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As relações de poder entre adultos e crianças podem ser caracterizadas como:
desiguais.
recíprocas.
iguais.
justapostas.
racionais.
Quando no artigo 13 da LDB (Lei 9394/96) é definido que: "Os docentes incumbir-se-ão de: ... IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ..." o professor de educação infantil entende que deve:
programar a recuperação, durante as férias, dos alunos que não passaram de ano.
garantir, na rotina, momentos especiais para aqueles que não atingiram os objetivos almejados.
desenvolver um programa especial para atender os alunos de menor rendimento fora do horário escolar normal.
zelar pela aprendizagem e desenvolvimento das crianças, ajustando sua didática de acordo com os objetivos definidos.
avaliar comparativamente as crianças de seu grupo, promovendo as bem sucedidas e reprovando as demais.
Educar e cuidar são dois aspectos que devem estar integrados na educação infantil. A dimensão do cuidado está melhor contemplada na ação educativa quando se busca suprir as necessidades
alimentares, de descanso e higiene das crianças.
de segurança física das crianças e organização dos ambientes.
intelectuais e lúdicas das crianças.
de comunicação e emocionais das crianças.
físicas, psicológicas e sociais das crianças.
Segundo Isabel Solé, Eulalia Bassedas e Teresa Huquet, autoras do livro Aprender e ensinar na Educação Infantil, uma perspectiva que vise a uma educação de qualidade define o planejamento pedagógico como:
um documento burocrático da ação pedagógica.
uma rotina pré-definida que deve ser fielmente seguida pelos educadores com vistas ao sucesso escolar.
uma ferramenta flexível que permite ao professor prever a ação pedagógica e regulá-la a partir da realidade.
uma exigência legal que justifica o trabalho do professor de Educação Infantil.
uma organização estritamente técnica dos objetivos e conteúdos da Educação Infantil que deve guiar o trabalho docente.
Considerar a comunidade como co-responsável pela educação das crianças, desde o seu nascimento, significa:
que a família deve consultar a comunidade a respeito das questões educacionais de seus filhos.
a superação da concepção de que a educação de crianças pequenas é uma questão de ordem privada, exclusiva da família.
a divisão igual das responsabilidades pela educação infantil entre a família e o poder público.
que as creches e pré-escolas passam a assumir uma responsabilidade maior do que a das famílias na educação das crianças.
que as entidades sociais passam a se encarregar da educação das crianças enquanto a família se ocupa com os cuidados de saúde.
No que diz respeito à organização dos espaços das crianças, a tarefa do professor é
observar a maneira como as crianças ocupam esses espaços, fazendo mudanças nos mesmos de forma a favorecer seus interesses e suas interações.
dispor sobre as mesas os materiais que serão utilizados pelas crianças, de forma organizada e em quantidade suficiente para a atividade proposta.
manter a organização feita pelo coordenador, ainda que permitindo que as crianças tenham autonomia para manipular os objetos.
ensinar às crianças o uso correto de cada material existente nos espaços, conforme previsto no planejamento.
permitir que as crianças brinquem livremente enquanto ocupam os espaços e arrumá-los depois que elas saírem dos mesmos.
A função social atual da educação infantil é:
educação compensatória para as crianças que sofrem de privação cultural.
remediar as carências da população mais pobre.
possibilitar a superação das condições sociais de marginalização cultural dos menos favorecidos.
estimular precocemente a criança e prepará-la para a alfabetização.
promover o desenvolvimento da criança em seus aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais.
De acordo com Franco Frabboni, em texto publicado no livro de Miguel A. Zabalza, entre o início da industrialização e o momento atual, as escolas para a infância passaram/passam por dois períodos distintos. São eles, respectivamente:
liberação da criança como filho-aluno e institucionalização da criança como sujeito social.
institucionalização da criança como filho-aluno e liberação da criança como sujeito social.
liberação da criança como sujeito social e institucionalização da criança como filho-aluno.
exclusão da criança como sujeito social e institucionalização da criança como filho-aluno.
liberação da criança como sujeito social e exclusão da criança como filho-aluno.
A definição de qualidade dos resultados obtidos nas organizações de trabalho, inclusive nas instituições de educação infantil, está vinculada:
aos valores vigentes, aos resultados obtidos e à satisfação dos usuários.
à satisfação dos usuários, ao número de usuários e aos resultados obtidos.
aos valores vigentes, à afetividade das relações e à satisfação dos usuários.
aos resultados obtidos, aos valores vigentes e à afetividade das relações.
número de usuários, à afetividade presente e à satisfação dos usuários.
Dizer que as escolas de educação infantil precisam superar a dicotomia criada entre a educação e o cuidado significa que elas precisam
investir mais nos conteúdos a serem ensinados para as crianças, modificando sua atual rotina de cuidados.
abandonar o modelo escolar que vêm adotando, deixando as crianças livres para apenas brincar.
investir mais na qualidade dos cuidados e do afeto, que são as principais necessidades da criança em idade pré-escolar.
investir no aprimoramento dos professores para que possam suprir, de forma integrada, tanto as necessidades de educação quanto as de cuidado das crianças.
organizar melhor o trabalho, tanto dos profissionais que educam quanto daqueles que cuidam das crianças.
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