Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Teresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles:

  • A.

    "pais ausentes", "pais omissos" e "pais desestruturados".

  • B.

    "pais ausentes", "pais presentes" e "pais autoritários".

  • C.

    "pais autoritários", "pais permissivos" e "pais democráticos".

  • D.

    "pais democráticos", "pais omissos" e "pais desestruturados.

  • E.

    "pais modernos", "pais antiquados" e "pais negligentes".

Hoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola.

Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes,

  • A.

    propiciando espaços de orientação individual aos pais com dificuldades de entender seus filhos.

  • B.

    compreendendo e tolerando as suas dificuldades de comunicação.

  • C.

    promovendo palestras para sensibilizá-los sobre a importância de sua presença na escola.

  • D.

    percebendo e aceitando suas deficiências intelectuais e culturais.

  • E.

    oferecendo ocasiões de diálogo, de convivência e de participação na vida da escola.

Segundo Luís Armando Gandim, a avaliação é um processo

  • A.

    de medida do aprendizado do aluno.

  • B.

    de julgamento sobre a realidade, à luz de critérios estabelecidos.

  • C.

    no qual medida e avaliação se confundem.

  • D.

    através do qual se evidencia os limites da relação entre a teoria e a prática.

  • E.

    de re-significação entre juízo e conhecimento.

Na ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos...

Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá

  • A.

    utilizar metodologias de trabalho que demande habilidades cognitivas complexas.

  • B.

    trabalhar com pais de alunos que apresentem baixa capacidade de participação.

  • C.

    tratar de forma discriminativa a diversidade cultural existente em sua comunidade.

  • D.

    aceitar que pais ou alunos exerçam funções de comando.

  • E.

    permitir a ação de alunos indisciplinados, sob o risco de contagiar o grupo com comportamentos indesejáveis.

Segundo César Coll, para que a aprendizagem seja significativa, devem ser satisfeitas duas condições:

  • A.

    conteúdo potencialmente significativo e postura crítica por parte do aluno para aprender significativamente.

  • B.

    conteúdo potencialmente significativo do ponto de vista lógico e psicológico.

  • C.

    adequada interação professor-aluno e possibilidade de compartilhamento de significados, entre os alunos da mesma condição de aprendizagem.

  • D.

    atitude favorável do aluno e adequada interação professor-aluno.

  • E.

    conteúdos ordenados e relação harmônica de alunos e professores de forma a potencializar as situações de ensino.

Segundo César Coll, atividades autoestruturantes são aquelas

  • A.

    dadas pela realidade cotidiana, cabendo ao aluno desenvolver a capacidade de interpretá-las.

  • B.

    organizadas pelo professor como capazes de induzir temas relevantes para a reflexão e aprendizado do aluno.

  • C.

    que expressam as inquietações de professores e alunos no processo investigativo de desvelar os mistérios do conhecimento.

  • D.

    capazes de apresentar problemas significativos para o aluno, possibilitando que ele teste suas hipóteses e sintetise suas conclusões.

  • E.

    auto-iniciadas e autodirigidas pelo aluno e são o ponto de partida necessário para uma verdadeira aprendizagem.

Muitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo.

Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve

  • A.

    explicar para o aluno, primeiro, o que são "necessidades" e procurar trabalhar apenas os conteúdos relacionados à realidade de seus alunos.

  • B.

    convencer o aluno sobre os conhecimentos que serão importantes na sua vida futura, quando de seu ingresso no mercado de trabalho.

  • C.

    oportunizar o contato do educando com o objeto de conhecimento, criando condições, assim, para o surgimento da necessidade e do interesse.

  • D.

    solicitar que a coordenação pedagógica da escola auxilie na construção dos conteúdos curriculares de sua sala de aula.

  • E.

    realizar um levantamento de todas dificuldades cognitivas e afetivas de seus alunos para melhor organizar o currículo.

Nós, professores, sabemos que os alunos não sabem, mas não sabemos o que eles não sabem e muito menos porque eles não sabem! Paciência!

Essa afirmação, identifica que muitas vezes o professor avalia seus alunos, atribui conceitos ou notas, de acordo com seus acertos e erros, mas

  • A.

    os alunos não têm aprendido com seus erros, continuam a cometê-los, repetidamente.

  • B.

    os pais apenas tomam conhecimento das notas de seus filhos, assinam a prova e nada fazem para mudar essa situação.

  • C.

    pouco ou quase nada tem realizado pedagogicamente em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos nos exercícios realizados.

  • D.

    não percebe que a avaliação tem a função de reorganizar seu trabalho por meio da classificação que ela permite.

  • E.

    não procura os alunos para estes refazerem seus trabalhos, nem permite que os mesmo realizem uma auto-avaliação de sua aprendizagem.

Meu aluno trouxe o resultado de uma sentença matemática errada e eu o questionei a respeito. Ele mesmo assim, afirmou que a resposta era aquela, explicando como chegou a ela e afirmando que o seu jeito de fazer estava certo. Não tive outro jeito, senão pedir que virasse a folha do caderno e copiasse a forma correta que estava escrita na lousa.

Numa concepção crítica de educação, a matéria-prima do trabalho do professor é o conhecimento; não é conseguir que o aluno repita ou memorize o que o professor fez, mas

  • A.

    convencer que ele siga um método seguro para chegar à resolução do problema.

  • B.

    fazer com que ele preste atenção nas explicações do professor.

  • C.

    conseguir que ele compreenda como fez isto ou aquilo.

  • D.

    incentivar que ele aceite o caminho definido pelo professor, porque é mais lógico.

  • E.

    procurar que ele perceba a importância da disciplina para o entendimento do estudo.

O resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas utilizadas em uma escola pública de Ensino Fundamental, apresentou dados positivos em termos de interesse e entusiasmo pela aprendizagem, por parte das crianças. Elas respondiam prontamente às perguntas das professoras, ofereciam-se para realizar as atividades do quadro, realizavam todas as tarefas propostas e participavam ativamente das atividades propostas.

O fato das crianças demonstrarem gosto pelas aulas e valorizarem as experiências vivenciadas nessa escola apontam para a necessidade de se pensar várias maneiras de

  • A.

    desenvolver as habilidades práticas para suas futuras ocupações profissionais.

  • B.

    organizar a aprendizagem de modo a instruir bem os alunos, preparando-os para o ensino médio.

  • C.

    preparar esses alunos para a vida futura que deverão enfrentar na sociedade, quando adultos.

  • D.

    valer-se do potencial de aprendizagem desses alunos, visando ao desenvolvimento da personalidade.

  • E.

    aproveitar essa atitude favorável das crianças de modo a obter formas mais efetivas de aprendizagem.

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