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Paulo Freire afirma que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele e, também, que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma
leitura séria que exige disciplina nos estudos.
forma de tornar o educando um leitor atencioso.
forma consciente da importância de se tornar um leitor aplicado, para melhor entender o mundo.
concepção de leitura que exige uma experiência de vida primeiramente, para depois poder se dar a compreensão da palavra.
certa forma de "escrevê-lo" ou de "reescrevê-lo", quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente.
Considere as indagações a seguir:
Avalia-se para aprovar e promover?
Avalia-se para favorecer processos de aprendizagem?
Avalia-se o desenvolvimento do aluno?
Para Jussara Hoffmann, essas polêmicas sobre avaliação fazem parte de uma excessiva preocupação, de educadores e leigos, em relação a questões de caráter burocrático, como:
definição de conteúdos e metodologias.
a incorporação das experiências do aluno no currículo escolar.
demonstração que o professor sempre sabe mais que o aluno.
definição de critérios, registros finais e apresentação de resultados.
obtenção de novos conhecimentos e correção de conhecimentos errados.
Estudos sobre Escola e Violência evidenciaram que a problemática das diferentes manifestações da violência no cotidiano escolar é complexa e multidimensional.
Segundo Vera Maria Candau, os professores, em geral,
vêem na indisciplina a principal causa da violência na escola.
controlam com facilidade as várias formas de violência na escola.
têm dificuldade de identificar formas de violência geradas pela própria escola.
reconhecem que a avaliação é a maior violência praticada contra os alunos na escola.
não percebem formas de violência presentes dentro da escola, apenas fora dela.
A escola que nos foi legada pela sociedade ocidental moderna começou por separar adultos de crianças, católicos de protestantes. Ela também se fez diferente para os ricos e pobres e ela imediatamente separou os meninos das meninas.
Sobre a construção escolar das diferenças, Guacira Lopes Louro nos afirma que a escola
procura sempre trabalhar com respeito à diversidade.
produz diferenças, distinções, desigualdades.
já sabe lidar com as diferenças existentes entre os alunos.
organiza seu currículo a partir da diferença que ela mesma criou.
atualmente não é produtora de diferenças, mas trabalha a partir da diferença.
Como pensar uma pedagogia para a paz, se os livros de escola centram no Ocidente europeu a vocação do humano, e deslocam para "todos os outros" o lugar do exótico, do "sub", do atrasado ou do disfarçadamente perverso?
Segundo Carlos Rodrigues Brandão, é indispensável repor a verdade na pedagogia. Torná-la crítica, como reclamam hoje todos os seus pensadores e praticantes,
I. não significa apenas fazê-la mais formalmente reflexiva.
II. trata-se de propor uma anti-história do desvelamento de quem somos e temos sido.
III. implica relativizar essa antiga interpretação do sentido das múltiplas culturas e do valor das incontáveis histórias do povo humano. É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Segundo a autora, esta experiência exemplifica algo que merece ser melhor examinado, a saber:
relações raciais só podem ser trabalhadas diretamente com a pessoa envolvida.
toda pessoa já nasce geneticamente preta ou branca, não adianta mudar a cor.
definição do significado de ser negro, branco ou amarelo é de ordem pessoal.
quem define o significado de ser negro, branco ou amarelo é a sociedade.
diante de situações não compreendidas, o melhor é buscar ajuda de um psicólogo.
Segundo Miguel Arroyo, a transgressão de formas de gestão tão centralizadas e normatizadas tem o sentido de um aprendizado: o aprendizado da
liberdade para poder ensinar a liberdade.
regra e da norma que constituem a organização escolar.
razão de se propor a ação educativa sem infringir as normas.
crítica às leis e normas para poder desenvolver a prática educativa.
inovação pedagógica que enriquece o projeto pedagógico na escola.
Observe as programações para crianças bem pequenas, abaixo descritas.Sobre essas programações, pode-se afirmar que
a primeira apresenta de forma integrada a educação e o cuidado, já a segunda restringue-se aos cuidados físicos da criança.
a primeira pauta-se na assistência aos cuidados físicos da criança, já a segunda, na escolarização.
as duas, apesar de se organizarem de forma diversa, pautam-se na assistência aos cuidados físicos da criança.
as duas pautam-se na integração das atividades de educação e cuidados das crianças.
a primeira pauta-se na assistência aos cuidados físicos da criança, já a segunda, na integração das atividades de educação e cuidados das crianças.
As principais condições que afetam a qualidade do trabalho do professor de educação infantil são:
o tempo de experiência e uma programação livre.
a organização do espaço e dos materiais disponíveis.
a programação oferecida pelo pedagogo e as tarefas trazidas de casa pelas crianças.
o apoio das mães e a disposição para substituí-las junto às crianças.
a programação livre e a quantidade de materiais disponíveis.
Diante da proposta de escrever um texto explicativo de como fazer massa de serragem de madeira, um aluno produz o texto abaixo.Sobre as sínteses, é correto o que se afirma em:
As professoras 1 e 2 consideram apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais.
A professora 1 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 2 considera somente aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos.
A professora 1 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 2 considera esses aspectos e também aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de texto.
A professora 2 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 1 considera somente aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos.
Tanto a professora 1 quanto a professora 2 consideram aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais e também aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos.
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