Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Analise as afirmações abaixo.

Como posso dialogar, se alieno a ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim?

Como posso dialogar, se me fecho à contribuição dos outros, que jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?

Como posso dialogar, se temo a superação e se, só em pensar nela, sofro e definho?

Para Paulo Freire, dentre outros quesitos, não há diálogo se não há

  • A.

    domínio dos conteúdos.

  • B.

    humildade.

  • C.

    conhecimento.

  • D.

    vontade de aprender.

  • E.

    superação do erro.

Considere os desafios de uma escola.

I. Existência, no ensino fundamental, de elevado número de alunos com dificuldades no processo de construção da escrita e letramento, portanto, prejudicados em sua "leitura de mundo"

II. Conflito existente entre sistema de ciclos e o trabalho pedagógico baseado na seriação.

III. A existência de uma concepção de avaliação classificatória e seletiva.

(SME, Revista Educação 04)

Esses problemas a serem enfrentados, na verdade, são

  • A.

    questões advindas da falta de formação dos professores e de melhores salários.

  • B.

    resultado de ações que não foram adequadamente planejadas no início do ano.

  • C.

    dificuldades naturais de toda organização curricular.

  • D.

    diferentes faces de um desafio maior, que é a concretização de uma escola capaz de ensinar a todos, sem exclusões.

  • E.

    provocados por dificuldades administrativas e de gestão que organizam os processos de formação dos educadores.

A reflexão acima identifica um problema encontrado quando não se pensa uma proposta de formação que incorpore um trabalho

  • A.

    contínuo e sistemático de reflexão voltado para a identificação das situações-problema e suas causas, visando ações que superem as que possam ser revertidas.

  • B.

    dinâmico com a utilização de metodologias modernas que possibilite sensibilizar os educadores descomprometidos com o trabalho educativo.

  • C.

    embasado em teorias construtivistas − interacionistas, não distanciadas do entendimento dos professores.

  • D.

    organizado e planejado por equipe técnica comprometida com a qualidade do ensino.

  • E.

    sistemático de avaliação da prática educativa do professor.

Os textos acima fazem referência à

  • A.

    poesia como forma de recreação.

  • B.

    imagem como conteúdo de programa.

  • C.

    aprendizagem espontânea das crianças.

  • D.

    arte como um modo de ver e dizer de si e do mundo.

  • E.

    forma mais correta de apresentar aos alunos um novo conceito.

As questões de números 12 e 13 referem-se ao texto abaixo.

Para Danilo Gandin e Luís Armando Gandin, um planejamento participativo distingue a

  • A.

    realidade de sala e a realidade da Unidade Educacional.

  • B.

    forma de pensar dos pais (senso comum) e a forma intelectual de pensar do professor.

  • C.

    forma como a comunidade organiza um trabalho e a forma como os professores e técnicos conseguem organizar esse mesmo trabalho.

  • D.

    realidade do aluno atuante, participativo e os alunos que são obrigados a ir para a escola e estudar sem interesse e motivação.

  • E.

    realidade global e a realidade específica da instituição e, também, o agir em dois momentos: o do ideal do agir e o concreto do agir.

As questões de números 12 e 13 referem-se ao texto abaixo.

A temática participação aqui considerada refere-se a como

  • A.

    os professores se relacionam com os pais em reuniões de conselhos de classe.

  • B.

    os diretores, equipe técnica e professores discutem a organização curricular.

  • C.

    a gestão democrática pode gerar projetos pedagógicos criativos e ousados.

  • D.

    são e estão sendo construídas as relações de poder dentro de cada instância do sistema público.

  • E.

    estão sendo construídos os currículos: com participação de professores junto à equipe técnica ou apenas pelos especialistas.

... continuo pensando que para falar de mudanças na educação é necessário, primeiro, um profundo silêncio, uma longa espera, uma estética não tão pulcra, uma ética mais desalinhada (...) abandonar a homodidática para heterorrelacionar-se.

Segundo Carlos Skliar, para falar de mudanças na educação também é necessário

  • A.

    abrir mão de nossas idéias e aceitar as idéias do outro.

  • B.

    querer ensinar o outro para que ele aprenda a conviver em grupo.

  • C.

    deixar-se vibrar pelo outro mais do que pretender multiculturalizá-lo.

  • D.

    educar o outro para que o processo de aprendizado possa acontecer.

  • E.

    utilizar a didática para ensinar ao outro o significado da verdadeira educação.

Os textos acima fazem referência ao significado da

  • A.

    diversidade.

  • B.

    alteridade

  • C.

    uniformidade.

  • D.

    responsabilidade.

  • E.

    comunicabilidade

Conhecer é captar e interpretar a realidade (...) se conhecer é captar e interpretar a realidade, nós podemos tanto captar errado como entender errado, o que significa que faz parte da idéia de conhecer duas outras noções. O conhecer correto/certo, ter a certeza e o erro fazem parte do processo de conhecimento, não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros.

Segundo Mario Sergio Cortella, fazem parte do processo de conhecimento o

  • A.

    acerto e o erro.

  • B.

    método certo a ser ensinado.

  • C.

    trabalho do professor em escolher certo os conteúdos.

  • D.

    entender certo e a certeza do significado do conhecimento adquirido.

  • E.

    modo como o aluno abstrai o conhecimento e as dificuldades encontradas.

Vários autores evidenciam a inevitável flexibilidade das fronteiras entre os dois campos de conhecimentos e práticas: o currículo e a formação do professor.

Antônio Flávio Moreira afirma que o currículo só se materializa no ensino, no momento em que

  • A.

    os professores ensinam, a partir dos parâmetros curriculares nacionais.

  • B.

    os professores colocam em prática seu planejamento do início de curso.

  • C.

    alunos e professores vivenciam experiências nas quais constroem e reconstroem conhecimentos e saberes.

  • D.

    a proposta de conteúdos é colocada em prática e, posteriormente, avaliada.

  • E.

    os alunos são avaliados como pré-diagnóstico para o planejamento de trabalho do professor e preparação de material didático.

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