Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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É preciso que os educadores se assumam como intelectuais e, conscientes de sua responsabilidade ética, política e profissional, tenham, por um lado, o dever de estar em permanente formação, formação esta decorrente da análise crítica de nossa prática docente e, por outro lado, reconhecer a natureza ética da prática educativa, que faz parte da tarefa docente.

Essa idéia nos revela que teoria e prática estão em constante tensão e não são desvinculadas da

  • A. necessidade de se admitir que os fins justificam os meios.
  • B. ação pragmática que é preciso ter na execução de projetos educacionais.
  • C. ética que aproxima o que fazemos, do que dizemos e do que pensamos.
  • D. tarefa educativa de ensinar os conteúdos e treinar os educandos no saber fazer desses conteúdos.
  • E. prática elaborada a partir de planos preparados por especialistas de cada área do conhecimento.

A escola precisa articular sua capacidade de receber e interpretar informação com a de produzi-la, a partir do aluno como sujeito do seu próprio conhecimento.

A escola assim pensada é:

  • A. local de ação-reflexão-ação para se adaptar à nova sociedade tecnológica.
  • B. instituição transmissora de informações produzidas pela sociedade.
  • C. espaço de síntese entre os conhecimentos sistematizados e a cultura experienciada.
  • D. lugar de motivação para a aprendizagem de saberes modernos.
  • E. espaço de aprender saberes práticos e atuais, levando o aluno a aprender a fazer.

Quando se convive com o cotidiano de diferentes escolas, chama a atenção como são homogêneos os rituais, os símbolos, a organização do espaço e do tempo, as comemorações cívicas, as festas, as expressões corporais, etc. Mudam as culturas sociais de referência, mas a cultura escolar parece gozar de uma capacidade de se autoconstruir independentemente e sem interagir com estes universos. É possível detectar um "congelamento" da cultura da escola que, na maioria dos casos, a torna "estranha" aos seus habitantes.

De acordo com as constatações acima, exige-se, hoje, uma organização curricular que

  • A. questione os conhecimentos homogeneizadores e que valorize a pluralidade cultural como possibilidade de superar estereótipos, preconceitos e a hierarquização cultural.
  • B. possibilite uniformização na organização dos conteúdos buscando um equilíbrio entre os processos de homogeneização e de diversidade cultural.
  • C. conteste as relações de poder existente entre os vários conteúdos, privilegiando os conhecimentos elaborados e referendados pela Academia.
  • D. valorize os conteúdos escolares entendidos como objetos estáveis e universais.
  • E. selecione os conteúdos escolares a partir do nível de conhecimentos dos alunos, reconhecendo que a busca de homogeneização intelectual garante a qualidade de ensino.

Devemos trabalhar na direção da construção de uma cultura de avaliação, isto é, a avaliação incorporada de forma institucionalizada e como um espaço de reflexão sistemática, com vistas à elaboração de subsídios para a tomada de decisão.

De acordo com as idéias acima, uma cultura de reflexão e ação permite que:

  • A. a comunidade avalie o trabalho realizado, decidindo quem permanece na instituição.
  • B. alunos possam avaliar uns aos outros, em função da clareza dos objetivos a serem alcançados em cada momento.
  • C. o Conselho de Escola coordene a auto-avaliação de todos os que dela participam.
  • D. se assuma a responsabilidade da gestão de uma instituição e/ou de um sistema.
  • E. a Direção da escola realize, sem conflitos, a avaliação do trabalho dos seus funcionários.

A problemática da repetência e da evasão vem permeando, historicamente, o sistema escolar, numa demonstração de que o Estado,

  • A. é omisso em relação às políticas educacionais, uma vez que as políticas econômicas ainda não permitem atenção às áreas sociais.
  • B. não consegue oferecer um ensino de qualidade, dada as dificuldades de aprendizagem que as crianças das camadas populares apresentam ao entrar na escola.
  • C. além de não ter garantido a universalização da escola pública para todos, também não tem conseguido garantir aos que nela ingressam a sua permanência com qualidade.
  • D. tem investido substancialmente nas áreas sociais, sem contudo, ter encontrado métodos adequados ao déficit cultural da maioria das famílias de baixa renda.
  • E. ao propor uma política educacional que não apresenta articulação entre os sistemas de ensino público e privado, privilegia a manutenção das diferenças sociais.

A não garantia, pelo Estado, do acesso à escola pública a todos, desencadeia a exclusão social pelos mecanismos de seleção que o sistema educativo aplica. Esta seletividade, historicamente se estabeleceu e ainda se estabelece entre quem tem acesso à instituição escolar e os que são excluídos, estratificando e segmentando os cidadãos; dentro os que sabem, os que têm cultura e fora, os que não têm.

Essas idéias dizem respeito ao

  • A. elitismo do sistema de educação brasileiro.
  • B. descaso das políticas educacionais nas esferas estaduais e municipais.
  • C. centralismo na organização administrativa, por parte do Ministério da Educação.
  • D. conflito de responsabilidades em relação à oferta de ensino nas esferas: federal, estadual e municipal.
  • E. estabelecimento de avaliações centralizadas que denunciaram a falta de qualidade de ensino.

A ação supervisora pode contribuir de forma mais efetiva para a democratização da gestão escolar se propiciar uma

  • A. formação profissional aos educadores para que adquiram competência para o exercício de sua função.
  • B. estruturação administrativa da escola, possibilitando seu uso, nos finais de semana, para grupos de pais que têm colaborado financeiramente com a escola.
  • C. definição de normas disciplinares que incentive a criação de grêmios estudantis.
  • D. articulação dos processos pedagógico e do de participação dos vários segmentos sociais.
  • E. definição precisa de papéis dentro da instituição escolar, visando ao bom relacionamento de todos.

Autoridade tem que ver com autoria e, num grupo, todos devem ser co-autores de seu produto. A autoridade é construída por todo o grupo, na medida em que cada um exerce a sua autoridade-autoria na realização do produto comum.

O exercício do poder da ação supervisora, em questão, nos remete à concepção de autoridade com intenções

  • A. emancipatórias.
  • B. administrativas.
  • C. organizativas.
  • D. socializadoras.
  • E. conciliadoras.

Em uma turma de 6a série do ensino fundamental, a professora Maria Alice não sabia o que fazer, em relação a determinadas perguntas sobre sexo, pois nunca havia abordado este assunto em sala de aula, mas os alunos insistentemente demonstravam curiosidade sobre esse assunto. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a professora deveria

  • A. incluir, em seu planejamento, a orientação sexual como tema transversal para, assim, trabalhar com conhecimentos significativos para a vida de seus alunos.
  • B. procurar um especialista em orientação sexual que pudesse responder as dúvidas existentes, aos seus alunos.
  • C. indicar um livro didático específico que tratasse deste conteúdo e acompanhar os estudos realizados pelos alunos.
  • D. adotar um método ativo, levando seus alunos a trabalhar em grupo e realizar entrevistas com especialistas em orientação sexual.
  • E. convidar Agentes da Saúde Pública para discutir o assunto, destacando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Numa concepção crítica de planejamento, a ação improvisada pode ser necessária desde que se tenha

  • A. prévia aprovação da direção da escola ou da supervisão escolar.
  • B. informação anterior sobre as necessidades que o grupo quer discutir.
  • C. certeza de que o assunto a ser trabalhado faz parte do Projeto Pedagógico da escola.
  • D. conhecimento do assunto a ser desenvolvido, consciência das alterações a serem realizadas e controle do que está se improvisando.
  • E. informado anteriormente à coordenação pedagógica do Projeto e apresentado a possibilidade de reposição do assunto que deixou de ser desenvolvido.
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