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Em uma escola, um aluno com aproveitamento superior ao mínimo exigido e percentual de faltas superior a 25% deve ser:
aprovado, porque demonstrou aproveitamento suficiente, apesar da frequência insuficiente.
reprovado, porque demonstrou aproveitamento insuficiente, apesar da frequência suficiente.
aprovado, porque o aproveitamento prevalece em relação à frequência
reprovado, porque a frequência prevalece em relação ao aproveitamento
reprovado, porque apresentou aproveitamento suficiente e frequência insuficiente.
O Dr. Cipriano Carlos Luckesi vem expondo e sinalizando em seus escritos e falas a diferença entre avaliar e examinar. O ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em aprovado ou reprovado, no máximo, em uma escala mais ampla de graus, tais como notas. Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e a classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam. Eisso basta. Diversamente, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessário. Assim, a avaliação é diagnóstica. Nesse sentido, é correto afirmar que o ato de avaliar:
éumtreino para concursos e vestibulares.
tem como objetivo a atribuição de notas.
não interfere no processo de aprendizagem.
tem como objetivo classificar os alunos.
se dedica a desvendar impasses e a buscar soluções.
A motivação está presente como processo em todas as esferas de nossa vida no trabalho, no lazer, na escola. A preocupação do ensino tem sido a de criar condições tais, que o aluno se motive a estudar. A motivação é, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação. Isso significa que, na base da motivação, está sempre um organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma intenção, um interesse, uma vontade, uma predisposição para agir.
O estudo da motivação considera três tipos de variáveis:
o ambiente, as forças internas do indivíduo, o objeto.
o ambiente, as forças externas, o objeto.
o outro, o organismo, a matéria.
a cognição, as forças internas do indivíduo, a sociedade.
a razão, as forças externas, o objeto.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
operacionalizar os conteúdos fundamentais para a escola.
garantir a articulação entre todos os segmentos escolares e entre as áreas de conhecimento.
propor atividades que façam sentido na comunidade de origem dos alunos.
analisar o que os alunos não sabem e descartar o que eles já têm conhecimento.
refletir sobre sua prática para, quando necessário, fazer alterações no planejamento.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com Gadotti (1994), existem, certamente, algumas limitações e alguns obstáculos à instauração de um processo democrático como parte do projeto político-pedagógico da escola. Refletindo sobre a afirmação, pode-se elencar como limitação e obstáculo o:
respeito à diversidade.
sistema educacional vertical.
desenvolvimento de consciência crítica.
envolvimento das comunidades interna e externa.
ato de reavaliar constante da proposta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para Perrenoud, o professor reflexivo é um profissional capaz de transformar suas próprias maneiras de agir, seus próprios:
saberes e deveres.
saberes e hábitos.
hábitos e compromissos.
deveres e conflitos.
ações e reações.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na educação, há diferentes tendências pedagógicas que influenciam a prática de ensinar e acabam determinando o clima em sala de aula, caracterizando o relacionamento professor-alunos. Segundo Paulo Freire (1967, p. 66), [...] o diálogo é uma relação horizontal. Nutre-se de:
amor, humildade, esperança, fé e confiança.
confiança e autoridade.
trabalho, responsabilidade, compromisso e razão.
confiança, esperança, fé e descompromisso.
liberdade, humildade, coragem e naturalidade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Professor ao entrar em sala de aula, por meio do diálogo que estabelece com seus alunos é capaz de construir, paulatinamente, o conceito trabalhado por Paulo Freire, que diz NÃO haver:
aprendizagem sem docência.
docência sem método.
discência sem conteúdo.
há docência sem discência.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Observe as Tendências Pedagógicas abaixo e assinale a que melhor traduz o relacionamento professor-aluno: Predomina a autoridade do professor que exige uma atitude receptiva dos alunos.Adisciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção.
Liberal Tecnicista
Renovada Progressista.
Liberal.
Tradicional.
Liberal renovada Não Diretiva.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Paulo Freire contribuiu como poucos na reflexão do homem e seu compromisso com a sociedade. Observe o trecho que se segue:
Considerando a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor foi o construtor de uma Educação:
Imobilizadora.
Transformadora
Igualitária.
Reparadora.
Reformadora.
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