Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Segundo Luis Armando Gandim, entre os elementos estruturais para se pensar a situação do professor, pode-se citar:

  • A.

    o racismo, a má formação teórica, a instabilidade no emprego e o stress profissional.

  • B.

    a feminização, a participação, a introdução de novas tecnologias e os baixos salários.

  • C.

    a feminização, a dissociação entre o pensar e o executar, o tecnicismo e a má formação teórica.

  • D.

    o racismo, a dissociação entre o pensar e o executar, a sobrecarga de trabalho e a introdução de novas tecnologias.

  • E.

    a diversidade cultural, a instabilidade no emprego, tecnicismo e salas superlotadas.

Ao refletir sobre as características e as conseqüências da participação na sociedade, Gandin apresenta basicamente dois tipos de participação, sendo que

  • A.

    a Participação ativa se refere à capacidade de autoorganização dos grupos e a participação passiva, aos grupos que aceitam o comando do poder instituído.

  • B.

    os dois tipos pressupõem a manutenção da distribuição do poder de decisão, tal qual socialmente instituído, variando apenas as esferas em que a participação deva ocorrer: governo ou comunidade.

  • C.

    os dois tipos pressupõem a manutenção do status quo já que a participação nas decisões é uma prática socialmente consagrada.

  • D.

    o primeiro tipo se limita a manter o que está instituído na sociedade (conservadora) e o segundo, refere- se à alteração das causas que justificam a maneira pela qual o poder está socialmente constituído.

  • E.

    os dois tipos têm caráter consultivo e variam em relação ao número de envolvidos e níveis administrativos em que a participação ocorre.

Em todas as escolas existem pessoas que refletem e que inovam, mas é freqüente estarem isoladas e até numa certa marginalidade, muitos preferem produzir a sua reflexão e os seus ensaios numa espécie de clandestinidade, de modo a evitar os desgostos e os afrontamentos dolorosos. Perdem-se muitos esforços, não tanto por falta de idéias, mas por falta de organização da criatividade.

Esta organização torna-se mais difícil porque

  • A.

    não há envolvimento de pais e alunos nas propostas do professor.

  • B.

    os professores têm dificuldade de organizar o trabalho entre si.

  • C.

    as mudanças nos paradigmas de avaliação dificultam a elaboração de projetos alternativos.

  • D.

    as mudanças são realizadas sem a devida preparação e planejamento.

  • E.

    a falta de afinidades entre os projetos não favorece a troca entre as pessoas.

Não há um único responsável pela organização da vida das escolas. Esta é uma tarefa de todos os membros da escola, envolvidos no projeto de incentivar o desenvolvimento intelectual, a vida comunitária e o preparo para o exercício da sua cidadania: a coletividade é o centro configurador da prática escolar.

No entanto, no acompanhamento do trabalho escolar, é fundamental que se tome cuidado com as práticas

  • A.

    pouco estruturadas que possam trazer desordem no decorrer do trabalho.

  • B.

    discriminadoras, em relação à cultura da comunidade escolar.

  • C.

    complexas que não considere as dificuldades de entendimento dos pais e alunos.

  • D.

    conflituosas que possam invadir o espaço de mando da direção da escola.

  • E.

    administrativas, prevenindo a interferência dos pais no uso das verbas da escola.

O planejamento da educação escolar pode ser concebido como processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, envolvendo a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, num exercício contínuo de ação-reflexão-ação.

Planejar, então, é processo, contínuo e dinâmico, de

  • A.

    organização do trabalho por parte do especialista na escola.

  • B.

    escolha de conteúdos e dinâmicas baseados no desenvolvimento infantil.

  • C.

    definições objetivas e claras que possam ser seguidas pelos educadores.

  • D.

    tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento.

  • E.

    reflexão sobre o trabalho a ser realizado.

Conteúdo significativo não é obrigatoriamente aquele que é útil, que tenha uma aplicação palpável e imediata, mas aquele que

  • A.

    corresponda a alguma necessidade do sujeito no seu processo de desenvolvimento e que também o ajude a compreender a realidade.

  • B.

    numa visão pragmática, resolva os problemas cotidianos do mundo do trabalho.

  • C.

    permita uma formação geral ao indivíduo, preparando- o ao prosseguimento dos estudos em graus mais avançados de conhecimentos.

  • D.

    habilite o indivíduo à realização de várias ações, tornando-o polivalente em seu campo de atuação.

  • E.

    produza prazer ao ser estudado, tornando o aluno um indivíduo mais feliz na sociedade.

O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação.

No entanto, a ação organizada NÃO pode significar

  • A.

    opção política direcionada pelas diretrizes pedagógicas de uma Secretaria de Educação.

  • B.

    ação estática, mas ato constante de reflexão e de intervenção na realidade.

  • C.

    direção em busca de um projeto político de educação.

  • D.

    ação direcionada pelo interesse ou necessidade dos alunos.

  • E.

    inclusão de conteúdos novos, em função de demandas sociais.

A escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética - há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social.

Na relação Educação-Sociedade, a escola tem uma função

  • A.

    autônoma, diante dos fatores que estimulam as mudanças sociais.

  • B.

    reprodutora das idéias de uma sociedade capitalista.

  • C.

    contraditória, pois ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma a cultura de uma sociedade.

  • D.

    subordinada, com o objetivo de ser um aparelho ideológico do Estado.

  • E.

    mediadora, com o objetivo de eliminar as diferenças sociais e impedir os conflitos de classe.

Segundo Marlene Guirado, apoiando-se em Foucault, a autoria dos embates no ensino é atribuída

  • A.

    aos alunos e à falta de poder por parte do professor.

  • B.

    à rejeição à escola.

  • C.

    às relações com a comunidade.

  • D.

    a alguns alunos desajustados e a professores intolerantes.

  • E.

    a uma rede de poder na qual se insere relações entre professores e alunos.

Vários autores identificam relações entre disciplina e moralidade. Um exemplo de tal relação pode ser encontrado na afirmação:

  • A.

    A disciplina é pré-condição para o desenvolvimento moral da criança.

  • B.

    A construção da moralidade, assim como a da disciplina, pressupõem a relação do indivíduo com um conjunto de normas.

  • C.

    Disciplina e moralidade se articulam de forma mais intensa, a partir da adolescência.

  • D.

    A moralidade só se relaciona com a disciplina na infância.

  • E.

    A moralidade diz respeito a aspectos íntimos e, portanto, pessoais e a disciplina, à história cultural dos hábitos, e portanto, abrange aspectos sociais.

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