições internas, constrói seus esquemas de representação e de atuação a partir dos esquemas de interpretação e ação legitimados em sua comunidade cultural. Esta afirmação condiz com a teoria de aprendizagem
comportamentalista.
idealista.
mecanicista.
interacionista.
empirista.
Mas é preciso, sublinho, que o educador, permanecendo e amorosamente cumprindo o seu dever, não deixe de lutar politicamente, por seus direitos e pelo respeito à dignidade de sua tarefa, assim como pelo zelo devido ao espaço pedagógico em que atua... (Paulo Freire)
Para compreender as dimensões educativas de sua ação e realizá-las com competência, o pedagogo, em seu processo de formação continuada, deverá
estudar as novas teorias do conhecimento e da psicologia do desenvolvimento para que o aprendizado de seus orientandos se realize de forma efetiva.
obter os conhecimentos teóricos necessários para atuar de forma eficiente para que seus orientandos adquiram o maior número de conhecimentos possíveis.
empenhar-se para atualizar seus conhecimentos técnicos e metodológicos para conseguir realizar sua ação educativa de forma mais significativa.
apropriar-se das diferentes formas de interpretação da realidade em que atua e intervir nas práticas no sentido da transformação da realidade.
buscar a troca de experiência entre seus colegas de trabalho e procurar experiências alternativas para planejar suas atividades.
Uma mesma compreensão da prática educativa, uma mesma metodologia de trabalho, não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. (Paulo Freire) Conceber a metodologia nesta perspectiva pressupõe
utilizar sempre métodos inovadores.
improvisar no cotidiano a partir da realidade vivida.
transplantar experiências bem sucedidas.
adequar o contexto aos objetivos propostos.
reinventar as experiências a partir dos desafios do contexto.
'Aprender a aprender' (noção vinculada a 'autoaprendizagem', 'educação permanente', 'autodidatismo') é um lema corrente no discurso educativo.
Porém, segundo Rosa Maria Torres, pouco tem sido feito concretamente, nesse terreno, visando assumir esse objetivo porque parte substancial do aprender e da possibilidade de aprimorar a própria aprendizagem exige, por parte do professor, as seguintes ações:
I. refletir sobre a própria aprendizagem;
II. tomar consciência das estratégias e dos estilos cognitivos individuais;
III. reconstruir os itinerários seguidos;
IV. identificar as dificuldades encontradas e os pontos de apoio que permitem avançar.
V. propor atividades dinâmicas para casa, como a pesquisa via Internet.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e V.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
II, IV e V.
Os PCNs apresentam quatro grandes blocos de conteúdos.
I. Recursos tecnológicos.
II. Ser humano e saúde.
III. Terra e universo.
IV. Ambiente.
Todos os ciclos do ensino fundamental devem trabalhar conteúdos dos blocos
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
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