Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Atento à "natureza social" do ser humano, que desde o berço vive rodeado por seus pares em um ambiente impregnado pela cultura, Vygotsky defendeu que o desenvolvimento da inteligência se dá

  • A.

    em ciclos concêntricos conforme a faixa etária.

  • B.

    pela aquisição de conhecimentos.

  • C.

    por meio do desenvolvimento de habilidades.

  • D.

    a partir da obtenção da capacidade de abstração.

  • E.

    pelo processo de interação social.

Até a década de 1990, as políticas do Governo Federal para a educação especial, na opinião de Mazzota, refletiam

  • A.

    um sentido educacional com preocupação pedagógica.

  • B.

    um sentido assistencial e terapêutico.

  • C.

    a preocupação com a inclusão de todos os alunos em classes das chamadas escolas comuns.

  • D.

    a preocupação com a preparação dos alunos com necessidades educacionais especiais para o ingresso nas escolas comuns.

  • E.

    de forma preconceituosa, a prioridade para a aprendizagem de ofícios.

Segundo Monica Thurler, caracterizam o "clima" de escolas consideradas eficazes:

  • A.

    hierarquia que permita a definição clara de papeis.

  • B.

    divisão clara de papéis, de modo que cada um saiba o que lhe compete.

  • C.

    "Tolerância Zero" com relação à violência para garantir tranqüilidade.

  • D.

    mecanismos de controle efetivos, de modo a se evitar burlas.

  • E.

    prioridades claramente definidas e partilhadas.

Para Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa

  • A.

    uma comunidade de aprendizagem e estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.

  • B.

    uma comunidade de aprendizagem e produz conhecimento sobre educação.

  • C.

    um laboratório social em que os alunos recebem o mesmo treinamento que os professores.

  • D.

    a necessidade de revisão radical da formação de professores, testando-os no desempenho de habilidades didáticas.

  • E.

    uma cooperativa de educadores que estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.

Segundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para

  • A.

    se integrar.

  • B.

    criar.

  • C.

    agir autonomamente.

  • D.

    se adaptar de maneira crítica.

  • E.

    superar condicionamentos sociais.

Segundo Gandin e Gandin, a idéia de Qualidade Total em Educação substitui:

  • A.

    uma concepção tecnicista de planejamento escolar.

  • B.

    uma concepção burocrática de organização escolar.

  • C.

    a idéia de hierarquia na gestão da escola.

  • D.

    a idéia de administração escolar.

  • E.

    a idéia de democratização.

A preocupação sobre a eficácia das escolas tem origem, segundo Mônica Thurler, em debate no campo educacional ocorrido na década de 1970, cuja principal questão consistia na dúvida sobre o real papel da escola para o desenvolvimento das crianças. Para a autora, são exemplos dessa posição:

  • A.

    as produções de Paulo Freire e as pesquisas no campo do sócio-construtivismo.

  • B. as chamadas teorias reprodutivistas de Bourdieu e Passeron e as que defendiam a preponderância do background familiar frente à atuação da escola.
  • C.

    a política educacional do governo militar, que priorizava o investimento na habilitação para o trabalho.

  • D.

    as pesquisas desenvolvidas pelos autores brasileiros que propunham um tratamento crítico-social dos conteúdos escolares.

  • E.

    a defesa da organização escolar por ciclos como fator de melhoria do desempenho escolar.

Em conseqüência, Mônica Thurler defende que a avaliação das escolas deve partir do pressuposto de que

  • A.

    a avaliação produz o consenso em torno dos objetivos educacionais no interior da escola.

  • B.

    todos os objetivos podem ser igualmente avaliados.

  • C.

    a identificação da ineficácia induz à mudança.

  • D.

    a eficácia das escolas não pode ser medida, portanto o próprio conceito de avaliação é "ineficaz".

  • E.

    os instrumentos de avaliação não são aceitos unanimemente.

Apesar da relevância da auto-regulação por parte das escolas, como mecanismo para romper com as práticas de avaliação centralizadas e burocráticas propostas pelos sistemas de ensino, para Mônica Thurler, as escolas apresentam dificuldades em efetivar uma auto-avaliação consistente. Segundo a autora, tais dificuldades existem porque

  • A.

    as equipes dirigentes das escolas nem sempre lideram a avaliação, os professores não se sentem estimulados e os resultados não geram impacto sobre os salários.

  • B.

    os supervisores de ensino, que deveriam coordenar a avaliação, encontram-se sobrecarregados no final do ano.

  • C.

    a cultura organizacional dos sistemas de ensino, ao reproduzirem as práticas burocráticas, reforça a idéia de que a avaliação da escola deve se dar, fundamentalmente, pela avaliação do desempenho dos alunos.

  • D.

    o conceito e a finalidade da avaliação não estão claros para a escola e inexistem condições adequadas para sua realização, as quais envolveriam um profissional externo capacitado para coordenar tal tarefa.

  • E.

    a avaliação institucional é confundida com a avaliação dos alunos.

No ritual das aulas, é ele quem adota o professor; é ele quem direciona o processo pedagógico: o livro didático.

As teorias críticas do currículo analisam a utilização do livro didático como uma prática em que os alunos

  • A.

    dependem dos pais; à aula cabe a função da correção dos exercícios feitos em casa.

  • B.

    interagem entre eles, com o professor e com o conhecimento.

  • C.

    aprendem sozinhos, podendo estabelcer seus próprios ritmos, com ou sem a presença do professor.

  • D.

    têm prazer de realizar as atividades, pois aprendem a estudar com mais facilidade.

  • E.

    ouvem, copiam, fazem os exercícios e falam, somente, quando o professor permite.

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