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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A alegria começa onde a escola termina; pode-se fazer o que quiser, como se quiser, não há mais sanções [...] A escola de hoje, onde não há mais palmatória, onde quase não há castigo, não tem uma imagem melhor à daquele tempo...
As idéias acima expressam uma crítica às escolas que não conseguem perceber o espaço escolar como espaço educativo, onde é permitido
estabelecer um regulamento rígido como forma de desenvolver o senso de responsabilidade do aluno.
e estimulado o trabalho sério de ensinar, onde o aluno aprenda conhecimentos úteis para a vida.
o desenvolvimento de habilidades voltadas ao crescimento intelectual do aluno.
o lúdico, momentos de lazer, problemas contemporâneos e o cotidiano do aluno.
o ensinamento de comportamentos desejáveis por meio do reforço positivo.
As teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos.
De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é
resultado de processo que reflete os interesses particulares das classes e grupos dominantes.
produto da organização do mapa das habilidades necessárias à aprendizagem do aluno.
realizada através da imparcialidade dos conhecimentos científicos.
estruturada por valores consensuais da sociedade.
organizada por um conjunto de decisões técnicas.
Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.
Analisando essa afirmação, a ação supervisora na escola deve
propiciar um ambiente acolhedor para que possa interferir no desenvolvimento correto das atividades escolares.
manter bom relacionamento entre os educadores sem se desviar do projeto de acompanhamento às escolas.
promover um ambiente participativo na escola para melhor exercer o controle das atividades realizadas.
procurar ser solidária com as dificuldades encontradas na gestão escolar, mantendo o planejamento elaborado pelos técnicos.
construir-se na ação coletiva da escola, participando da reconstrução crítica da realidade educacional.
A discussão sobre qual método é o mais indicado para se levar a um aprendizado mais efetivo é insolúvel. É necessário que os educadores se convençam que a ação primeira é investigar, pesquisar, analisar como o aluno aprende e a partir destes dados decidir qual o caminho que melhor pode se adequar às necessidades de aprendizagem de seus alunos.
Considerando as idéias acima, pode-se afirmar que ensinar
requer a utilização de métodos modernos adequados à realidade atual dos educandos.
é um processo que se efetiva independentemente da escolha de métodos.
pressupõe a opção por uma educação libertadora.
depende, fundamentalmente, do compromisso político do educador.
exige o conhecimento dos processos de aprendizagem anteriormente à adoção de métodos.
As crianças de origem africana precisam de um "ensino culturalmente relevante", para que tenham sucesso na escola, pois, em geral, com a aprendizagem da linguagem escrita vem a desqualificação de sua cultura e a imposição da cultura branca.
As tendências do currículo visto como política cultural enfatizam a ação coletiva fundada na
aquisição dos conhecimentos e habilidades necessárias ao desenvolvimento cultural humano.
aceitação do déficit cultural existente em alunos das camadas mais pobres da população.
inclusão dos saberes universais visando a superação da deficiência cultural africana.
compreensão cultural, na experiência e nos caminhos para o conhecimento do mundo.
obtenção do conhecimento oficial como direito de todos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.
A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é
permitir que todos alunos tenham tempo adequado de aprendizagem.
procurar uma metodologia que dê conta das dificuldades cognitivas dos alunos.
promover o aluno para que este não tenha um conceito negativo de si mesmo.
possibilitar que o professor desenvolva uma mesma metodologia com todos alunos.
evitar processos avaliativos utilizados para exercer controle sobre os alunos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Esta situação marcou a educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes da sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.
Estas idéias traduzem uma concepção de educação
Segundo César Coll, a escola ativa tem como característica a atividade
funcional, que implica em interesse do sujeito pelo ato.
de efetuação, que implica na realização do ato.
de escuta, que implica no desenvolvimento da capacidade de ouvir.
do movimento, que implica na capacidade de interagir com o meio físico que cerca o sujeito.
estruturante, que implica em que as ações sejam ordenadas e disciplinadas.
Daniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas:
minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores, estimular as qualidades de todos os envolvidos, especialmente dos alunos, criar incentivos administrativos para os docentes e valorizar as iniciativas coletivas.
criar incentivos administrativos para os docentes, valorizar as iniciativas coletivas, servir de mediador entre escola e família e favorecer estratégias de colaboração entre os grupos.
tornar pluralistas todas as estratégias de liderança, usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação e desenvolver estratégias para colaboração entre os grupos de interesse.
usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação, criar incentivos administrativos para os docentes e minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores.
propor situações em que os conflitos sejam explicitados, usar uma perspectiva multicultural na escolha dos conteúdos escolares e adotar incentivos administrativos para os docentes.
Segundo Monica Thurler, os tipos de cultura presentes nas escolas e que levam a uma eficácia ótima são as que:
I. favorecem a comunicação e a cooperação.
II. privilegiam o entendimento e a negociação.
III. criam uma forte identidade profissional dos professores.
IV. se articulam em torno de metas precisas.
V. estão voltadas para o entendimento multicultural dos problemas do aprendizado.
São corretas, apenas
I, II e III.
I, II e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
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