Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.

No modelo de decodificação, o ato de leitura

  • A.

    depende da contribuição do leitor para a construção do sentido.

  • B.

    é visto como dependente das circunstâncias em que se encontra o leitor.

  • C.

    pressupõe a pluralidade de sentidos possíveis para cada texto.

  • D.

    tem a função de depreender o sentido inerente ao texto.

  • E.

    só tem sentido se for realizado em voz alta.

As formas não científicas de produção do conhecimento, como a arte, as brincadeiras e os jogos tradicionais infantis

  • A.

    estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil.

  • B.

    estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil.

  • C.

    não estão presentes em todas as culturas, mas fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil.

  • D.

    estão presentes em diferentes culturas, mas não fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil.

  • E.

    podem, ou não, ser consideradas nas programações pedagógicas, visto que podem, ou não, estar presentes nas diferentes culturas.

Para responder às questões de números 51 a 54 considere o texto abaixo.

O método audiolingual de ensino de língua estrangeira

  • A.

    sustenta-se sobre a primeira das visões teóricas de língua descritas no texto.

  • B.

    baseia-se predominantemente na terceira visão teórica de língua.

  • C.

    incorpora a dimensão semântica da visão funcional de língua.

  • D.

    apóia-se sobre uma concepção híbrida de língua que inclui elementos tanto da primeira quanto da terceira.

  • E.

    ancora-se sobre uma concepção de língua diferente das três concepções descritas no texto.

A partir das análises e comparações realizadas pela pesquisadora Ana Lúcia G. de Faria, em seu livro Educação Pré-Escolar e Cultura, sobre os Parques Infantis propostos por Mário de Andrade na década de 30, e as atuais EMEIs do município de São Paulo, é correto afirmar que:

  • A.

    as propostas das EMEIs atuais representam uma evolução aprimorada daquelas realizadas por Mário de Andrade para os Parques Infantis.

  • B.

    as propostas das EMEIs atuais devem corrigir a falha que existia nos Parques Infantis, onde Mário de Andrade defendia o ócio.

  • C.

    nos primeiros Parques Infantis não havia escolarização e a brincadeira, a expressão artística e as manifestações culturais eram valorizadas, o que quase não ocorre nas EMEIs atuais.

  • D.

    nas EMEIs atuais não há escolarização e a brincadeira e a expressão artística são valorizadas, o que não havia nos Parques Infantis.

  • E.

    tanto as atuais EMEIs quanto os Parques Infantis representam e representaram importantes espaços para a escolarização inicial das crianças.

A presença da linguagem musical na educação infantil tem a finalidade de

  • A.

    dar suporte à formação de hábitos, atitudes e comportamentos.

  • B.

    transmitir tradições do contexto em que as crianças estão inseridas, por meio de sua presença nas festas e comemorações.

  • C.

    auxiliar na memorização de conteúdos matemáticos e lingüísticos.

  • D.

    promover o desenvolvimento rítmico e psicomotor, necessários à alfabetização e ao desenvolvimento da imagem corporal.

  • E.

    desenvolver a percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas dos sons e a criatividade.

Do ponto de vista da promoção, na educação infantil, da construção das identidades das crianças a partir das interações que ocorrem entre elas, o contato com crianças que apresentam necessidades especiais é considerado como

  • A.

    uma oportunidade das crianças com necessidades especiais aprenderem com as crianças normais, que são mais habilitadas e podem oferecer modelos de ações mais adequadas àquelas.

  • B.

    a maneira mais eficaz de ensinar as crianças normais a respeitarem os direitos e ajudarem as crianças com necessidades especiais a realizarem as mesmas atividades que aquelas realizam.

  • C.

    um grande desafio para todas as crianças e uma experiência que tem resultado no desenvolvimento da solidariedade entre elas e no respeito às diferenças.

  • D.

    interessante, desde que as crianças com necessidades especiais apresentem um nível de desenvolvimento equivalente ao das crianças normais, independente de sua idade, para acompanhar as atividades que são propostas.

  • E.

    indesejável, pois o professor precisa optar por dar mais atenção às crianças com necessidades especiais ou às crianças normais, sendo que sempre faltará atenção a alguma delas.

A atividade lúdica está presente e exerce importante papel no desenvolvimento humano. No planejamento pedagógico para a educação infantil esta atividade deve

  • A.

    ocupar um espaço físico e temporal determinado e ser usada como estratégia didática para consolidação de conteúdos trabalhados em atividades dirigidas.

  • B.

    ser priorizada na organização do espaço físico e temporal e favorecida nos momentos e situações de interação das crianças.

  • C.

    desempenhar o papel de atividade livre, em momentos pré-determinados, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.

  • D.

    ser priorizada na maior parte do tempo, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.

  • E.

    ocupar um espaço físico e temporal determinado e neste cumprir o papel de atividade direcionada para a descarga de energia.

Numa escola de educação infantil que respeite o direito da criança à infância e valorize a cultura infantil, a maneira mais adequada do professor tratar os desenhos é:

  • A.

    identificar as fases/etapas dessas produções de forma a que estas apoiem o planejamento de novas estratégias de aprimoramento dos mesmos.

  • B.

    organizá-los de forma a documentar a evolução das produções de cada criança para ensinar às famílias como valorizá-los.

  • C.

    por meio deles, identificar o período de desenvolvimento em que a criança se encontra, verificando sua correspondência em relação à faixa etária.

  • D.

    buscando valorizar a capacidade expressiva da criança, mais do que procurar compará-la a modelos prédefinidos.

  • E.

    verificar quais das crianças possui o dom para essa forma de expressão artística e promover-lhes maiores estímulos para o desenvolvimento desse dom.

A expressão "cultura infantil" tem sido muito usada entre os profissionais da educação infantil. A utilização correta dessa expressão é feita quando o discurso se refere

  • A.

    a toda e qualquer manifestação lingüística, lógica ou afetiva, da criança.

  • B.

    aos conhecimentos já apropriados pela criança dentre aqueles sistematizados pela sociedade em que vive.

  • C.

    a metáfora que se faz entre o trabalho na educação infantil e aquele relacionado a culturas de plantas.

  • D.

    aos temas e brincadeiras que as crianças criam entre si, sem a intervenção do adulto.

  • E.

    ao corpo de conhecimentos e valores que a criança constrói em interação com seu meio.

Nos modelos mais valorizados de educação infantil, tais como os encontrados na Itália e na Suécia, busca-se encarar a criança como

  • A.

    um ator, ativo e criativo, cidadão com potenciais, direitos e responsabilidades.

  • B.

    vulnerável, mas com potencial para, no futuro, fazer uma sociedade melhor.

  • C.

    passiva, incompleta e maleável.

  • D.

    um ser que necessita basicamente de afeto materno para se desenvolver.

  • E.

    um ser que necessita de um técnico qualificado que a direcionará para a vida adulta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...