Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido, no item denominado: “O diálogo começa na busca do conteúdo programático” afirma:

A citação acima expressa uma ação pedagógica que denomina-se:

  • A.

    conteúdo programático.

  • B.

    planejamento

  • C.

    estratégia de ensino.

  • D.

    reforma do ensino.

  • E.

    avaliação de ensino.

Moretto (2007, p. 101) acredita que o professor, ao elaborar o plano de aula, deve considerar alguns componentes fundamentais que lhe possibilitem escolher as estratégias que melhor se encaixem, aumentando as chances de obter sucesso nas aula, tais como: conhecer a epistemologia e a metodologia mais adequada às particularidades das disciplinas, conhecer o contexto social de seus alunos e, principalmente, suas características.

  • A.

    linguísticas e cognitivas.

  • B.

    cognitivas e motoras.

  • C.

    psicológicas e intelectuais.

  • D.

    afetivas e cognitivas.

  • E.

    psicossociais e cognitivas.

É considerada atividade letiva para cômputo de carga horária e cumprimento do calendário escolar:

  • A.

    qualquer programação incluída na proposta pedagógica da instituição, com frequência exigível e efetiva orientação por professores habilitados.

  • B.

    qualquer atividade realizada no ambiente escolar, de segunda-feira a sábado.

  • C.

    as atividades realizadas também fora do ambiente escolar, desde que com a presença do diretor do estabelecimento de ensino.

  • D.

    somente as atividades que envolvam o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos de componentes curriculares da base nacional comum.

  • E.

    as atividades previstas no regimento escolar, independente do número de alunos e professores presentes.

Essa posição conduz ao entendimento de que, entre os vários desafios atualmente enfrentados pela escola para construir e administrar o seu projeto, está o cuidado de não reduzi-lo à perspectiva da mera elaboração de documentos, não podendo ser concebido como simples documento para ser “guardado na gaveta”, pois o PPPnecessita:

  • A.

    terumprazo de validade.

  • B.

    ser entregue ao Conselho Nacional de Educação.

  • C.

    de constantes revisões e avaliações pelos vários segmentos da escola.

  • D.

    ser arquivado pela secretária da escola.

  • E.

    ser entregue ao MEC.

A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como “direção da aprendizagem”. A Didática ativa dá grande importância aos métodos e às técnicas, como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, o estudo individual, as pesquisas, os projetos, as experimentações etc., bem como aos métodos de reflexão e método científico de descobrir conhecimentos.

Na Didática ativa, o centro da atividade escolar:

  • A.

    não é o aluno, nem o professor, é a técnica.

  • B.

    não é o aluno, nem o professor, é a matéria.

  • C.

    não é o aluno, nem a matéria, é o professor que detém o conhecimento.

  • D.

    não é o professor, nem a matéria, é o aluno ativo e investigador.

  • E.

    não é o professor, nem a matéria, é o planejamento.

As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

  • A.

    Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).

  • B.

    Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).

  • C.

    Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

  • D.

    Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

  • E.

    Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora,libertária e crítico-social dos conteúdos).

Uma escola com proposta reflexiva prioriza os espaços formativos, compreendendo-os como oportunidades para o aperfeiçoamento do e no trabalho. Para Alarcão (2000) a escola reflexiva é uma “organização que continuadamente reflete sobre si própria, sua missão social, sua estrutura, e se confronta com o desenrolar da sua atividade, num processo simultaneamente:

  • A.

    avaliativo e informativo.”

  • B.

    avaliativo e informativo.”

  • C.

    organizativo e informativo.”

  • D.

    político e pedagógico.”

  • E.

    pedagógico e avaliativo.”

Muitas pessoas entendem a Educação Especial como uma modalidade que substitui a escolarização, voltada exclusivamente para crianças com necessidades especiais. Atualmente, esta é uma das áreas da educação que mais tem se desenvolvido nos estudos científicos para melhor atender às pessoas, cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição:

  • A.

    física, psicológica e cognitiva.

  • B.

    mental, psicológica e sensorial.

  • C.

    física, sensorial ou mental.

  • D.

    mental, motora e sensorial.

  • E.

    psicológica, cognitiva e sensorial.

“É preciso aprender a olhar e a escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser” Maturana (1998). Nesta perspectiva, a tecnologia entra na escola como uma prática solidária, ação que possibilita e potencializa o diálogo entre todos, gerandoumespaço / tempoemque o heterogêneo se expresse e permita a convivência entre os diferentes. Segundo Leite e Filé (2002), “os conhecimentos elaborados nas redes de saberes do cotidiano deverão ser legitimados na busca pela emancipação e cada sujeito que nele atua precisa ser respeitado emsua:

  • A.

    capacidade, singularidade e habilidade.”

  • B.

    multiplicidade, complexidade e potencialidade.”

  • C.

    singularidade , intencionalidade e funcionalidade.”

  • D.

    funcionalidade, complexidade e potencialidade.”

  • E.

    multiplicidade , potencialidade e intencionalidade.”

Por meio da minuciosa observação de seus filhos e, principalmente, de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, na qual propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano. Segundo Piaget, cada fase ou período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. “Um dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget é caracterizado pela superação do egocentrismo intelectual e social do período anterior e pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade de a criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes”.Oconceito diz respeito ao período:

  • A.

    sensório-motor.

  • B.

    pré-operatório

  • C.

    das operações concretas.

  • D.

    das operações formais.

  • E.

    da juventude.

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