Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A alegria começa onde a escola termina; pode-se fazer o que quiser, como se quiser, não há mais sanções [...] A escola de hoje, onde não há mais palmatória, onde quase não há castigo, não tem uma imagem melhor à daquele tempo...

As idéias acima expressam uma crítica às escolas que não conseguem perceber o espaço escolar como espaço educativo, onde é permitido

  • A.

    estabelecer um regulamento rígido como forma de desenvolver o senso de responsabilidade do aluno.

  • B.

    e estimulado o trabalho sério de ensinar, onde o aluno aprenda conhecimentos úteis para a vida.

  • C.

    o desenvolvimento de habilidades voltadas ao crescimento intelectual do aluno.

  • D.

    o lúdico, momentos de lazer, problemas contemporâneos e o cotidiano do aluno.

  • E.

    o ensinamento de comportamentos desejáveis por meio do reforço positivo.

As teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos.

De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é

  • A.

    resultado de processo que reflete os interesses particulares das classes e grupos dominantes.

  • B.

    produto da organização do mapa das habilidades necessárias à aprendizagem do aluno.

  • C.

    realizada através da imparcialidade dos conhecimentos científicos.

  • D.

    estruturada por valores consensuais da sociedade.

  • E.

    organizada por um conjunto de decisões técnicas.

Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.

Analisando essa afirmação, a ação supervisora na escola deve

  • A.

    propiciar um ambiente acolhedor para que possa interferir no desenvolvimento correto das atividades escolares.

  • B.

    manter bom relacionamento entre os educadores sem se desviar do projeto de acompanhamento às escolas.

  • C.

    promover um ambiente participativo na escola para melhor exercer o controle das atividades realizadas.

  • D.

    procurar ser solidária com as dificuldades encontradas na gestão escolar, mantendo o planejamento elaborado pelos técnicos.

  • E.

    construir-se na ação coletiva da escola, participando da reconstrução crítica da realidade educacional.

A discussão sobre qual método é o mais indicado para se levar a um aprendizado mais efetivo é insolúvel. É necessário que os educadores se convençam que a ação primeira é investigar, pesquisar, analisar como o aluno aprende e a partir destes dados decidir qual o caminho que melhor pode se adequar às necessidades de aprendizagem de seus alunos.

Considerando as idéias acima, pode-se afirmar que ensinar

  • A.

    requer a utilização de métodos modernos adequados à realidade atual dos educandos.

  • B.

    é um processo que se efetiva independentemente da escolha de métodos.

  • C.

    pressupõe a opção por uma educação libertadora.

  • D.

    depende, fundamentalmente, do compromisso político do educador.

  • E.

    exige o conhecimento dos processos de aprendizagem anteriormente à adoção de métodos.

As crianças de origem africana precisam de um "ensino culturalmente relevante", para que tenham sucesso na escola, pois, em geral, com a aprendizagem da linguagem escrita vem a desqualificação de sua cultura e a imposição da cultura branca.

As tendências do currículo visto como política cultural enfatizam a ação coletiva fundada na

  • A.

    aquisição dos conhecimentos e habilidades necessárias ao desenvolvimento cultural humano.

  • B.

    aceitação do déficit cultural existente em alunos das camadas mais pobres da população.

  • C.

    inclusão dos saberes universais visando a superação da deficiência cultural africana.

  • D.

    compreensão cultural, na experiência e nos caminhos para o conhecimento do mundo.

  • E.

    obtenção do conhecimento oficial como direito de todos.

O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.

A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é

  • A.

    permitir que todos alunos tenham tempo adequado de aprendizagem.

  • B.

    procurar uma metodologia que dê conta das dificuldades cognitivas dos alunos.

  • C.

    promover o aluno para que este não tenha um conceito negativo de si mesmo.

  • D.

    possibilitar que o professor desenvolva uma mesma metodologia com todos alunos.

  • E.

    evitar processos avaliativos utilizados para exercer controle sobre os alunos.

Esta situação marcou a educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes da sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

Estas idéias traduzem uma concepção de educação

  • A. libertária.
  • B. liberal.
  • C. tecnicista.
  • D. moderna.
  • E. crítica.

Segundo César Coll, a escola ativa tem como característica a atividade

  • A.

    funcional, que implica em interesse do sujeito pelo ato.

  • B.

    de efetuação, que implica na realização do ato.

  • C.

    de escuta, que implica no desenvolvimento da capacidade de ouvir.

  • D.

    do movimento, que implica na capacidade de interagir com o meio físico que cerca o sujeito.

  • E.

    estruturante, que implica em que as ações sejam ordenadas e disciplinadas.

Daniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas:

  • A.

    minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores, estimular as qualidades de todos os envolvidos, especialmente dos alunos, criar incentivos administrativos para os docentes e valorizar as iniciativas coletivas.

  • B.

    criar incentivos administrativos para os docentes, valorizar as iniciativas coletivas, servir de mediador entre escola e família e favorecer estratégias de colaboração entre os grupos.

  • C.

    tornar pluralistas todas as estratégias de liderança, usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação e desenvolver estratégias para colaboração entre os grupos de interesse.

  • D.

    usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação, criar incentivos administrativos para os docentes e minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores.

  • E.

    propor situações em que os conflitos sejam explicitados, usar uma perspectiva multicultural na escolha dos conteúdos escolares e adotar incentivos administrativos para os docentes.

Segundo Monica Thurler, os tipos de cultura presentes nas escolas e que levam a uma eficácia ótima são as que:

I. favorecem a comunicação e a cooperação.

II. privilegiam o entendimento e a negociação.

III. criam uma forte identidade profissional dos professores.

IV. se articulam em torno de metas precisas.

V. estão voltadas para o entendimento multicultural dos problemas do aprendizado.

São corretas, apenas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...