Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido, no item denominado: O diálogo começa na busca do conteúdo programático afirma:
A citação acima expressa uma ação pedagógica que denomina-se:
conteúdo programático.
planejamento
estratégia de ensino.
reforma do ensino.
avaliação de ensino.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Moretto (2007, p. 101) acredita que o professor, ao elaborar o plano de aula, deve considerar alguns componentes fundamentais que lhe possibilitem escolher as estratégias que melhor se encaixem, aumentando as chances de obter sucesso nas aula, tais como: conhecer a epistemologia e a metodologia mais adequada às particularidades das disciplinas, conhecer o contexto social de seus alunos e, principalmente, suas características.
linguísticas e cognitivas.
cognitivas e motoras.
psicológicas e intelectuais.
afetivas e cognitivas.
psicossociais e cognitivas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É considerada atividade letiva para cômputo de carga horária e cumprimento do calendário escolar:
qualquer programação incluída na proposta pedagógica da instituição, com frequência exigível e efetiva orientação por professores habilitados.
qualquer atividade realizada no ambiente escolar, de segunda-feira a sábado.
as atividades realizadas também fora do ambiente escolar, desde que com a presença do diretor do estabelecimento de ensino.
somente as atividades que envolvam o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos de componentes curriculares da base nacional comum.
as atividades previstas no regimento escolar, independente do número de alunos e professores presentes.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Essa posição conduz ao entendimento de que, entre os vários desafios atualmente enfrentados pela escola para construir e administrar o seu projeto, está o cuidado de não reduzi-lo à perspectiva da mera elaboração de documentos, não podendo ser concebido como simples documento para ser guardado na gaveta, pois o PPPnecessita:
terumprazo de validade.
ser entregue ao Conselho Nacional de Educação.
de constantes revisões e avaliações pelos vários segmentos da escola.
ser arquivado pela secretária da escola.
ser entregue ao MEC.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como direção da aprendizagem. A Didática ativa dá grande importância aos métodos e às técnicas, como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, o estudo individual, as pesquisas, os projetos, as experimentações etc., bem como aos métodos de reflexão e método científico de descobrir conhecimentos.
Na Didática ativa, o centro da atividade escolar:
não é o aluno, nem o professor, é a técnica.
não é o aluno, nem o professor, é a matéria.
não é o aluno, nem a matéria, é o professor que detém o conhecimento.
não é o professor, nem a matéria, é o aluno ativo e investigador.
não é o professor, nem a matéria, é o planejamento.
As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora,libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Uma escola com proposta reflexiva prioriza os espaços formativos, compreendendo-os como oportunidades para o aperfeiçoamento do e no trabalho. Para Alarcão (2000) a escola reflexiva é uma organização que continuadamente reflete sobre si própria, sua missão social, sua estrutura, e se confronta com o desenrolar da sua atividade, num processo simultaneamente:
avaliativo e informativo.
avaliativo e informativo.
organizativo e informativo.
político e pedagógico.
pedagógico e avaliativo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Muitas pessoas entendem a Educação Especial como uma modalidade que substitui a escolarização, voltada exclusivamente para crianças com necessidades especiais. Atualmente, esta é uma das áreas da educação que mais tem se desenvolvido nos estudos científicos para melhor atender às pessoas, cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição:
física, psicológica e cognitiva.
mental, psicológica e sensorial.
física, sensorial ou mental.
mental, motora e sensorial.
psicológica, cognitiva e sensorial.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É preciso aprender a olhar e a escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser Maturana (1998). Nesta perspectiva, a tecnologia entra na escola como uma prática solidária, ação que possibilita e potencializa o diálogo entre todos, gerandoumespaço / tempoemque o heterogêneo se expresse e permita a convivência entre os diferentes. Segundo Leite e Filé (2002), os conhecimentos elaborados nas redes de saberes do cotidiano deverão ser legitimados na busca pela emancipação e cada sujeito que nele atua precisa ser respeitado emsua:
capacidade, singularidade e habilidade.
multiplicidade, complexidade e potencialidade.
singularidade , intencionalidade e funcionalidade.
funcionalidade, complexidade e potencialidade.
multiplicidade , potencialidade e intencionalidade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Por meio da minuciosa observação de seus filhos e, principalmente, de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, na qual propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano. Segundo Piaget, cada fase ou período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Um dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget é caracterizado pela superação do egocentrismo intelectual e social do período anterior e pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade de a criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.Oconceito diz respeito ao período:
sensório-motor.
pré-operatório
das operações concretas.
das operações formais.
da juventude.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...