Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Após uma excursão com sua turma de crianças de idade de 4-5 anos a um museu da cidade, a professora propõe, em uma situação de rodinha, que as crianças relatem o passeio. De início, as crianças começam a falar desordenadamente e se remetem a fatos isolados. Tendo em vista uma concepção de ensino-aprendizagem pautada na noção de construção do conhecimento, os procedimentos mais adequados da professora são:

  • A.

    possibilitar, a partir de suas perguntas e afirmativas, apoio para as crianças, que aos poucos vão organizando suas idéias e seus relatos.

  • B.

    narrar o passeio, de forma que em um momento posterior, as crianças possam tomá-la como modelo e aprendam a narrar a partir do mecanismo de imitação.

  • C.

    optar por deixar as crianças à vontade, sem propor alguma intervenção, para contar a história dentro de suas possibilidades.

  • D.

    guiar os alunos para repetirem as suas falas.

  • E.

    propor outra atividade por considerar que as crianças ainda não são capazes de elaborar uma narrativa.

A mãe de uma das crianças diz a você que está preocupada com a alfabetização do seu filho. Demonstra a expectativa de que ele esteja alfabetizado quando estiver para ingressar no ensino fundamental. Qual o seu comentário, mais adequado, a ela?

  • A.

    Não se preocupe, nós a alfabetizaremos.

  • B.

    Imagine! Isso não é importante antes dela sair daqui.

  • C.

    Se ela não se alfabetizar, procure um psicopedagogo.

  • D.

    A alfabetização é um processo complexo. Vamos marcar uma reunião para conversar com mais calma.

  • E.

    O ensino fundamental é que está errado por alimentar essa preocupação.

A direção da escola mudou você de turma, o que lhe desagradou, alegando alguns aspectos do seu trabalho que não estão adequados ao desempenho esperado. Você

  • A.

    reage emocionalmente, demonstrando o afeto que tem pelas crianças do grupo com que vinha trabalhando.

  • B.

    envolve as famílias na questão para que elas convençam a direção a mudar sua decisão.

  • C.

    cura argumentar objetivamente porque não concorda com a decisão, procurando chegar a um consenso.

  • D.

    acata a decisão, já que a direção tem o poder e maior visão do seu trabalho.

  • E.

    pede aos colegas para ajudarem você a convencer a direção a mudar de decisão.

No seu grupo, quase todas as crianças conseguem produzir uma garatuja que representa uma figura humana. Mas tem uma delas que não consegue e quando você propõe um registro que envolve esse tipo de representação, ela não aceita a proposta e começa a perturbar os colegas. A ação do professor mais adequada, nesse caso, é

  • A.

    não intervir, vai chegar o momento em que ela vai conseguir desenhar como os colegas.

  • B.

    sentar-se individualmente com ela e ensinar-lhe como desenhar uma figura humana.

  • C.

    oferecer-lhe uma outra proposta para que ela não se sinta frustrada, já que não consegue fazer o mesmo que os colegas.

  • D.

    colocá-la junto a um parceiro com que se dá muito bem e incentivá-la a tentar fazer um desenho.

  • E.

    impedir que atrapalhe os colegas, explicando-lhe como está sendo inconveniente.

Você está provendo uma refeição a dois bebês. Eles estão sentados em cadeirões, cada um deles com o prato e a colher à sua frente. Um deles joga a colher no chão. Você a pega, limpa-a e a devolve ao prato. Ele joga-a novamente e olha para você, que repete as mesmas ações da primeira vez. Depois do bebê jogar a colher algumas vezes, você

  • A.

    impede que ele tenha acesso à colher, ou a qualquer outro objeto, para continuar alimentando-o.

  • B.

    oferece uma outra colher para ele jogar e a recolhe, devolvendo-a ao bebê quando possível e continua alimentando-o.

  • C.

    interrompe a sua refeição até terminar a do outro bebê.

  • D.

    procura chamar a sua atenção para outra coisa, por exemplo, fazendo aviãozinho com a colher.

  • E.

    pede ajuda de outra pessoa, já que esse bebê precisa da atenção exclusiva de alguém para alimentá-lo.

No livro A resolução de problemas na Matemática escolar, Krulik e Reys, Editora Atual, discute-se uma das interpretações mais comuns de resolução de problemas, a ser considerada como um processo. Um dos artigos, escrito por Nicholas A. Branca, diz: O que é considerado importante nesta interpretação são os métodos, os procedimentos, as estratégias, e os heurísticos – aqui usados para indicar estratégia geral, independente do problema em particular – que os alunos usam na resolução de problemas. Essas partes do processo são a sua essência, e como tal, tornam-se um foco do currículo matemático.

A partir dessa afirmação, NÃO é correto dizer que:

  • A.

    É muito importante o modo como o aluno resolve problemas

  • B.

    Faz parte do processo de resolução de problemas levar-se em conta os heurísticos utilizados.

  • C.

    Na resolução de problemas é importante mobilizar estratégias gerais.

  • D.

    Não é importante determinar previamente o objetivo a ser atingido na resolução de um problemas.

  • E.

    Se o aluno estiver munido de uma variedade de estratégias estará mais habilitado para resolver problemas.

Uma criança de um ano e meio insiste em subir e descer alguns degraus existentes próximo ao local que você está com o grupo. Diante dessa situação, a conduta mais adequada do professor deve

  • A.

    tentar chamar sua atenção para outra coisa, pois aquele local é perigoso.

  • B.

    reivindicar com um superior para que alguma coisa seja feita, pois os degraus são inadequados naquele local.

  • C.

    explicar para a criança porque ela não pode ficar lá.

  • D.

    não intervir, pois ela está fazendo o que quer e tem competência para continuar brincando sem perigo.

  • E.

    criar uma forma de permitir que ela realize essa atividade, com segurança.

O termo Metacognição é utilizado por alguns estudiosos para designar o conhecimento consciente do educando sobre o próprio processo de raciocínio. Sternberg em artigo publicado na revista Edutional Researcher, 1996, escreveu que metacognição

 .... se refere ao conhecimento sobre o próprio processo de raciocínio que, por ser consciente, guia e aprimora a eficiência do comportamento orientado para a solução de problemas.

Suponha a situação de um aluno que mostra ao professor a resolução de um problema pedindo que ele avalie se está ou não correta. O professor lê a resolução e percebe que ela está correta. Qual a resposta mais adequada do professor no sentido de estimular a metacognição do aluno?

  • A.

    Você acertou. Muito bem!

  • B.

    O que você acha? Que errou ou que acertou?

  • C.

    Apesar de estar certo, é bom você refazer.

  • D.

    Uma resolução nunca está certa totalmente. Vamos ver o que dá para aproveitar daquilo que você fez.

  • E.

    Explique-me como você resolveu o problema para que eu possa lhe ajudar a descobrir se está certo ou errado.

O exercício metodológico sistematizado do professor de educação infantil deve contemplar:

  • A.

    observar, refletir, avaliar e planejar.

  • B.

    explicitar sua hipótese e defendê-la.

  • C.

    estudar, aplicar e divulgar os resultados.

  • D.

    definir sujeitos, fazer uma experiência, coletar os dados e publicá-los.

  • E.

    desenvolver uma monografia baseada em suas memórias após um grande período de experiência prática.

O psicólogo Jean Piaget escreveu em 1948:

Analise as afirmações abaixo.

I. A matemática é tão difícil para muitas crianças porque ela lhes é imposta, sem consideração pela forma com que aprendem ou pensam.

II. As situações de contexto que o professor cria são cruciais para o desenvolvimento matemático da criança.

III. Numa situação de aprendizado autônomo o professor organiza os conteúdos de maneira linear e progressiva para que a criança possa guiar-se com mais facilidade.

Dentre estas afirmações, estão em concordância com o texto de Piaget APENAS

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...