Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As relações de poder entre adultos e crianças podem ser caracterizadas como:

  • A.

    desiguais.

  • B.

    recíprocas.

  • C.

    iguais.

  • D.

    justapostas.

  • E.

    racionais.

Quando no artigo 13 da LDB (Lei 9394/96) é definido que: "Os docentes incumbir-se-ão de: ... IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ..." o professor de educação infantil entende que deve:

  • A.

    programar a recuperação, durante as férias, dos alunos que não passaram de ano.

  • B.

    garantir, na rotina, momentos especiais para aqueles que não atingiram os objetivos almejados.

  • C.

    desenvolver um programa especial para atender os alunos de menor rendimento fora do horário escolar normal.

  • D.

    zelar pela aprendizagem e desenvolvimento das crianças, ajustando sua didática de acordo com os objetivos definidos.

  • E.

    avaliar comparativamente as crianças de seu grupo, promovendo as bem sucedidas e reprovando as demais.

Educar e cuidar são dois aspectos que devem estar integrados na educação infantil. A dimensão do cuidado está melhor contemplada na ação educativa quando se busca suprir as necessidades

  • A.

    alimentares, de descanso e higiene das crianças.

  • B.

    de segurança física das crianças e organização dos ambientes.

  • C.

    intelectuais e lúdicas das crianças.

  • D.

    de comunicação e emocionais das crianças.

  • E.

    físicas, psicológicas e sociais das crianças.

Segundo Isabel Solé, Eulalia Bassedas e Teresa Huquet, autoras do livro Aprender e ensinar na Educação Infantil, uma perspectiva que vise a uma educação de qualidade define o planejamento pedagógico como:

  • A.

    um documento burocrático da ação pedagógica.

  • B.

    uma rotina pré-definida que deve ser fielmente seguida pelos educadores com vistas ao sucesso escolar.

  • C.

    uma ferramenta flexível que permite ao professor prever a ação pedagógica e regulá-la a partir da realidade.

  • D.

    uma exigência legal que justifica o trabalho do professor de Educação Infantil.

  • E.

    uma organização estritamente técnica dos objetivos e conteúdos da Educação Infantil que deve guiar o trabalho docente.

Considerar a comunidade como co-responsável pela educação das crianças, desde o seu nascimento, significa:

  • A.

    que a família deve consultar a comunidade a respeito das questões educacionais de seus filhos.

  • B.

    a superação da concepção de que a educação de crianças pequenas é uma questão de ordem privada, exclusiva da família.

  • C.

    a divisão igual das responsabilidades pela educação infantil entre a família e o poder público.

  • D.

    que as creches e pré-escolas passam a assumir uma responsabilidade maior do que a das famílias na educação das crianças.

  • E.

    que as entidades sociais passam a se encarregar da educação das crianças enquanto a família se ocupa com os cuidados de saúde.

No que diz respeito à organização dos espaços das crianças, a tarefa do professor é

  • A.

    observar a maneira como as crianças ocupam esses espaços, fazendo mudanças nos mesmos de forma a favorecer seus interesses e suas interações.

  • B.

    dispor sobre as mesas os materiais que serão utilizados pelas crianças, de forma organizada e em quantidade suficiente para a atividade proposta.

  • C.

    manter a organização feita pelo coordenador, ainda que permitindo que as crianças tenham autonomia para manipular os objetos.

  • D.

    ensinar às crianças o uso correto de cada material existente nos espaços, conforme previsto no planejamento.

  • E.

    permitir que as crianças brinquem livremente enquanto ocupam os espaços e arrumá-los depois que elas saírem dos mesmos.

A função social atual da educação infantil é:

  • A.

    educação compensatória para as crianças que sofrem de privação cultural.

  • B.

    remediar as carências da população mais pobre.

  • C.

    possibilitar a superação das condições sociais de marginalização cultural dos menos favorecidos.

  • D.

    estimular precocemente a criança e prepará-la para a alfabetização.

  • E.

    promover o desenvolvimento da criança em seus aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais.

De acordo com Franco Frabboni, em texto publicado no livro de Miguel A. Zabalza, entre o início da industrialização e o momento atual, as escolas para a infância passaram/passam por dois períodos distintos. São eles, respectivamente:

  • A.

    liberação da criança como filho-aluno e institucionalização da criança como sujeito social.

  • B.

    institucionalização da criança como filho-aluno e liberação da criança como sujeito social.

  • C.

    liberação da criança como sujeito social e institucionalização da criança como filho-aluno.

  • D.

    exclusão da criança como sujeito social e institucionalização da criança como filho-aluno.

  • E.

    liberação da criança como sujeito social e exclusão da criança como filho-aluno.

A definição de qualidade dos resultados obtidos nas organizações de trabalho, inclusive nas instituições de educação infantil, está vinculada:

  • A.

    aos valores vigentes, aos resultados obtidos e à satisfação dos usuários.

  • B.

    à satisfação dos usuários, ao número de usuários e aos resultados obtidos.

  • C.

    aos valores vigentes, à afetividade das relações e à satisfação dos usuários.

  • D.

    aos resultados obtidos, aos valores vigentes e à afetividade das relações.

  • E.

    número de usuários, à afetividade presente e à satisfação dos usuários.

Dizer que as escolas de educação infantil precisam superar a dicotomia criada entre a educação e o cuidado significa que elas precisam

  • A.

    investir mais nos conteúdos a serem ensinados para as crianças, modificando sua atual rotina de cuidados.

  • B.

    abandonar o modelo escolar que vêm adotando, deixando as crianças livres para apenas brincar.

  • C.

    investir mais na qualidade dos cuidados e do afeto, que são as principais necessidades da criança em idade pré-escolar.

  • D.

    investir no aprimoramento dos professores para que possam suprir, de forma integrada, tanto as necessidades de educação quanto as de cuidado das crianças.

  • E.

    organizar melhor o trabalho, tanto dos profissionais que educam quanto daqueles que cuidam das crianças.

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