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Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.
No modelo de decodificação, o ato de leitura
depende da contribuição do leitor para a construção do sentido.
é visto como dependente das circunstâncias em que se encontra o leitor.
pressupõe a pluralidade de sentidos possíveis para cada texto.
tem a função de depreender o sentido inerente ao texto.
só tem sentido se for realizado em voz alta.
As formas não científicas de produção do conhecimento, como a arte, as brincadeiras e os jogos tradicionais infantis
estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil.
estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil.
não estão presentes em todas as culturas, mas fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil.
estão presentes em diferentes culturas, mas não fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil.
podem, ou não, ser consideradas nas programações pedagógicas, visto que podem, ou não, estar presentes nas diferentes culturas.
Para responder às questões de números 51 a 54 considere o texto abaixo.
O método audiolingual de ensino de língua estrangeira
sustenta-se sobre a primeira das visões teóricas de língua descritas no texto.
baseia-se predominantemente na terceira visão teórica de língua.
incorpora a dimensão semântica da visão funcional de língua.
apóia-se sobre uma concepção híbrida de língua que inclui elementos tanto da primeira quanto da terceira.
ancora-se sobre uma concepção de língua diferente das três concepções descritas no texto.
A partir das análises e comparações realizadas pela pesquisadora Ana Lúcia G. de Faria, em seu livro Educação Pré-Escolar e Cultura, sobre os Parques Infantis propostos por Mário de Andrade na década de 30, e as atuais EMEIs do município de São Paulo, é correto afirmar que:
as propostas das EMEIs atuais representam uma evolução aprimorada daquelas realizadas por Mário de Andrade para os Parques Infantis.
as propostas das EMEIs atuais devem corrigir a falha que existia nos Parques Infantis, onde Mário de Andrade defendia o ócio.
nos primeiros Parques Infantis não havia escolarização e a brincadeira, a expressão artística e as manifestações culturais eram valorizadas, o que quase não ocorre nas EMEIs atuais.
nas EMEIs atuais não há escolarização e a brincadeira e a expressão artística são valorizadas, o que não havia nos Parques Infantis.
tanto as atuais EMEIs quanto os Parques Infantis representam e representaram importantes espaços para a escolarização inicial das crianças.
A presença da linguagem musical na educação infantil tem a finalidade de
dar suporte à formação de hábitos, atitudes e comportamentos.
transmitir tradições do contexto em que as crianças estão inseridas, por meio de sua presença nas festas e comemorações.
auxiliar na memorização de conteúdos matemáticos e lingüísticos.
promover o desenvolvimento rítmico e psicomotor, necessários à alfabetização e ao desenvolvimento da imagem corporal.
desenvolver a percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas dos sons e a criatividade.
Do ponto de vista da promoção, na educação infantil, da construção das identidades das crianças a partir das interações que ocorrem entre elas, o contato com crianças que apresentam necessidades especiais é considerado como
uma oportunidade das crianças com necessidades especiais aprenderem com as crianças normais, que são mais habilitadas e podem oferecer modelos de ações mais adequadas àquelas.
a maneira mais eficaz de ensinar as crianças normais a respeitarem os direitos e ajudarem as crianças com necessidades especiais a realizarem as mesmas atividades que aquelas realizam.
um grande desafio para todas as crianças e uma experiência que tem resultado no desenvolvimento da solidariedade entre elas e no respeito às diferenças.
interessante, desde que as crianças com necessidades especiais apresentem um nível de desenvolvimento equivalente ao das crianças normais, independente de sua idade, para acompanhar as atividades que são propostas.
indesejável, pois o professor precisa optar por dar mais atenção às crianças com necessidades especiais ou às crianças normais, sendo que sempre faltará atenção a alguma delas.
A atividade lúdica está presente e exerce importante papel no desenvolvimento humano. No planejamento pedagógico para a educação infantil esta atividade deve
ocupar um espaço físico e temporal determinado e ser usada como estratégia didática para consolidação de conteúdos trabalhados em atividades dirigidas.
ser priorizada na organização do espaço físico e temporal e favorecida nos momentos e situações de interação das crianças.
desempenhar o papel de atividade livre, em momentos pré-determinados, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.
ser priorizada na maior parte do tempo, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.
ocupar um espaço físico e temporal determinado e neste cumprir o papel de atividade direcionada para a descarga de energia.
Numa escola de educação infantil que respeite o direito da criança à infância e valorize a cultura infantil, a maneira mais adequada do professor tratar os desenhos é:
identificar as fases/etapas dessas produções de forma a que estas apoiem o planejamento de novas estratégias de aprimoramento dos mesmos.
organizá-los de forma a documentar a evolução das produções de cada criança para ensinar às famílias como valorizá-los.
por meio deles, identificar o período de desenvolvimento em que a criança se encontra, verificando sua correspondência em relação à faixa etária.
buscando valorizar a capacidade expressiva da criança, mais do que procurar compará-la a modelos prédefinidos.
verificar quais das crianças possui o dom para essa forma de expressão artística e promover-lhes maiores estímulos para o desenvolvimento desse dom.
A expressão "cultura infantil" tem sido muito usada entre os profissionais da educação infantil. A utilização correta dessa expressão é feita quando o discurso se refere
a toda e qualquer manifestação lingüística, lógica ou afetiva, da criança.
aos conhecimentos já apropriados pela criança dentre aqueles sistematizados pela sociedade em que vive.
a metáfora que se faz entre o trabalho na educação infantil e aquele relacionado a culturas de plantas.
aos temas e brincadeiras que as crianças criam entre si, sem a intervenção do adulto.
ao corpo de conhecimentos e valores que a criança constrói em interação com seu meio.
Nos modelos mais valorizados de educação infantil, tais como os encontrados na Itália e na Suécia, busca-se encarar a criança como
um ator, ativo e criativo, cidadão com potenciais, direitos e responsabilidades.
vulnerável, mas com potencial para, no futuro, fazer uma sociedade melhor.
passiva, incompleta e maleável.
um ser que necessita basicamente de afeto materno para se desenvolver.
um ser que necessita de um técnico qualificado que a direcionará para a vida adulta.
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