Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
As escolas inclusivas são escolas para todos, implicando um sistema educacional que reconheça e atenda as diferenças individuais, respeitando as necessidades de qualquer aluno. A melhoria da qualidade das ofertas de atendimento educacional é uma necessidade que se impõe, para garantir o direito público e subjetivo de cidadania. A esse respeito, pode-se afirmar que:
seriam ajudados exclusivamente os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização.
seriam beneficiados apenas os alunos com dificuldades de aprendizagem vinculadas a uma causa orgânica.
não apenas os alunos portadores de deficiência seriam ajudados, mas todos os alunos que, por inúmeras causas temporárias ou permanentes, apresentam dificuldades de aprendizagem.
seriam ajudados apenas os alunos que apresentam laudo médico.
seriam beneficiados exclusivamente os alunos com altas habilidades e/ou superdotação.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para a Pedagogia Criticossocial dos Conteúdos, a escola pública cumpre sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos, como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais. O que importa é que os conhecimentos sistematizados sejam confrontados com as experiências socioculturais e a vida concreta dos alunos, como meio de aprendizagem e melhor solidez na assimilação dos conteúdos. Do ponto de vista didático, o ensino consiste na mediação de:
alunos professor aprendizagem.
objetivos alunos professor.
conteúdos objetivos sala de aula.
objetivos conteúdos métodos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O método pedagógico de Sócrates baseava-se no diálogo para trazer à luz o pensamento. O método socrático chama-se:
montessoriano
construtivista.
pedagogia nova.
paideia.
maiêutica.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No processo de avaliação da aprendizagem na escola, durante uma sessão do Conselho de Classe, ocorreu uma discussão entre os docentes relacionada com os erros dos alunos.
Foi motivo de reflexão coletiva a seguinte observação realizada porumdos docentes:
erra quem não estuda suficientemente os assuntos ministrados pelo professor.
é no erro que se observa o aluno atento e o distraído, durante as aulas.
muitos erros são consequência do processo de ensino que é complacente nas exigências.
há necessidade de o professor atualizar as suas aulas, evitando a ocorrência dos erros.
é no erro que ocorre o processo de seleção, classificação, inclusão e exclusão do alunado.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante:
acompanhamento superficial.
desenvolvimento cognitivo comprovado.
provas mediante notas.
acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança.
desenvolvimento mental comprovado.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
As Novas Tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente se dispõe, estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre elas, é correto afirmar:
Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.
A integração das novas tecnologias à educação deverá ocorrer de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.
São usadas para substituir as técnicas e metodologias convencionais, como, por exemplo, o livro, o quadro de giz e o mimeógrafo.
Os resultados serão favoráveis graças ao grande preparo da equipe docente para qualquer eventual idade, ao longo do processo ensino-aprendizagem.
A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A teoria do desenvolvimento e da aprendizagem que aborda o desenvolvimento cognitivo mediante um sistema de transformações contínuas que comportam uma história e uma evolução das funções psicológicas geradoras de mudanças na capacidade de interação com o meio, é conhecida como teoria:
Inatista
Comportamentista de base empirista.
da Gestalt.
Psicogenética de Piaget.
Interacionista de Vygotsky.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Qual das nomenclaturas a seguir é adotada para designar pessoas que apresentem mais de uma deficiência?
Deficiência congênita.
Deficiência hereditária.
Deficiência múltipla.
Deficiência alternativa.
Deficiência composta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Ao planejar suas estratégias pedagógicas, o professor deve levar em consideração as características:
cognitivas e motoras.
motoras e emocionais.
psicossociais e cognitivas.
emocionais e cognitivas.
motoras e psicossociais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para que a turma de Educação Infantil se desenvolva plenamente, é preciso que façam parte do planejamento:
atividades com livros didáticos
a escrita e as operações com números.
avaliação diária dos conteúdos aplicados.
movimento seguido de atividades com livros didáticos.
movimento, arte, leitura e escrita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...