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As dimensões política, científica e artística do fazer do professor, no trabalho junto às crianças, referem-se, respectivamente, a:
sindicalizar-se, fazer pós-graduação e desenvolverse nas artes plásticas, música ou literatura.
ensinar as crianças sobre a ordem social, o método científico e habilidades artísticas.
defender um partido, um paradigma e uma concepção estética.
posicionar-se diante de valores sociais, usar métodos de investigação e criar espaços para a criatividade.
produzir ética, conhecimentos e erudição.
De acordo com o texto acima, a avaliação atual do ensino mascara:
a existência de discriminação e preconceitos de origem étnica, social ou sexual.
as atitudes de desempenho, como provas e trabalhos em grupo.
os currículos pretendido, implementado e conseguido.
a discriminação sofrida por alunos com maiores dificuldades.
que diferentes grupos sociais, sexuais ou étnicos exigem diferentes conteúdos curriculares.
A tendência predominante na educação contemporânea caracteriza como função do professor
ensinar a sua matéria, sem intervir no desenvolvimento do currículo da escola.
elaborar seus projetos, integrados à proposta pedagógica da escola.
desenvolver a sua programação de acordo com o currículo elaborado pelo MEC.
especificar os conteúdos de sua matéria conforme o roteiro de avaliação que deverá aplicar no final do período.
permitir que as crianças elaborem o próprio currículo.
O processo de aprendizagem, segundo Vygotsky, é marcado, principalmente, pela compreensão de que este acontece
a partir do reforço de determinados comportamentos importantes para a vida em sociedade.
no processo de exploração das características dos objetos pela criança.
na interação com outras pessoas.
pela maturação de capacidades cognitivas.
no desenvolvimento das potencialidades da criança determinadas pelo seu código genético.
Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de
satisfação de suas necessidades básicas (de alimentação, de sono e de higiene).
maturação das capacidades inatas, a partir dos reflexos.
estímulos e experiências proporcionados pelos adultos que a cercam, possibilitando o aprendizado de suas primeiras rotinas.
desenvolvimento das informações de seu código genético.
exploração e experimentação sobre os objetos, utilizando-se de esquemas sensório-motores.
É comum nas instituições de Educação Infantil observarmos as crianças, ao brincarem, utilizarem um objeto qualquer para representar outro (por exemplo, um toco de madeira transforma-se em um pente). Indique como este jogo é designado e uma de suas funções.
Jogo simbólico e construção de novas possibilidades de ação pela criança em seu meio.
Jogo de regras e conhecimento de regras e o trabalho com limites sociais.
Jogo de aquisição e aumento da criatividade infantil.
Jogo verbal e desenvolvimento da linguagem verbal na criança em idade pré-escolar.
Jogo de construção e possibilitar o desenvolvimento global da criança.
Em uma perspectiva construtivista, a alfabetização é entendida como:
o ensino formalizado das letras e normas gramaticais.
processo de aquisição dos sons por parte das crianças com vistas à aquisição da escrita.
um processo de formação de leitores e escritores capazes de produzir e reproduzir sentidos, por meio de sistemas gráficos, com vistas à comunicação.
capacidade de decifrar e compor um texto a partir do uso das letras, palavras e regras gramaticais, que se inicia ao final da pré-escola.
um processo gradual e cumulativo que se inicia com a leitura e escrita de letras, silabas, palavras, frases e, finalmente, textos.
Em seu grupo existe uma criança, por volta de 3 anos de idade, muito ativa, esperta e que requer constantemente a sua atenção. Um certo dia, quando você passava com o grupo próximo a um telefone, essa criança diz: "Quero telefonar para a minha mãe!". Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, você interpreta que nesse momento ela:
inventou uma nova maneira de chamar a sua atenção.
está carente, alguma coisa ruim aconteceu em casa.
está testando limites, já que é proibido as crianças falarem ao telefone.
está se apropriando de conhecimentos e formas sociais das pessoas se comunicarem quando estão distantes.
é uma criança que se distrai por qualquer coisa, não conseguindo manter a concentração no que é proposto.
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional aponta como finalidade da Educação Infantil:
o cuidado das crianças pequenas para atender a necessidade daqueles pais que trabalham fora de casa.
o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
a compensação de possíveis carências nutricionais, educacionais e, muitas vezes, afetivas das crianças de classes desfavorecidas.
a preparação para a entrada da criança na escola fundamental de forma que esteja pronta para alfabetizar-se aos sete anos de idade.
a provisão do cuidado e da educação que a família atualmente não tem podido efetivar.
Os autores de séculos passados que produziram bases para um sistema de ensino, as quais influenciam a pedagogia atual, são:
Sartre, Rousseau e Nietzsche.
Hobbes, Malinowski e Maquiavel.
Nabokov, Freud e Barthes.
Piaget, Marx e Gaarder.
Comênio, Froebel e Decroly.
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