Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O princípio que auxilia no enfoque de aprendizagem do indivíduo adulto, na educação continuada, é

  • A.

    fazer os educandos expressarem suas necessidades sem permitir ritmos e caminhos individuais.

  • B.

    fazer os educandos participarem em todas as etapas do planejamento do programa: elaboração, execução e avaliação.

  • C.

    considerar apenas a avaliação individual; a grupal necessariamente gera conflitos.

  • D.

    distribuir um saber sistematizado aos funcionários, não cabendo a reflexão com estes.

  • E.

    despertar no funcionário a necessidade de aprender, a partir do caráter coercitivo.

O conhecimento de mundo é um dos conhecimentos que compõem a competência comunicativa do aluno.

A frase que completa corretamente a afirmação acima é:

  • A.

    Porém, nem todos os alunos possuem esse conhecimento.

  • B.

    É a língua inglesa que pode proporcionar esse conhecimento na sociedade globalizada.

  • C.

    Este condensa os conhecimentos gerais estudados ao longo da vida escolar das pessoas.

  • D.

    Se um professor não tem conhecimento de mundo, não pode passá-lo a seus alunos.

  • E.

    Este representa as experiências que cada pessoa armazena ao longo de sua vida.

Os PCNEF/LI-1998 indicam que as atividades pedagógicas de língua inglesa devem voltar-se para a constituição do aluno como ser discursivo, o que significa que

  • A.

    o aluno deve ser visto como sujeito do discurso, capaz de criar significados.

  • B.

    o aluno deve dominar as quatro habilidades da comunicação − ler, escrever, ouvir, falar.

  • C.

    o professor deve utilizar a abordagem comunicativa e priorizar o desenvolvimento da habilidade oral.

  • D.

    o professor deve ensinar os significados dos textos nas aulas de leitura.

  • E.

    o aluno deve criar diálogos em sala de aula, interagindo com os colegas.

Uma das contribuições de uma língua estrangeira na composição do currículo do ensino fundamental pode ser entendida por uma visão sócio-interacional, ou seja:

  • A.

    a possibilidade de ascensão social por meio da habilidade comunicativa.

  • B.

    o desenvolvimento de cidadania na preparação para o mercado.

  • C.

    a preparação do aluno para ler e escrever na língua inglesa.

  • D.

    a ampliação da autopercepção do aluno como ser humano e cidadão.

  • E.

    a compreensão do papel da língua inglesa na globalização.

A avaliação, entendida como um processo, tem por objetivo melhorar a ação educativa e não, apenas, medir resultados (...) Ninguém melhor do que os próprios envolvidos para dizer o que precisa ser mudado e como isto pode ser feito. Ou seja, os procedimentos utilizados em uma avaliação devem ser próprios à proposta educativa, considerando, portanto suas especificidades.

Uma proposta de auto-avaliação, num projeto educativo, tem como pressuposto

  • A.

    ser a alternativa de avaliar a prática educativa quando não há realização de provas.

  • B.

    a crença na capacidade do grupo de resolver seus próprios problemas.

  • C.

    ser a única possibilidade de avaliar a aprendizagem, quando não há exigência de notas e controles externos pelo sistema de ensino.

  • D.

    a negação da participação autoritária da Coordenação do Projeto no acompanhamento educativo.

  • E.

    a não necessidade de quantificar os conhecimentos aprendidos e, sim, a formação geral realizada.

A formação de um professor de inglês atualmente prioriza

  • A.

    a educação continuada sobre materiais didáticos atualizados.

  • B.

    o treinamento no desenho de programas de computação.

  • C.

    a reflexão sobre sua prática e o conhecimento para a ação.

  • D.

    a sua capacitação lingüística para o ensino das quatro habilidades.

  • E.

    o conhecimento cultural dos povos falantes da língua inglesa.

Pode-se afirmar que uma avaliação educacional foi adequada, se as estratégias adotadas referiam-se, sempre,

  • A.

    aos objetivos educacionais propostos.

  • B.

    aos instrumentos e técnicas adotadas no processo.

  • C.

    às etapas escolhidas para essa realização.

  • D.

    ao número de alunos reprovados e aprovados, ao final de cada etapa da aprendizagem.

  • E.

    ao número de respostas corretas aos diferentes itens da avaliação de múltipla escolha.

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistador: Como a senhora observa a aprendizagem de seus alunos de inglês?
Professora: Temos provas bimestrais marcadas pela escola. Às vezes faço uma mensal também. A cada bimestre, ou mesmo a cada mês, vou avaliando a matéria dada... as estruturas gramaticais de cada unidade, por exemplo. Vejo também quantos acertos os alunos têm nas perguntas de leitura. Aí, comparo se têm mais acertos de um bimestre para outro.

Neste depoimento, o procedimento avaliativo da professora revela uma concepção de avaliação

  • A.

    diagnóstica, ou seja, por meio das provas a professora tem um diagnóstico do rendimento comunicativo dos alunos.

  • B.

    tradicional; a preocupação concentra-se numa visão convencional do que representa saber uma língua.

  • C.

    adequada aos objetivos comunicativos, que se voltam para a competência comunicativa dos alunos.

  • D.

    apropriada aos objetivos instrumentais do ensino; prioriza o desenvolvimento da leitura.

  • E.

    continuada; ocorre periodicamente, possibilitando ao professor avaliar se os alunos estão aprendendo.

A idéia de que o conhecimento é construção social e que, em sala de aula, é construído entre os participantes desse contexto significa que um componente essencial nesse processo é a

  • A.

    negociação entre professor e aluno.

  • B.

    avaliação formal periódica.

  • C.

    atuação do professor como modelo.

  • D.

    aprendizagem centrada no aprendiz.

  • E.

    comunicação sem falhas entre os participantes.

Só se erra quando se busca conhecer. Uma criança, um jovem, um adulto que, ao buscar entender algo se equivoca, sinaliza que está tentando entender. Aquele que não tenta entender, não se equivoca, não erra...

Na aprendizagem,

  • A. o professor é o condutor do pensamento correto, evitando assim os possíveis erros.
  • B. não existe o pensar errado, todo conhecimento é válido cientificamente.
  • C. o certo se sobressai porque o professor é quem induz o erro do aluno.
  • D. não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros.
  • E. é importante considerar todos os conhecimentos elaborados pelo aluno como certos.
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