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No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho.
Segundo Telma Weisz, é preciso
ensinar o professor a preparar suas aulas a partir de uma referência metodológica.
procurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno.
planejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento.
organizar a prática educativa de modo que o educando possa administrar a sua própria aprendizagem.
considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem.
Os fatores orgânicos são os responsáveis pela seqüência fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento, todavia não garantem uma homogeneidade no seu tempo de duração. Podem ter seus efeitos amplamente transformados pelas circunstâncias sociais nas quais se insere cada existência individual e mesmo por deliberação voluntárias do sujeito.
Segundo Wallon, a duração de cada estágio e as idades a que correspondem, são referências relativas e variáveis, em dependência de características
biológicas e de manifestações de afetividade.
genéticas e do desenvolvimento cognitivo.
individuais e das condições de existência.
maturacionais e de fatores emocionais.
intelectuais e manifestações culturais.
Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial...
A zona de desenvolvimento proximal refere-se, assim, ao caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no nível de desenvolvimento real.
É como se o processo de desenvolvimento
apresentasse características diferentes do processo de aprendizagem.
avançasse em ritmo mais acelerado que o processo de aprendizado.
ocorresse de forma independente ao do processo de aprendizado.
caminhasse de forma igual ao do processo de aprendizagem.
progredisse mais lentamente que o processo de aprendizado.
'Se a experiência é necessária ao desenvolvimento intelectual, não poderá ser interpretada, implicitamente, como as teorias empiristas querem, isto é, como autosuficiente'. Ou seja, repetir simplesmente, fazer muitas tarefas, não é suficiente para a compreensão do educando.
Concordando com a afirmação de Piaget acima, Jussara Hoffmann conclui que o objeto do conhecimento não é simplesmente um "dado" de cópia ou repetição, mas sempre o resultado de uma construção que pressupõe a
informação correta, necessária à assimilação de um conhecimento.
prática docente paciente de explicar sistematicamente uma mesma informação.
memorização do "dado" para posterior compreensão de seu significado.
organização da experiência de modo a tornar esse "dado" compreensível ao sujeito.
ação do educando na direção de compreender o problema apresentado.
Segundo Piaget, as funções essenciais da inteligência consistem em
memorizar e aprender.
compreender e inventar.
concretizar e abstrair.
identificar e memorizar.
associar e inventar.
Segundo Vera Maria Candau, a didática se situa numa perspectiva de
organização das áreas do conhecimento de acordo com os temas transversais propostos nos PCNs.
formação ao educador, para que este articule a proposta educacional da escola junto ao diretor e corpo técnico.
multidimensionalidade, que articula organicamente as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem.
organização dos conteúdos necessários à articulação das três dimensões existentes.
valorização da cultura da comunidade escolar como centro dos currículos escolares.
Segundo Rose Neubauer, é na LDB, que se encontra a proposta de aprendizagem em progressão continuada, na forma de ciclos. Nesta Lei estão apontadas, também, as formas de concretizar esta proposta, onde estão previstas:
I. Ampliação da jornada escolar.
II. Recuperação paralela e contínua dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
III. Horas de trabalho remunerado do professor, para estudos, planejamento e avaliação.
IV. Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
Estão corretas,
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
A mãe de um aluno de 6ª série do Ensino Fundamental recebeu, ao final do ano letivo, a notícia de que seu filho seria reprovado em Matemática, porque apresentava sérias dificuldades, algumas oriundas de séries anteriores. A professora da disciplina sugeriu à mãe que providenciasse aulas particulares como último recurso.
A resposta da mãe, humilde e surpresa, foi a seguinte:
Só não entendo, professora, como ele pode apresentar tantas dificuldades e de série anteriores só agora! Meu filho está neste colégio desde a pré-escola.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96-LDB, esta situação não deveria ter acontecido se a verificação do rendimento escolar observasse os critérios abaixo.
I. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período, sobre os de eventuais provas finais.
II. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar.
III. Avaliação bimestral, a partir dos resultados da escola obtidos através do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (SAEB).
IV. Elaboração de testes de múltiplas escolhas, a partir dos objetivos de habilidades e competências, definidos no projeto da escola para cada série.
Estão corretos APENAS
III e IV.
II e IV.
II e III.
I e III.
I e II.
Considere as afirmações abaixo.
I. É fundamental que a escola assuma a valorização da cultura de seu próprio grupo e, ao mesmo tempo, busque ultrapassar seus limites, propiciando às crianças e aos jovens pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber...
II. Para estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que a escola trate de questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia.
III. As problemáticas sociais em relação à ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual e trabalho são integradas na proposta educacional como Temas Transversais.
IV. Os temas transversais deverão se constituir em novas áreas do conhecimento, exigindo a criação de novas disciplinas curriculares, por parte da escola.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, estão corretas APENAS:
I e II.
I e III.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
A Resolução CEB nº 2/98 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, afirma que as escolas utilizarão a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando, de maneira específica, a introdução de
projetos e atividades do interesse de suas comunidades.
estudos transversais, como ética e cidadania.
programa de educação sexual e de saúde para os adolescentes.
propostas de formação profissional para adolescentes maiores de 14 anos.
uma língua estrangeira de acordo com o interesse dos docentes da escola.
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