Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
É preciso que os educadores se assumam como intelectuais e, conscientes de sua responsabilidade ética, política e profissional, tenham, por um lado, o dever de estar em permanente formação, formação esta decorrente da análise crítica de nossa prática docente e, por outro lado, reconhecer a natureza ética da prática educativa, que faz parte da tarefa docente.
Essa idéia nos revela que teoria e prática estão em constante tensão e não são desvinculadas da
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A escola precisa articular sua capacidade de receber e interpretar informação com a de produzi-la, a partir do aluno como sujeito do seu próprio conhecimento.
A escola assim pensada é:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Quando se convive com o cotidiano de diferentes escolas, chama a atenção como são homogêneos os rituais, os símbolos, a organização do espaço e do tempo, as comemorações cívicas, as festas, as expressões corporais, etc. Mudam as culturas sociais de referência, mas a cultura escolar parece gozar de uma capacidade de se autoconstruir independentemente e sem interagir com estes universos. É possível detectar um "congelamento" da cultura da escola que, na maioria dos casos, a torna "estranha" aos seus habitantes.
De acordo com as constatações acima, exige-se, hoje, uma organização curricular que
Devemos trabalhar na direção da construção de uma cultura de avaliação, isto é, a avaliação incorporada de forma institucionalizada e como um espaço de reflexão sistemática, com vistas à elaboração de subsídios para a tomada de decisão.
De acordo com as idéias acima, uma cultura de reflexão e ação permite que:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A problemática da repetência e da evasão vem permeando, historicamente, o sistema escolar, numa demonstração de que o Estado,
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A não garantia, pelo Estado, do acesso à escola pública a todos, desencadeia a exclusão social pelos mecanismos de seleção que o sistema educativo aplica. Esta seletividade, historicamente se estabeleceu e ainda se estabelece entre quem tem acesso à instituição escolar e os que são excluídos, estratificando e segmentando os cidadãos; dentro os que sabem, os que têm cultura e fora, os que não têm.
Essas idéias dizem respeito ao
A ação supervisora pode contribuir de forma mais efetiva para a democratização da gestão escolar se propiciar uma
Autoridade tem que ver com autoria e, num grupo, todos devem ser co-autores de seu produto. A autoridade é construída por todo o grupo, na medida em que cada um exerce a sua autoridade-autoria na realização do produto comum.
O exercício do poder da ação supervisora, em questão, nos remete à concepção de autoridade com intenções
Em uma turma de 6a série do ensino fundamental, a professora Maria Alice não sabia o que fazer, em relação a determinadas perguntas sobre sexo, pois nunca havia abordado este assunto em sala de aula, mas os alunos insistentemente demonstravam curiosidade sobre esse assunto. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a professora deveria
Numa concepção crítica de planejamento, a ação improvisada pode ser necessária desde que se tenha
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...