Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Para definir as finalidades de um programa para a primeira infância, segundo a abordagem construcionista social, há que se fazer opções

  • A.

    do nível socioeconômico das crianças que serão atendidas.

  • B.

    do método pedagógico de ensino-aprendizagem a ser implementado.

  • C.

    de valores éticos e políticos a serem respeitados pelo programa.

  • D.

    sobre os conhecimentos gerais ou locais que serão transmitidos às crianças.

  • E.

    entre a participação, ou não, das famílias e comunidade no programa.

Um grupo de crianças de 4 anos está envolvido em uma brincadeira com bonecas. A professora responsável pelo grupo observa que a boneca de cor negra não foi escolhida e inicia o seguinte diálogo com uma das crianças:

Profª: Por que você não escolheu aquela boneca?

Criança: Porque ela é feia.

Profª: E por que ela é feia?

Criança (passando a mão no próprio braço): Por causa da cor.

A partir desse diálogo, o encaminhamento da professora que atenderia a princípios éticos e políticos que fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil seria:

  • A.

    deixar a questão em suspenso e não dizer nada pois a própria criança deve resolver sozinha.

  • B.

    possibilitar espaços de diálogo, acolhimento e respeito à identidade de cada pessoa no contexto coletivo.

  • C.

    informar as crianças que, na sociedade atual, todos devem encontrar meios de dar chances especiais aos negros.

  • D.

    concordar com a criança e não fazer da questão um problema.

  • E.

    retirar a boneca negra da sala de forma a evitar futuras situações constrangedoras.

O planejamento pedagógico na pré-escola consiste

  • A.

    na elaboração e no desenvolvimento de uma rotina diária de horários e atividades, organizada pela equipe técnica da escola.

  • B.

    em um documento escrito pela gestão escolar, exigido pela LDB, que prevê os fundamentos da prática educativa na instituição.

  • C.

    uma prática de previsão de atividades a serem desenvolvidas junto às crianças, que se torna meramente burocrática, já que o trabalho com crianças pequenas é imprevisível.

  • D.

    uma ferramenta de trabalho que permite ao professor tomar consciência de sua ação, prevendo as condições e os critérios para orientar o processo pedagógico.

  • E.

    em uma listagem de competências e habilidades, assim como de objetivos, a serem desenvolvidos, que norteia o professor no decorrer do ano.

A organização do espaço nas instituições de Educação Infantil reflete principalmente:

  • A.

    a integração entre os profissionais da instituição, por exemplo, funcionários da limpeza e professores.

  • B.

    as condições socioeconômicas da comunidade em que se insere a instituição.

  • C.

    os aspectos estéticos e harmoniosos, importantes para que os pais observem as produções infantis.

  • D.

    as condições de segurança que professores têm para controlar um grupo de crianças.

  • E.

    a concepção de cuidado e educação da criança pequena da instituição e os objetivos de sua ação.

Uma perspectiva assistencialista de atendimento na Educação Infantil tem sido criticada, principalmente, porque

  • A.

    configura-se como uma proposta aparentemente sem intenções educacionais, destinada às classes populares e à manutenção de sua situação de submissão.

  • B.

    preocupa-se restritamente com aspectos voltados para o cuidado físico e com a segurança da criança.

  • C.

    há uma ausência de preocupação pedagógica, principalmente com a alfabetização e o letramento das crianças.

  • D.

    as instituições eram vinculadas à assistência social e não à educação, tal como, atualmente, está garantido na LDB (Lei nº 9.394/96).

  • E.

    os professores não tinham formação prévia em nível superior, nem garantia de formação continuada.

Por função simbólica entende-se

  • A.

    a habilidade matemática de lidar com símbolos.

  • B.

    o jogo de faz-de-conta.

  • C.

    a capacidade imaginativa da criança em que, por exemplo, cria personagens, ficções e os desenha.

  • D.

    a capacidade de representação e de trabalho com hipóteses, linguagens e números, só alcançada na adolescência.

  • E.

    a capacidade da criança de evocar um objeto por meio de um sistema de representação, por exemplo, a palavra.

Tendo como fundamento a noção de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, ao planejar uma situação pedagógica, o professor deve:

  • A.

    partir do que as crianças já conhecem e planejar ações que as possibilitem, com o seu apoio ou de outras crianças, realizar novas atividades propostas.

  • B.

    avaliar o que falta nas capacidades cognitivas de suas crianças para poder propor atividades que desenvolvam essas capacidades.

  • C.

    planejar situações para que espontaneamente as crianças desenvolvam suas habilidades.

  • D.

    identificar o potencial que suas crianças trazem e estimulá-los, não ultrapassando seus limites.

  • E.

    estruturar situações na rotina para que com a repetição regular destas as crianças memorizem e aprendam os conteúdos propostos.

Em uma situação de alimentação, a professora estabelece com crianças de 4 anos uma rotina com uma seqüência de fatos (lavar as mãos, nomear um ajudante dentre as crianças, dispor pratos e talheres na mesa, ajudar as crianças a se servirem e se alimentarem...) e de falas (Agora, vamos lavar as mãos, Hoje, temos arroz, feijão, salada e bolinhos de carne para o almoço...) que acabam ficando bastante conhecidas das crianças. Sobre situações desse tipo na rotina da instituição de Educação Infantil, pode-se dizer que:

  • A.

    são válidas, pois seu caráter de repetição contribui com o aprendizado da criança, já que, por si só, condiciona hábitos e condutas, importantes para o comportamento social.

  • B.

    são situações rotineiras em que adulto e crianças realizam atividades conjuntamente que podem constituir um adequado contexto para o aprendizado, dentre outros aspectos, da linguagem e da formação de hábitos.

  • C.

    este é um problema por que passam os professores nas instituições de educação infantil, pois essas situações de cuidado têm que ser realizadas, tendo em vista a idade das crianças, e acabam levando a situações não pedagógicas.

  • D.

    não são válidas, pois a repetição não contribui com o aprendizado da criança, já que após as primeiras vezes não representa mais novidades.

  • E.

    o professor não deve repetir situações com as crianças, sob o risco de sua atuação ficar monótona e acabar levando à bagunça, principalmente na hora das refeições.

"Algumas vezes se abandona a escala de 6 a 10 ou de A a E ou deixa-se de utilizar conceitos como "ótimo", "bom" ou "regular" onde o contexto escolar adquire um certo grau de liberdade, mas os processos pedagógicos continuam vinculados a um produto previamente determinado".

O texto acima de Maria Teresa Esteban faz referência às muitas das propostas atuais de avaliação que mantêm o estabelecimento de parâmetros com os quais as respostas dos alunos devem ser comparados

  • A.

    para se desenvolver uma avaliação emancipatória.

  • B.

    e não rompem com a prática de avaliação classificatória.

  • C.

    visando a realização de uma avaliação diagnóstica.

  • D.

    visando uma aprendizagem significativa, a partir do erro construtivo.

  • E.

    e organizadas de forma a oferecer a idéia exata do rendimento dos alunos.

Segundo Luiz Antônio Cunha, o dualismo do sistema de educação brasileiro vem sendo considerado um obstáculo ao seu desenvolvimento porque

  • A.

    esta questão não tem sido reconhecida como objetivo de políticas educacionais.

  • B.

    inexiste a preocupação dos governantes em relação à resolução deste problema.

  • C.

    persiste a resistência daqueles que se beneficiam do sistema vigente, até hoje.

  • D.

    as políticas educacionais não se propõem a organizar a gestão democrática nas escolas.

  • E.

    inexistem projetos educacionais que tenham como objetivo o acesso da população à escola pública.

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