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A roda de conversa, atividade já reconhecida no contexto das instituições de Educação Infantil, tem lugar na proposta pedagógica enquanto
momento estritamente dedicado a designar tarefas do dia para as crianças.
momento de retornar para as crianças avaliações do professor quanto ao comportamento destas.
atividade permanente da rotina, por isso sem objetivos pré-estabelecidos.
momento na rotina necessário para tranqüilizar as crianças e contribuir com a sua concentração nas atividades.
possibilidade de criar situações que contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, por meio das interações estabelecidas nesta situação pedagógica.
Segundo Moacir Gadotti, a criação de conselhos de escola representa uma parte de um processo; eles só serão eficazes num conjunto de medidas políticas que visem
à participação e à democratização das decisões.
ao desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.
à organização de grêmios estudantis.
à elaboração de um projeto político-pedagógico, que viabilize a auto-avaliação.
à organização de um currículo que proponha que os pais se transformem em professores e vice-versa.
A experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo:
uma faculdade mental que não influencia a construção do conhecimento pela criança, já que difere dos aspectos cognitivos propriamente ditos.
uma característica do indivíduo que deve ser respeitada pelo professor, tendo em vista a observação do cotidiano da criança na escola.
uma atitude espontânea que permeia as ações infantis em qualquer contexto de suas vidas.
expressa por meio de processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que de forma integrada apoiam a construção de soluções inesperadas.
uma capacidade a ser desenvolvida por meio de técnicas de trabalho e métodos artísticos reconhecidos pelo trabalho pedagógico com as linguagens artísticas.
A descrição acima refere-se à concepção de educação
libertadora.
tecnicista.
progressista.
renovada não-diretiva.
crítico-social dos conteúdos.
A inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no contexto das instituições de Educação Infantil
atende a princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania definidos no âmbito do ordenamento legal da educação nacional.
atende, principalmente, à necessidade das crianças especiais, que não tinham nas instituições destinadas a elas um atendimento de qualidade.
não respeita o professor pois, na maioria dos casos, estas crianças precisam de professores de educação especial.
constitui uma situação insustentável dentro de creches e pré-escolas, devido a não participação dos familiares no atendimento a essas crianças.
atende a uma ausência nas políticas públicas em propiciar espaços, diferentes dos regulares, para as crianças em situações especiais de aprendizagem.
Por volta dos 2-3 anos de idade, as crianças começam a apresentar atitudes de oposição aos educadores com que interagem. Essas situações de oposição indicam que
não estão sendo colocados limites e regras na educação infantil.
a criança começa a descobrir que pode tomar iniciativas, indicando um caminho de construção da autonomia.
a condescendência dos pais na atualidade tem criado crianças onipotentes que desde cedo se rebelam contra as exigências da vida.
a criança está expressando a sua insatisfação de estar na escola, já que para ela é um sofrimento sair de casa tão novinha.
são comportamentos de birra que o professor não deve dar atenção.
Leia abaixo a fala de duas professoras com relação a aprendizagem de seus alunos.
Professora 1: "É, as coisas caminham... Mas, o Pedro não tem jeito! Todas as crianças da turma, mesmo as mais novas, são capazes de contar histórias sozinhas e fazer classificações básicas com os objetos da sala, menos ele."
Professora 2: "Em geral, as crianças vão indo bem. Caio já consegue contar histórias a partir das perguntas que faço. João, com a ajuda dos colegas, já participa das brincadeiras no pátio. Algumas crianças já conseguem sozinhas fazer conjuntos classificando objetos da sala."
Tendo em vista uma compreensão da aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma perspectiva vygotskyana, pode-se dizer que:
a professora 1 tem uma avaliação precisa do nível de desenvolvimento real da aprendizagem de suas crianças, o que a possibilita identificar os limites de trabalho com seus alunos com dificuldades.
a professora 2 parece se conformar com o nível de desenvolvimento real de suas crianças, o que a faz aceitar qualquer produção destas.
a professora 2 compreende o processo de aprendizagem e planeja a sua atuação junto as crianças a partir da noção de zona de desenvolvimento proximal.
as duas professoras, cada uma a seu modo, criam zonas de desenvolvimento proximal na interação com as crianças.
a professora 1 estabelece interações com suas crianças tendo em vista o nível de desenvolvimento destas que as impossibilita de alcançar alguns objetivos na aprendizagem.
A ação mais adequada a uma concepção que respeita a especificidade da infância ao se deparar com uma criança que demonstra interesse por conhecer a linguagem escrita é
proporcionar situações pertinentes, continuando a utilizar a linguagem escrita em seu aspecto funcional, de forma a possibilitar que a criança vá se apropriando desta linguagem.
possibilitar à criança atividades que direcionem seu interesse para outras linguagens, já que não é papel da Educação Infantil o ensino da linguagem escrita.
estimular o interesse da criança e proporcionar atividades que trabalhem a coordenação motora fina e o desenho de letras em diferentes tipos de superfícies e de folhas.
incluir o trabalho com as letras do alfabeto, para esta criança especificamente.
continuar a desenvolver o que foi inicialmente planejado, pois a aquisição da linguagem é um processo espontâneo que acontecerá naturalmente.
No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho.
Segundo Telma Weisz, é preciso
ensinar o professor a preparar suas aulas a partir de uma refência metodológica.
procurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno.
planejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento.
organizar a prática educativa de modo que o educando possa administrar a sia própria aprendizagem.
considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem.
A organização de "cantinhos" realizada pelo professor na instituição de Educação Infantil fundamenta-se na idéia de planejar espaços
separados para as crianças objetivando, principalmente, diminuir as brigas.
fixos durante o ano, que seguem um sistema de rodízio entre as diversas turmas, facilitando o trabalho do professor com a arrumação das salas, de forma que ele possa se dedicar a objetivos pedagógicos de maior prioridade.
semelhantes aos de casa, por exemplo, o quarto, a sala e a cozinha adaptados às necessidades infantis, de forma que a criança aprenda e se prepare para atividades cotidianas da vida adulta.
diversos que tornem a instituição de Educação Infantil mais adequada à infância, tirando ao máximo a aparência do cotidiano escolar.
que favoreçam a autonomia, dando condições para que as crianças possam buscar menos a atenção do adulto, ao mesmo tempo em que ampliam a rede de interações com seus pares.
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