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Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso
definir os objetivos de acordo com as normas da Secretaria de Educação.
preparar professores que acompanhem as ações da comunidade escolar.
exercitar a capacidade de tomar decisões coletivamente.
escolher as pessoas competentes para a elaboração de um bom projeto.
avaliar a capacidade de trabalho das pessoas que irão participar do processo.
A elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, muitas vezes, vem a ser um desafio, na medida em que a avaliação e a renovação das práticas educacionais tornam- se uma exigência durante sua construção. Esta renovação é complexa porque perpassa todos os aspectos da prática social e pedagógica na escola.
Para que esta transformação seja possível, um dos elementos fundamentais é a
colaboração da Secretaria da Educação no acolhimento às idéias do grupo escola.
autonomia para cada professor poder escolher o trabalho que irá realizar.
autonomia para cada professor poder escolher o trabalho que irá realizar.
participação dos dirigentes da escola em um projeto progressista.
disposição dos envolvidos no processo com a vontade política de mudar.
Só se erra quando se busca conhecer.
O erro, numa concepção de educação sócio-construtivista, é visto como
deficiência metodológica, que não propiciou condições de aprendizagem.
meio para se trabalhar as deficiências cognitivas dos alunos.
dificuldade particular de um aluno, não podendo ser generalizada.
caminho seguro para se obter uma aprendizagem significativa.
parte integrante do processo de conhecimento.
As práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência.
A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados
com o objetivo de obter uma educação de qualidade.
para conseguir que o aluno respeite o professor.
em direção ao exercício da autonomia e da independência.
para manter a disciplina de estudo e apreensão do conhecimento.
na busca de uma relação horizontal, sem diferenças de funções.
A disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo.
Cabe ao professor
informar aos educandos as regras de conduta definidas pela escola.
elaborar as regras a serem cumpridas pelos educandos.
encaminhar as transgressões à Direção da escola.
mediar situações de diálogo e de confronto.
solicitar ao Conselho de Escola a organização das regras de convivência da escola.
O diálogo pressupõe um ato de reflexão-ação comigo, com o outro e com o mundo.
O planejamento participativo revela a importância da organização coletiva e sua possibilidade de
uma prática mais eficiente.
resultados mais produtivos.
atividades mais estruturadas.
ação crítica e transformadora.
otimização de trabalho e recursos.
Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa.
Nesse sentido, é preciso que, em sua formação permanente, o professor
reconheça suas deficiências e se empenhe em estudar.
compreenda a importância da aquisição de técnicas de pesquisa.
obtenha uma postura humilde de procura de seu próprio conhecimento.
se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador.
repense seu papel de professor, buscando aprender como se pesquisa.
Reconheço no meu interlocutor alguém que, mesmo defendendo idéias que recuso, desempenha uma função essencial na minha auto-renovação, no enriquecimento de meu conhecimento, na superação de minhas verdades absolutas que podem estar sempre ocorrendo comigo sem que eu me dê conta delas.
De acordo com o texto, para a ampliação do conhecimento interno é preciso que essa procura se dê
primeiramente, na direção do olhar sobre o mundo.
na aceitação da existência de olhar de forma homogênia os objetos.
inicialmente, na direção do olhar crítico sobre si mesmo.
na tolerância do pensamento do outro sobre o que penso do mundo.
fundamentalmente, na compreensão das dificuldades de entendimento do outro.
Você está querendo dizer que se um aluno não aprende não é porque ele não presta atenção?
A surpresa dessa professora mostra como, ainda hoje, o
aluno com déficit cultural não consegue se concentrar nos estudos.
fracasso escolar está diretamente relacionado à questão disciplinar.
atraso cognitivo cria obstáculos para uma boa aprendizagem.
aluno que apresenta dificuldade auditiva é marginalizado.
desconhecimento de problemas psicológicos impossibilita um ensino competente.
As respostas das crianças oferecem imensas possibilidades de análise em termos de perspectivas diferenciadas e/ou contraditórias às do adulto sobre fenômenos que estão sendo estudados. A postura do professor frente às alternativas de solução construídas pelo aluno deveria estar comprometida com a concepção de erro "construtivo", o que significa considerar que o conhecimento produzido pelo educando, num dado momento de sua experiência de vida, é um conhecimento em processo de superação.
Isso vale dizer que o
conhecimento correto não existe, pois há sempre a possibilidade do erro.
acerto não tem importância no processo de ensinoaprendizagem.
conhecer correto, ter a certeza e o erro, fazem parte do processo de conhecimento.
movimento de procurar o conhecimento só se dará a partir do erro.
caminho para se obter o conhecimento correto é negar o erro.
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