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Analise as afirmações abaixo.
Como posso dialogar, se alieno a ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim?
Como posso dialogar, se me fecho à contribuição dos outros, que jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?
Como posso dialogar, se temo a superação e se, só em pensar nela, sofro e definho?
Para Paulo Freire, dentre outros quesitos, não há diálogo se não há
domínio dos conteúdos.
humildade.
conhecimento.
vontade de aprender.
superação do erro.
Considere os desafios de uma escola.
I. Existência, no ensino fundamental, de elevado número de alunos com dificuldades no processo de construção da escrita e letramento, portanto, prejudicados em sua "leitura de mundo"
II. Conflito existente entre sistema de ciclos e o trabalho pedagógico baseado na seriação.
III. A existência de uma concepção de avaliação classificatória e seletiva.
(SME, Revista Educação 04)
Esses problemas a serem enfrentados, na verdade, são
questões advindas da falta de formação dos professores e de melhores salários.
resultado de ações que não foram adequadamente planejadas no início do ano.
dificuldades naturais de toda organização curricular.
diferentes faces de um desafio maior, que é a concretização de uma escola capaz de ensinar a todos, sem exclusões.
provocados por dificuldades administrativas e de gestão que organizam os processos de formação dos educadores.
A reflexão acima identifica um problema encontrado quando não se pensa uma proposta de formação que incorpore um trabalho
contínuo e sistemático de reflexão voltado para a identificação das situações-problema e suas causas, visando ações que superem as que possam ser revertidas.
dinâmico com a utilização de metodologias modernas que possibilite sensibilizar os educadores descomprometidos com o trabalho educativo.
embasado em teorias construtivistas − interacionistas, não distanciadas do entendimento dos professores.
organizado e planejado por equipe técnica comprometida com a qualidade do ensino.
sistemático de avaliação da prática educativa do professor.
Os textos acima fazem referência à
poesia como forma de recreação.
imagem como conteúdo de programa.
aprendizagem espontânea das crianças.
arte como um modo de ver e dizer de si e do mundo.
forma mais correta de apresentar aos alunos um novo conceito.
As questões de números 12 e 13 referem-se ao texto abaixo.
Para Danilo Gandin e Luís Armando Gandin, um planejamento participativo distingue a
realidade de sala e a realidade da Unidade Educacional.
forma de pensar dos pais (senso comum) e a forma intelectual de pensar do professor.
forma como a comunidade organiza um trabalho e a forma como os professores e técnicos conseguem organizar esse mesmo trabalho.
realidade do aluno atuante, participativo e os alunos que são obrigados a ir para a escola e estudar sem interesse e motivação.
realidade global e a realidade específica da instituição e, também, o agir em dois momentos: o do ideal do agir e o concreto do agir.
As questões de números 12 e 13 referem-se ao texto abaixo.
A temática participação aqui considerada refere-se a como
os professores se relacionam com os pais em reuniões de conselhos de classe.
os diretores, equipe técnica e professores discutem a organização curricular.
a gestão democrática pode gerar projetos pedagógicos criativos e ousados.
são e estão sendo construídas as relações de poder dentro de cada instância do sistema público.
estão sendo construídos os currículos: com participação de professores junto à equipe técnica ou apenas pelos especialistas.
... continuo pensando que para falar de mudanças na educação é necessário, primeiro, um profundo silêncio, uma longa espera, uma estética não tão pulcra, uma ética mais desalinhada (...) abandonar a homodidática para heterorrelacionar-se.
Segundo Carlos Skliar, para falar de mudanças na educação também é necessário
abrir mão de nossas idéias e aceitar as idéias do outro.
querer ensinar o outro para que ele aprenda a conviver em grupo.
deixar-se vibrar pelo outro mais do que pretender multiculturalizá-lo.
educar o outro para que o processo de aprendizado possa acontecer.
utilizar a didática para ensinar ao outro o significado da verdadeira educação.
Os textos acima fazem referência ao significado da
diversidade.
alteridade
uniformidade.
responsabilidade.
comunicabilidade
Conhecer é captar e interpretar a realidade (...) se conhecer é captar e interpretar a realidade, nós podemos tanto captar errado como entender errado, o que significa que faz parte da idéia de conhecer duas outras noções. O conhecer correto/certo, ter a certeza e o erro fazem parte do processo de conhecimento, não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros.
Segundo Mario Sergio Cortella, fazem parte do processo de conhecimento o
acerto e o erro.
método certo a ser ensinado.
trabalho do professor em escolher certo os conteúdos.
entender certo e a certeza do significado do conhecimento adquirido.
modo como o aluno abstrai o conhecimento e as dificuldades encontradas.
Vários autores evidenciam a inevitável flexibilidade das fronteiras entre os dois campos de conhecimentos e práticas: o currículo e a formação do professor.
Antônio Flávio Moreira afirma que o currículo só se materializa no ensino, no momento em que
os professores ensinam, a partir dos parâmetros curriculares nacionais.
os professores colocam em prática seu planejamento do início de curso.
alunos e professores vivenciam experiências nas quais constroem e reconstroem conhecimentos e saberes.
a proposta de conteúdos é colocada em prática e, posteriormente, avaliada.
os alunos são avaliados como pré-diagnóstico para o planejamento de trabalho do professor e preparação de material didático.
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