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No processo de aquisição de sua primeira língua, a criança adquire conhecimento implícito não só sobre o que é gramatical mas também sobre o que é apropriado; ela adquire competência a respeito de quando falar ou quando não, sobre o que falar com quem, quando, onde e que forma lingüística utilizar. Em suma, a criança adquire conhecimento sobre gramática, significado, função social e discurso em sua língua. Essas considerações explicam o conceito, desenvolvido pelo lingüista Dell Hymes, de
desempenho lingüístico.
desempenho social.
competência gramatical.
competência comunicativa.
conhecimento discursivo.
Quando se fala que a escola de educação infantil deve compartilhar com as famílias a educação das crianças e criar formas de participação das mesmas na vida escolar, podemos dizer que a maneira mais importante de promover essa participação é:
chamar os familiares para executarem trabalhos na escola, como forma de conhecerem e valorizarem o trabalho dos professores.
abrir canais de comunicação entre pais e profissionais da escola de forma que eles possam participar das decisões sobre a vida escolar de seus filhos.
organizar reuniões e palestras de orientação sobre temas relacionados à educação das crianças para ensinar aos pais.
manter as famílias informadas sobre as decisões tomadas, projetos desenvolvidos e resultado das avaliações da escola sobre as crianças.
abrir espaços para que os familiares organizem as festas e eventos da escola, pois esse trabalho estará associado ao prazer e à afetividade.
Assinale a única alternativa INCORRETA porque NÃO descreve uma das razões apresentadas no artigo completo.
Há evidência de que existe um déficit linguístico e cultural entre os aprendizes das classes sociais dominadas, que é responsável pela sua falta de aptidão para o aprendizado de línguas.
É impossível determinar se são fatores de aptidão lingüística ou de motivação os responsáveis pelo sucesso na aprendizagem de línguas estrangeiras.
É difícil separar os fatores que têm sido apontados como característicos do aprendiz, tais como aptidão, motivação, atitude etc.
Há evidência de que os testes de aptidão trabalham com diferentes conceitos de aptidão lingüística.
Há discordância na correlação entre aptidão para aprender línguas estrangeiras e inteligência ou inteligência verbal.
A professora Ana trabalha com crianças de 4 anos. Em seu grupo, entrou recentemente uma criança que tem se manifestado com freqüência através de comportamentos e expressões agressivas tanto com ela, quanto com as demais crianças. Corre no bairro a fama de que essa criança tem problemas porque o seu pai está preso e sua mãe lhe dá pouca atenção. Qual a melhor maneira da professora Ana ajudar essa criança?
Chamar sua mãe para tentar convencê-la de que a criança precisa de um psicólogo e orientá-la sobre como encaminhar a criança a esse profissional.
Tentar compensar a carência afetiva da criança em sala de aula, dando-lhe carinho e ajudando as demais crianças a terem paciência com ela.
Procurar se aproximar da mãe e da criança, para conhecê-las melhor e poder definir sua forma de atuar.
Chamar sua mãe e orientá-la sobre as necessidades de seu filho e sobre como ela deve agir para ele se tornar menos agressivo.
Solicitar junto à direção da escola providências para que tanto a criança quanto sua mãe sejam encaminhadas a um atendimento psicológico.
Escolha a alternativa que completa com coerência o seguinte pensamento de Daniel Martins da Costa, em seu livro Por que ensinar língua estrangeira na escola de 1o grau (p. 45).
O que se conclui, neste momento, é que a interação comunicativa e a negociação do significado são "a própria" aprendizagem. Em outras palavras, é essencialmente a capacidade de resolver problemas, e não a facilidade em produzir enunciados ensaiados, que se constitui no que deveria ser desenvolvido nos alunos [nas aulas de língua estrangeira]. Isto quer dizer igualmente...
o ensino das regras gramaticais da língua como objetivo final.
a ênfase sobre formas de conhecimento abstrato em detrimento de comportamentos efetivos.
a reiteração da figura do professor como centro do processo de ensino.
a ênfase na padronização e repetição das funções da língua como condição para o aprendizado.
o ensino da língua enquanto "processo" e a habilidade para pôr o discurso em ação.
Quando duas crianças se desentendem diante de um jogo e vivenciam um conflito de idéias e interesses, diante do professor de educação infantil, a postura inicial mais adequada deste é a de
oferecer uma alternativa às crianças que compatibilize as idéias e interesses de cada uma.
avaliar qual das crianças tem mais razão e ajudá-la a convencer a outra, enriquecendo seus argumentos.
retirá-las da situação de conflito propondo uma outra atividade que harmonize as suas relações.
questioná-las a respeito dos princípios lógicos envolvidos no conflito, para que cheguem a uma conclusão.
acompanhar as iniciativas das mesmas, auxiliando, se necessário, para que tentem chegar a suas próprias resoluções.
Hoje em dia, vários pesquisadores enfatizam a necessidade de se tratar a leitura em aula de língua estrangeira não apenas da perspectiva interacional, mas sobretudo como resultante de procedimentos sociointeracionais. Na perspectiva sociointeracional, um dos aspectos enfatizados em relação à aula de leitura é
a necessidade de relacionar sempre a leitura com as demais habilidades lingüísticas: a fala, a compreensão oral e a escrita.
o estudo prévio e detalhado da gramática e do vocabulário do texto a ser lido.
a diminuição da intervenção do professor, para que o aluno tenha um papel mais ativo de construção e negociação de sentidos.
a atividade de leitura em grupo para que, por consenso, os alunos cheguem ao sentido único do texto.
a leitura em voz alta, em que os alunos se revezam sob o comando do professor.
Quando o professor de educação infantil escolhe um livro de história para contar às crianças, organiza o grupo previamente para a atividade, mostra-lhes as gravuras do livro, acompanha o interesse das crianças pela história e estimula-as a comentarem sobre a mesma, ele está
promovendo uma atividade de treinamento de atenção e concentração.
desenvolvendo uma atividade educacional que não apresenta atividades de cuidados, visto que importante é a apreensão, por parte das crianças, dos conteúdos da história.
cuidando para que essa atividade seja especialmente rica para as crianças, do ponto de vista estrito do seu desenvolvimento afetivo e emocional.
preocupado tanto com os aspectos educacionais quanto com a atenção necessária para que essa atividade seja prazerosa e rica para a experiência das crianças.
preenchendo um espaço ocioso da programação, que ocorre entre uma atividade de ensino e outra.
Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.
O modelo psicolingüístico postula que
o sentido parte do texto para o leitor num fluxo ascendente.
o leitor é que atribui sentido e coerência ao texto ao acionar seus esquemas mentais.
o momento socio-histórico e ideológico é determinante para a construção de sentidos de um texto.
a leitura é uma atividade passiva de associação das palavras aos seus significados.
o significado das palavras é monossêmico e o leitor deve adivinhá-lo.
Na organização do trabalho do professor de educação infantil, as atividades de alimentação e higiene das crianças
representam a parte de cuidados, que devem ser acompanhados por auxiliares, porque são necessárias ao rendimento das crianças nas atividades educacionais.
devem ser acompanhadas pelo professor, tanto pelos aspectos educacionais quanto de cuidados que elas envolvem.
podem ser desconsideradas pelo professor, pois não têm relação com as atividades educacionais.
devem ser aproveitadas em sala de aula, resgatando- se os conhecimentos científicos que podem ser ensinados através delas.
são mais importantes do que as atividades de sala de aula porque na idade pré-escolar as crianças necessitam mais de cuidados do que de educação.
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