Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Paulo Freire afirma que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele e, também, que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma

  • A.

    leitura séria que exige disciplina nos estudos.

  • B.

    forma de tornar o educando um leitor atencioso.

  • C.

    forma consciente da importância de se tornar um leitor aplicado, para melhor entender o mundo.

  • D.

    concepção de leitura que exige uma experiência de vida primeiramente, para depois poder se dar a compreensão da palavra.

  • E.

    certa forma de "escrevê-lo" ou de "reescrevê-lo", quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente.

Considere as indagações a seguir:

Avalia-se para aprovar e promover?

Avalia-se para favorecer processos de aprendizagem?

Avalia-se o desenvolvimento do aluno?

Para Jussara Hoffmann, essas polêmicas sobre avaliação fazem parte de uma excessiva preocupação, de educadores e leigos, em relação a questões de caráter burocrático, como:

  • A.

    definição de conteúdos e metodologias.

  • B.

    a incorporação das experiências do aluno no currículo escolar.

  • C.

    demonstração que o professor sempre sabe mais que o aluno.

  • D.

    definição de critérios, registros finais e apresentação de resultados.

  • E.

    obtenção de novos conhecimentos e correção de conhecimentos errados.

Estudos sobre Escola e Violência evidenciaram que a problemática das diferentes manifestações da violência no cotidiano escolar é complexa e multidimensional.

Segundo Vera Maria Candau, os professores, em geral,

  • A.

    vêem na indisciplina a principal causa da violência na escola.

  • B.

    controlam com facilidade as várias formas de violência na escola.

  • C.

    têm dificuldade de identificar formas de violência geradas pela própria escola.

  • D.

    reconhecem que a avaliação é a maior violência praticada contra os alunos na escola.

  • E.

    não percebem formas de violência presentes dentro da escola, apenas fora dela.

A escola que nos foi legada pela sociedade ocidental moderna começou por separar adultos de crianças, católicos de protestantes. Ela também se fez diferente para os ricos e pobres e ela imediatamente separou os meninos das meninas.

Sobre a construção escolar das diferenças, Guacira Lopes Louro nos afirma que a escola

  • A.

    procura sempre trabalhar com respeito à diversidade.

  • B.

    produz diferenças, distinções, desigualdades.

  • C.

    já sabe lidar com as diferenças existentes entre os alunos.

  • D.

    organiza seu currículo a partir da diferença que ela mesma criou.

  • E.

    atualmente não é produtora de diferenças, mas trabalha a partir da diferença.

Como pensar uma pedagogia para a paz, se os livros de escola centram no Ocidente europeu a vocação do humano, e deslocam para "todos os outros" o lugar do exótico, do "sub", do atrasado ou do disfarçadamente perverso?

Segundo Carlos Rodrigues Brandão, é indispensável repor a verdade na pedagogia. Torná-la crítica, como reclamam hoje todos os seus pensadores e praticantes,

I. não significa apenas fazê-la mais formalmente reflexiva.

II. trata-se de propor uma anti-história do desvelamento de quem somos e temos sido.

III. implica relativizar essa antiga interpretação do sentido das múltiplas culturas e do valor das incontáveis histórias do povo humano. É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Segundo a autora, esta experiência exemplifica algo que merece ser melhor examinado, a saber:

  • A.

    relações raciais só podem ser trabalhadas diretamente com a pessoa envolvida.

  • B.

    toda pessoa já nasce geneticamente preta ou branca, não adianta mudar a cor.

  • C.

    definição do significado de ser negro, branco ou amarelo é de ordem pessoal.

  • D.

    quem define o significado de ser negro, branco ou amarelo é a sociedade.

  • E.

    diante de situações não compreendidas, o melhor é buscar ajuda de um psicólogo.

Segundo Miguel Arroyo, a transgressão de formas de gestão tão centralizadas e normatizadas tem o sentido de um aprendizado: o aprendizado da

  • A.

    liberdade para poder ensinar a liberdade.

  • B.

    regra e da norma que constituem a organização escolar.

  • C.

    razão de se propor a ação educativa sem infringir as normas.

  • D.

    crítica às leis e normas para poder desenvolver a prática educativa.

  • E.

    inovação pedagógica que enriquece o projeto pedagógico na escola.

Observe as programações para crianças bem pequenas, abaixo descritas.Sobre essas programações, pode-se afirmar que

  • A.

    a primeira apresenta de forma integrada a educação e o cuidado, já a segunda restringue-se aos cuidados físicos da criança.

  • B.

    a primeira pauta-se na assistência aos cuidados físicos da criança, já a segunda, na escolarização.

  • C.

    as duas, apesar de se organizarem de forma diversa, pautam-se na assistência aos cuidados físicos da criança.

  • D.

    as duas pautam-se na integração das atividades de educação e cuidados das crianças.

  • E.

    a primeira pauta-se na assistência aos cuidados físicos da criança, já a segunda, na integração das atividades de educação e cuidados das crianças.

As principais condições que afetam a qualidade do trabalho do professor de educação infantil são:

  • A.

    o tempo de experiência e uma programação livre.

  • B.

    a organização do espaço e dos materiais disponíveis.

  • C.

    a programação oferecida pelo pedagogo e as tarefas trazidas de casa pelas crianças.

  • D.

    o apoio das mães e a disposição para substituí-las junto às crianças.

  • E.

    a programação livre e a quantidade de materiais disponíveis.

Diante da proposta de escrever um texto explicativo de como fazer massa de serragem de madeira, um aluno produz o texto abaixo.Sobre as sínteses, é correto o que se afirma em:

  • A.

    As professoras 1 e 2 consideram apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais.

  • B.

    A professora 1 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 2 considera somente aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos.

  • C.

    A professora 1 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 2 considera esses aspectos e também aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de texto.

  • D.

    A professora 2 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 1 considera somente aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos.

  • E.

    Tanto a professora 1 quanto a professora 2 consideram aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais e também aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos.

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