Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Assistente de Direção deverá contribuir para que o estabelecimento de ensino no qual atua cumpra, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, com as incumbências previstas pela LDB, dentre as quais estão:
elaborar e executar sua proposta pedagógica; administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e na definição das prioridades de atendimento à demanda.
assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação, elaborar e executar sua proposta pedagógica e participar do Conselho Municipal de Educação.
garantir o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas, assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e participar da Associação de Pais e Mestres.
administrar pessoal, recursos materiais e financeiros da escola, assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e participar da definição do orçamento Municipal para a educação e do Conselho de Acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério.
Para Vygotsky, o processo de aprendizagem acontece, principalmente:
a partir da maturação das informações do código genético que influencia diferentemente o desenvolvimento, conforme a faixa etária.
pela forte influência do meio sobre o indivíduo que molda paulatinamente a personalidade da criança.
na interação social, sobretudo com pessoas mais experientes que possibilitam, assim, à criança avançar no seu desenvolvimento.
decorrente do desenvolvimento dos esquemas motores e das capacidades cognitivas.
a depender da capacidade volitiva da criança, o que pode variar de uma para a outra.
Uma professora de Educação Infantil presencia a reação de uma criança, ao cair, xingar: Chão feio!. Tendo em vista a teoria piagetiana, uma compreensão possível desta situação pela professora é que esta criança:
alcançou a capacidade de reversibilidade, mas não a de realismo.
ainda é muito imatura emocionalmente.
não é capaz de operar ações mentais.
evidencia o animismo característico de seu pensamento.
está restrita às suas sensações e ações motoras.
Pode-se dizer que, no contexto da instituição de Educação Infantil, a socialização da criança pequena acontece, principalmente:
por meio da participação nos jogos sociais que caracterizam o contexto da instituição.
na devida atenção dada pela professora ao ensino das regras de conduta social.
na ausência da ação familiar, responsável por esta educação.
na observação e imitação dos modelos que os educadores lhe apresentam intencionalmente.
na etapa devida do seu desenvolvimento moral que deve ser respeitada pela instituição.
Na sociedade contemporânea, pode-se considerar que uma das funções das instituições de Educação Infantil é
compensar para a criança pequena possíveis carências nutricionais, educacionais, emocionais e cognitivas que as famílias não têm conseguido suprir.
estimular a criança pequena nos aspectos motores e cognitivos do desenvolvimento, principalmente, no que diz respeito à alfabetização, exigência do Ensino Fundamental.
exercer a função de guarda das crianças, levando-se em conta que as atuais condições socioeconômicas do país têm tirado dos pais a oportunidade de cuidar de seus filhos.
dar oportunidade para que as crianças possam se desenvolver espontaneamente, em um lugar mais seguro que a rua.
compartilhar com a família responsabilidades de cuidado e educação da criança, colaborando com a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
A legislação educacional brasileira, especificamente a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, entendem a criança enquanto
futuro cidadão em desenvolvimento que, portanto, deve ter uma educação de qualidade garantida para que possa inserir-se com sucesso em seu meio social.
pessoa que demanda e merece cuidados de sua família, mas, que, devido a necessidade de seus pais trabalharem, tem o direito garantido pela Constituição Federal a um lugar de guarda.
pessoa em desenvolvimento que, em caso de famílias necessitadas, deve receber cuidados institucionais que supram essa carência, em termos físicos, nutricionais, educativos e emocionais.
sujeito de direitos, cidadão em processo, pessoa completa em uma fase especial de desenvolvimento, que tem o direito à educação e ao cuidado garantidos desde o nascimento.
indivíduo que tem direitos e deveres, mas que a família não tem educado efetivamente para que venha a ser cidadão cumpridor de seus deveres, devendo o Estado assumir essa educação.
No contexto da política brasileira para a infância, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são:
importante contribuição para as instituições de Educação Infantil e têm como função sugerir aspectos que serão definidos autonomamente por creches e pré-escolas.
assim como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, referência para o trabalho de planejamento do professor junto a um grupo de crianças.
mandatórias para todas as instituições com crianças de 0 a 6 anos e visam orientar, com base em princípios éticos, políticos e estéticos, a proposta pedagógica dessas instituições.
um documento nacional que esclarece sobre a participação da família, da comunidade e da creche na educação e cuidado infantil, seus direitos e deveres.
um currículo definido em nível federal que objetiva unificar e controlar o atendimento, a educação e a avaliação das crianças de creches e pré-escolas.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil compreendem a avaliação como
um instrumento de diagnóstico do nível de aprendizagem infantil com vistas à tomada de decisões sobre o acesso da criança ao Ensino Fundamental.
um instrumento de acompanhamento e registro de etapas alcançadas nos cuidados e na educação infantil, com vistas à organização das propostas pedagógicas da instituição.
um relatório contendo os principais aspectos do desenvolvimento infantil, as conquistas na aprendizagem, que visa principalmente informar aos pais sobre o percurso escolar de seus filhos.
a estratégia utilizada pela escola para, de acordo com cada criança, controlar seu comportamento.
uma ação escolar apropriada para o trabalho com crianças maiores e que não deve acontecer na Educação Infantil.
Considere as afirmações abaixo.
I. A educação que estamos construindo almeja o desenvolvimento da auto-estima dos educandos, contribuindo para que se construa sua autoconfiança, sua afetividade e referenciais éticos orientadores da sua práxis.
II. A experiência educacional deve tomar as diferenças culturais, físicas, étnicas e de gênero como elementos enriquecedores das relações nas escolas e da vida em sociedade.
III. ...temos verificado orientações segundo às quais currículos e processos avaliativos se estabelecem a partir de referenciais externos aos alunos (...) O estabelecimento de parâmetros para os currículos nacionais, hoje orientadores da elaboração dos livros didáticos, tem se constituído em referencial para o Sistema de Avaliação Nacional (SAEB), de forma exterior ao processo do aluno e da unidade educacional, proporcionando inúmeras situações paradoxais e contraditórias...
As informações I, II e III contém elementos de análise sobre uma das diretrizes norteadoras da ação da educação da Prefeitura do Município de São Paulo, a saber:
Para Luiz Carlos de Freitas, a forma de funcionamento da escola não é ingênua e nem sem propósitos definidos, pois apresenta uma maneira particular de organizar os
conteúdos e metodologias.
alunos que querem realmente estudar.
conteúdos curriculares de acordo com a clientela.
trabalho dos alunos segundo sua capacidade e interesse em estudar.
tempos e os espaços da escola, impondo um único ritmo de aprendizado a todos.
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