Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Teoria do Desenvolvimento de Vygotsky aponta para os seguintes níveis de desenvolvimento:
real / potencial / cognitivo.
cognitivo / intencionalidade / transcendência.
equilíbrio / conservação / assimilação.
real / potencial / proximal.
conservação / intencionalidade / assimilação.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, de Jean Piaget, descreve condutas e afetividade referente a cada estágio. No estágio Sensório-Motor, quais seriam os aspectos relevantes desses conteúdos respectivamente?
Impulsos e instintos elementares / Esquemas de ação.
Reflexos / Egocentrismo.
Escolha do objeto / Socialização da ação.
Organização da vontade / Operação lógica.
Objetivação ao sentimento / Regulação de interesses e valores.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Planejar a aula e optar por utilizar recursos que facilitem a captação da estrutura conceitual do conteúdo e sua integração à estrutura cognitiva do aluno está de acordo com a teoria da aprendizagem:
conteudista
tradicionalista
significativa.
transformadora.
inatista.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 04/2000, relativo às diretrizes operacionais para a Educação Infantil, afirma que:
o planejamento global de cada unidade de Educação Infantil do município deve ser realizado pelos pedagogos e demais especialistas, de acordo com o parecer do Conselho Municipal de Educação, e no prazo estabelecido pela divisão responsável por esta fase e pertencente à Secretaria Municipal de Educação.
a Secretaria Estadual de Educação, em cada estado da federação brasileira, deve elaborar os regimentos escolares pertencentes às Unidades de Educação Infantil, prestando a devida assistência pedagógica, por meio de uma seção destinada à orientação da Educação Infantil, em toda a sua composição.
as creches e a pré-escola são modalidades da Educação Infantil, cabendo, porém, ao município a responsabilidade de oferecer apenas a primeira etapa.
a proposta pedagógica, base indispensável que orienta as práticas de cuidado e educação das instituições de Educação Infantil e a relação com suas famílias, deve ser concebida, desenvolvida e avaliada pela equipe docente, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos referidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
o projeto político-pedagógico das unidades educacionais voltadas para a Educação Infantil deve ser elaborado pela equipe docente de maior tempo de trabalho na instituição, porque os novatos não têm saber e prática suficientes que só serão adquiridos no processo de seu estágio probatório, dependendo, ainda da sua estabilidade no cargo.
Podemos afirmar que fazem parte de um planejamento de aula:
introdução, desenvolvimento e conclusão.
avaliação, desenvolvimento e seleção.
inovação, complementação e organização.
objetivos, atividades e avaliação.
investimento, persuasão e coesão.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
aprovação, pelo Conselho Escolar, de expulsão dos alunos perseguidores.
requisição de policiais para patrulhar o comportamento indesejável de certos alunos.
construção de uma cultura de paz e de respeito aos direitos humanos na escola.
realização de sessões específicas de orientação escolar dedicadas a algumas turmas.
ação entrosada com os psicólogos do posto de saúde local.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na unidade de Educação Infantil, por mais cuidados com as crianças, por parte dos educadores presentes, surgem situações que exigem os primeiros socorros. Num primeiro momento, algumas regras devem ser observadas. São elas:
providenciar um calmante para a criança porque, inevitavelmente, estará chorando; realizar, imediatamente, o curativo, e depois colocar a criança no quarto para dormir até o horário de ser enviada para a sua residência.
pedir para toda a turma sair da sala de aula, porque a criança terá que ficar sozinha, e assim, evitará barulhos e algazarra próprios dos alunos. Telefonar, imediatamente, para a casa do aluno e avisar o acontecido.
manter a calma e tentar acalmar a criança; avaliar o local e afastá-la de novos perigos; chamar a ajuda de profissional competente tecnicamente, e, enquanto aguarda, iniciar os primeiros socorros, de acordo com os seus limites e conhecimentos das técnicas de atendimento.
providenciar transporte, imediatamente, para levar a criança até a sua casa, porque a Escola não é uma unidade de saúde e pronto atendimento, cabendo a responsabilidade da providência dos primeiros socorros à família.
sentar a criança numa cadeira, fazer com que a criança pare de chorar, examiná-la, a fim de reconhecer qual o tipo de lesão; em seguida, dar um banho morno para acalmar a criança, depois darumcomprimido analgésico.
Consideremos pedagogia como a área de conhecimento que estuda a educação no seu todo e na sua historicidade, segundo o prof. Libâneo: As disciplinas, que estudam a educação sob um determinado ângulo, são denominadas pedagógicas. Entre as disciplinas pedagógicas está a Didática que tem como objeto de estudo:
métodos e técnicas de ensino.
processo de avaliação do ensino.
tarefas do professor e do aluno.
conteúdo dos programas de ensino.
planejamento dos cursos e aulas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Numa determinada escola, a Supervisão Escolar, procurando construir uma liderança cooperativa e integradora na sua ação pedagógica, agiu no sentido de:
oportunizar momentos de troca de conhecimentos e informações, com a participação do professor, por meio de entrevistas com cada um, aplicando um questionário de autoavaliação, com perguntas mais dirigidas, considerando as áreas de estudo e suas características singulares.
promover entrevistas pessoais para que o docente expusesse suas apreensões e dúvidas, emrelação à dinâmica da Supervisão Escolar e da Gestão da Escola, relacionando-as por escrito, visando as respostas que seriam programadas paraumnovo calendário de entrevistas.
garantir que os aspectos administrativos e burocráticos estivessem como elementos de sustentação à proposta curriculares, tendo como primeira condição a organização do tempo pedagógico, por meio da elaboração de um calendário escolar que previsse espaços para reuniões e estudos coletivos voltados à participação do corpo docente.
desenvolver por escrito temas sobre a vida coletiva e distribuí-los entre os professores, no início do ano letivo, realizando, posteriormente, reuniões por grupos de interesse, a fim de questioná-los a respeito das informações contidas nos textos, corrigindo as respostas incorretas.
solicitar, junto à direção da escola, recursos didáticos básicos, além do quadro e do pilot, para melhor desempenho individual do docente na sala de aula, evitando que ele se ausente da sala por este motivo.
Sobre a avaliação do rendimento escolar NÃO é correto afirmar que:
a avaliação da aprendizagem se baseia na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança emato, acima de tudo, político.
a validade da avaliação, na sua função somativa, se liga à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar, refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante , que é indissociavelmente ético, social e intelectual.
em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem, como referência, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas , bem assim no Projeto Político-Pedagógico da escola.
a avaliação na Educação Infantil é realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo em se tratando de acesso ao Ensino Fundamental.
a avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de caráter formativo predominando sobre o quantitativo e classificatório, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas.
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