Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
biológicas e de manifestações de afetividade.
genéticas e do desenvolvimento cognitivo.
individuais e das condições de existência.
maturacionais e de fatores emocionais.
intelectuais e manifestações culturais.
O professor está planejando a realização de um projeto voltado à investigação sobre a água, junto a um grupo de crianças de 6 anos. A forma de planejamento mais coerente com os princípios de uma pedagogia das relações é
apresentar a proposta para o grupo todo e permitir que cada criança dê sua contribuição individual à execução do projeto, conforme seus interesses e capacidades.
dividir as crianças em pequenos grupos e apresentar as etapas que todos eles deverão executar sobre o projeto para chegarem aos mesmos resultados.
auxiliar as crianças a se dividirem em pequenos grupos e orientar cada um deles conforme seus interesses, sendo que cada grupo poderá chegar a um resultado diferente.
apresentar a proposta e definir as etapas que cada criança deve executar individualmente para obter os mesmos resultados de todos.
desenvolver aulas expositivas sobre o assunto, executando demonstrações de experiências científicas que podem ser feitas com a água.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV,apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
A escola de Educação Infantil na vida da criança deve desempenhar o papel de
um espaço seguro para a criança brincar com a menor intervenção possível do professor.
o primeiro ambiente de aprendizagem da criança, onde ela passará a ter contato com as noções de cores, tempo, espaço, letras e números.
fase preparatória para a vida escolar, em que a criança desenvolverá suas aptidões e prontidão para a alfabetização.
um ambiente de socialização, de construção da identidade e produção da cultura infantil.
extensão da vida familiar, em que ela receberá basicamente o carinho das professoras enquanto está separada da mãe que precisa trabalhar.
III e IV.
II e IV.
II e III.
I e III.
I e II.
O professor de Educação Infantil preocupado com observar, escutar e aprender com a criança entende que o choro e as manifestações de medo, insegurança, raiva e tristeza da criança são expressões:
de sofrimento que, por isso, devem ser evitadas ou minimizadas na experiência escolar.
que a criança tem o direito de vivenciar da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
que devem ser estimuladas de forma a fortalecer a criança para enfrentar as violências sociais.
sobre as quais o professor não tem poder de intervir a não ser para dar algum apoio afetivo à criança nesses momentos.
que alimentam a agressividade entre as crianças e, por isso, deve-se impedir que elas ocorram.
Considere as afirmações abaixo.
I e II.
I e III.
II e IV.
I,II e III.
II, III e IV.
As condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são:
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.
deixar a cargo do familiar responsável pela adaptação a realização das atividades com a criança até que esta conheça o ambiente e possa ir começando a se acostumar com a educadora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.
não permitir que pais e/ou familiares fiquem na instituição para que não criem uma situação de ansiedade para a criança; pedir informações detalhadas e orientações da mãe sobre a vida da criança; pegar a criança no colo quando chora; elaborar um plano rígido de estadia da criança obedecendo a um crescente número de horas.
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; tentar no decorrer desse período por meio da realização das atividades ir conhecendo os hábitos da criança; não alterar a rotina e as regras da instituição; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; não pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; passar para a mãe a rotina e as regras da instituição para atender essa criança; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.
libertadora.
tecnicista
progressiva
renovada não-diretiva.
crítico-social dos conteúdos.
No livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor:
que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira.
porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras.
que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil.
mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura.
que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...