Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As dimensões política, científica e artística do fazer do professor, no trabalho junto às crianças, referem-se, respectivamente, a:

  • A.

    sindicalizar-se, fazer pós-graduação e desenvolverse nas artes plásticas, música ou literatura.

  • B.

    ensinar as crianças sobre a ordem social, o método científico e habilidades artísticas.

  • C.

    defender um partido, um paradigma e uma concepção estética.

  • D.

    posicionar-se diante de valores sociais, usar métodos de investigação e criar espaços para a criatividade.

  • E.

    produzir ética, conhecimentos e erudição.

De acordo com o texto acima, a avaliação atual do ensino mascara:

  • A.

    a existência de discriminação e preconceitos de origem étnica, social ou sexual.

  • B.

    as atitudes de desempenho, como provas e trabalhos em grupo.

  • C.

    os currículos pretendido, implementado e conseguido.

  • D.

    a discriminação sofrida por alunos com maiores dificuldades.

  • E.

    que diferentes grupos sociais, sexuais ou étnicos exigem diferentes conteúdos curriculares.

A tendência predominante na educação contemporânea caracteriza como função do professor

  • A.

    ensinar a sua matéria, sem intervir no desenvolvimento do currículo da escola.

  • B.

    elaborar seus projetos, integrados à proposta pedagógica da escola.

  • C.

    desenvolver a sua programação de acordo com o currículo elaborado pelo MEC.

  • D.

    especificar os conteúdos de sua matéria conforme o roteiro de avaliação que deverá aplicar no final do período.

  • E.

    permitir que as crianças elaborem o próprio currículo.

O processo de aprendizagem, segundo Vygotsky, é marcado, principalmente, pela compreensão de que este acontece

  • A.

    a partir do reforço de determinados comportamentos importantes para a vida em sociedade.

  • B.

    no processo de exploração das características dos objetos pela criança.

  • C.

    na interação com outras pessoas.

  • D.

    pela maturação de capacidades cognitivas.

  • E.

    no desenvolvimento das potencialidades da criança determinadas pelo seu código genético.

Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de

  • A.

    satisfação de suas necessidades básicas (de alimentação, de sono e de higiene).

  • B.

    maturação das capacidades inatas, a partir dos reflexos.

  • C.

    estímulos e experiências proporcionados pelos adultos que a cercam, possibilitando o aprendizado de suas primeiras rotinas.

  • D.

    desenvolvimento das informações de seu código genético.

  • E.

    exploração e experimentação sobre os objetos, utilizando-se de esquemas sensório-motores.

É comum nas instituições de Educação Infantil observarmos as crianças, ao brincarem, utilizarem um objeto qualquer para representar outro (por exemplo, um toco de madeira transforma-se em um pente). Indique como este jogo é designado e uma de suas funções.

  • A.

    Jogo simbólico e construção de novas possibilidades de ação pela criança em seu meio.

  • B.

    Jogo de regras e conhecimento de regras e o trabalho com limites sociais.

  • C.

    Jogo de aquisição e aumento da criatividade infantil.

  • D.

    Jogo verbal e desenvolvimento da linguagem verbal na criança em idade pré-escolar.

  • E.

    Jogo de construção e possibilitar o desenvolvimento global da criança.

Em uma perspectiva construtivista, a alfabetização é entendida como:

  • A.

    o ensino formalizado das letras e normas gramaticais.

  • B.

    processo de aquisição dos sons por parte das crianças com vistas à aquisição da escrita.

  • C.

    um processo de formação de leitores e escritores capazes de produzir e reproduzir sentidos, por meio de sistemas gráficos, com vistas à comunicação.

  • D.

    capacidade de decifrar e compor um texto a partir do uso das letras, palavras e regras gramaticais, que se inicia ao final da pré-escola.

  • E.

    um processo gradual e cumulativo que se inicia com a leitura e escrita de letras, silabas, palavras, frases e, finalmente, textos.

Em seu grupo existe uma criança, por volta de 3 anos de idade, muito ativa, esperta e que requer constantemente a sua atenção. Um certo dia, quando você passava com o grupo próximo a um telefone, essa criança diz: "Quero telefonar para a minha mãe!". Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, você interpreta que nesse momento ela:

  • A.

    inventou uma nova maneira de chamar a sua atenção.

  • B.

    está carente, alguma coisa ruim aconteceu em casa.

  • C.

    está testando limites, já que é proibido as crianças falarem ao telefone.

  • D.

    está se apropriando de conhecimentos e formas sociais das pessoas se comunicarem quando estão distantes.

  • E.

    é uma criança que se distrai por qualquer coisa, não conseguindo manter a concentração no que é proposto.

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional aponta como finalidade da Educação Infantil:

  • A.

    o cuidado das crianças pequenas para atender a necessidade daqueles pais que trabalham fora de casa.

  • B.

    o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

  • C.

    a compensação de possíveis carências nutricionais, educacionais e, muitas vezes, afetivas das crianças de classes desfavorecidas.

  • D.

    a preparação para a entrada da criança na escola fundamental de forma que esteja pronta para alfabetizar-se aos sete anos de idade.

  • E.

    a provisão do cuidado e da educação que a família atualmente não tem podido efetivar.

Os autores de séculos passados que produziram bases para um sistema de ensino, as quais influenciam a pedagogia atual, são:

  • A.

    Sartre, Rousseau e Nietzsche.

  • B.

    Hobbes, Malinowski e Maquiavel.

  • C.

    Nabokov, Freud e Barthes.

  • D.

    Piaget, Marx e Gaarder.

  • E.

    Comênio, Froebel e Decroly.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...