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Teresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles:
"pais ausentes", "pais omissos" e "pais desestruturados".
"pais ausentes", "pais presentes" e "pais autoritários".
"pais autoritários", "pais permissivos" e "pais democráticos".
"pais democráticos", "pais omissos" e "pais desestruturados.
"pais modernos", "pais antiquados" e "pais negligentes".
Hoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola.
Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes,
propiciando espaços de orientação individual aos pais com dificuldades de entender seus filhos.
compreendendo e tolerando as suas dificuldades de comunicação.
promovendo palestras para sensibilizá-los sobre a importância de sua presença na escola.
percebendo e aceitando suas deficiências intelectuais e culturais.
oferecendo ocasiões de diálogo, de convivência e de participação na vida da escola.
Segundo Luís Armando Gandim, a avaliação é um processo
de medida do aprendizado do aluno.
de julgamento sobre a realidade, à luz de critérios estabelecidos.
no qual medida e avaliação se confundem.
através do qual se evidencia os limites da relação entre a teoria e a prática.
de re-significação entre juízo e conhecimento.
Na ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos...
Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá
utilizar metodologias de trabalho que demande habilidades cognitivas complexas.
trabalhar com pais de alunos que apresentem baixa capacidade de participação.
tratar de forma discriminativa a diversidade cultural existente em sua comunidade.
aceitar que pais ou alunos exerçam funções de comando.
permitir a ação de alunos indisciplinados, sob o risco de contagiar o grupo com comportamentos indesejáveis.
Segundo César Coll, para que a aprendizagem seja significativa, devem ser satisfeitas duas condições:
conteúdo potencialmente significativo e postura crítica por parte do aluno para aprender significativamente.
conteúdo potencialmente significativo do ponto de vista lógico e psicológico.
adequada interação professor-aluno e possibilidade de compartilhamento de significados, entre os alunos da mesma condição de aprendizagem.
atitude favorável do aluno e adequada interação professor-aluno.
conteúdos ordenados e relação harmônica de alunos e professores de forma a potencializar as situações de ensino.
Segundo César Coll, atividades autoestruturantes são aquelas
dadas pela realidade cotidiana, cabendo ao aluno desenvolver a capacidade de interpretá-las.
organizadas pelo professor como capazes de induzir temas relevantes para a reflexão e aprendizado do aluno.
que expressam as inquietações de professores e alunos no processo investigativo de desvelar os mistérios do conhecimento.
capazes de apresentar problemas significativos para o aluno, possibilitando que ele teste suas hipóteses e sintetise suas conclusões.
auto-iniciadas e autodirigidas pelo aluno e são o ponto de partida necessário para uma verdadeira aprendizagem.
Muitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo.
Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve
explicar para o aluno, primeiro, o que são "necessidades" e procurar trabalhar apenas os conteúdos relacionados à realidade de seus alunos.
convencer o aluno sobre os conhecimentos que serão importantes na sua vida futura, quando de seu ingresso no mercado de trabalho.
oportunizar o contato do educando com o objeto de conhecimento, criando condições, assim, para o surgimento da necessidade e do interesse.
solicitar que a coordenação pedagógica da escola auxilie na construção dos conteúdos curriculares de sua sala de aula.
realizar um levantamento de todas dificuldades cognitivas e afetivas de seus alunos para melhor organizar o currículo.
Nós, professores, sabemos que os alunos não sabem, mas não sabemos o que eles não sabem e muito menos porque eles não sabem! Paciência!
Essa afirmação, identifica que muitas vezes o professor avalia seus alunos, atribui conceitos ou notas, de acordo com seus acertos e erros, mas
os alunos não têm aprendido com seus erros, continuam a cometê-los, repetidamente.
os pais apenas tomam conhecimento das notas de seus filhos, assinam a prova e nada fazem para mudar essa situação.
pouco ou quase nada tem realizado pedagogicamente em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos nos exercícios realizados.
não percebe que a avaliação tem a função de reorganizar seu trabalho por meio da classificação que ela permite.
não procura os alunos para estes refazerem seus trabalhos, nem permite que os mesmo realizem uma auto-avaliação de sua aprendizagem.
Meu aluno trouxe o resultado de uma sentença matemática errada e eu o questionei a respeito. Ele mesmo assim, afirmou que a resposta era aquela, explicando como chegou a ela e afirmando que o seu jeito de fazer estava certo. Não tive outro jeito, senão pedir que virasse a folha do caderno e copiasse a forma correta que estava escrita na lousa.
Numa concepção crítica de educação, a matéria-prima do trabalho do professor é o conhecimento; não é conseguir que o aluno repita ou memorize o que o professor fez, mas
convencer que ele siga um método seguro para chegar à resolução do problema.
fazer com que ele preste atenção nas explicações do professor.
conseguir que ele compreenda como fez isto ou aquilo.
incentivar que ele aceite o caminho definido pelo professor, porque é mais lógico.
procurar que ele perceba a importância da disciplina para o entendimento do estudo.
O resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas utilizadas em uma escola pública de Ensino Fundamental, apresentou dados positivos em termos de interesse e entusiasmo pela aprendizagem, por parte das crianças. Elas respondiam prontamente às perguntas das professoras, ofereciam-se para realizar as atividades do quadro, realizavam todas as tarefas propostas e participavam ativamente das atividades propostas.
O fato das crianças demonstrarem gosto pelas aulas e valorizarem as experiências vivenciadas nessa escola apontam para a necessidade de se pensar várias maneiras de
desenvolver as habilidades práticas para suas futuras ocupações profissionais.
organizar a aprendizagem de modo a instruir bem os alunos, preparando-os para o ensino médio.
preparar esses alunos para a vida futura que deverão enfrentar na sociedade, quando adultos.
valer-se do potencial de aprendizagem desses alunos, visando ao desenvolvimento da personalidade.
aproveitar essa atitude favorável das crianças de modo a obter formas mais efetivas de aprendizagem.
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