Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No processo de aquisição de sua primeira língua, a criança adquire conhecimento implícito não só sobre o que é gramatical mas também sobre o que é apropriado; ela adquire competência a respeito de quando falar ou quando não, sobre o que falar com quem, quando, onde e que forma lingüística utilizar. Em suma, a criança adquire conhecimento sobre gramática, significado, função social e discurso em sua língua. Essas considerações explicam o conceito, desenvolvido pelo lingüista Dell Hymes, de

  • A.

    desempenho lingüístico.

  • B.

    desempenho social.

  • C.

    competência gramatical.

  • D.

    competência comunicativa.

  • E.

    conhecimento discursivo.

Quando se fala que a escola de educação infantil deve compartilhar com as famílias a educação das crianças e criar formas de participação das mesmas na vida escolar, podemos dizer que a maneira mais importante de promover essa participação é:

  • A.

    chamar os familiares para executarem trabalhos na escola, como forma de conhecerem e valorizarem o trabalho dos professores.

  • B.

    abrir canais de comunicação entre pais e profissionais da escola de forma que eles possam participar das decisões sobre a vida escolar de seus filhos.

  • C.

    organizar reuniões e palestras de orientação sobre temas relacionados à educação das crianças para ensinar aos pais.

  • D.

    manter as famílias informadas sobre as decisões tomadas, projetos desenvolvidos e resultado das avaliações da escola sobre as crianças.

  • E.

    abrir espaços para que os familiares organizem as festas e eventos da escola, pois esse trabalho estará associado ao prazer e à afetividade.

Assinale a única alternativa INCORRETA porque NÃO descreve uma das razões apresentadas no artigo completo.

  • A.

    Há evidência de que existe um déficit linguístico e cultural entre os aprendizes das classes sociais dominadas, que é responsável pela sua falta de aptidão para o aprendizado de línguas.

  • B.

    É impossível determinar se são fatores de aptidão lingüística ou de motivação os responsáveis pelo sucesso na aprendizagem de línguas estrangeiras.

  • C.

    É difícil separar os fatores que têm sido apontados como característicos do aprendiz, tais como aptidão, motivação, atitude etc.

  • D.

    Há evidência de que os testes de aptidão trabalham com diferentes conceitos de aptidão lingüística.

  • E.

    Há discordância na correlação entre aptidão para aprender línguas estrangeiras e inteligência ou inteligência verbal.

A professora Ana trabalha com crianças de 4 anos. Em seu grupo, entrou recentemente uma criança que tem se manifestado com freqüência através de comportamentos e expressões agressivas tanto com ela, quanto com as demais crianças. Corre no bairro a fama de que essa criança tem problemas porque o seu pai está preso e sua mãe lhe dá pouca atenção. Qual a melhor maneira da professora Ana ajudar essa criança?

  • A.

    Chamar sua mãe para tentar convencê-la de que a criança precisa de um psicólogo e orientá-la sobre como encaminhar a criança a esse profissional.

  • B.

    Tentar compensar a carência afetiva da criança em sala de aula, dando-lhe carinho e ajudando as demais crianças a terem paciência com ela.

  • C.

    Procurar se aproximar da mãe e da criança, para conhecê-las melhor e poder definir sua forma de atuar.

  • D.

    Chamar sua mãe e orientá-la sobre as necessidades de seu filho e sobre como ela deve agir para ele se tornar menos agressivo.

  • E.

    Solicitar junto à direção da escola providências para que tanto a criança quanto sua mãe sejam encaminhadas a um atendimento psicológico.

Escolha a alternativa que completa com coerência o seguinte pensamento de Daniel Martins da Costa, em seu livro Por que ensinar língua estrangeira na escola de 1o grau (p. 45).

O que se conclui, neste momento, é que a interação comunicativa e a negociação do significado são "a própria" aprendizagem. Em outras palavras, é essencialmente a capacidade de resolver problemas, e não a facilidade em produzir enunciados ensaiados, que se constitui no que deveria ser desenvolvido nos alunos [nas aulas de língua estrangeira]. Isto quer dizer igualmente...

  • A.

    o ensino das regras gramaticais da língua como objetivo final.

  • B.

    a ênfase sobre formas de conhecimento abstrato em detrimento de comportamentos efetivos.

  • C.

    a reiteração da figura do professor como centro do processo de ensino.

  • D.

    a ênfase na padronização e repetição das funções da língua como condição para o aprendizado.

  • E.

    o ensino da língua enquanto "processo" e a habilidade para pôr o discurso em ação.

Quando duas crianças se desentendem diante de um jogo e vivenciam um conflito de idéias e interesses, diante do professor de educação infantil, a postura inicial mais adequada deste é a de

  • A.

    oferecer uma alternativa às crianças que compatibilize as idéias e interesses de cada uma.

  • B.

    avaliar qual das crianças tem mais razão e ajudá-la a convencer a outra, enriquecendo seus argumentos.

  • C.

    retirá-las da situação de conflito propondo uma outra atividade que harmonize as suas relações.

  • D.

    questioná-las a respeito dos princípios lógicos envolvidos no conflito, para que cheguem a uma conclusão.

  • E.

    acompanhar as iniciativas das mesmas, auxiliando, se necessário, para que tentem chegar a suas próprias resoluções.

Hoje em dia, vários pesquisadores enfatizam a necessidade de se tratar a leitura em aula de língua estrangeira não apenas da perspectiva interacional, mas sobretudo como resultante de procedimentos sociointeracionais. Na perspectiva sociointeracional, um dos aspectos enfatizados em relação à aula de leitura é

  • A.

    a necessidade de relacionar sempre a leitura com as demais habilidades lingüísticas: a fala, a compreensão oral e a escrita.

  • B.

    o estudo prévio e detalhado da gramática e do vocabulário do texto a ser lido.

  • C.

    a diminuição da intervenção do professor, para que o aluno tenha um papel mais ativo de construção e negociação de sentidos.

  • D.

    a atividade de leitura em grupo para que, por consenso, os alunos cheguem ao sentido único do texto.

  • E.

    a leitura em voz alta, em que os alunos se revezam sob o comando do professor.

Quando o professor de educação infantil escolhe um livro de história para contar às crianças, organiza o grupo previamente para a atividade, mostra-lhes as gravuras do livro, acompanha o interesse das crianças pela história e estimula-as a comentarem sobre a mesma, ele está

  • A.

    promovendo uma atividade de treinamento de atenção e concentração.

  • B.

    desenvolvendo uma atividade educacional que não apresenta atividades de cuidados, visto que importante é a apreensão, por parte das crianças, dos conteúdos da história.

  • C.

    cuidando para que essa atividade seja especialmente rica para as crianças, do ponto de vista estrito do seu desenvolvimento afetivo e emocional.

  • D.

    preocupado tanto com os aspectos educacionais quanto com a atenção necessária para que essa atividade seja prazerosa e rica para a experiência das crianças.

  • E.

    preenchendo um espaço ocioso da programação, que ocorre entre uma atividade de ensino e outra.

Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.

O modelo psicolingüístico postula que

  • A.

    o sentido parte do texto para o leitor num fluxo ascendente.

  • B.

    o leitor é que atribui sentido e coerência ao texto ao acionar seus esquemas mentais.

  • C.

    o momento socio-histórico e ideológico é determinante para a construção de sentidos de um texto.

  • D.

    a leitura é uma atividade passiva de associação das palavras aos seus significados.

  • E.

    o significado das palavras é monossêmico e o leitor deve adivinhá-lo.

Na organização do trabalho do professor de educação infantil, as atividades de alimentação e higiene das crianças

  • A.

    representam a parte de cuidados, que devem ser acompanhados por auxiliares, porque são necessárias ao rendimento das crianças nas atividades educacionais.

  • B.

    devem ser acompanhadas pelo professor, tanto pelos aspectos educacionais quanto de cuidados que elas envolvem.

  • C.

    podem ser desconsideradas pelo professor, pois não têm relação com as atividades educacionais.

  • D.

    devem ser aproveitadas em sala de aula, resgatando- se os conhecimentos científicos que podem ser ensinados através delas.

  • E.

    são mais importantes do que as atividades de sala de aula porque na idade pré-escolar as crianças necessitam mais de cuidados do que de educação.

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