Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualmente espera-se que o currículo da escola de educação infantil expresse uma identidade própria da escola
sem, para tanto, estabelecer relações com outras instituições sociais.
permitindo que as famílias desenvolvam o currículo, sem interferências, de forma a respeitar sua cultura.
mas relacionado ao trabalho educacional que é feito pela família, pela escola de ensino fundamental e por outras instituições culturais.
orientado para preparar as crianças para ingressarem no ensino fundamental, ensinando as famílias como educar as crianças em casa.
através de projetos exclusivos, originais, sem se deixar influenciar pela cultura do local onde está inserida.
Em relação a essa crítica, uma estratégia que favoreceria mudanças relevantes na atuação dos docentes seria
oferecer aos alunos o fácil acesso a um repertório qualificado de recursos: bibliografia, material audiovisual, publicações de divulgação científica e bons equipamentos.
garantir aos alunos boa formação científica com atividades práticas: aulas de laboratório, estudos de meio e pesquisa.
estimular o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e ter bons equipamentos escolares.
promover na instituição escolar encontros que favorecessem a análise crítica e teórica da prática docente e desenvolver uma ampla variedade de ações de capacitação em serviço.
insistir na necessidade de mudança na formação inicial do aluno, garantindo uma melhoria dos seus conhecimentos científicos e práticos.
Para Piaget, o jogo de exercício, que, segundo o autor, não tem outra finalidade que não o próprio prazer do funcionamento, e não é uma conduta exclusiva deste ou daquele período da vida, mas é uma ação evidente e a única forma de jogo possível para as crianças do período
hipotético dedutivo.
sensoriomotor.
operatório formal.
pré-operatório.
simbólico.
Segundo Freire, a autoconcentração é a marca característica do aluno na fase
de primeira infância.
de segunda infância
da pré-adolescência.
da adolescência.
adulta.
A tarefa fundamental da escola é
ensinar os movimentos e sua relação com o pensar.
promover o fazer juntamente com o compreender.
ativar os esquemas motores das crianças.
ensinar as relações intelectuais nos movimentos.
promover o bem estar da criança sem necessariamente ensinar nada.
A pedagogia crítico-superadora, que busca responder a determinados interesses de classe é diagnóstica, judicativa e teleológica. É teleológica porque
apresenta os benefícios filosóficos.
determina um alvo onde quer chegar.
se antagoniza com a pedagogia piagetiana.
se exime de qualquer aspecto político.
é baseada em lógica cartesiana.
Dentre os métodos de ensino, que podem ser utilizados pelos professores, existe um no qual é apresentada uma situação aos alunos e os mesmos deverão encontrar uma ou mais respostas, explorando estratégias independentes. Esse método é conhecido como ensino
científico.
globalizado.
do descobrimento guiado.
por solução de problemas.
por tentativa, erro e acertos casuais.
(O melhor professor) é aquele que quer que o aluno aprenda, que se empenha pra que o aluno aprenda, não aquele professor que finge que ensina e o aluno finge que aprende. (...)
O professor que saiba valorizar o nosso trabalho. (...) Que explica a matéria bem, devagar. Que quando eu não vou aprendendo, vai repetindo (...)
Para Júlio Groppa, estes depoimentos revelam que para que o professor possa fazer valer seu projeto moralizante, o aluno impõe as regras operacionais: é preciso parecer familiar, próximo, amigo. A senha para esta passagem será, então, a amizade − o que traduz a tentativa de simetrização dos lugares instituídos, e que resultaria na simulação de uma parceria.
Estabelece-se, assim, para o Autor, uma espécie de barganha imaginária, em que cada qual, perante os riscos imanentes, requer que o outro abra mão do que lhe for mais caro:
para o aluno, a obediência voluntária; para o professor, a hegemonia de seu lugar.
para o aluno, a disposição para aprender; para o professor, a vontade de ensinar.
para o aluno, a dedicação só quando o professor é amigo; para o professor, conseguir que todos os alunos aprendam.
para o aluno, fazer o que tiver vontade na classe; para o professor, a atenção e dedicação de todos.
para o aluno, a indisciplina; para o professor, os objetivos do projeto escolar.
Jussara Hoffman quando pondera sobre o uso equivocado dos testes, está preocupada em saber se os educadores pensam e definem a intencionalidade básica inerente à aplicação de testes ou solicitação de tarefas ao aluno. Afirma ela que, em função dos equívocos decorrentes de imprecisões da terminologia, o teste é entendido como instrumento
adequado para a apreensão das habilidades adquiridas.
de constatação e mensuração e não de investigação.
que possibilita a compreensão do desenvolvimento global dos alunos.
privilegiado, para garantir a função seletiva da escola na sociedade moderna.
de interação entre educador e educando, que evita a relação pessoal, em nome da objetividade.
Na maioria das escolas, a ação do professor é limitada a transmitir e corrigir. O processo educativo se desenvolve através de momentos estanques, sem elos de continuidade, desconectados em termos de progressão na construção do conhecimento. Não se trata de considerar a avaliação como uma fórmula mágica, ou seja, de se imaginar a possibilidade de uma avaliação mediadora, por si só, impulsionadora de saltos mecânicos de um nível de conhecimento a outro.
Segundo Jussara Hoffmann, é preciso partir da
realização de provas objetivas e dissertativas como forma de avaliar com precisão e adequadamente os alunos.
negação da prática atual quanto ao seu caráter de terminalidade e da simples constatação de erros e acertos.
consciência do aluno sobre a importância de estudar e de sua compreensão sobre o significado da avaliação.
realidade cognitiva dos alunos para poder construir provas adequadas à capacidade deles.
compreensão dos diferentes significados existentes sobre avaliação educacional e optar por um deles.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...