Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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  • A.

    biológicas e de manifestações de afetividade.

  • B.

    genéticas e do desenvolvimento cognitivo.

  • C.

    individuais e das condições de existência.

  • D.

    maturacionais e de fatores emocionais.

  • E.

    intelectuais e manifestações culturais.

O professor está planejando a realização de um projeto voltado à investigação sobre a água, junto a um grupo de crianças de 6 anos. A forma de planejamento mais coerente com os princípios de uma pedagogia das relações é

  • A.

    apresentar a proposta para o grupo todo e permitir que cada criança dê sua contribuição individual à execução do projeto, conforme seus interesses e capacidades.

  • B.

    dividir as crianças em pequenos grupos e apresentar as etapas que todos eles deverão executar sobre o projeto para chegarem aos mesmos resultados.

  • C.

    auxiliar as crianças a se dividirem em pequenos grupos e orientar cada um deles conforme seus interesses, sendo que cada grupo poderá chegar a um resultado diferente.

  • D.

    apresentar a proposta e definir as etapas que cada criança deve executar individualmente para obter os mesmos resultados de todos.

  • E.

    desenvolver aulas expositivas sobre o assunto, executando demonstrações de experiências científicas que podem ser feitas com a água.

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e IV,apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I e II, apenas.

A escola de Educação Infantil na vida da criança deve desempenhar o papel de

  • A.

    um espaço seguro para a criança brincar com a menor intervenção possível do professor.

  • B.

    o primeiro ambiente de aprendizagem da criança, onde ela passará a ter contato com as noções de cores, tempo, espaço, letras e números.

  • C.

    fase preparatória para a vida escolar, em que a criança desenvolverá suas aptidões e prontidão para a alfabetização.

  • D.

    um ambiente de socialização, de construção da identidade e produção da cultura infantil.

  • E.

    extensão da vida familiar, em que ela receberá basicamente o carinho das professoras enquanto está separada da mãe que precisa trabalhar.

  • A.

    III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    I e II.

O professor de Educação Infantil preocupado com observar, escutar e aprender com a criança entende que o choro e as manifestações de medo, insegurança, raiva e tristeza da criança são expressões:

  • A.

    de sofrimento que, por isso, devem ser evitadas ou minimizadas na experiência escolar.

  • B.

    que a criança tem o direito de vivenciar da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.

  • C.

    que devem ser estimuladas de forma a fortalecer a criança para enfrentar as violências sociais.

  • D.

    sobre as quais o professor não tem poder de intervir a não ser para dar algum apoio afetivo à criança nesses momentos.

  • E.

    que alimentam a agressividade entre as crianças e, por isso, deve-se impedir que elas ocorram.

Considere as afirmações abaixo.

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I,II e III.

  • E.

    II, III e IV.

As condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são:

  • A.

    permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.

  • B.

    deixar a cargo do familiar responsável pela adaptação a realização das atividades com a criança até que esta conheça o ambiente e possa ir começando a se acostumar com a educadora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.

  • C.

    não permitir que pais e/ou familiares fiquem na instituição para que não criem uma situação de ansiedade para a criança; pedir informações detalhadas e orientações da mãe sobre a vida da criança; pegar a criança no colo quando chora; elaborar um plano rígido de estadia da criança obedecendo a um crescente número de horas.

  • D.

    permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; tentar no decorrer desse período por meio da realização das atividades ir conhecendo os hábitos da criança; não alterar a rotina e as regras da instituição; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.

  • E.

    permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; não pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; passar para a mãe a rotina e as regras da instituição para atender essa criança; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.

  • A.

    libertadora.

  • B.

    tecnicista

  • C.

    progressiva

  • D.

    renovada não-diretiva.

  • E.

    crítico-social dos conteúdos.

No livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor:

  • A.

    que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira.

  • B.

    porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras.

  • C.

    que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil.

  • D.

    mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura.

  • E.

    que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados.

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