Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso

  • A.

    definir os objetivos de acordo com as normas da Secretaria de Educação.

  • B.

    preparar professores que acompanhem as ações da comunidade escolar.

  • C.

    exercitar a capacidade de tomar decisões coletivamente.

  • D.

    escolher as pessoas competentes para a elaboração de um bom projeto.

  • E.

    avaliar a capacidade de trabalho das pessoas que irão participar do processo.

A elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, muitas vezes, vem a ser um desafio, na medida em que a avaliação e a renovação das práticas educacionais tornam- se uma exigência durante sua construção. Esta renovação é complexa porque perpassa todos os aspectos da prática social e pedagógica na escola.

Para que esta transformação seja possível, um dos elementos fundamentais é a

  • A.

    colaboração da Secretaria da Educação no acolhimento às idéias do grupo escola.

  • B.

    autonomia para cada professor poder escolher o trabalho que irá realizar.

  • C.

    autonomia para cada professor poder escolher o trabalho que irá realizar.

  • D.

    participação dos dirigentes da escola em um projeto progressista.

  • E.

    disposição dos envolvidos no processo com a vontade política de mudar.

Só se erra quando se busca conhecer.

O erro, numa concepção de educação sócio-construtivista, é visto como

  • A.

    deficiência metodológica, que não propiciou condições de aprendizagem.

  • B.

    meio para se trabalhar as deficiências cognitivas dos alunos.

  • C.

    dificuldade particular de um aluno, não podendo ser generalizada.

  • D.

    caminho seguro para se obter uma aprendizagem significativa.

  • E.

    parte integrante do processo de conhecimento.

As práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência.

A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados

  • A.

    com o objetivo de obter uma educação de qualidade.

  • B.

    para conseguir que o aluno respeite o professor.

  • C.

    em direção ao exercício da autonomia e da independência.

  • D.

    para manter a disciplina de estudo e apreensão do conhecimento.

  • E.

    na busca de uma relação horizontal, sem diferenças de funções.

A disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo.

Cabe ao professor

  • A.

    informar aos educandos as regras de conduta definidas pela escola.

  • B.

    elaborar as regras a serem cumpridas pelos educandos.

  • C.

    encaminhar as transgressões à Direção da escola.

  • D.

    mediar situações de diálogo e de confronto.

  • E.

    solicitar ao Conselho de Escola a organização das regras de convivência da escola.

O diálogo pressupõe um ato de reflexão-ação comigo, com o outro e com o mundo.

O planejamento participativo revela a importância da organização coletiva e sua possibilidade de

  • A.

    uma prática mais eficiente.

  • B.

    resultados mais produtivos.

  • C.

    atividades mais estruturadas.

  • D.

    ação crítica e transformadora.

  • E.

    otimização de trabalho e recursos.

Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa.

Nesse sentido, é preciso que, em sua formação permanente, o professor

  • A.

    reconheça suas deficiências e se empenhe em estudar.

  • B.

    compreenda a importância da aquisição de técnicas de pesquisa.

  • C.

    obtenha uma postura humilde de procura de seu próprio conhecimento.

  • D.

    se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador.

  • E.

    repense seu papel de professor, buscando aprender como se pesquisa.

Reconheço no meu interlocutor alguém que, mesmo defendendo idéias que recuso, desempenha uma função essencial na minha auto-renovação, no enriquecimento de meu conhecimento, na superação de minhas verdades absolutas que podem estar sempre ocorrendo comigo sem que eu me dê conta delas.

De acordo com o texto, para a ampliação do conhecimento interno é preciso que essa procura se dê

  • A.

    primeiramente, na direção do olhar sobre o mundo.

  • B.

    na aceitação da existência de olhar de forma homogênia os objetos.

  • C.

    inicialmente, na direção do olhar crítico sobre si mesmo.

  • D.

    na tolerância do pensamento do outro sobre o que penso do mundo.

  • E.

    fundamentalmente, na compreensão das dificuldades de entendimento do outro.

Você está querendo dizer que se um aluno não aprende não é porque ele não presta atenção?

A surpresa dessa professora mostra como, ainda hoje, o

  • A.

    aluno com déficit cultural não consegue se concentrar nos estudos.

  • B.

    fracasso escolar está diretamente relacionado à questão disciplinar.

  • C.

    atraso cognitivo cria obstáculos para uma boa aprendizagem.

  • D.

    aluno que apresenta dificuldade auditiva é marginalizado.

  • E.

    desconhecimento de problemas psicológicos impossibilita um ensino competente.

As respostas das crianças oferecem imensas possibilidades de análise em termos de perspectivas diferenciadas e/ou contraditórias às do adulto sobre fenômenos que estão sendo estudados. A postura do professor frente às alternativas de solução construídas pelo aluno deveria estar comprometida com a concepção de erro "construtivo", o que significa considerar que o conhecimento produzido pelo educando, num dado momento de sua experiência de vida, é um conhecimento em processo de superação.

Isso vale dizer que o

  • A.

    conhecimento correto não existe, pois há sempre a possibilidade do erro.

  • B.

    acerto não tem importância no processo de ensinoaprendizagem.

  • C.

    conhecer correto, ter a certeza e o erro, fazem parte do processo de conhecimento.

  • D.

    movimento de procurar o conhecimento só se dará a partir do erro.

  • E.

    caminho para se obter o conhecimento correto é negar o erro.

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